Coaripolis

sexta-feira, abril 06, 2007

Sexta Feira Santa... de Cristo a Chico Mendes
Hoje foi o último capítulo da Minissérie Amazônia - de Galvez a Chico Mendes. A globo escolheu e acertou o dia para terminar a Minissérie.
O último capítulo foi o da morte de Chico Mendes. Uma jogada bem bolada, morrer na sexta feira Santa. Morrer no mesmo dia que Cristo.

Aliás, morrer, não; ser assassinado.

Os dois foram assassinados por defenderem a vida. E não só eles, mas, todos os que se colocam em defesa da vida são eliminados. Todos os que denunciam os esquemas de morte e anunciam a páscoa, a vida nova. Aliás, Páscoa é passagem da morte para a vida.
Eles, Jesus e Chico Mendes são exemplos de quem dar a vida pela vida.
E a lógica vai continuar todo aquele/aquela que se coloca/confronta os interesses pessoais injustos, corruptos são assassinados.
Não poderia ser o dia mais apropriado para esse capítulo, visto que Chico Mendes era um defensor da Floresta amazônica e hoje por coincidência ou não os cientistas de diversos países anunciaram com pesar o que já foi destruído de nossas florestas e como vai ficar a terra num futuro muito próximo.
E o poir de tudo diz o relatório da ONU: Bilhões de pobres sofrerão com aquecimento. Os pobres sempre foram os que mais sofreram, sempre. Não é agora que seria diferente.
E quem se colocar a favor dos pobres, da floresta, terá o mesmo fim de Cristo e de Chico Mendes. E a Semana Santa continuará acontecendo!