Coaripolis

segunda-feira, outubro 23, 2006

OAS
Fim de tarde em Coari, o sol começa a se esconder atrás das árvores, o comércio começa a fechar suas portas. Enquanto isso no porto da cidade, diversas lanchas, estilo expresso trazem dezenas de trabalhados de macacão laranjado.
Desembarcam e caminhando vão procurar seus lugares para passar a noite. São homens vindos de diversos lugares do Brasil para a construção do Gasoduto Coari - Manaus, funcionário da Construtora OAS que está prestando serviços a Petrobras. São centenas, saindo do porto com seus uniformes laranjados, parecem torcida de algum time de futebol saindo do estádio.
Trabalharão algum tempo por aqui e depois retornarão a seus lugares de origem ou vão trabalhar em outros locais. Enquanto estiverem em Coari, distante muitas milhas da família, muitos são homens "solteiros", mesmo que sejam casados, "são solteiros".
Longe de casa, sem ter muita coisa para fazer ao cair noite. Imagine você caro leitor deste humilde blog o que acontece!!!
Já vivemos uma situação semelhante quando foi construído o Gasoduto Urucu - Coari. O resultado não foi muito agradável: aumento da prostituição, prostituição infantil, crescimento de DST e até casos de aids, aumento no número de jovens grávidas, gravidez na adolescência, maior consumo de drogas (bebida, maconha e concaína).
Com certeza a obra deixará um bom retorno econômico para o município que entra de maneira oficial através do repasse que a Petrobras faz para a prefeitura, nunca sabemos o que é feito com esse dinheiro e há muitos comentários na cidade sobre ele. A outra entrada direta é do próprio trabalho sobre produtos de consumo. Todas duas são bem vindas.
Acontece que dinheiro nenhum no mundo vai pagar o estrago social que a macharada vai deixar por aqui!