Coaripolis

sexta-feira, outubro 21, 2005

Fucapi ministra cursos sobre utilização de couro de peixe
A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), para incentivar os artesãos locais a incluírem o couro de peixe entre suas matérias-primas, promove neste mês as oficinas de Calçados com Aplicações em Couro de Peixe e a de Bolsas com Aplicações em Couro de Peixe.
A oficina de Calçados acontece de 10 a 21 de outubro, das 8h às 12h, enquanto a de bolsas será ministrada nos sábados 15, 22 e 29 de outubro e 5 de novembro, em dois horários (de 8h às 12h e de 14 às 18h). As aulas serão ministradas na oficina de Pequenos Objetos de Madeira e Acessórios de Moda da Fundação, na avenida Governador Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial.
Para a gestora do Núcleo de Inovação e Design em Artesanato da Fucapi, Monique Bastos, a oficina, que será ministrada pelos consultores Aidson e Rose Ponciano, representa uma oportunidade de aprender técnicas que garantem requinte aos produtos confeccionados.
“O couro, por si só, já é um material nobre, mas o couro de peixe é mais nobre ainda, pela sua textura diferenciada. Se o peixe for da Amazônia, então, é mais valorizado ainda”, avalia. Capacitação
O objetivo das aulas é promover a capacitação dos artesãos locais, com destaque para o uso de matéria-prima da própria região. Para garantir retorno financeiro, uma dica é utilizar o couro de peixe em pouca quantidade.
“O preço desse tipo de couro ainda tem um preço muito elevado, por isso deve ser aplicado em peças pequenas. Os acessórios que utilizam esse material, como bolsas e calçados, são voltados para o público que pode consumir artigos de luxo”, afirma Monique.
As inscrições estão abertas e os interessados devem se dirigir à Coordenadoria de Extensão e Pós-Graduação da Fucapi, que também fica na avenida Governador Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial. O investimento é de R$ 60.