Coaripolis

sábado, abril 28, 2007

O MELHOR PREFEITO É ADAIL PINHEIRO

Meu querido povo coariense, por eu ser uma pessoa séria venho através deste BLOGSPOT pedir desculpas e perdão ao povo e ao querido Prefeito Adail Pinheiro por ter falado algumas inverdades ao seu respeito e a sua administração, agora que pude ver o seu trabalho de perto e ver como o mesmo tem que se desdobrar em mil para fazer acontecer.
Um exemplo disso é o crescimento que a cidade teve no decorrer do mandato de Adail Pinheiro, com escolas climatizadas, ruas pavimentadas, o bairro do Pêra todo pavimentado, com 03 escolas e uma creche, com posto policial e posto de saúde; o povo da zona rural agora tem um padrão de vida mais digno, possui água encanada, motor de luz.
E tudo isso é possível porque o prefeito Adail Pinheiro é um homem sério e de compromisso com o povo de Coari, e está fazendo isso pois o povo lhe escolheu pra ser seu governante ele não entrou no poder contra a vontade do povo como algumas pessoas tentam fazer e com isso tentam confundir a cabeça do povo.

Todo o povo coariense deveria conhecer Coari em 2 períodos:
• Era Antes Adail Pinheiro
• Era Com Adail Pinheiro

Veja algumas de suas obrar:
Ginásio poli esportivo do Bairro do centro

Era Antes Adail Pinheiro
Ginásio poli esportivo do Bairro de tauá-mirim

Casa de farinha toda mecanizada
Inauguração do aterro sanitário

Auditório com estrutura de Primeiro mundo

Obras também na parte religiosa
Era Antes Adail Pinheiro

Era Antes Adail Pinheiro
E Coari é uma cidade Abençoada, que até petróleo tem
E abençoada que até o Por-do-sol é assim
E está vista aérea que só Coari tem, que cidade maravilhosa que está sendo remodelada pelo Prefeito Adail Pinheiro.
com estruturas em que só Coari tem, e que os Pais podem deixar seus filhos avontade e despreocupados, pois sabem que lá serão bem cuidados.
Coari não é como se diz no ditado “casa de ferreiro o espeto é de pau” um exemplo disso é o prédio da Secretaria de Obras.
As escolas da Zona Rural são assim que maravilha...
E até telefone tem...
Na zona rural onde só existia os tradicionais “caminhos” hoje existem ruas pavimentadas.

Vila do Itapeuá
O Bairro do Pêra possui escolas de verdade

E o Bairro da união onde tinha uma escola caindo aos pedaços agora possui até ginásio coberto...

E falando em escola olhe como é as escolas tanto municipais como estaduais em Coari...
Era Antes Adail Pinheiro
Todas com uma boa estrutura e climatizada e com professores capacitados

Era Antes Adail Pinheiro

O Hospital serve de Modelo para toda a Região.
Os Produtores Rurais tem uma feira coberta onde podem comercializarem seus produtos.

A Estrada do Guarabira não é mais um sonho para os moradores do Lago do Mamiá, agora é uma realidade, e que também serve de lazer para o povo coariense

Coari agora tem ruas pavimentadas e devidamente sinalizadas
ERA ANTES ADAIL PINHEIRO


Por isso e Inúmeras coisas que o Prefeito ADAIL PINHEIRO FOI ESCOLIDO O MELHOR PREFEITO.

E só agora pude ver de perto.
E como se dizem a OPOSIÇÃO foi criada para difamar e confundir a cabeça do povo com muitas inverdades.
A administração de Adail Pinheiro é limpa e seria pois quem o colocou a frente de tudo isso foi o povo e ele tem um compromisso com o povo....

E até a próxima...

sexta-feira, abril 27, 2007

Presente do Diabo!
A charge abaixo fala por si. Realmente é um presente para piorar a situação da educação do Brasil que o presidente Lula está propondo aos professores de todo país no Plano de Desenvolvimento da Educação (PAD).
Logo que o plano foi anunciado, após o carnaval houve uma euforia e até uma certa esperança, principalmente da classe de trabalhadores da educação. O anúncio do salário de R$ 850 por carga horária de 40 horas semanais, jogou um balde de água gelada na categoria.
Se a nossa educação estava ruim, pode ficar pior ainda com esse salário.

