Coaripolis

sexta-feira, março 24, 2006

Manaus e seus espaços culturais
Embora quase que inteiramente limitado ao Centro de Manaus, o roteiro de espaços culturais da cidade é bastante diversificado, dentro dos segmentos artísticos. Entre as várias exposições permanentes ou temporárias hoje em cartaz, por exemplo, é possível encontrar desde reproduções de pinturas da Antigüidade aos dias atuais até instalações de artistas contemporâneos. A entrada é gratuita na maioria destes locais.
Exemplo deste leque de opções, no âmbito da música, é a Casa de Música Ivete Ibiapina, que integra o Centro Cultural Largo de São Sebastião. A casa tem uma sala dedicada a concertos, recitais, conjuntos de câmara e canto lírico, e ao mesmo tempo mantém um espaço multimídia com estúdio de áudio e gravação e sala de vídeo. De quebra, o centro tem ainda um espaço dedicado à música popular.
O acervo multimídia também é o forte do Museu-Biblioteca da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), no Complexo Cultural Palácio Rio Negro. O espaço conta com salas de pesquisas - em áudio, vídeo e na Internet. O acervo do centro está disponível em diversas mídias, formatos e gêneros.Obras de arte de grandes expoentes da pintura universal podem ser vistas na Galeria Álvaro Páscoa, na Casa da Cultura. O espaço abriga uma exposição de caráter didático, composta por 77 reproduções, sendo 64 telas e 13 esculturas de períodos que vão da Antigüidade até a Pop Art, dos anos 60/70. Voltando os olhos para a história cultural do Brasil e do Amazonas, é possível conhecer um pouco da trajetória das artes plásticas locais na Pinacoteca do Estado, também no Palácio Rio Negro.
O local reúne um acervo de mais de 600 obras, de artistas brasileiros e amazonenses, entre eles Hahnemann Bacellar e Moacir Andrade. Além das exibições permanentes, há mostras temporárias de diversos segmentos. Ou seja: nos espaços culturais, é possível fazer uma grande viagem pela história da arte.