Coaripolis

terça-feira, outubro 11, 2005

Decretada calamidade na bacia hidrográfica do AM
O governador do Estado, Eduardo Braga, decretou ontem estado de calamidade pública na rede hidrográfica do Amazonas por 90 dias, conseqüência da intensa vazante que atinge a região. O anúncio foi feito ontem à tarde, durante reunião com vários secretários e representantes de órgãos e instituições públicas ligados ao assunto, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Na ocasião, o governador lançou o Projeto Emergencial "S.O.S Interior", que visa atender, em caráter de urgência, todos os municípios amazonenses. Além do decreto, mais 15 cidades do interior estão em situação de emergência, muitas com localidades completamente isoladas.
Os Municípios de Atalaia do Norte, Anori, Caapiranga e Manaquiri, todos banhados pelo rio Solimões, são os mais prejudicados pelo período de águas baixas que assola os leitos dos rios estaduais, segundo divulgação da Defesa Civil do Estado. Nestes, o transporte de mercadorias e combustível está comprometido, visto que o afluente é o principal meio de entrada/saída de produtos. Eduardo Braga diz que a prioridade inicial é abastecer o interior com água potável, combustível, remédios e alimentos. Para isso, é imprescindível o financiamento do Governo Federal e das Forças Armadas Brasileiras (FAB), pois os aviões do Exército já estão com a cota de vôos no limite para este ano.
"Não pouparemos e