quinta-feira, julho 27, 2006
Animação - 'O Menino Urubu' participa do maior evento da área na América Latina
quarta-feira, julho 26, 2006
Através de investigações feitas pelo serviço de inteligência, no dia de ontem ( 19/jul ) a P.F. abordou o Barco a Motor Maresia. O barco saiu ao meio-dia do Porto de Manaus com destino a Coari saiu meio-dia e um policial acompanhou o embarque de passageiros. O barco foi seguido de lancha pela equipe da Polícia Federal. Os policiais observaram que,próximo ao furo do Paracuuba, uma voadeira aproximou-se trazendo mais um passageiro que embarcou. Em Manacapuru, com apoio da equipe de terra, os policiais abordaram o barco e identificaram os acusados, Dílson Palheta dos Santos,natural de Barcelos, e Edson Ribeiro de Souza, de Porto Velho.
Ao revistarem a bagagem, encontrou-se 1 kg de pasta-base de cocaína, que tinha como destino a cidade de Coari. Os homens foram autuados em flagrante e aguardam remoção da custódia da PF.
Desmatamento Associações tentam impedir comércio do grão da Amazônia
terça-feira, julho 25, 2006
segunda-feira, julho 24, 2006
domingo, julho 23, 2006
sábado, julho 22, 2006
sexta-feira, julho 21, 2006
A visita fez parte da programação do Simpósio Internacional Amazônia: Fonte de Vida, realizado em Manaus e organizado pela RSE (Religion Science and Enviorment), organização com sede em Atenas, na Grécia. O evento prossegue até amanhã, quinta-feira (20). É a primeira vez que o evento é realizado em país não europeu. Leia mais.
Os ataques aconteceram durante a madrugada desta terça-feira (19). No total sete pontos de ônibus, um mobiliário urbanístico, um caixa eletrônico, um restaurante, sete lojas de roupas e duas revendedoras de carros foram atingidos.
A polícia acredita na possibilidade de uma ação isolada, mas não descarta nenhuma possibilidade, como por exemplo, a demonstração de força de grupos ou galeras da cidade, mas não acredita em ação de grupos organizados, como aconteceu no Estado de São Paulo, quando por determinação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), ônibus e alvos militares foram depredados e incendiados. Leia mais.

O artista plástico Edson Queiroz abre nesta quinta-feira (20/07), no salão de vidro do Studio 5 Festival Mall, a exposição inédita Vida Ribeirinha, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura através do PPGI - Programa Pequenos Projetos Grandes Idéias.
quinta-feira, julho 20, 2006

PM destrói 25 mil pés de maconha em Coari
Vinte e cinco mil pés de maconha foram erradicados ontem pela Polícia Militar do Município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus). O trabalho de combate à plantação de maconha no município foi comandado pelo comandante da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar de Coari, capitão Ayrton Norte.
Norte contou que iniciou as investigações há duas semanas com base em denúncias feitas por agricultores que moram na região do rio Tambaqui, na divisa do Município de Coari, com os municípios de Maraã e Tefé conhecida como "berço da maconha", na cabeçeira do rio Copea, onde o acesso só é possível de barco. Leia mais.


Levantamento divulgado na quinta-feira pela Faea (Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas) apontou o aumento na comercialização de castanha-do-brasil do Estado com o mercado internacional em 10% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2005.
Pelos números divulgados, o volume de 1.400 toneladas da castanha em grão comercializado entre janeiro e maio de 2006 representa crescimento de 27,27% em relação aos primeiros cinco meses do ano passado.
No cruzamento de dados fornecidos pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e pela Afloram (Agência de Florestas do Amazonas), sobre os dez municípios maiores produtores como Boca do Acre, Manicoré, Lábrea, Beruri, Coari, Tapauá e Amaturá, respondem por 89,60% do valor apurado pelas exportações totais do produto em amêndoa pelo Estado no período de janeiro e maio deste ano, cerca de US$ 4,4 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado representavam 88,10%. Leia mais.
quarta-feira, julho 19, 2006
Jovens expedicionários que refazem o trajeto de Francisco Orellana visitaram ontem, em Manaus, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e um pouco da história da região registrada e resguardada em setores do instituto.
terça-feira, julho 18, 2006