Em Coari acontecerá amanhã uma comemoração em prol da educação. Passos foram dados na educação coariense. Podemos comemorar a intalação da UEA, da UFAM, do CEFET e a melhoria das condições físicas das escolas. Por isso temos o que comemorar.

Porém, ainda faltam muitos passos a serem dados. Nossa educação, como a educação do Estado ficou um penúltimo lugar no Brasil. Igual a outros municípios do Amazonas que têm orçamentos dez ou quinze vezes menor que o nosso.

O problema não é dinheiro.

Além da comemoração, deveria acontecer um dia de discurssão sobre a educação de Coari, juntando técnicos em educação, professores e alunos com a intenção de melhorar a qualidade de nossa educação. Além de comemorar é tempo de ouvir e isso ninguém quer fazer!

Obs.: o presente mostra a visão do Gênesis, onde o diabo disfarçado de serpente tenta Eva.

O Pará é sempre o Pará
Mesmo estando na mesma região há uma grande diferença entre o Pará e o Amazonas. E só consegue perceber essa mudança quem conhece os dois estados. Para nós amazonenses é preciso ir lá sem preconceito para poder perceber a diferença. Com o peito aberto e o espírito querendo voar, livre.
Vendo a propaganda da peça de teatro 'A Mercadora de Almas', me lembrei de uma das vezes que estive em Belém e assisti "o Hamlet - que há dentro de todos nós". Já tinha assistido essa peça alguma vezes, mas, de modo que o grupo apresentador sempre querendo se aproximar do original. Em Belém era diferente, o original era a referência principal e a realidade do ser amazônico ganhava um revestimento dos personagens da peça. Uma sensação difícil de descrever.
Agora o ator, diretor e dramaturgo Ramon Stergmann e o Grupo de Teatro Maromba, brinda Belém com o espetáculo "A Mercadora de Almas". Como ele mesmo explica, ali a cultura amazônica, paraense vive todo seu sabor com intensidade. O ambiente foi construído para simular um beco e retratar o cotidiano. 'Tem andaimes, painéis, jornais, esgotos entre outros elementos cênicos que dão esses toques simples, do dia-a-dia'.
O ponto alto, segundo Ramon, é a mensagem deixada. 'O teatro não foi criado somente para ‘desopilar o fígado’, para as pessoas darem gargalhadas, mas também para refletir sobre nossa realidade.
Leia mais.

Foco da doença de Chagas em Coari
Oito pessoas foram internadas nesta semana, infectadas com Doença de Chagas, no município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus). Segundo os médicos, os pacientes adoeceram após consumir açaí contaminado em uma confraternização realizada na Semana Santa.
Cinco dias depois, os familiares começaram a apresentar febre, dores no corpo e falta de apetite. Os médicos diagnosticaram Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelo mosquito barbeiro.
Todos os casos foram registrados no último dia 22, no Hospital Municipal Dr. Odair Carlos Geraldo. As oito pessoas fazem parte da mesma família. Segundo os médicos, o mosquito foi moído, acidentalmente, junto com o açaí, de modo que as pessoas ingeriram a bebida contaminada com o protozoário. Nenhum dos pacientes corre risco de morte.

A navegação no rio Negro precisará ser desviada em alguns trechos durante a fase de travessia do leito do rio pelo gasoduto Urucu-Manaus. A informação foi repassada por engenheiros da Petrobras aos comunitários de Iranduba e Cacau-Pirêra, em reunião realizada ontem na Câmara Municipal de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). O objetivo do encontro foi explicar à população as fases da obra do gasoduto que passam pelo município. Os técnicos da empresa enfatizaram a preocupação em evitar acidentes com as embarcações de transporte fluvial. Leia mais.

