Coaripolis

terça-feira, junho 07, 2005

Semana do Meio Ambiente

Esse post era para ser ontem, aliás, já estaria atrasado. Vai saindo com sabor como quem deseja Feliz Páscoa na segunda ou Feliz Natal no dia 26. Digo isto porque quero dizer algo sobre a semana do meio ambiente, o tempo está um pouco contra, as atividades aumentando, é Fátima me consumindo.
Foras muitas as atividades pelo Brasil afora para comemorar a semana do meio ambiente. Palestras, oficinas, atividades com a intenção de conscientizar, campanhas e shows. Tudo isso que foi oferecido ao povo é muito importante, mas só isso não basta. As pessoas podem até se sentir culpadas por toda a destruição que está acontecendo, elas contribuem para contaminar com certeza, porém os verdadeiros destruidores estão mais acima, são as grandes empresas de diversas atividades que estão lucrando rios de dinheiro com os produtos da floresta: madeira, soja, gado, minério entre outras atividadesEssas sim que destróem em grande escala.
Não vi nas páginas da internet coariense nenhuma atividade para essa semana que se passou. Já fazem anos que Coari vem crescendo sem nenhuma preocupação ambiental, os órgãos da administração municipal ligados a essa temática, eu particularmente nem sei se existem, não tomam nenhuma providência e vamos destruindo. Não quero me estender muito, a título de exemplo: foi-se o Igarapé do Inambú; o Igarapé do Espírito Santo já sofreu duros golpes, os principais foram os dois aterros contruídos sobre ele, antes de ir para Roma em 2003, tinham feito uma limpeza, ficou literalmente pelado, a vegetação que ali existia e tão importante para vida do Igarapé quanto o próprio Igarapé, desapereceu; mesmo assim vai resisitindo a ação do tempo e do homem.
Na verdade no quesito preservação ambiental estamo andando para trás, o próprio governo anunciou que este ano foi um dos anos que mais degradamos o nosso país. E então o que temos para comemorar?