Coaripolis

sexta-feira, abril 28, 2006

Vida no barco
O mundo amazônico é um mundo aquático. Nossos rios são nossas estradas e por eles navegam milhares de barcos que a cada dia tomam rumos diferentes nesse imenso planeta líquido.
Nossos barcos equivalem aos ônibus e trens das grandes cidades. Com uma diferença, pelo tempo que se gasta viajando se constrói verdadeiros modos de viver. Tem gente que não consegue viver fora de um.
Viajar pela Amazônia de barco é uma viagem inesquecível, pois elas são feitas de modo intenso, onde o tempo é um fator relativo, o que conta é como viver aquelas horas, dias ou até mesmo semanas. Com todo o tempo a nossa disposição, não há porque ter pressa.
De uma conversa amigável a um relacionamento sério. De uma leve paquera, até um ato sexual completo ou quase e assim por diante. Ser esperto aqui é uma obrigação, há muitos roubos; principalmente nos portos por onde aportam.
Os preços das passagens variam muito, são vários os itens que definem o valor. O tipo de barco, o destino, a classe. Nem sempre o dinheiro está em mãos para pagar a passagem; muitos são aqueles que têm suas bagagens recolhidas por falta de dinheiro, alguns ainda retiram no porto do destino onde um parente ou amigo está ali para socorrer. Mulheres, na sua maioria jovens, costumam pagar com "favores sexuais", prática comum pelos barcos da vida afora.
Esses barcos não conduzim só passageiros, transportam praticamente quase tudo que é consumido nas pequenas cidades do interior do Amazonas. De gêneros alimentícios a celulares de última geração. Quase sempre de qualquer jeito.
Assim, eles fazem parte do mundo cultural do homem amazônico!
Obs.: para ver mais fotos, click em uma delas abaixo.