Coaripolis

quinta-feira, outubro 20, 2005

Referendo na Amazônia
A dois dias da realização do referendo popular sobre a proibição do comércio de armas de fogo e munição, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) fez, ontem, duas grandes reuniões, para ajustar procedimentos no dia da votação, domingo. Tanto o presidente quanto o diretor-geral do Tribunal, desembargador Kid Mendes e Henrique Levy, respectivamente, participaram das reuniões.
A estiagem que castiga os municípios do Estado e ameaça aumentar o número de abstenções ainda é o maior problema do Tribunal, segundo os dirigentes. De acordo com o diretor-geral, comunidades rurais de Caapiranga (a 145 quilômetros de Manaus) e Manaquiri (a 65 quilômetros de Manaus), ainda não receberam as urnas eletrônicas, por conta da dificuldade de acesso até elas.
"Nesses dias viajando pelo interior o povo interiorano está meio sem saber o que fazer, as dúvidas são muitas. Para eles ter uma arma, geralmente espingarda, significa proteção e trabalho. se proteger de animais perigosos que podem lhes tirar a vida e caçar para viverem, sobreviverem". Tudo mal explicado, criando dúvidas, complicando mais que explicando...