Coaripolis

terça-feira, outubro 18, 2005

‘Pequena’ crítica da Amazônia
Quem passa pela rua José Tadros, no bairro São Antônio, pode observar uma casinha de madeira simples, mas cheia de cores e com uma decoração bastante inusitada. A casa-ateliê pertence ao artista plástico Inácio Maciel (39), que nunca fez curso de arte, mas possui na veia a simplicidade e criatividade de transformar materiais recicláveis em obras de arte.
A sua primeira obra foi uma palafita em miniatura para o seu gato de estimação chamado “Esso”. Apesar do animal ter sido “seqüestrado”, Inácio Maciel diz que, desde então, não parou mais. Há quase três anos, transformar materiais recicláveis, que ele recebe de doações, em peças artísticas como pequenas instalações, quadros que trazem mensagens e frases feitas, e outras criadas por ele.
Nas palafitas em miniaturas, palito de picolé e os cavacos (restos de madeira) fazem parte da estrutura da casa; o pote de margarina é transformado em caixa d’água, o cabo de vassoura vira poste de eletricidade e assim por diante.
Os quadros também são feitos de materiais recicláveis, a pintura em sua casa-ateliê é uma das criações mais fortes do artista. “Pintei porque ela estava para cair, e a tinta segura”, garante. Na época do Natal, ele cria seu próprio cenário natalino: transforma galhos em arvore de Natal. Suas peças custam entram R$ 10 a R$ 200.
Arte e decoração
As criações das palafitas podem ser usadas para casa de gatos, cachorros e passarinhos. Inácio Maciel garante que também pode ser usada como objeto de decoração. Já as instalações, são voltadas para a ecologia e degradação da natureza e suas conseqüências.
Para criar suas peças o artista diz que usa o seu subconsciente, transformando seus sonhos em obras artísticas. A mensagem em seus quadros são feitas em forma de alerta e poesia, que é uma das preocupações do artista.
Apesar das dificuldades, o artista diz que gosta de tudo o que faz, mas que falta apoio local no campo das artes plásticas. “Para fazer as minhas peças eu dependo de doações de materiais recicláveis”, afirma. Quando se fala em projetos, o artista declara que se sente satisfeito com o que faz e está pretendendo montar uma exposição própria, mas falta apoio.
Multimídia
José Inácio Barbosa Maciel, nasceu em Manaus e, deste pequeno, fez teatro no Rio de Janeiro. Em 1987, foi para Los Angeles (EUA), fazer curso de cenografia. O artista conta que também trabalhou como fotógrafo e com produção de shows com artistas pós-Jovem Guarda, mas que não teve muito sucesso, tanto que hoje seu sustento está nas peças que cria.