Coaripolis

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Dias de ouro da soja brasileira acabaram
Por vários anos fazendeiros e governos incensaram a soja como um dos maiores e melhores negócios do Brasil. Tanto o governos como os fazendeiros tiveram enormes nucros. O próprio PT que antes de estar no poder era contra a plantação de soja, depois que assumiu, se rendeu diante do poder econômico que o produto deixava no país. E agora José? Segundo essa reportagem do Financial Times o preço da soja está descendo ladeira abaixo. No Amazonas o governado Eduardo Braga estava apostando alto nessa cultura. Por outro lado para plantar a "bendita", não se mediu esforços. Máquinas e homens derrubaram milhares de hectares de floresta ... o buraco tá ficando. Para ler direto da fonte, aqui vai um pedaço do texto.
Fazendeiros endividados foram duramente atingidos pelo colapso do mercado
Uma caravana incessante de caminhões carregando soja se arrasta pela rodovia BR-364 no Estado de Mato Grosso, a caminho dos portos atlânticos do Brasil, 1.500 quilômetros a sudeste. Outra safra recorde de soja está sendo colhida.
Mas apesar da produção os agricultores de Mato Grosso -uma região que tem sete vezes o tamanho da Inglaterra e é a maior produtora de soja do Brasil- estão preparados para sua pior crise financeira desde que começaram a cultivar essa região semiárida em meados dos anos 80. O colapso dos preços internacionais da soja e um grande aumento nos custos de produção apanharam desprevenidos os fazendeiros altamente endividados de Mato Grosso, mergulhando muitos deles em grandes prejuízos depois de anos de altos lucros.
Este ano os fazendeiros deverão perder mais de US$ 500 milhões em sua colheita, segundo a Federação Agrícola do Estado (Famato). Sem dinheiro, eles provavelmente plantarão menos em setembro, reduzindo ainda mais as perspectivas de exportação de soja em grão e derivados, que chegaram a US$ 10 bilhões em 2004.