Coaripolis

quarta-feira, outubro 25, 2006

Flores d'água
Escolher o caminho do manejo é o caminho para preservar a Amazônia. Seja o manejo da floresta como o da pesca, caso contrário no planeta verde não irá tão longe.
Curso de Manejo Comunitário de Pesca capacita integrantes da Unida no Pará

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ProVárzea promove, entre os dias 23 e 28 deste mês, em Alter do Chão, Santarém, no oeste do Pará, o curso de Manejo Comunitário de Pesca na Amazônia.
O objetivo do curso é capacitar os integrantes da Unidade Integrada de Defesa Ambiental (Unida) dos municípios de Alenquer, Santarém, Óbidos, Terra Santa, Oriximiná e Prainha, no baixo Amazonas, para que possam fazer a gestão conjunta dos recursos ser um instrumento eficaz no manejo dos recursos pesqueiros da região.
Os participantes são lideranças comunitárias, Agentes Ambientais Voluntários e técnicos, representando diversas entidades da sociedade civil, entre as quais Colônias de Pesca e Associações Comunitárias; e também a esfera pública, como prefeituras, Polícias e demais órgãos participantes da Unida dos municípios.
As questões da gestão participativa e da integração entre os atores sociais reunidos na Unida estão presentes em todos os temas do curso, que foi estruturado em seis módulos, abordando os seguintes assuntos: Ecossistema Amazônico, Recursos Naturais Renováveis na Amazônia, Biologia Pesqueira, Pesca na Amazônia, Organização Comunitária, e Manejo e Políticas Públicas.
A capacitação é importante para que possa haver maior participação das entidades na elaboração e implementação de normas complementares de caráter local, como os Acordos de Pesca.