Vereadores livram Moutinho de uma nova investigação
No dia 21 de junho, o parecer elaborado pelo corregedor da CMM, vereador Tony Ferreira (PFL), livrou Moutinho de ser investigado pela Comissão de Ética por causa do seu envolvimento no escândalo da Fundação Prodente. Ele, o vereador Nelson Amazonas e o deputado Nelson Azedo (PMDB) foram denunciados pelo Ministério Público Federal por suposta compra de votos em troca de tratamento dentário oferecido pela fundação. Leia mais.
segunda-feira, julho 17, 2006

sábado, julho 15, 2006
Estudantes e cientistas saem em expedição


Ontem, a expedição esteve em Tefé, no Alto Rio Amazonas, onde participou de seminário científico direcionado a professores e pesquisadores e visitou a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. Hoje, chega a Coari (AM), e, dia 16, participa do Encontro das Águas entre os rios Solimões e Negro, perto de Manaus, evento organizado pela Igreja Ortodoxa Grega. Em seguida, a expedição faz atividades em Manaus, Belém e Parauapebas, no sudeste do Pará. Leia mais.
Por três meses, uma menina índia de 9 anos da tribo apurinã, do Amazonas, brincou com as bonecas que ganhou de funcionários do hospital Moura Tapajós, de Manaus. Sorridente, mas calada, passava horas fingindo estar alimentando a boneca. Na quarta-feira, às 16h33m, após uma gravidez que ameaçou ser de alto risco, ela deu à luz sua primeira filha, uma menina que nasceu pesando pouco mais de dois quilos e medindo 42cm. As duas crianças passam bem.

Feira de Coari inicia dia 29 e vai até 2 de agosto

7.
15 julio
09:20
Interbusiness/Telecom Italia, Italia
8.
15 julio
09:59
Telepac II, Portugal
9.
15 julio
10:57
Universität Mannheim, Mannheim, Alemania
10.
15 julio
11:02
Loral Skynet Network, Estados Unidos
sexta-feira, julho 14, 2006

quinta-feira, julho 13, 2006

Destaque nacional para projeto paraense |

Patriarca Ecumênico Bartolomeu I chega a Manaus para Simpósio VI:"O Amazonas Fonte de Vida"
Hoje, dia 13 de julho, dezenas de cientistas, teólogos, líderes religiosos e ambientalistas, altos funcionários de organismos internacionais, representantes do governo brasileiro, sertanistas, chefes indígenas e jornalistas dos mais influentes órgãos da imprensa ocidental chegarão a Manaus para participar de um evento único neste quarto de século em que a preservação da floresta tornou-se preocupação planetária. Alguns dos convidados virão de lugares distantes, como Irã, Azerbaijão e Noruega. Leia mais. |
O descaso da Assembléia Legislativa do Estado (ALE) com o escândalo Prodente, as denúncias de superfaturamento de obras viárias da gestão do governador Eduardo Braga (PMDB) e a agressão praticada pelo vereador Sabino Castelo Branco (PFL) contra sua mulher, a delegada Vera Lúcia Silva, serviram como estopim para a reativação do Fórum pela Ética e Transparência Política no Amazonas. Leia mais. |
Dois anos Em junho quando este blog completou dois anos tinha a ideia de colocar as fotos de Coari preparada para a Copa, nao consegui, minha camera digital quebrou, foi um prejuizo entanto. A cidade ficou enfeitada e eu fiquei sem minha digital. Coisas da vida! Agora em Manacapuru a internet esta meio contra ou contra totalmente, nada parece esta dando muito certo, ate o teclado nao funciona. Tanto no meu computador como no computador do cyber os acentos dos teclados da nossa lingua nao conseguem ser ativados. |
quarta-feira, julho 12, 2006
Petróleo puxa queda na produção industrial A produção industrial do Amazonas registrou em maio uma queda de 5,7% se comparada com o mesmo período do ano passado. O impacto negativo na produção foi percebido principalmente no refino de petróleo, que apresentou retração de 31% no mês de maio. Até o fechamento desta edição, a Refinaria de Manaus Isaac Sabbá (Reman) não esclareceu o porquê desse decréscimo. Leia mais. |
terça-feira, julho 11, 2006

segunda-feira, julho 10, 2006

Gostaria de saber se vc que é o dono do blogger, parabens achei super interessante e as fotos muito bonitas. bravo!!
Everaldo Barbosa"

Litoral norte desponta para a pesca
Descobertos dois novos tipos de camarão de alto valor comercial |