quinta-feira, abril 26, 2007

Festa do Açaí
Começou hoje a Festa do Açaí de Codajás, a pacata cidade deve ficar mais animada nesse fim de semana. Esta, como várias festas pelo interior do Amazonas nasceram com a intenção de dar uma turbinada no turismo dos municípios do Estado, seguindo a onda de Parintis.
A onda não pegou.
O principal motivo foi o vazio cultural que esse tipo de festa tem apresentado. Tirando uma ou outra apresentação regional ou nacional o que sobra é cerveja e sexo. Para isso basta chegar até Manaus.
As festas começaram aí pelo início da década de noventa.
Entre 93 e 95 eu estava em Codajás. Na festa cultural do açaí, na época era assim que se chamava; ganhei o primeiro lugar no concurso de poesia da festa com a poesia:
Açaí a cor do sangue
Açaí de ti roubo a vida
a força para meu corpo
És sustento do dia-a-dia
o pão de meus filhos.
És mais e do que isso
és o desejo de ter o que não tenho
me fazes ser o que não sou
és o sonho buscado na esperança de quem não tem sonho e nem espernça de tê-lo.
Açaí, tu me roubas a vida
tu me roubas o sono
me roubas do gozo,
do gozo da mulher amada...
e me põe na estrada.
Açaí, tu me roubas o corpo
caleja meus pés... minhas mãos
me aranhas o peito, tatuando meu corpo
e num gesto excitante marca-ma a alma.
Açaí, tu me levas aos outros
que me enganam no litro
roubam-me no troco
exploram-me
levam-me a esperança
arrancam os meus sonhos.
Recomeço
É vida
É trabalho
É suor
É sangue... que é da tua cor.

Algo Estranho
Leia essas duas notícias e depois me diga o que há de estranho!!!
Segundo o subsecretário de finanças de Manaus, essa queda é resultante do aumento no repasse do imposto, que o Estado está fazendo a Coari, por meio do montante arrecadado pela cidade. “Estamos apresentando perdas no recolhimento desse imposto por causa do repasse que estamos fazendo para o município de Coari”, explicou Francisco Moreira. Leia mais.
Preocupado com a queda de arrecadação da Prefeitura de Coari, ontem pela manhã o prefeito Adail Pinheiro concedeu entrevista a imprensa coariense para anunciar que as obras ficarão paralisadas por tempo indeterminado. A queda nestes últimos três meses chegou ao montante de mais de três milhões, afetando diretamente as verbas de investimento. O prefeito anunciou que os funcionários continuarão recebendo normalmente, e que os serviços públicos estarão dentro da normalidade e que o contribuinte não será penalizado com aumento de impostos, mas as obras ficarão paralisadas até que o quadro mude. "Gostaria de compartilhar esta preocupação com a população, para que todos saibam que está acontecendo".

Durante o seminário "A Importância dos Povos da Floresta no Contexto das Mudanças Climáticas Globais", Eduardo Braga, governador do Amazonas, assinou um decreto com ações para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental no estado. O evento começou ontem, dia 25, e ocorre a bordo de um barco no Rio Negro, onde encontram-se os 35 participantes do seminário. Leia mais.
Nesse mato tem coelho. Essa gente não mete prego sem estôpa!

E. N. S. P. Socorro
Hoje participei de um dos momentos da programação comemorativa dos 58 anos da Escola N. S. P. Socorro. É a Escola mais tradiciconal de Coari.
Foi mais de uma hora assistindo, pariticpando muito pouco de tudo que estava acontecendo a minha volta. Meu pensamento girava na temática da educação e pensava que depois de 58 anos nossa "educação" é muito fraca. Cheguei a conclusão que é uma educação para a subserviência. Para dizer que uns mandam e gozam do melhor que o município pode dar e os outros devem ficar calados.
Estudei cinco anos nesta escola e só muitos anos depois que fui saber, já na filosofia que existe uma literatura brasileira e latino-americana que nos ajudar a ler a realidade. Minha pergunta hoje é porque os professores nunca falaram ou falam desses autores que nos ajudar a ver por dentro e por fora esse mundo tão complexo de ser entendido?
Continei me perguntando e falando com meus botões: Qual a finalidade da educação nessa escola? Educar para ser moto-taxista?
E educação está em crise, desde a universidade até a escola de ensino básico. O sistema educacional é opressor, tanto pela maneira de impor e exercer autoridade sobre os jovens, como pelo vazio de conteúdo que quer impor, e não prepara os jovens para a vida real. As estatísticas oficiais são enganosas, porque fornecem índices elevados de alfabetização, mas não referem o número de analfabetos funcionais que são incapazes de entender o conteúdo.
Penso que Coari está num momento ótimo para dar um salto na qualidade da educação, não pelos políticos que temos, porque são politiqueiros e não querem saber nem da sua própria educação, mais pela boa vontade de alunos e professores e de escolas como a E. N. S. P. Socorro que está construindo nos seus 58 anos a história da educação coariense.
Parabéns para o nosso querido "Colégio"!

