Coaripolis

sexta-feira, março 23, 2007

A Cidade de Aparecida

Lá se foi mais um mês da minha vida, este tendo passado tendo como base, moradia, a cidade de Aparecida. A saudade é grande. Saudades das pessoas e tudo que é o mundo amazônico. Vai um pouco de história desse mundo daqui para viverem comigo esse pedaço de Brasil.

A região do Alto Vale do Paraíba foi formada, em grande, parte por tropeiros que seguiam viagem para outros estados brasileiros. A produção do café teve destaque durante muitos anos, mas atualmente, a agropecuária e o comércio são as principais atividades da região.
Distante 160 Km da cidade de São Paulo, a cidade de Aparecida tornou-se conhecida devido a sua importância religiosa, e hoje é chamada de “Capital Mariana da Fé”. O nome da cidade foi dado em homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.

Por Volta de 1745, para abrigar a Imagem Santa, foi construída a capela do Morro dos Coqueiros. Nasce então, a cidade de Aparecida. Como era crescente número de fiéis que visitava o local, fez-se necessário a construção de uma igreja maior, concluída em 1888, e conhecida atualmente como "Basílica Velha".
Finalmente em 1928, a vila que se formou ao redor da capela foi emancipada de Guaratinguetá. Atualmente, Aparecida recebe cerca de 7 milhôes de romeiros por ano. Aparecida é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

Sua população é de 34.904 habitantes, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dos templos religiosos, a cidade também reúne atrações como parque temático, aquário e museus.
Dentre os eventos locais, destacam-se a Festa de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro, que reúne mais 100 mil fiéis, e a Festa de São Benedito, que conta com a apresentação de diversos grupos folclóricos.