Coaripolis

domingo, março 18, 2007

Exemplo que vem de Purupuru... um excelente um exemplo para os coarienses cuidarem do Igarapé do Espírito e da sua educação
“Água é vida” e os estudantes da Escola Estadual Pedro dos Santos, na comunidade de Purupuru (município do Careiro Castanho – BR 319), a 30 quilômetros da sede municipal, sabem o que isso representa para eles. Não é à toa que estão engajados desde 2004 no projeto S.O.S Igarapé, que vem sendo desenvolvido pela escola junto à comunidade.
A iniciativa do trabalho, que já chegou a retirar de 20 lagos do Purupuru cerca de oito toneladas de lixo, partiu do diretor da escola, Paulo Amaro, preocupado com a quantidade de lixo jogado pelos moradores nos lagos e com os efeitos que essa poluição poderia trazer para a comunidade de quatro mil pessoas.
Quase três anos depois, o trabalho já rende frutos. De acordo com as informações do diretor, no ano passado foi recolhida uma tonelada e meia de lixo pelos comunitários e alunos da escola. Para muitos, essa quantidade de lixo recolhida pode ser considera grande, mas se comparada com o que foi retirado dos lagos no início do trabalho, já pode ser considerada uma grande vitória, na avaliação de Paulo Amaro, que credita esse resultado ao trabalho de conscientização colocado em prática a partir da escola.

Segundo ele, a iniciativa não se esgota, pois a intenção é tornar os cidadãos de Purupuru, tanto comunitários quanto estudantes conscientes do valor da água na vida de todos, e assim zerar a quantidade de lixo depositado nos leitos dos lagos do município.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o trabalho do projeto S.O.S Igarapé repercute positivamente entre os comunitários, até porque 80% dos alunos usam transporte escolar fluvial para chegar até a escola. A escola atende 941 alunos nos níveis e modalidades de ensino fundamental, médio, educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No âmbito da gestão escolar, aliás, a escola vem se destacando. No ano passado, venceu o Prêmio Gestão Escolar, se constituindo na primeira escola do interior a ganhar a premiação no Estado do Amazonas. Por conta do prêmio, o diretor Paulo Amaro, juntamente com outros 25 gestores de escolas públicas brasileiras, participou de um intercâmbio nos Estados Unidos.
Fonte: Amazonas em Tempo