Coaripolis

terça-feira, outubro 18, 2005

Vítimas da seca querem estradas
Muitas das comunidades rurais que estão isoladas nos municípios amazonenses poderiam ter parte dos seus problemas atenuados se o poder público direcionasse ações para a recuperação e a construção de estradas, cujo projeto seria também uma saída para atender o escoamento da produção agrícola.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Amazonas (Fetagri), Wilson Paixão, disse ontem que vai chamar os sindicatos e associações de produtores rurais dos municípios para uma reunião, em Manaus, no sentido de propor ao Governo do Estado, um debate de ações e planejamento preventivos sobre as futuras vazantes, como a registrada neste ano.
"Não sabemos como virá a próxima seca e nem as conseqüências da enchente que está próxima. Por isso, é importante o Governo e as Prefeituras criarem estradas vicinais para ligar os municípios mais próximos a Manaus, e as comunidades rurais às sedes urbanas", afirmou. Segundo o presidente da Fetagri, 90% da produção agrícola não chegou aos mercados e feiras do grande centro consumidor do Estado, que é Manaus, devido ao isolamento provocado pela grande seca. "Ainda estamos fazendo os cálculos para somar os prejuízos. A seca veio devastadora e as terras de várzeas são as melhores para se plantar", acrescentou.
Além de Itacoatiara e Manacapuru, também Silves, Itapiranga, Urucurituba, Autazes, Nova Olinda, Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Manaquiri, que ficam no entorno da capital, são as principais cidades que produzem os alimentos que chegam diretamente a mesa do manauense.