Coaripolis

sexta-feira, abril 07, 2006

Todo dia é dia de peixe
A profusão de pratos à base de peixe na culinária amazônica não é de se estranhar. Afinal, somos habitantes da maior bacia hidrográfica do mundo. Variedade e peixe é o que não falta nesse pedaço de mundo. Variedade de peixarias também não. E como o momento é propício - estamos às vésperas da Semana Santa, quando a tradição religiosa nos aconselha a comer bastante peixe -, o "Bem Viver Fim de Semana" visitou algumas de nossas casas de peixe para traçar um verdadeiro roteiro do peixe em Manaus. O resultado comprova que há peixarias para todos os gostos.
Tem os restaurantes mais sofisticados, os "simples-mas-limpinhos" e os famosos "pés-sujos". Em comum, todos têm os saborosos pratos de peixe que oferecem e a capacidade de arregimentar uma legião de seguidores.
Cada um dos restaurantes listados tem vários clientes assíduos e fiéis, verdadeiros fãs. É o caso da Peixaria do Jokka, onde só entra quem o proprietário permite e, ainda assim, está sempre lotada.
No Recanto do Peixe, são mais de 11 pratos à base de pescado, todos fresquinhos, garante o proprietário do lugar. “Compramos para o dia, por isso temos sempre pescado fresco saindo da cozinha para a mesa”, explica Bosco Júnior. E as ofertas vão do tambaqui ao matrinxã. Este último, aliás, é o mais pedido na casa. Tudo por que o prato principal do restaurante é a Matrinxã Assada sem Espinha, acompanhada de farofa, arroz e vinagrete.