quarta-feira, abril 25, 2007

O Povo do Pará carrega no sangue o germe da resistência. Não foi por acaso que lideraram uma das maiores revolução já existente na América Latina, a Cabanagem.
Hoje eles os trabalhadores do setor de educação fazem marcha, em Belém, contra o valor do salário do professor anunciado pelo presidente.
Vejamos: "Os trabalhadores da educação no Pará vão às ruas hoje protestar contra a proposta do presidente Lula de criar um piso salarial nacional unificado, no valor de R$ 850, para os professores de escolas públicas de todo o País, anunciada ontem durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) - o 'PAC' da Educação'. Cerca de duas mil pessoas deverão se reunir numa marcha que vai sair, às 9 horas, do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN) com dois destinos: a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e o Centro Integrado de Governo (CIG). A intenção é pressionar as esferas do Executivo no Pará para barrar a proposta do governo federal". Leia mais.

A Pátria das Águas
O poeta Tiago de Melo define a Amazônia como a Pátria das Águas. É uma das melhores definições de Amazônia.
A imensa quantidade de água que se mistura a floresta nos dar o direito desse título. Entre 15% a 20% de água doce do planeta está aqui na Amazônia. O Rio Amazonas com seus mais de mil afluentes e 6.765 Quilômetros é o maior e o mais caudaloso rio do mundo.
Quase que cem por cento das nossas cidades estão na margem de algum rio ou são cortadas por eles. Tomemos por exemplo Manaus que além de está as margens do Rio Negro, ainda é cortada por mais cem igarapés, sendo o maior deles o Igarapé de Quarenta, com 48 quilômetros de extensão.
Mesmo com todo esse potencial de água doce e potável, todas as cidades da Amazônia sofrem de abastecimento de água. Uma contradição que não poderia ser pior. Em Manaus são inúmeros os bairros da cidade que não têm água encanada e os bairros onde a água chega aos domicílios, além de ser de péssima qualidade, sofrem problemas crônicos de falta de água.
Tanto em Manaus, como em Coari é comum ver a cena da charge do Myrria pelas ruas dos nossos bairros. As pessoas que tem uma condição econômica melhorada compram água mineral para beber, as que moram perto de poços artesanais vão até eles para terem uma água de qualidade melhorada. Uma grande quantidade de pessoas bebem água diretamente da Cosama (Colama).
A maioria dessa água, como também a de quase todos os poços artesianos estão contaminadas com coliformes fecais e verminoses de toda espécie. O resultado disso são nossas crianças com barrigas quebradas cheias de vermes e as Unidades Básicas de Saúde entupidas a cada manhã.
E mesmo assim vivemos na Pátria das Águas. Acorda Tiago de Melo!

Desmatamento
Juntamente com a destruição, avança também na Amazônia os estudos sobre essa ação depredadora. Ainda bem.
Durante o II Seminário de Ciências da Terra e Ecologia, o pesquisador Leandro V. Ferreira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, alertou que o desmatamento da Amazônia não causa apenas a perda da sua rica biodiversidade, mais também contribui para o aumento da temperatura do planeta, a extinção de espécies e o colapso de economias locais.
O rastro de destruição que o desmatamento da Amazônia é muito maior do que podemos pensar!

Educação
Foi lançado em Brasília pelo presidente Lula o Plano de Desenvolvimento de Educação com o objetivo de melhorar a educação do país.
O Plano já nasce chutando contra o seu próprio gol, visto que quer fixar o piso nacional do magistério em R$ 850 e isto para oito horas diárias de trabalho. Enquanto representantes de trabalhadores na educação reivindicam mais: querem piso de R$ 1.050 para os docentes do ensino médio.
Será que vai dar certo?

