Coaripolis

quinta-feira, março 31, 2005

Enquanto a polícia Militar atirava balas de borracha, batia, jogava bomba de gás lacrimogênio, prendia e etc. Lindas jovens conheciam as novas da Câmara Municipal de Coari. Bem vestidas, perfumadas e com os cabelos passados em cabilereiros elas se fotografavam. Uma verdadeira vergonha para Coari. A cidade não merece isso!

O Maskate é crau!
Petrodólares - Os prefeitos dos municípios do gasoduto estão mesmo é atrás do dim-dim da Petrobrás, mano! E ninguém acha o cara nem o dim-dim.

Essa vem do Coari.blogger e vale postar na íntegra, "O CETAM está promovendo em Coari um curso técnico de informática com duração de um ano e três meses e estou ministrando aula para a primeira turma. A partir de então o mercado na área vai ser suprido e vamos ter mais gente para trocarmos informações sobre essa grande "ciência"."
Comentário que lá deixei, "A esperança não morre. A iniciativa é boa. O que me questiona: em que mercado de trabalho esses jovens vão trabalhar? Não basta só saber informática, é preciso ir além, ajudar os jovens a construirem um mundo cultural, onde a informática é um dos meios e não o fim. Mesmo assim, já é alguma coisa."
E não esqueça de passar na blogosfera e deixar seu voto no Coaripolis.

Imagens que falam por si!

Interior da Câmara de Coari


Casas Coarienses

Sangue de índio
Uma das notícias que mais me chamou atenção na internet essa manhã foi a venda de sangue indígena pela rede. Estão levando o que podem, e isso não é de agora. Semearam com sangue indígena a terra Amazônica, plantaram seringueiras na Ásia com sementes roubadas da nossa mata e adubadas com sangue dos seringueiros, sem poupar até mesmo Chico Mendes. Agora estão levando o sangue dos indígenas, era só o que faltava!
E não esqueça de passar lá na Blogosfera e deixar seu voto no Coaripolis.

quarta-feira, março 30, 2005

Depois de dez dias fora, estou de volta. De volta ao blog, de volta à vida romana. Muita coisa para contar, mas, minha timidez não permite muito, coisa horrível é ser tímido. Na net muitas surpresas. Para não me alongar, visto a ressaca da viagem, por hoje vão duas. A primeira é sobre a nossa cultura que está começando a sair do casco, veja lá a exposição "Reserva de arte" e as alegrias merecidas no reconhecimento de Márcio Souza, até que enfim.
A segunda novidade é que antes de viajar me escrevir num concurso de blogs a nível nacional, essa semana é a vez do Coaripolis. Até agora recebi um voto, por incrível que pareça de uma pessoa de Portugal. Convido a todos que por aqui passam a ir lá na blogosfera http://www.nablogosfera.blogspot.com/ e votar. Estou em campanha eleitoral, sou um candidato sem eleitores, um blog de Coari tem alguém que vota!!!

sexta-feira, março 18, 2005

Sexo é poder
Desde a invasão Amazônica pelos europeus no século XVI que as nossas índigenas sofrem estrupos. Portanto são mais de 500 anos de abuso sexual contra nossas índias. Na década de 80 (1980), o exército brasileiro ocupando a fronteira no norte do Brasil, também fizeram sua parte, estrupando índias, construindo o projeto Calha Norte.
Agora vem à tona uma notícia de que um médico comete esse tipo de crime. É muito comum, médicos, prefeitos, juízes e promotores se aproveitarem do cargo que exercem para satisfazerem suas taras sexuais. Infelizmente o silêncio tem sepultado essas ações. Só temos uma saída... a denúncia!

Água
A partir do dia 22 de Março, dia mundial da água, está estabelecida pela ONU a "década da água". É um esforço de reverter o quadro dramático e progressivo de eliminação de mananciais e deteriorização da qualidade das águas planetárias. Na água está o futuro do planeta, inclusive o nosso como espécie humana. Por prazer ou a contra gosto teremos que nos envolver com um dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou.
Na Amazônia está a maior reserva de água doce do mundo. Nós coarienses temos uma riqueza com a quantidade de água. A questão é que não estamos cuidando deste precioso líquido. Nosso lago já está bastante comprometido, seja com nossos bolos fecais, como por outras sujeiras.
A construção dos gasodutos vai aterrar centenas de pequenas fontes que são os sustentos dos igarapés, lagos e rios da nossa região. Uma perda irrecuperável.
Só discursos sobre a água não bastam, são necessárias ações que mudem este modo destruidor do nosso bem maior.

Amanhã cedo estou indo para Pisa, não sei se terei oportunidade de postar por lá. Caso sontrário fique à vontade, tem pupunha na panela que está no fogão de barro e que foi cozida a lenha; não esqueça tem café no bule. Essa é a quarta vez que vou para essa cidade, espero não voltar torto para o Brasil.

