Coaripolis

terça-feira, outubro 24, 2006

Energia
Ontem ouvi um barulho na cidade, hoje ele se repetiu. Um barulho parecido com os dos homens bomba do Iraque, com os das bombas policiais jogadas na população ou pelos traficantes sobre os policiais, parecido com um tiro de canhão. Mas, para nossa alegria não era nada disso.
O barulho, tanto o de ontem, como o de hoje foi da explosões de "transformadores" . Esses transformadores prejudicados pelas explosões tem causado a falta de energia na cidade, com isso causando prejuízo em vários tipos de negócios que precisam de energia para fazer funcionar seus maquinários.
Conversando com o dono de um pequena gráfica, ele me dizia que estava com vários trabalhos parados, pela falta de energia para as máquinas gráficas. Um comerciante me falava que com a falta de energia ele está entrando no prejuízo com sua mercadoria, tipos: "frios".
Há alguns meses atrás o secretário de administração do município numa entrevista ao Jornal A Crítica (principal jornal do norte) alardeava com orgulho que Coari estava preparada para receber qualquer tipo de empresa, essas empresas gerariam empregos para a população. Até agora nunca vi uma empresa funcionar com energia a lenha ou fogareiros. Ao menos nos tempos atuais.
Quando o gasoduto Urucu - Coari estava sendo construído, a conversa na cidade é que nossa geradora de energia seria movida a gás natural e que sendo o gás das nossas reservas, do nosso quintal, a energia do município teria um preso irrisório.
Nada disso tem acontecido. O que na verdade está acontecendo é que não estão tendo capacidade de adminstrar uma boa manutenção das máquinas geradores de energia. Sem manutenção adequada os "transformadores" começaram a explodir.