Coaripolis

segunda-feira, março 05, 2007

PIB
Nesses últimos dias o resultado do PIB dos quatro anos do governo Lula, 2003 a 2006 está entre os assuntos mais discurtidos nos meios de comunicação. Também não era para menos o resultado do nosso PIB nesses últimos quatro anos foi baixo, baixissímo, ficou em 2,6; coisa insignificante uma vez que os países emergentes (que talvez, como dizem alguns, o Brasil se encaixa aqui), têm um PIB médio de 6,7.
Os entendidos no assuntos culpam o governo que não está fazendo o dever de casa. Pelo que tudo indica a opção de investir em programas sociais que consistem apenas em dar, dar e dar, em vez de ensinar a pescar, está dando o peixe, e não investir em estruturas que melhorem o país, como estradas e portos, e na restruturação tributárias e juros mais baixos está levando o país a ter esse tipo de resultado de PIB, um dos piores do mundo.
Esta mesma situação está acontecendo em Coari. São muitos os projetos sociais do Governo Federal que estão preocupados apenas em dar e dar. Não há uma preocupação em investir nas estruturas para gerar melhores condições que beneficie quem produz recursos que entram no município.
Um exemplo muito claro disso é o nosso cais, está caindo os pedaços, porém é por lá que entra toda mercadoria que vai para o comércio da cidade. E o comércio deixa grande quantidade de dinheiro para o município. Tem dias que as coisas estão insuportável, são barcos e balsas cheios de mercadorias para serem desembarcadas rumo aos estabelecimentos comerciais, são taxis a procura de passageiros, carros de particulares que vão lá buscarem parentes e amigos que chegam na cidade.
Enquanto não mudarmos a forma de investirmos o nosso monstruoso orçamento anual (168 milhões esse ano), vamos sempre depender de empregos da prefeitura!