Passo um e-mail que recebi de Coari
"As notícias de nossa Coari não são as melhores, muita coisa poderia estar pior e deveria estar melhor, mas se encontra um tanto como estava antes, com acréscimos de dificuldades e mentiras. Aumentou o contingente de policial na cidade, aumentou o número de buracos nas ruas (talvez querem transformar Coari (pequeno buraco) num grande buraco e jogar todo mundo dentro). Foto Acorda Coari
Infelizmente muita gente de peso, aprova sempre os mandos e desmandos de nosso governante municipal e quem paga é o povo. A última barbaridade é o fechamento de alguns poços artesianos da cidade. Já foi fechado o poço da Vila Progresso e em 24 horas será fechado o da União, ficando todo o abastecimento a cargo da Cosama (municipalizada) que não atende a população. Há áreas de Coari em que as pessoas esperam até 4 dias ou mais para receberem água em suas casas".
Avante o Progresso!

Para quem gosta do que é nosso
A semente que cai no solo amazônico, dando vida a flores e frutos, renasce em colares, pulseiras, braceletes e outros adornos, pelas mãos habilidosas dos artesãos locais. A beleza da chamada gema orgânica - sementes variadas, cascas de árvores, fibras e outros materiais encontrados com facilidade na região -, é o tema central da 'Semana do Artesão 2005', que acontecerá de 15 a 19 de março, na Casa do Artesão, do Espaço São José Liberto, e no dia 20, na Praça da República, em Belém.
Serão mostradas as sementes brutas e as fases do beneficiamento - limpeza, lixamento e polimento -, quando todas as impurezas são retiradas para que a semente ganhe o status de gema orgânica. A Semana será encerrada no domingo, 19/3, na Praça da República, onde acontece a 2ª Mostra de Moda Fashion Artesanal do Pará, com desfile de roupas e acessórios, roda de carimbó e oficinas de demonstração.

Até quando morreremos de fome?
Os casos de desnutrição verificados com freqüência cada vez maior na população indígena brasileira também são constantes nas diversas aldeias espalhadas pelo Amazonas. As vítimas em sua totalidade, segundo os representantes do povo Deni, apresentaram sintomas de vômito e diarréia, seguidos de febre. Leia+

quinta-feira, março 17, 2005

Fotos do dia

Gringos no mato - Hóspedes da floresta
A Amazônia ganhou hotéis novinhos em folha e os antigos estão cada vez melhores.
Na terra de Mad Maria, um incrível hotel de selva. No oeste selvagem de Rondônia, onde um dia correu a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ergueu-se outro prodígio da Amazônia, o Pakaas Palafitas Lodge.

Alga contra o câncer
"A France Info, a radio mais ouvida no país, informou que cientistas franceses desenvolvem há alguns anos pesquisas com uma certa alga originária do rio Amazonas.
Ela serve para a elaboração de remédios contra o câncer. No caso de câncer de pulmão, as drogas testadas com base na alga têm se revelado as mais eficazes".
Do colaborador do blog do Ricardo Noblat em Paris.
Eis aqui a principal razão pela qual eu sou contra a construção do gasoduto (ou dos gasodutos) na Amazônia. Com absoluta certeza perderemos milhares de fungos, bactérias e incontáveis animais, na sua maioria invisíveis a olho nu. E as plantas! É pra chorar. São as empresas de remédios e cosméticos que mais estão de olho em nós. E essas empresas, atualmente tem lucros de bilhões. Provavelmente perderemos riquezas incalculáveis. De quebra a humanidade perederá remédios para curar muitas doenças. O preço a ser pago será muito alto. o futuro dirá!
Ps. Não vi essa notícia em nenhum lugar da internet brasileira.

Internet em Coari II
Tem dias que é difícil fazer um post, e esses dias bateram à minha porta. Justo agora que a discursão em torno da internet em Coari está começando a ficar interessante. Bato mais uma vez na tecla do Acorda Coari, que ele tem o seu modo de ser, e é isso que faz dele ser o que é. Anônimo ou não. Essa diversidade de olhares sobre nossa cidade, a crítica, a denúncia, diz que moramos numa terra democrática que se chama Brasil. Quero chamar atenção para uma tendência que está em alta na internet coariense, que são os fotologs. Lá no Coari.blogger tem uma excelente lista desse genômeno. Eles fazem a diferença pelo fato de estarem bem entrosados. Parabenizo o "Turma de Coari", que está dando show.

quarta-feira, março 16, 2005

Jornal Diário do Amazonas completa 20 anos

A Assembléia Legislativa do Estado (ALE) prestou ontem, 15/03, homenagem ao jornal Diário do Amazonas. O Diário completou ontem 20 anos de fundação.
Nós coarienses também devíamos prestar uma homenagem ao jornal. Nesses últimos anos ele tem marcado presença no município e feito um excelente trabalho.
Diário do Amazonas - O seu jornal em Coari. Parabéns ao Jornal Diário do Amazonas!

