Coaripolis

terça-feira, outubro 11, 2005

Óleo é derramado em Parintins
Depois de sofrer desfigurações no seu leito com a vazante, o rio Amazonas amanheceu com manchas de óleo nas margens da orla de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus). A Capitania dos Portos suspeita que o produto tenha sido jogado de um navio mercante, mas não soube precisar a origem da embarcação.
A Marinha também não divulgou uma estimativa quanto à extensão do derramamento de óleo. “Posso afirmar que o impacto ambiental será de pequenas proporções”, garante o agente da Capitania dos Portos na ilha, capitão Felipe Santiago.
Ontem à tarde, uma patrulha fluvial da Marinha percorreu a extensão do rio para verificar a área atingida pelo produto de origem ainda desconhecida. De acordo com o oficial, provavelmente o vazamento tenha ocorrido anteontem à noite, do esgoto de um navio que se desloca na rota de navegação na região do Baixo Amazonas.
“A característica do óleo é de produto velho, mas não dá para precisar o grau tóxico”, admite o agente da Capitania.
Em toda a orla se formavam faixas alongadas por placas de óleo que também se misturavam à argila da margem. Mesmo com o resíduo do produto não houve interdição dos locais afetados. “Essa mancha amanheceu aqui e a gente não sabe de onde veio”, diz o pescador José Rodrigues, que retirava água do rio na área contaminada.
A vistoria da Capitania dos Portos detectou a mancha desde a boca do Valente, que fica a uma hora e meia de barco de Parintins. Depois as placas se dissipam, sendo levadas pela correnteza das águas para desafogar no oceano.