Coaripolis

terça-feira, outubro 11, 2005

A matança dos inocentes
Vazante: Mais de 100 peixes-boi já morreram, contabiliza Ibama

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contabilizaram mais de 100 peixes-boi mortos devido à vazante dos rios que assola o Amazonas. Eles retornaram no último final de semana da segunda viagem ao interior do Estado.
A expedição “Salve o Peixe-Boi da Amazônia’, iniciada no último dia 20/09 viajou à Coari, de onde chegaram denúncias de matança do animal. Entretanto, os técnicos dizem que a vazante dificultou a confirmação da maioria das denúncias.
No retorno a Manaus, a equipe do Ibama resgatou um filhe de peixe-boi, de apenas cinco meses, mantido irregularmente em um viveiro em Coari.
A próxima etapa da expedição parte no próximo dia 25 e vai percorrer as comunidades do Baixo Amazonas até o município de Juriti, no Pará.
Conscientização
O principal objetivo da expedição é conscientizar as comunidades para a importância da preservação do peixe-boi. Durante esta segunda estapa, foram realizadas 69 palestras em 16 escolas de 5 municípios, atingindo diretamente 7.478 pessoas e mais 13 mil indiretamente.