Sites de Coari

Escrevendo sobre a internet e Coari no post abaixo, me atrapalhei nas contas. São 4 e não 3 os sites sobre a cidade conforme tinha escrito. O site que me escapou foi o da Prefeitura da Cidade. E é justo, eles têm todo o direito de está aqui, até porque em se tratando de divulgar o município para o mundo ver, este site tem mais compromisso que os outros (Coari.blogger, Coari.com, Acorda Coari), que existem por pura paixão. A não ser o Portal Coari que tem que sobreviver economicamente.

terça-feira, março 15, 2005

Fotos do dia

Internet

A internet tráz ao mundo muitas coisas novas e boas. Uma das que mais gosto é que através dela, temos a oportunidade de conhecer lugares diferentes, culturas diferentes. De Coari são três sites e dois blogs. Os fotologs crescem de modo rápido, apesar de serem pessoais, de modo bem particularizados (nada contra).
Através das nossas páginas (sites, blogs, fotologs), temos a oportunidade de mostrar Coari para o mundo ver, o que acontece na cidade, nosso modo de ser, nossa cultura. Isso não significa que devemos ser iguais, muito pelo contrário. Cada um com sua cara.
Por isso faço questão de ressaltar o Acorda Coari, pois, busca com sua filosofia, fazer valer o papel de uma sociedade democrática. Que questiona, cobra, não está fazendo mais do que o papel de todos nós que votamos, pois, devíamos receber uma prestação de contas dos nossos "governantes", afinal de contas, somos nós que colocamos eles onde estão e ganham nosso dinheiro. Internet neles!
PS. Em julho passei 18 dias em Coari. Nesse tempo fiquei sabendo quem são os integrantes que gestam o Acorda Coari.

Não nos esqueçamos, a lei ainda existe

"O ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, cassado e preso desde 1999 sob acusação de chefiar um esquadrão da morte e de ter ligações com o narcotráfico no Acre, foi condenado nesta terça-feira a 25 anos e meio de prisão, pelo Tribunal do Júri de Brasília por crime de homicídio. Ele era acusado de ser o mandante do assassinato do policial civil Walter Ayala. A sentença foi anunciada pela juíza Maria de Fátima de Paula".
Hildebrando Pascoal é um símbolo de alguém que se aproveita em todos os sentidos do bem público para fins pessoais, e se não bastasse isso, ele foi além. Usou e colaborou com todo tipo de crimes contra o povo: corrupção, mundo das drogas, prostituição, prostituição infantil e envio de mulheres para fora fora do Brasil.
Infelizmente o nosso Brasil está cheio desse tipo de politiqueiro e a Amazônia, parece, sofre mais com esse tipo de "gente" do que as outras regiões do país. O Pará, depois do morte da Ir. Dorothy Stang, está sofrendo a atução das forças armadas federais, tudo uma balela. Hildebrando Pascoal, apesar de tudo que fez é só um bode expiatório.
Teríamos que julgar e prender muitos e muitos outros que assumindo cargos públicos estão envolvidos com o tráfico, com a prostiução e fazem de suas administrações verdadeiras fontes de enriquecimentos ilícitos.
Juntemo-nos por um país melhor, avante a justiça... Avante o Brasil!

Amazônia até quando te teremos?

Sistema de satélites do Inpe faz balanço quinzenal das derrubadas na Amazônia, mas ausência do Estado praticamente inutiliza serviço.

Coisas difíceis de segurar

Petrobras avalia danos causados por derramamento de óleo diesel em rio do Amapá.

Aos coarienses estudando em Manaus

Aguente Fila!

segunda-feira, março 14, 2005

Saúde & Alegria inaugura mais um telecentro comunitário
Os moradores de Maguari, Jamaraquá e São Domingos já se comunicam com o mundo pela Internet. No último dia 26 de junho, o Projeto Saúde & Alegria inaugurou mais um telecentro cultural comunitário no meio da Amazônia, desta vez em Maguari, na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós.
O telecentro é um prédio de dois andares construído pelos próprios comunitários em sistema de mutirão, seguindo princípios de bio-arquitetura e valorizando a cultura local. Um sistema de energia solar garante a eletricidade para três computadores, dois deles rodando software livre (Linux), e também para a rádio comunitária, que passou a funcionar no local. leia+

Terras de niguém

Site vende 236 mil hectares de terras na Amazônia

Pelo outro lado

Os politiqueiros de Rondônia, estão se organizando para forçar o início da construção do gasoduto da Bacia Petrolífera de Urucu a Porto Velho. "A idéia do senador Raupp, que na semana passada fez um apelo pelas obras do gasoduto ao Governo Federal, é que se crie um Frente Parlamentar em defesa do gasoduto, aliada a mobilização que conta com apoio dos 24 deputados estaduais, prefeito da Capital, entidades sindicais e mais as Federações da Indústria (Fiero), Comércio (Fecomércio) e instituições federais envolvidas como a Eletronorte". E vão aproveitar esse ano, que é o ano das articulações (maquinações, maquiavelices) para a corrida presidencial.
Depois que eles viram que as tetas da vaca da Bacia Petrolífera de Urucu são gordas. São 120 milhões. Os olhos da fome da ganância, cresceram!

Mais um capítulo da novela na Província de Machiparo

Gás veicular vai gerar R$ 120 milhões - Para onde vai tanto dinheiro?

Já não bastam as coisas estranhas que acontecem na terra do faroest caboclo... mais esta!

A Polícia Civil investiga a morte da menina Rayana Gomes, de 11 meses, ocorrida na madrugada do último dia 8 no Hospital Regional de Coari. A criança morreu apresentando sangramento no olho direito e nos cantos laterais da boca, além de marcas esbranquiçadas nos braços, cujos sinais são um mistério para os médicos que a atenderam. Suspeita-se, porém, que a garota tenha sido vítima de espancamento por parte do pai, Raimundo Gomes Bandeira, 23.