terça-feira, abril 24, 2007

Trocados
Os blogs no Brasil começaram a chegar na segunda onde dessa ferramenta, que é a busca de ganhar uns trocados. O maior exemplo desse negócio é o blog do
Edney, o homem deixou de trabalhar e está vivendo do blog. confira por lá sua história.
Como sou amador em mover o mundo da internet me inscrevi em duas ferramentas que podem colocar umas moedinhas no meu porquinho virtual, no Google e agora no Submarino.
A coisa funciona por clicks e compras. Toda vez que você clickar no link acima do Google ou do link ao lado do Submarino qualqu
er pedaços de centavos cai aqui. Se acaso você efetuar a compra, aí sim é que cai um centavo inteiro na conta.
Sei que vou custar a ganhar uns reais, o que vai valer mesmo é a experiência. Sem contar que estamos começando por aqui pelo interior do Amazonas a construir o hábito de navegar na internet.
Câmera Digital 3.0 MP Hit Mirage - LCD 1.5" em 12x de R$ 24,92 sem juros, clicando aqui nesse link, já começamos faturando!

Ativistas dizem que a miscigenação mascara influência africana na região
Discutir o papel do negro na diversidade cultural da Amazônia é o objetivo do seminário Identidade e Diversidade Cultural no Pará, promovido pelo Instituto de Artes do Pará (IAP). O ciclo de palestras e debates colocará à disposição do público exposições fotográficas e documentários 'O Negro no Pará: cinco décadas depois', de Afonso Galindo, e 'A Negação do Brasil', de Joel Zito Araújo.
Para a abertura do evento, foi programada a exposição 'Quilombos de Oriximiná', do fotógrafo Carlos Penteado, que estará aberta para a visitação a partir de hoje, na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no bairro da Campina. O seminário continua no dia 25 com a palestra 'Cores da fé: as irmandades negras na Amazônia', proferida pelo antropólogo Aldrin Figueiredo; e no dia 26 com 'Estilos paraenses na reconstrução de uma matriz religiosa africana', com a professora doutora Anaíza Vergolino; encerrando-se no dia 28 com uma mesa-redonda reunindo as professoras Zélia Amador e Wilma Baía e o antropólogo e cantor de rap Bruno Borda.
Leia mais.

Derrubar a floresta amazônica para plantar soja é mais prejudicial ao clima do que desmatar para criação de gado. Essa é a principal conclusão de um estudo realizado por equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV) publicado na edição atual da revista Geophysical Research Letters. Leia mais.

Festival Brasil Sabor conta com a participação de 30 restaurantes do Amazonas
Vinte e nove restaurantes de Manaus e um de Itacoatiara (176 quilômetros a leste da capital) participam da segunda edição de um dos eventos de maior mobilização gastronômica do País, o ‘Festival Brasil Sabor’, que acontece simultaneamente nos 26 estados brasileiros, envolvendo 150 cidades. Leia mais.

Em dois meses, foram gastos R$ 2,5 milhões em gasolina
Nos dois primeiros meses da atual legislatura, os deputados compraram combustível suficiente, com dinheiro da Câmara, para dar 255 voltas ao redor da Terra. Para comprovar, apresentaram notas fiscais - no total de R$ 2,5 milhões, o que daria para comprar 1 milhão de litros de gasolina - e foram ressarcidos pela Casa. Leia mais.

Gastar gasolina - andar de carro!

Jaraqui
No Amazonas as chuvas são intensas nesse tempo, chove cântaros. Os rios estão enchendo, ganhando volume d'água tanto das chuvas, como de suas fontes.
Os peixes começam a sair de suas tocas e invadir as calhas dos grandes rios. No solimões (Amazonas) os jaraquis fazem festa, e os pecadores aproveitam para encher suas caixas.
Não é atoa que o velho ditado diz: "quem come jaraqui não sai mais de Coari". As bancas do mercado municipal se encontram abarrotadas do pescado e pela primeira vez eu vi peixe barato na cidade, R$ 3,00 a cambada com dez jaraquis.
Esse seria o tempo de formular projetos e condições para armazenamento de peixes para que na época que escassear, a população não ficar comprando pescado a preços de ouro!

