No debate dos presidenciáveis, surgiu a pergunta feita por uma jovem de Belém sobre a devastação da Amazônia.
Durante o governo Lula, a Amazônia viveu seu pior momento e agora vive um pouco melhor. Fomos ao inferno e estamos imergindo ao purgatório, ainda falta muito para chegarmos ao paraíso. Com o PT no governo a floresta amazôica teve seu recorde de devastação.
Os índices alardeados pelo governo do maior rebanho do mundo, a enorme exportação de soja, só fizeram a floresta sangrar, escorreu sangue.
O poior ainda está para vir, quando a lei da "utilização das florestas públicas" acontecer, a chamada "concessão das florestas públicas", onde uma empresa pode utilizar uma determinadada quantidade de hectares por 60 anos. A finalidade é evitar a grilagem da terra. O PT diz que haverá marcação de perto às empresas, fiscalização, o IBAMA será o órgão do governo responsável por essa empleitada.
Sejamos realista, em Coari o IBAMA conta com uma funcionária que tem a sua disposição uma minúscula sala, funcionando nas dependências da UFAM, não tem um carro, um telefone, uma lancha, muito menos combustível, como é que vai fiscalizar um município maior do que alguns estados brasileiros, com 52 mil kilometros.
Tá na hora de colocar o pé no chão!