Na terra do faroest caboclo

A Caravana do Desarmamento chega ao municípios de Coari.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Federal esperam recolher um número considerável de armas e regularizar a situação de porte para caça doméstica. Só queria saber se eles vão recolher as armas dos traficantes que todo mundo sabe quem são e onde moram? Inclusive a polícia!

O Acorda Coari, Acordou! Acordou melhor, mais criativo, instigante e crítico como deve ser. Passe lá.

Máquinas para destuir florestas

Gás nas máquinas - O mercado regional de compra e venda de maquinário pesado para abrir clareiras na floresta amazônica, tendo em vista a obra do gasoduto Coari-Manaus, está ganhando novo fôlego. Nesta última semana, foram feitos registros fotográficos das máquinas funcionando dentro da floresta. Profissionais locais e membros do Exército passaram dois dias próximos a Urucu realizando o trabalho.

Sábado consegui colocar no blog um contador, que só acordou no domingo. Hoje de manhã quando entrei, vejam lá minha surpresa; 42 pessoas passaram pelo blog. Eu que sempre pensei que fazia esse negócio para mim mesmo.

domingo, março 13, 2005

Fotos do dia

sábado, março 12, 2005

Fotos do dia

Tabela de preços dos matadores na Amazônia
Padres (R$ 20 mil)
Sindicalistas (R$ 10 mil)
Pistoleiros como "queima de arquivo" (R$ 8 mil)
Líderes de assentamentos (R$ 5 mil).

O Maskate é crau!
Só futebol. O Grêmio Coariense ganhou mais um torneio estadual, provando que o município vai ser a mais importante referência futebolística do interior, graças aos royalties da Petrobrás. Os coarienses, porém, reclamam de outras modalidades, sobretudo do esporte amador, do atletismo, totalmente abandonados.
Drogas e prostituição. Aliás, a alternativa desportiva, em todos os lugares do mundo, se revelou um excelente mecanismo preventivo de adoção de drogas e prostituição como opção de vida para a juventude, um dos graves problemas sociais daquele pobre município rico. Essa é a chance do Adail Pinheiro limpar sua barra.

Estamos nos descobrindo

O workshop “Design e Artesanato no Cenário Amazonense” pretende instigar discussões sobre as possíveis formas de estabelecer e cultivar uma identidade estética amazonense, analisando o que já foi feito nesse sentido dentro do Estado do Amazonas e traçando perspectivas que valorizem ainda mais os traços marcantes da cultura local.

Para quem gosta do que é nosso!

Devagar estamos mostrando, assumindo e valorizando nossa cultura. O mais importante está acontecendo, começamos a aceitar o que é nosso. Somos índios com alegria, sem vergonha de ser índio, pessoas iguais as outras.

Índios da etnia ticuna que moram em Manaus estarão lançando, dentro de um mês, o CD "Cantigas Tikunas - Wotchimaucü", uma produção independente com mil cópias de tiragem e 12 músicas gravadas ao vivo. Todas as canções são de autoria dos ticuna e interpretadas por um grupo de 11 vozes acompanhadas de dois tambores, pau-de-chuva, maracás, havaí e violão. com letras que fazem alusão à preservação da natureza e da cultura indígena.
O disco, que tem o patrocínio do Banco da Amazônia, foi produzido por Celdo Braga e Eliberto Barroncas e gravado no Studio 301, em Manaus, em dezembro de 2004.
"A gente sempre teve vontade de gravar as músicas do nosso povo, mas não sabia como. Até que deu certo", revela Domingos Florentino, 36, líder da comunidade ticuna em Manaus.


Coari para o Brasil ver

Um dos blogs mais visitados e querido do Brasil, o Querido leitor de Rosana Hermann está fazendo uma campanha. A campnha Visite um blog. Escrevi por lá o Coaripolis.
"Tem tanta gente que faz blogs tão bacanas, posts tão bacanas, que acabam sendo lido por poucos privilegiados. Eu proponho uma campanha de visitação maciça a um blog por dia, tipo, todo mundo passa lá para ler. Se você tiver uma sugestão de blog deste tipo, eclético, simpático, energético ou proparoxítono de forma geral, deixe sua sugestão aqui. A gente escolhe um e todo mundo vai lá visitar. Que tal?"
Fui o 33 a se inscrever. Esse número quer dizer alguma coisa!

Coari para o Mundo ver

Coloquei no blog esse localizador geográfico. Estou tendo duas surpresas, a primeira é ver que o Brasil está fora e a segunda é ver tanta gente de outros países que visitam o blog. É Coari para o mundo ver!

Fotos do dia

sexta-feira, março 11, 2005

Brasil tem 2 novos bilionários com venda do controle da AmBev. Isso é porque a revista americana Forbes ainda não passou em Coari!

