Coaripolis

quarta-feira, abril 26, 2006

Tromba d‘água se forma no rio Negro em Manaus
O mau tempo de ontem resultou em um fenômeno meteorológico raro, a tromba d’água que, segundo explicou o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Everaldo de Souza, é um tornado que acontece sobre o rio ou mar. Ela se formou ontem, por volta de 6h, no rio Negro, em frente à cidade de Manaus.
A tromba d’água, que provocou a formação de um ‘paredão’ de água bastante denso, foi gerada por um aglomerado de nuvens com cerca de 80 quilômetros de extensão horizontal que se posicionou sobre a cidade por volta de 6h e por fortes rajadas de vento que atingiram a área. “Os tornados e trombas d’água são formações locais, mas os ventos que eles provocam, dependendo da intensidade, podem arrancar árvores do chão”, explicou Everaldo.
Tromba d‘água se forma no rio Negro em Manaus26 de abril de 2006.
MANAUS - O mau tempo de ontem resultou em um fenômeno meteorológico raro, a tromba d’água que, segundo explicou o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Everaldo de Souza, é um tornado que acontece sobre o rio ou mar. Ela se formou ontem, por volta de 6h, no rio Negro, em frente à cidade de Manaus. A tromba d’água, que provocou a formação de um ‘paredão’ de água bastante denso, foi gerada por um aglomerado de nuvens com cerca de 80 quilômetros de extensão horizontal que se posicionou sobre a cidade por volta de 6h e por fortes rajadas de vento que atingiram a área. “Os tornados e trombas d’água são formações locais, mas os ventos que eles provocam, dependendo da intensidade, podem arrancar árvores do chão”, explicou Everaldo.
Tornado é fenômeno raro
Um tornado é uma coluna giratória e violenta de ar que se estende para baixo de uma nuvem cumulonimbus. Tornados sempre começam com a nuvem em forma de funil e é somente chamado de tornado quando toca a superfície da Terra.
A maioria dos tornados gira em sentido ciclônico quando observados de cima, mas alguns foram vistos girando em sentido anti-ciclônico.
A pressão baixa dentro de um funil causa a expansão e resfrio do ar, resultando na condensação do vapor d’água. A maioria de tornados tem o diâmetro de 100 a 600 metros. Alguns são de poucos metros de largura e outros excedem 1.600 metros. Normalmente, os tornados que são formados adiante de uma frente fria movem em velocidades de 20 a 40 nós. Muitos dos tornados duram somente poucos segundos.