Coaripolis

quinta-feira, outubro 26, 2006

V... de Vitória
Dias atrás postei aqui um post sobre a luta dos moradores da minha rua contra a "Movelaria Araújo", situada no nosso mesmo quarteirão. Esta 'movelaria' já está há muitos anos funcionando neste terreno, quando tudo começou era um espaço praticamente fora do perímetro urbano, hoje com o crescimento da cidade se encontra no centro, entre dois bairros.
O funcionamento desse tipo de empresa coloca a saúde das pessoas em risco, coloca no ar muito pó, vários tipos de substâncias químicas e fumaça das caieiras. Para completar há o barulho das máquinas, as vezes elas chegam a funcionar uma média de 18 horas por dia.
Os moradores aqui da rua depois de anos sofrendo prejuízos na saúde, fizeram um abaixo assinado e entregaram a diversos órgãos públicos. Ontem soubemos que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente visitou a Movelaria Araújo, fez várias vistorias e determinou que as caieiras que funcionam com sobras de madeira que não servem para fazer nenhum tipo de móvel, fossem suspensas, já é alguma coisa, muito.
Essas caieiras expeliam no ar uma famaça sufocante, era como no estivesse no ar pó de madeira, mais ou menos como um talco negro e quente, sem controle a tudo invadindo.
Para nós foi uma vitória, uma grande vitória. Vamos ver o que vai acontecer daqui para frente!