Vende-se terras na Amazônia

Em maio de 1996 estava em Coari me arrumando para vir à Roma. Não é que tinha muitas coisas para serem arrumadas, o que estava desarrumado era o coração. Nem sabia naquelas alturas que não estava preparado para uma viagem para tão longe. Estava lá arrumando a mala da saudade, quando me chamaram, alguém que queria me vender um pedaço de terra. Essa pessoa achava que tinha dinheiro, pensava consigo, o cara vai para o exterior, tem grana. A terra era boa e barata, nem vou dizer quem era e nem onde era, melhor não comprometer ninguém. Não comprei!
Hoje, quase dez anos depois, ligo o computador, entro num site e me surpreendo com a notícia, Terras da Amazônia estão sendo vendidas pela Internet, vou procurar esse site, propor a compra de um pedaço de terra, a primeira oportunidade eu perdi, a segunda perco não... vocês também não vão querer comprar um pedaço?

Ontem por esquecimento não postei as fotos da seção fotos do dia. Por isso hoje tem seção dupla, uma pela manhã e outra à noite.
Fotos do dia de ontem.

Iraque modas

A Ministra Marina Silva, começou a entender que a Região Amazônica é uma extenção do Iraque: é o exército ocupando cidades, índios morrendo abandonados, fazendas sendo invadindas. Enquanto isso ela assume o modo de vestir das mulheres do Iraque e que modelito moderno. Ainda pensa que tem autoridade para dizer alguma coisa!

Esta charge mostra um triste e cruel realidade da nossa região Mãe Criança e Solteira.

quinta-feira, março 10, 2005

Alguém precisa dizer alguma coisa!

Márcio Souza critica Suframa por falta de incentivo à cultura.

Grêmio Coariense (que não é coariense) conquistou o título do primeiro turno do Estadual 2005, nesta quarta-feira, ao vencer o Nacional por 5 a 3, no estádio Vivaldo Lima.

Preservar é preciso

Tentando arrumar os papéis em gavetas, encontrei uma poesia do meu amigo Francisco Alberto. Ela tem muito a ver com este blog.
Preservar é preciso
Hoje a natureza sofre
Por não haver preservação
O ar e os nossos rios
São vítimas da poluição
A floresta é queimada
Virando cinza e carvão.

Antes que eu nascesse
Já existia Coari
Com rios, lagos e praias
Solimões e Jurupari
Vamos preservar minha gente
Pra esta beleza não sumir.

Vamos preservar os rios
Com as suas águas correntes
Com várias espécies de peixes
Uma riqueza existente
Preservamos também a fauna
Dessa terra que é da gente.

Em nossa grande Coari
Nós temos como exemplo
Acabaram com o Inambú
E suas águas correntes
E do Igarapé do Espírito Santo
Só ficou saudade pra gente.

Preservando a natureza
Estamos sendo mais gente
Ela é obra perfeita
Desse imenso continente
Pois sem essa mãe querida
o que seria da gente?

Francisco Alberto - Poeta coariense - 20.07.04

quarta-feira, março 09, 2005

Foto de uma Coari que não existe mais. Coari a terra da Banana.

Fotos do dia

Diários de Motocicleta - Um caboclo coariense em Roma

Depois de um longo de dia, nada melhor do que relaxar. E pra relaxar, vai bem Norah Jones no som, feels like home, e um bom giro pela net. Vou no google e escrevo, coari no blogspot; logo me vem o coaripolis, mais adiante encontro um site italiano de motocicletas, o autocorse.it. Este site traz o título de um artigo meu que está lá no Coari. com, cujo o título é: Diários de Motocicleta - Um caboclo coariense em Roma. Como diz a canção italiana esse mundo da net é imensamente piccolo.
Obs. para chegar no artigo lá no coari.com, é preciso entrar na seção biblioteca.

BBPARÁ

Freira foi morta com arma de fazendeiro

FunasaTur

FUNASA - Mais gastos com viagem do que com índio

O cheiro da minha cabocla

No Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente ontem, as mulheres de Manaus foram às ruas vestidas de vermelho para aplaudir, mesmo com reservas, iniciativas como a criação do Conselho Municipal de Condição Feminina, pela Prefeitura, mas também protestar contra a onda de violência que, só este ano, já provocou a morte de dez mulheres em circunstâncias extremamente violentas.
E as mulheres de Coari o que fizeram no seu dia?

Gás coariense para taxistas de Manaus

Saem primeiras licenças para uso do gás
A partir do dia 22 de março os primeiros taxis movidos a gás natural veicular devem começar a circular em Manaus.
Ontem, o Governo do Estado entregou a autorização para conversão de motor aos dez taxistas mais antigos e sorteou outros 20 para participarem da primeira etapa do Projeto Experimental de Uso do Gás Natural Veicular.
Os sorteados devem procurar o Detran a partir de hoje para providenciar suas licenças para conversão. Ao longo do ano, outros sorteios serão realizados, de modo que, até dezembro, 300 taxistas estejam circulando com gás natural. Acritica
Ainda bem que os taxistas de Manaus são coarienses. Os taxistas de Coari que são taxistas em Coari, deviam ir para Manaus. Só assim usariam o gás coariense em seus taxis. Não se preocupem o gás vai chegar em Coari; é que Coari é muito longe de Manaus!

terça-feira, março 08, 2005

Fotos do dia

Manifestações

Belém - Estudantes voltam a protestar


São Paulo - Marcha das mulheres interdita Avenida Paulista


Bolívia - Decide hoje destino de presidente

Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no telhado do vizinho!