segunda-feira, abril 23, 2007

Organizações e movimentos sociais da região amazônica lançam candidatura para sediar o próximo evento global do FSM, em janeiro de 2009. A escolha deverá acontecer no início de junho deste ano, em reunião do Conselho Internacional do FSM, em Berlim (Alemanha).
O documento intitulado Candidatura da Região Amazônica para sede do Fórum Social Mundial 2009 dirigido ao Comitê Organizador Brasileiro e ao Conselho Internacional do FSM começou a circular na última sexta-feira (20), para adesões de entidades de outras regiões e possíveis ajustes no próprio texto. A cidade sugerida como sede física do encontro é Belém, e as organizações proponentes esperam que não seja considerada uma candidatura apenas brasileira.
Reunindo nove países, a região amazônica já ocupa um lugar simbólico como centro dos debates mundiais sobre as conseqüências do aquecimento global, por sua vez resultantes do uso insustentável dos recursos do planeta. Os riscos de destruição da floresta ''com as maiores reservas de biodiversidade e água doce, além de abrigar enorme sociodiversidade, representada nas suas populações tradicionais e povos indígenas'' mostram que outro mundo é possível e urgente.
Leia mais.

Mandy'S Club
O fim de semana que se passou deixou Coari sem mais um dos seus símbolos, o Mandy's Club. Vamos confirmando nossa fama de cidade que já teve.
O Mandy'S Club era a casa de festa (se esse é o nome!) mais antiga da cidade. Esse fim de semana, perdiu concordata e fechou as portas.
Quantas história poderiam ser contadas, umas positivas e outras nem tanto. Quase todos nós coarienses ali fomos para momentos de alegria, nem que seja para liturgia de colação de grau. Uma casa que marcou a cidade.
Lembro quando começou. Sua primeira casa, funcionou onde é a Unidade Básica de Saúde do bairro do Espírito Santo; depois mudou-se para onde hoje funciona o restaurante e pizzaria Vista Bela, perto da Panificadora aparecida; a próxima mudança foi para uma casa que foi demolida, ficava na esquina da rua Gonçalves Lêdo com a 05 de Setembro, atualmente está lá um outdoor. Finalmente se estabeleceu no local que funcionou até ontem.
As quatro casas todas na rua Gonçalves Lêdo.
Lembro quando chegou no local atual, era uma casa pequena; as mudanças foram se dando lentamente, um pedaço aqui, outro ali e assim foi. Até que um dia houve uma reforma maior.
Tive a oportunidade de frequentar as quatro casas, da minha adolescência a minha primeira juventude. A que mais gostei foi da segunda, apesar de não ser grande, era aconchegante.
Símbolo de festa e de alegria, a diskoteca como assim era chamada no começo, nos lembra que o ser humano não vive sem o lúdico. A festa é uma das nossas dimensões.
Com certeza Coari fica mais triste sem o nosso Mandy'S!

Colégio N. S. P. Socorro
Esta semana a Escola Estadual N. s. P. Socorro está comemorando seus 58 anos de existência. É a Escola mais tradicional de Coari. Foram várias as gerações de coarienses que por lá passaram. Inclusive eu.
Uma passeata pelas ruas da cidade faziam parte da programação, fiquei alegre só pelo fato de ter passado pela passeata. Aliás, fui parado no trânsito por ela.
Apesar da má qualidade da educação de Coari, a Escola N. S. P. Socorro com um time de professores da melhor qualidade é a melhor instituição de ensino da cidade. É a que mais tem colocado alunos na universidade.
Essa comemoração é de todos e de todas, daqueles e daquelas que por lá passaram, viveram momento felizes, inesquecíveis. Muitos namoraram e se casaram com pessoas que por lá encontraram. Aliás, essa era e ainda é um pouco, uma das marcas da nosso eterno "Colégio", como é assim conhecido carinhosamente.
Quem lá estuda jamais esquece!

Dificuldade de postagem
Minha conexão está tão lenta que não está me dando condições de postar, é um sinal dos serviços em Coari. Digo isso, porque outros serviços como energia, água e telefone estão no mesmo nível, péssimo. Tenho insistido nesse tipo de estrutura da cidade, pois elas ajudam e muito em todo e qualquer tipo de negócios que queiram se instalar aqui.
Claro que há outras opções pré-mundo moderno, uma empresa que não necessita de energia e funcione a base de carvão ou lenha, que use telegráfo para subistituir o telefone e carregadores de água, entre outras coisas do século passado.
Tempos atrás, logo que cheguei por aqui, cerca de um ano e meio, vi uma entrevista de um secretário da atual administração, dizendo que a terra do gás e do petróleo estava preparada para receber empresas. Que tipo de empresa a cidade estava (está) preparada para receber? Empresa de fazer rodas a machado?

