Coaripolis

segunda-feira, julho 26, 2004

Sant'Ana - Padroeira de Coari

Ana era filha de Mathan, um sacerdote que vivia em Belém, e tinha outras duas irmãs: Sobe, que foi mãe de Santa Isabel e avó de São João Batista, e Maria, que foi mãe de Maria Salomé.

Os raros escritos dizem que Joaquim seu esposo é que nasceu em Nazaré, e casou-se com Ana, sendo ambos muito jovens. Além do nome de Joaquim, ao pai da Virgem Santíssima é dado o nome de Cléofas, de Sadoc e de Eli. Ele era um fazendeiro muito rico, e possuía um enorme rebanho, mas como não tiveram filhos durante muitos anos, eram publicamente debochados (na época, não ter filhos representava uma punição divina, sinônimo de inutilidade).

Entretanto, passado um longo período de esterilidade, Santa Ana, aos 40 anos de idade, obteve de Deus a graça do nascimento de Maria. A fim de cumprir o voto que havia feito, aos três anos levou a menina ao Templo, deixando-a ao serviço divino. Neste local Maria foi educada, ficando aí até o tempo do noivado com São José.

A devoção a Santa Ana chegou a ser atacada por Martinho Lutero, especialmente as imagens com Jesus e Maria, favoritos dos pintores da Renascença. Em resposta, a Santa Sé estendeu a sua festa para toda a Igreja em 1582. Os cultos a São Joaquim começaram no Oeste, nas colunas e nos arcos em Veneza, por volta do século VI. Tal devoção estendeu-se por todo Ocidente e atingiu seu desenvolvimento a partir do século XVI.

Hoje às 17:30 sairá a procissão de Sant'Ana pelas ruas da cidade de Coari.