Coaripolis

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Produtores de banana contemplados com 14 mil mudas
Nesta quinta-feira, o governo do Amazonas está enviando 14 mil mudas de banana que serão doadas para cerca de 140 famílias moradoras do trecho em que passará o gasoduto Coari-Manaus, abrangendo os municípios de Coari, Codajás e Iranduba.
A entrega das mudas é coordenada pela Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rura) e faz parte de um conjunto de ações integradas do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus, que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento das cadeias produtivas dentro do modelo sustentável de desenvolvimento de acordo com o Programa Zona Franca Verde.
De acordo com o chefe do departamento de fomento e apoio a produção da Sepror, Gastão Michiles, a distribuição de mudas para esses municípios atende os objetivos do Programa de Desenvolvimento Sustentável Coari-Manaus, possibilitando a fixação do homem no campo, além do aumento da produção e renda para o pequeno produtor.
“As mudas servirão também para a formação de unidades demonstrativas dessa cultura por técnicos do Idam, que servirão de base para o cultivo das mudas pelas famílias dos municípios beneficiados no programa”, afirmou Michiles.
As mudas distribuídas são das variedades Thap Maeo (maçã), Fhia -18 (prata), prata caprichosa e prata garantida. Cada família receberá 100 mudas para plantio. Sendo distribuídas 5.000 para os municípios Coari e Codajás e 4.000 para Iranduba.
Segundo o gerente da Campo da Amazônia Biotecnologia, Consultoria e Comércio Ltda, Benivaldo Vaz, empresa licitada para a compra das mudas, o trabalho de melhoramento genético é realizado por intermédio da parceria existente entre a Campo com a Embrapa.
“A Embrapa pesquisa e desenvolve as mudas, todas resistentes a diversas pragas como a Sigatoka Negra, e a Campo multiplica essas mudas”, informou Vaz, ressaltando que a multiplicação em laboratório é realizada após cada variedade ser testada e aprovada.
A distribuição das mudas é realizada por técnicos do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas), órgão vinculado a Sepror, que também presta apoio técnico para as famílias produtoras de banana nos municípios, orientando as mesmas para o melhor plantio dessa cultura.