sexta-feira, abril 20, 2007


PETRÓLEO NÃO É PROGRESSO!
Elson MartinsNão sei se intencionalmente, a jornalista Silvânia Pinheiro, de A Gazeta, na edição de domingo apresentou o melhor argumento contra a prospecção de petróleo e gás no Acre. Sua reportagem "Eles escolheram a floresta para viver - e até morrer" diz tudo: os povos da floresta estão satisfeitos com a riqueza que possuem sobre a terra e não dependem de nada que possa existir no subsolo.
Silvânia fez bom jornalismo ao subir o Rio Macauã e adentrar a mata para conversar com as famílias que vivem nos seringais da região. Entrevistou uma dezena delas nos seringais Oriente, Lua Nova, Saco do Vento, Tamanduá e Liberdade, mostrando que todas vivem muito bem, obrigado. Leia mais.

Enquetes
Depois que descobrimos as enquetes como mais uma ferramenta para dar opções de participações de leitores dos blogs, estamos com duas pesquisas na tela. Uma a do Daniel e a outra do Coaripolis.
O Daniel está querendo saber se a cidade é boa para se morar e colocu a enquete:
COMO VC AVALIA COARI NO GERAL?
UM PÉSSIMO LUGAR PRA SE VIVER 63% (20 votes)
UM BOM LUGAR PRA SE VIVER 9% (3 votes)
UM ÓTIMO LUGAR PRA SE VIVER 16% (5 votes)
O ÚNICO LUGAR PRA SE VIVER NÃO QUERO SAIR DAQUI 13% (4 votes)
Total de Votos: 32
O Coaripolis na sua enquete trata de um tema muito atual que é a construção dos ginásios nas cidade:
Você acha importante Coari ter tantos ginásios?
Sim 33% (30 votes)
N 67% (62 votes)
Total de Votos: 92
Os números são poucos, até simbólicos, mais os resultados são bem expressivos. Deixo para você tirar suas conclusões!

Postagem
Desde que cheguei em Coari não tenho conseguido atualizar o blog. A internet parece não andar, ou quando anda vai a passos de jabuti. As vezes só a data e a hora da postagem aparece postagem.
Coisa misteriosa, do mundo encantado, das nossas assombrações.

domingo, abril 15, 2007

Viajar é preciso... Coari
Depois de 55 dias fora de Coari, estou de volta na terra do gás e do petróleo. Cheguei ontem à tarde. O centro estava vazio, me informei sobre o que estava acontecendo e me falaram que os moto-taxistas, taxistas e outros mais estavam para o aeroporto, o governador era esperado, estava chegando em Coari.
Bom dia para chegar em Coari, dia de festa. No porto duas belas lanchas, que nem suspeitei do motivo de estarem ali. Se por um lado fazemos ginásios sem os padrões de medida exigidos, por outro lado não temos serviços que mostram que uma cidade está se desenvolvendo, cito como exemplo a internet. Não que não temos, mas de péssima qualidade. Com o dinheiro que temos esse serviço poderia ser de graça, como algumas prefeituras já fizeram isso pelo Brasil afora.
Agora é retomar a vida... aos trabalhos!

