Coaripolis

sexta-feira, junho 18, 2004

Frutos do natal

Falar do natal nessa época parece que não tem significado. "Frutos do natal" foi o título de um artigo que escrevi para o Boletim da Prelazia de Coari e retratava a bela experiência feita na Comunidade do Geral II. Esta notícia foi a melhor coisa que ouvi sobre Coari neste ano de 2004. Li no dia 05 de janeiro no Portal Coari.
Aqui vai uns trechos interessantes:
Cerca de 2 mil filhotes de quelônios são soltos em Coari
Esta experiência voluntária vem sendo feita por algumas famílias ribeirinhas da Ilha do Geral II, que fica a 200 km de Coari.
Em meio à natureza exuberante e sua biodiversidade, chegamos finalmente ao nosso destino, onde estavam enterrados alguns ovos de quelônios, pois os ovos colhidos pelos moradores, são depositados em covas, para esperar o período de eclosão, que varia de 45 dias para os tracajás e tartarugas e 60 dias para os iaçás.
Segundo o ambientalista João Benedito Amorim: “os filhotes de quelônios foram guardados em caixas de isopor e alimentados durante 2 meses.
O trabalho este ano contou com o apoio de vários comerciantes e empresários de Coari, que doaram cestas básicas para ajudar as famílias ribeirinhas, que vem trabalhando com muita dificuldade.
A participação de agentes ambientais voluntários é importantíssima, para coordenar a ação da comunidade na coleta de ovos, armazenamento em área de procriação, eclosão e soltura dos filhotes, daí a necessidade do apoio destes órgãos.
Esse projeto tão belo, está passando por diversas dificuldades. O IBAMA que tinha se comprometido de dar uma força no projeto, parece que não está levando as coisas em consideração, não deu apoio, aliás a falta de apoio é completa. Se você está afim de participar desse projeto, seja qual for o modo entre em contato com o Sr. Amorim, (097) 561-3637 - amorimbreves@ig.com.br e amorim@portalcoari.com.br a natureza agradece e a Comunidade do Geral II também.
a reportagem completa está no www.portalcoari.com.br