Severino decide arquivar o pedido do PSDB para processar Lula

A justiça caminha a passo de jabuti, principalmente quando é para pegar um bode (expiatório!)

Detran faz sorteios dos táxis que vão receber licença para uso do gás natural

O Departamento de Trânsito do Amazonas (Detram-AM) realiza hoje, 8/3, a escolha dos primeiros 30 taxistas que vão receber licença para o uso do gás natural como combustível veicular.
A inscrição para a licença encerrou na semana passada. Os motoristas contemplados deverão fazer de imediato, a conversão de seus veículos automotores para uso do novo combustível, por meio de um kit especial de conversão para o gás natural veicular, que poderá ser financiado pelo governo do Estado através da Agência de Fomento (Afeam).
E os taxistas de Coari? Só com água na boca... O gás é nosso! De quem?

A Mãe Natureza agradece

A comunidade de Santa Maria do Murituba, no Município de Parintins, faz qualquer autoridade procurar resposta para uma explicação que está estampada na perseverança e no exemplo de vida dedicado à preservação ambiental.
Naquela região, os lagos são repovoados com a soltura de quelônios, uma prática dos moradores do lugar há sete anos e que atrai órgãos do Governo e entidades ligadas ao setor.
O Festival de Quelônios, como a festa ficou conhecida, contou com a presença do gerente-excutivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Amazonas, Henrique Pereira, e também do superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(Incra), João Pedro Gonçalves, de representantes do Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (PróVarzea) e do Grupo Ambiental Natureza Viva (Granav).

Parabéns a todos as mulheres pelo seu dia. Especialmente minha mãe Raimunda Lima da Silva e Ir. Dorothy Stang.
Sem as mulheres, o que seriam os homens!!!

segunda-feira, março 07, 2005

As mulheres falam à humanidade

Em 8 de março, aqui já é, amanhã para vocês aí no Brasil. Será lançada na cidade de São Paulo a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade. Iniciativa da Marcha Mundial das Mulheres, o documento exibe reivindicações que vão desde a igualdade de direitos entre homens e mulheres até a imposição de taxas sobre transações financeiras. Da capital paulista, o documento visitará mais 50 locais do mundo, terminando na África, continente onde a situação das mulheres é mais preocupante.

Fotos do dia

Nova ameaça ronda as florestas. Deputados Federais. No embalo da eleição de Severino, parlamentares da bancada ruralista costuram acordo para aprovar mudanças na exploração das matas. Será que não basta os madereiros, pescadores, garimpeiros, gringos, petrobrás... e ainda esses!!!

Manifestações

1. Aqui em Roma acontece uma manifestação por dia. Manifestações em todos os níveis e de tudo. Me informando sobre elas, me falaram se não fizermos, o país, anda como a classe política quer. Fazemos manifestações pelo que é nosso.
2. Ano passado, o Movimento dos Sem Terra, completou 20 anos. O núcleo de Roma, preparou uma série de palestras; numa delas, estava Frei Beto, na época trabalha no governo Lula. Cheguei para ele e falei do "nosso" gasoduto, me disse, tem que fazer pressão. Muitas coisas só andam assim. "Manifestação". Então disse a ele, o povo de Coari não fará isso. Dito e feito.
3. Os Movimentos Indígenas do Amazonas tem seguido esse caminho. Eles que vem de uma tradição de guerras, estão retomando. Manifestação é a forma nova que estão encontrando de lutar pelos seus direitos.
4. Quem conhece a história de Coari, sabe que apesar do nosso medo, timidamente fazemos nossas manifestações. Sempre abafadas, quase nunca atendidas.
Fazemos manifestações:
Quando estamos insatisfeito com a realidade;
Para reivindicar o que é nosso.
Quando estamos bem não fazemos manifestação. Isso quer dizer que um pequeno grupo de pessoas em Coari, não querem manifestações, estão bem. Os outros é que se...

Até a última rodada

Ficou para o último dia a definição do campeão da Taça Estado do Amazonas. A vitória do São Raimundo por 4 a 2, ontem, sobre o Grêmio Coariense deixou a disputa em aberto. O time da Colina, o representante do interior e o Nacional, ainda têm chances de brigar pelo título do primeiro turno do Estadual.
Apesar de o São Raimundo ter chegado ao primeiro lugar, com 16 pontos, é o Grêmio quem ainda está menos pressionado quanto aos resultados. O time de Coari enfrenta o Nacional depois de amanhã, e, se empatar, chega aos 16 pontos e leva o título.

domingo, março 06, 2005

Fotos do dia

Valorizando o que é nosso

Amazonas leva duas representantes para Feira Mundial de Alimentos do Japão
As empresas amazonenses Agrorisa Produtos Alimentícios Naturais Ltda e a Bombons Finos da Amazônia participam de 8 a 11 de março da Feira Mundial de Alimentos e Bebidas - Foodex Japan 2005.
Realizada em Makuhari Messe na província de Chiba, a Foodex é uma das maiores feiras internacionais do setor de alimentos e bebidas.
Na edição passada, recebeu 2.465 empresas representantes de 74 países e público visitante de 105.487 pessoas.
A participação das empresas do Amazonas no evento japonês tem apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Banco do Brasil, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Centro da Indústria do Estado do Amazonas e Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Estado do Amazonas.
Esta será a quinta participação da Agrorisa, de propriedade do empresário Rivaldo Araújo.
Exportadora de produtos naturais para vários países, a empresa já comercializa guaraná em pó para o Japão, país para qual pretende também vender Castanha-da-Amazônia.
O microempresário vai expor, além do guaraná em várias formas, amostras da planta medicinal mirantan.
Estreante no evento, a Bombons Finos, fabricante de bombons de chocolate recheados com frutas regionais, já vende seus produtos para França, Itália, Portugal e Canadá, além do mercado local. Os estandes terão 27 metros quadrados.