sexta-feira, abril 13, 2007

Amazonastur traça plano para incentivo ao turismo de Coari
O município de Coari (AM) vai receber nesta sexta-feira (13/04) uma equipe técnica da Amazonastur, com o objetivo de realizar um levantamento do potencial turístico do município.
A cidade de Coari e seu potencial turístico serão diagnosticadas e avaliadas para que seja traçado um plano estratégico de incentivo ao turismo local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, geração de empregos, rendas e criação de infra-estrutura na cidade, o que beneficiará não só o turista, como também a população da cidade.
"No caso de Coari, a Amazonastur pretende identificar as necessidades de infra-estrutura turística da cidade, bem como identificar as oportunidades que o município oferece do ponto de vista de atrativos turísticos. Isso é fundamental para que seja elaborado um planejamento a curto, médio e longo prazo, baseado na dinâmia econômica existente", disse a presidente da Amazonastur Oreni Braga.
Com esse diagnostico feito pela amazonastur vamos saber o que temos para mostrar. Pois de acordo com o que temos, "os turistas" irão para lá.
Algum tempo atrás eu pensava que nós tínhamos duas coisas únicas no Estado do Amazonas que os turistas iriam querer ver: nosso carnaval e nosso festival flocórico. Coisas genuinamente coariense, made in Coari, feitos com nossas próprias mãos, com o nosso jeito e o nosso rosto.
Digo, tinha. Porque os nossos secretários de cultura desses últimos anos tiraram. Estamos cada vez mais descaracterizados culturalmente. A lógica que se aferreceu é que coisa boa é coisa de fora.
Não é atoa que Coari ostenta o título de cidade que já teve.
Mais a Amazonastur deve ter seus técnicos e saber mostrar as nossas coisas boas e que são muitas. Vou deixar para eles essas coisas!

O exemplo que vem do Acre
Estou impressionado e encantado com a discurssão que está sendo gerada ao redor da polêmica "do petróleo" no Acre. A polêmica tem dado o que falar. Os meios de comunicação, como sempre impaciais.
Mais o interessante está se dando na mídia que tem um público na internet. Por um lado os jornais ou o que podemos dizer dos que sempre se consideraram donos dos Meios de Comunicação, fazendo o jogo do governo, sempre mordendo nos seus interesses; por outro lado jornalistas e intelectuais que expõem suas opiniões na internet. O mais famoso de todos é o blog do Altino. Confira!
Dois fatos marcaram os acontecimento sobre o petróleo no Acre. Um foi a visita de uma comitiva convidada pela Petrobras, ANP e o Senador Tião Viana, ao Urucu (Coari - Am.) para verificarem as instalações feitas pela Petrobras. Uma comitiva constituita de gente formadora de opinião e que foi tratada a pão e mel. O outro fato marcante foi o debate sobre a prospecção de petróleo e gás , acontecido ontem em Rio Branco.
Um pedaço do posto do Altino já dar para ter uma idéia: "O debate sobre a prospecção de petróleo e gás no Acre foi um sucesso de público na noite de ontem em Rio Branco, com mais de 500 participantes no Teatro Plácido de Castro, mas um fracasso do ponto de vista das respostas que a sociedade esperava para as questões relacionadas aos impactos do polêmico projeto". Leia mais.
O que está acontecendo no Acre está sendo um show de democracia, um exemplo para o Amazonas e principalmente para Coari. Visto que é um assunto que interessa a todos, chame para o debate como eles estão fazendo. Se acontecer ou não o que o governo quer, eles já estão fazendo muito pelo país, mostrando como se faz "DEMOCRACIA".

Dilúvio
A longa chuva que caiu sobre Manaus durante toda a noite desta quarta-feira e início da manhã de ontem, provocou grandes estragos em Manaus. A chuva além de forte, parecia que não iria acabar nunca.
Enquanto o aguaceiro desabava pela cidade, muitas casas por diversos bairros sofriam. É que algumas áreas da cidades são em declives, outras além de estarem embaixo de pequenos morros, se tornam planas.
Isso mostra como a cidade está sendo construída, organizada; mostra a preocupação daqueles que são eleitos para fazer o que tem que ser feito, e que não fazem. Só faltam colocar culpa na chuva.
Agora fica aquela correria, no tempo que não há chuvas, tempo que poderiam está fazendo trabalhos de drenagem, de saneamento básico, não fazem.
Se a vida dos pobres já é difícil em suas casas, imaginem sem elas!?

De volta ao mundo... andanças
Depois de ter almoçado uma caldeirada de jaraqui no Mercado Central de Manaus, fui para um síto fora da cidade, para o meu retiro anual. Afinal de contas nem só de pão e internet vive o ser humano.

De terça à tarde até hoje de manhã. O lugar ajudou bastante. O silêncio era de quem ouve uma sinfonia. O único barulho era o da orquestra da floresta: grilos, sapos, cigarras e pássaros, muitos pássaros.

Agora de volta ao mundo e se arrumando para voltar para a terra do gás e do petróleo. Depois de quase dois meses fora.

terça-feira, abril 10, 2007