Coaripolis

terça-feira, março 20, 2007

Aquecimento pode deixar 3 bilhões de pessoas sem água
Os desequilíbrios provocados pelo aquecimento da Terra podem levar entre 1 e 3,2 bilhões de pessoas a sofrerem com a falta de água, alertou nesta segunda-feira (19) o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas, IPCC.
Esta será uma das conseqüências do aumento previsto de entre 2 e 4,5 graus da temperatura média da Terra em relação ao nível de 1990. "Milhões de pessoas" serão ameaçadas pelo aumento do nível do mar se o aquecimento chegar a 4 graus, e um quinto da população mundial pode sofrer com inundações, de acordo com as conclusões expressadas na minuta.
O novo trabalho seguirá ao apresentado pelo IPCC no começo de fevereiro, em Paris, sobre a magnitude das mudanças climáticas em andamento no planeta. Os rendimentos agrícolas nas regiões de latitude média do globo podem aumentar de forma temporária em uma primeira fase, mas diminuirão de forma generalizada se o aquecimento chegar a três graus. Nas áreas mais quentes, a capacidade de adaptação dos cultivos será muito limitadas, e isso aumentará em até 120 milhões o número de pessoas expostas às crises de fome.
O IPCC considera que se tornarão mais agudos fenômenos que vêm sido observados nos últimos anos, como a instabilidade dos solos de montanha e das regiões em torno dos pólos, a modificação da flora e da fauna nas áreas polares, a alta da temperatura de lagos e rios, a antecipação dos fenômenos típicos da primavera e mudanças de calendário das migrações de aves.
O IPCC afirmou que a temperatura da Terra aumentará entre 1,8 e 4 graus centígrados até o final do século, o que se deve com uma "probabilidade muito alta" à atividade humana.