Huaorani

Petrobrás volta a se reunir com Rede Brasileira de Justiça Ambiental para discutir a ameaça que suas atividades representam à integridade do Parque Nacional Yasuni (Equador) e da população indígena Huaorani e promete tentar viabilizar a realização de uma discussão ampla no Equador. Leia+

Foto e Post lindos, lá no Fotolog da Turma de Coari.

O dia delas está chegando

No dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima terça-feira, é bom não perder de vista que a violência doméstica contra a mulher é um problema que se encontra longe de ser solucionado.
Basta analisar os dados para perceber que, em Manaus, a violência contra a mulher tem crescido bastante. Para se ter uma idéia, das 34 mulheres assassinadas em 2004, apenas quatro foram mortas por maridos ou companheiros (em alguns casos ex-maridos). Já em 2005, só nos primeiros dois meses do ano, 12 mulheres foram assassinadas por maridos ou ex-companheiros.
As estatísticas chegam a ser mais cruéis. Num intervalo de duas semanas, entre o final de janeiro e começo de fevereiro desse ano, seis mulheres foram mortas por seus cônjuges (ou ex). Em grande parte dos casos, os homens decidiram interromper a vida de suas ex-companheiras pelo simples fato delas terem decidido não viver mais com eles. Ou seja, um certo sentimento de propriedade impede que eles aceitam o fato da mulher querer viver longe deles.
Mas nem sempre a violência masculina contra esposas ou companheiras acaba em assassinato. Muitas aguentam anos de abusos e maus-tratos caladas, no anonimato. As que resolvem tomar uma atitude, geralmente acabam engrossando as estatísticas da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher (DECCM), que registrou 7929 ocorrências em 2003 e 7.875, em 2004.

sábado, março 05, 2005

Para quem gosta do que é nosso!

CD de forró indígena será lançado em Maturuca
O Conselho Indígena de Roraima e a Oficina Tobagulê apresentam o CD Caxiri na Cuia ¿ O Forró da Maloca. O lançamento será na Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Roraima que começa no próximo dia 12 de fevereiro, na aldeia Maturuca, TI Raposa Serra do Sol.
O CD tem 11 composições, em português, com estilo musical que varia entre forró e xote. Todas as músicas abordam a vida indígena na Raposa Serra do Sol e a luta das comunidades pela conquista da terra.
A projeto do primeiro CD com músicas sobre a Raposa Serra do Sol foi possível devido a parceria entre o CIR e a Oficina Tabagulê, a responsável pela produção fonográfica. A Cese ¿ Coordenação Ecumênica de Serviço patrocinou a execução do projeto.
Para adquirir Caxiri na Cuia ¿ O Forro da Maloca, ao custo promocional de R$ 15, contatar com Mário Nicácio, através dos telefones 55 95 224-5761 ou 624-2452 ou pelo e-mail cirfinan@technet.com.br.
Toda a arrecadação com a venda será revertido na compra de instrumetos musicais necessários para a gravação de novos CDs.

sexta-feira, março 04, 2005

Fotos do dia

Província

A Província de Machiparo, vive uns dias com o Espírito conturbado. Nosso agir coariense ainda é um agir de quem vive numa província e o fenônemo provinciano é muito especializado. É um mundo anastésico, que aliena, onde a reflexão fica girando em torno de si, como um cachorro querendo morder o próprio rabo.
Um pequeno grupo, os primeiros a pensarem assim, não acreditam que é possível pensar diferente e nem querem e não aceitam. Estão bem. Acham que são a "elite" do município. Por isso os outros é que têm que olharem para eles e a eles se submeterem. A única coisa que sabem fazer é manter o "status", baixar a cabeça e puxar-saco. Muda Coari. Tu és para todos!

quinta-feira, março 03, 2005

Fotos do dia

Coari mostra tua cara - Cazuza lá no Coari.Blogger.
Esta foto registra um momento histórico. Parece que a invasão é na Casa Paroquial, mas, não é. São os sem tetos do município de Coari, que buscam apoio na conquista de um pedaço de terra para fazerem seu barraco, onde possam atar suas redes.
É um tempo de esperança para muita gente que não tem casa onde morar.


Um momento propício para quem tem uma máquina fotográfica digital, registrar mais um passo da luta do povo coariense, construindo sua história... colocar as fotos na internet. Coari para o mundo ver!

