quinta-feira, novembro 30, 2006
Um país fora dos trilhos
Herança maldita, de verdade, foi a de JK, que condenou o Brasil ao atraso perpétuo
O Amazonas é o quarto Estado brasileiro em gastos com cultura, um total de R$ 44,7 milhões, o que equivale a 6,1% da participação nacional do setor (cerca de R$ 746 milhões), ficando à frente do Rio Grande do Sul (5,3%) e Distrito Federal (5,3%). O Amazonas perde apenas para São Paulo 28,2%, Bahia (10,6%) e Rio de Janeiro (8,2%). Leia mais.
quarta-feira, novembro 29, 2006
terça-feira, novembro 28, 2006
O açaizeiro se destaca entre os diversos recursos vegetais pela abundância e por produzir importante alimento para as populações locais, além de se constituir na principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil. Para a população ribeirinha, a palmeira nativa da Amazônia representa uma rentável possibilidade comercial, proporcionada pela produção e comercialização de seu fruto 'in natura'.
O Estado do Pará comercializa cerca de 200 mil litros de 'vinho de açaí', ou suco concentrado, diariamente. Em Belém, na época da safra, que vai de julho a dezembro, o consumo ultrapassa 150 mil litros/dia de polpa daquela que é considerada a fruta mais popular entre os paraenses. Hoje se exporta em torno de 10 mil toneladas/ano de polpa de açaí para todas as regiões do País e ainda para o Japão, Estados Unidos, Itália, Argentina, entre outros. Leia mais.
A partir do mês que vem, a coleção "Memórias da Amazônia" vai reeditar as obras mais importantes sobre a História, a Geografia, a Política, a Economia, a Cultura Indígena, a Antropologia e a Literatura da região, muitas delas com edições esgotadas há décadas. A iniciativa é da Editora Valer, que pretende colocar no mercado 60 livros na primeira fase de lançamento da série. Leia mais.
segunda-feira, novembro 27, 2006
A cidade de Coari está se ornamentando para o tempo do natal. Como se vê é uma ornamentação americanizada, globalizada, comercial. Há anos que esse tipo de mercadoria invade o globo, vêm como rolo de amassar. É incrível como o papai noel está da Patagônia ao Jussara, do Camará ao Afeganistão.
sábado, novembro 25, 2006
Hoje foram quase oito horas de reunião!
sexta-feira, novembro 24, 2006
No último encontro do presidente Lula e dos governadores da sua base aliada, o governador Eduardo Braga foi citado pelo presidente quando este dava exemplos sobre as dificuldades que o governo federal e o do Amazonas têm enfrentado para levar adiante alguns projetos. O exemplo em questão foi a liminar – já revogada - que paralisou as obras de construção do gasoduto Coari-Manaus por supostas irregularidades ambientais. O presidente Lula falou da necessidade de se modernizar a legislação ambiental. Leia mais.
É um momento decisivo. O Congresso Nacional está repleto de prefeitos, governadores e lobistas de vários segmentos pleiteando, junto aos parlamentares, a apresentação de emendas que elevem as dotações estabelecidas no Projeto de Lei Orçamentária (PL 2007) encaminhado pelo Executivo. Alguns valores do PL 2007 assustam. No programa Amazônia Sustentável, por exemplo, a dotação prevista é 64% inferior ao valor autorizado no orçamento deste ano. Leia mais.
quinta-feira, novembro 23, 2006
Desde a madrugada que cai sobre Coari uma chuva, logo cedo estava fina, depois engrossou, ficou forte. Chovia cantâros. Foi uma chuva diluviana. Até agora ainda cai um leve chuvisco. Parece que foi uma boa limpeza que São Pedro fez lá por cima.
Em Manaus existe uma feira que é móvel, cada dia ela é montada num bairro. Na terça é o dia que ela está no Bairro de Aparecida, é a Feira da Aparecida, como é conhecida.
O bairro da Aparecida em Manaus é famoso pela Escola de Samba e pelas novenas de terça em honra da padroeira do bairro!
quarta-feira, novembro 22, 2006
terça-feira, novembro 21, 2006
As duas seleções já foram campeãs (uma vez cada) e buscam o bicampeonato. Dominguinhos, de Manacapuru, é o artilheiro com 10 gols e os jogadores Lico e Nanã estavam no time de Manacapuru que foi campeão em 1996, sob o comando do então técnico Lázaro D'Ângelo, hoje diretor da Federação. Leia mais.
segunda-feira, novembro 20, 2006
No seu segundo dia, o encontro da CPT - Amazonas, segue em clima de muito alto astral. Os participantes representando diversas regiões do Amazonas (Tabatinga, Tefé, Coari, Anamã, Manaus, Itacoatiara, Parintins e Humaitá), hoje estão colocando os desafios para uma organização social que trabalha pela imensa Amazônia.
Aqui alguns: Pesca Predatória, Grilagem de terras, Conflitos de toda ordem, Desmatação, Queimadas, Comunidades Rurais desorganizada, Formação para o povo da floresta, Economia agro-sustentável, entre outros... e são tantos que dar vontade de desanimar. Estou impressionado com o fôlego dessa gente que olhando esses desafios se enchem de força, de garra!