Coaripolis

segunda-feira, maio 30, 2005

Sinais de Morte
Vivi cinco dos dez anos da década de oitenta em Manaus, três desses no curso de filosofia. Um dos temas em debate naquela época era a "Calha Norte", como se falava do seu processo destruidor. Em Manaus a panfletagem era grande, seminários, debates, palestras; de nada adiantou os militares levaram adiante o projeto "protetor - destruídor". As índias daquelas áreas eram engravidadas e largadas ao Deus dará. Os molestamentos sexuais eram acompanhados de estrupos, as denúncias eram muitas.
O projeto prosseguiu como uma unha encravada, o tempo o cobriu e nós com nossa curta memória histórica já não lembramos. Esses dias ele está de novo dando as caras, do mesmo modo, Negativamente!
Longe do grosso do desmatamento na Amazônia Legal, a região conhecida como Calha Norte do Amazonas - formada pelos Estados de Roraima e Amapá, além do norte de Amazonas e Pará - apresenta sinais de aumento de atividades exploratórias. Ainda que nem façam sombra ao índice de derrubada registrada em outras partes do bioma, principalmente no sul da Amazônia, madeireiros, grileiros e produtores de soja começam a se instalar na área. As queimadas formam um colar de focos de calor, atingindo principalmente Roraima e Amapá - Estado que já percebeu um aumento da taxa de desmatamento, a despeito de possuir mais de 50% de seu território em unidades de conservação. Clareiras se proliferam e pontuam o que antes era um íntegro cobertor verde. Leia+