"Invasores" reivindicam casas populares em reunião com prefeito de Coari
As famílias que ocupam dois terrenos particulares no município de Coari (a 370 km de Manaus) aguardam uma proposta do prefeito Adail Pinheiro para deixarem pacificamente as áreas. Os invasores devem se reunir hoje com o prefeito e prometem resistir caso suas reivindicações não sejam atendidas.
As invasões foram iniciadas há duas semanas, quando cerca de 2 mil pessoas lotearam duas propriedades, uma de 130 e outra de 20 hectares, a primeira, de propriedade do ex-prefeito do município, Roberval Rodrigues da Silva, e a segunda, do comerciante José Alves, ambas localizadas entre os bairros de Santa Helena e Itamaraty.
Os invasores reivindicam a posse definitiva dos terrenos e a doação de casas populares por parte da prefeitura. Eles pedem ainda que seja feita negociação direta com os donos dos terrenos para que os lotes sejam colocados à venda.
A ameaça de conflito entre a Polícia Militar e os sem-teto é constante desde que a Justiça deu parecer favorável à reintegração de posse aos proprietários dos terrenos.
Os oficiais da PM foram ao local várias vezes tentando negociar uma desocupação amigável dos dois terrenos.
O prefeito Adail Pinheiro disse ouvir as reivindicações desde que os manifestantes saiam do local. Outro ponto do acordo é a garantia de que os coordenadores do movimento não serão perseguidos nem detidos pela PM.
A proposta é para que os invasores desocupem a área imediatamente, para que sejam incluídos em um cadastro que destinará casas populares às famílias carentes.
Os integrantes do movimento querem a posse definitiva dos lotes e prometem retornar caso não sejam atendidos.
Fonte: Diário do Amazonas ... Portal Amazônia

quarta-feira, março 02, 2005

Fotos do dia

Os dois acusados pela morte da missionária Dorothy Stang, revelaram a polícia civil de Altamira, que o prefeito da cidade, Luiz dos Reis Carvalho (PTB), era amigo do fazendeiro Vitalmiro Matos de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante do crime. Leia+


Ainda vem muita coisa por aí!

O deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB/AM) concluiu o estudo sobre o projeto de lei nº 4.776/05 do governo federal, e para ele é necessário restringir o tamanho da área e limitar o acesso às terras apenas aos brasileiros.
Na semana passada, foi noticiado que o PL “privatizaria” a Amazônia. O deputado, então, solicitou que o Ministério do Meio Ambiente remetesse uma cópia do PL para ser analisado.
Após o estudo, Bezerra concluiu que o documento trata, em síntese, das seguintes questões: do uso da floresta, teoricamente, de forma sustentável, do tempo para a exploração da área, que é de dez a 60 anos, da pré-condição para o “interessado” receber a concessão, bastando ter um plano de manejo. O valor para a atividade a ser desenvolvida na área explorada será definido de acordo com edital de licitação.
Mas dentre as questões que preocupam o deputado estão o limite da área a ser explorada que não é especificado no PL; o concessionário (arrendatário), que tanto pode ser nacional como estrangeiro, e a impossibilidade de um real controle, por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das áreas arrendadas, “o que poderá levar à criação de ‘feudos privados’ na Amazônia brasileira”, comentou.
Eron acredita que se aprovado, o projeto de lei dará margem para os imperialistas invadirem, com o aval do governo federal, as terras brasileiras.
O deputado vai encaminhar para a bancada comunista da Câmara Federal, sugestões para ser apresentadas como emendas.

Crime da Ir. Dorothy Stang é só a ponta do iceberg do crime organizado pela grilagem de terra no Pará. Vamos ver como vai se desenrolar a "ocupação" em Coari. Quem vai ficar do lado de quem!

terça-feira, março 01, 2005

Fotos do dia

Pobres e Ricos da Terra

Um pobre quando entra numa terra para pegar um pedaço e fazer o seu barraco é taxado de "invasor". Um rico quando entra na terra do pobre, o expulsa ou se ele insistir em ficar, ele o mata; e fica mais rico, é tratado com mordomias em todas as esferas do governo, federal, estadual e municipal. Não tem quem defenda os direitos dos pobres, quem o faz é eliminado, como aconteceu com a Ir. Dorothy Stang. Já o rico, a polícia está lá para executar a retirada dos pobre da 'sua' terra. Esse é o nosso Brasil... essa é a nossa Amazônia... esse é o nosso Coari!

A arte imita a vida

O Myrria, cartunista do Jornal Acritica, está cada vez melhor, se superando. Não é atoa que tem ganho o grêmio de melhor do Brasil. Com a charge de hoje, mostra a cara do Brasil. Enquanto os países do assim chamado primeiro mundo estão pensando com que parte vão ficar da Amazônia, investindo dinheiro na área. Os fazendeiros invadindo terras, matando gente. A floresta sendo derrubada, devastada, incendiada, transformada em pasto. Os brasileiros comentando o casamento do Ronaldinho. Os deputados federais arrumando o aumento dos seus salários. Os vereadores de Coari pensando quanto vão abocanhar do município. Os Professores e a Juventude coariense falando de BBB. O Grêmio Coariense (que não é coariense) vencendo, comprando jogadores de fora, queimando dinheiro. Os pobres e os ribeirinhos coarienses invadindo terras, fazendo casas. Os gringos podem... nós também podemos!