Coaripolis

terça-feira, outubro 11, 2005

IX Simplurb discute "Cidades: territorialidades, sustentabilidade e demandas sociais"
Pesquisadores da área de geografia urbana de todo o País se reunirão no Studio 5, de 18 a 21 deste mês, para discutir questões como transporte coletivo, gestão pública, degradação ambiental urbana, ocupações de terra e regiões metropolitanas do Brasil, entre outros temas. As discussões ocorrerão durante o IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana (Simplurb), realizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB/Manaus).
Pela primeira vez o evento acontece na Amazônia o que confere um significado especial ao Simpósio, porque, segundo o professor da UFAM José Aldemir de Oliveira, coordenador local do evento, fala-se pouco das cidades amazônicas, principalmente das pequenas cidades na beira do rio, lugares em que pulsam modos de vida que diferem significativamente do padrão caracterizado como urbano.
A importância vem ainda pelos dados do IBGE apontarem que do ponto de vista demográfico,no período de 1991 a 2000, a Região Norte apresentou a maior taxa de crescimento relativo da população urbana do Brasil – 18,26%, como média de urbanização de 69,87%.
O tema proposto “Cidades: territorialidades, sustentabilidade e demandas sociais” deste IX Simlurb tem a ver com as demandas e embora não dê conta de responder a todas, pretende colocá-las em discussões como estratégia de avanço teórico e metodológico dessa área de conhecimento. Cerca de 280 trabalhos serão apresentados durante o evento cujas palestras são abertas ao público em geral.