Coaripolis

sexta-feira, outubro 27, 2006

Coragem
A decisão do juiz federal substituto Ricardo Augusto de Sales determinou a suspensão das obras do gasoduto Coari - Manaus, ele considereou inválido o licenciamento ambiental feito pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Essa é uma decisão de muita coragem e pegou a todos de surpresa. O valor da obra é monstruoso, mais de um bilhão, exatos R$ 1.437.600.000,00. A ousadia do juiz mexe com interesses político e econômicos. Tanto Lula, como Alckimin quando estiveram em Manaus, tiveram como centro de seus discursos a Zona Franca e essa construção do Gasoduto.
Provavelmente gente do primeiro e segundo escalões, secretários, assessores do governo e das empresas envolvidas irão passar o fim de semana sem dormirem. Centenas de ligações telefônicas irão serem feitas entre o norte e Brasília.
Suma juiz, suma, venha para Coari... aqui ninguém lhe conhece!
A foto foi feita quando Lula veio em Coari e deu o primeiro pingo de solda na construção do gasoduto. Naquele tempo o presidente não sabia quanto iria custar e nem quem iria fazer o gasoduto, muito menos os estragos que ele vai deixar na floresta Amazônica.