Falta de chuvas preocupa ambientalistas
Com a diminuição das chuvas, uma das preocupações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) envolve as áreas de cultivo agrícola que atendem estados como o de Rondônia. Além disso, o aumento no número de queimadas, no período de seca, eleva o risco de incêndios que podem destruir parte da floresta. Leia mais. |
Um Brasil que tudo pode... uma pena!
Candidatos envolvidos em escândalos
Parlamentares acusados de envolvimento com a máfia das ambulâncias, com o esquema do mensalão e outras irregularidades que balançaram a república nos últimos três anos tentam manter ou reconquistar uma cadeira na Câmara nas eleições de outubro.
Entre os 19 deputados envolvidos com o mensalão, nove vão tentar estender seus mandatos por mais quatro anos. E três que renunciaram tentarão voltar à Casa. A informação foi publicada ontem no sítio Congresso em Foco. Leia mais.
sábado, julho 08, 2006
quinta-feira, julho 06, 2006

O cientista Foster Brown, que é o maior estudioso de queimadas no Acre, considera acertada a decisão do Ministério Público Estadual de exigir dos órgãos estaduais, federais e municipais que não autorizem "queima controlada", bem como o licenciamento ambiental para conversão de áreas de floresta, na parte leste do Estado, até que seja concluída a sistematização das informações acerca das áreas queimadas na região no ano passado, sua abrangência, impactos e riscos. Leia mais.
quarta-feira, julho 05, 2006
O assessor jurídico do jornal A CRÍTICA, advogado Júlio Antônio Lopes, entregou ontem à tarde ao Ministério Público Federal (MPF) cópia dos relatórios que apontam suposto esquema de superfaturamento de obras na gestão do governador Eduardo Braga (PMDB). Leia mais.
terça-feira, julho 04, 2006
A trajetória de Stradelli na Região Amazônica é um roteiro pronto para ser filmado. Filho de família nobre da região de Parma, nasceu em de dezembro de 1852, herdou o título de conde e aos 27 anos abandonou os estudos de Direito para explorar a Amazônia. Em paralelo, ainda na Itália, dedicou-se a estudar Etnologia, Topografia, Farmacologia, Homeopatia, Botânica, Zoologia e Fotografia, além de Português e Espanhol.
Ao chegar a Manaus, em 1879, montou aqui uma base de onde partia em viagens para vários pontos da Amazônia. Dois anos depois visitou pela primeira vez a região de Uaupés (próximo à fronteira do Brasil com a Colômbia) e manteve contato com grupos indígenas - a quem dedicou boa parte de seu trabalho.
Em 1884 retornou à Itália para terminar os estudos em Direito mas logo depois voltou à Amazônia. Durante este tempo também foi correspondente da Sociedade Geográfica Italiana, que patrocinou algumas de suas expedições até 1901. No ano de 1893 naturalizou-se brasileiro e atuou como promotor de Justiça nas regiões de Lábrea e de Tefé.
Para o diretor Andrea Palladino, um dos aspectos que mais chamam atenção na trajetória de Stradelli - além de sua inegável importância para os estudos etnográficos da Amazônia - é a diversidade de seus contatos. O conde italiano colocou a primeira pedra na construção do Teatro Amazonas, conviveu com artistas italianos que trabalharam na construção da opera house de Manaus e até propôs à Pirelli explorar economicamente a borracha da Amazônia.
Em meio a tudo isso, o lado humanista de Stradelli é destacado por Palladino e por Astrid Lima, jornalista amazonense responsável pela produção do documentário. "É um olhar estrangeiro diferente, mais humano", observa Astrid.
Não existe, além do documentário de Andrea Palladino, nenhuma homenagem programada para Stradelli em 2006 - quando se completa 80 anos de sua morte.
segunda-feira, julho 03, 2006
No início do ano, o governo federal editou um decreto de limitação administrativa proibindo na região o corte raso da floresta e novas atividades econômicas que prejudiquem o meio ambiente. Isso ocorreu depois que uma decisão judicial suspendeu as obras de recuperação do asfalto da rodovia, que estavam sendo executadas sem licença ambiental.
Para o Ministério dos Transportes, o estudo de impacto ambiental não era necessário, porque se trata de uma rodovia já existente. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente argumenta que mais da metade da estrada está intransitável e, por isso, a recuperação terá o impacto da construção de uma nova.
As consultas públicas serão realizadas nas cidades amazonenses de Tapauá (dia 19), Camutama (20), Lábrea (22), Humaitá (24), Manaus (26) e Beruri (28).
domingo, julho 02, 2006
Governador do Amazonas quer ser excluído de ação
O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), pediu para ser excluído da Representação movida pelo PSDB contra ele e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por suposto abuso de poder político e de autoridade.
O PMDB acusou os dois de praticar propaganda eleitoral antecipada em favor da reeleição do presidente, durante cerimônias oficiais nas cidades amazonenses de Coari e Manaus, no dia 1º de junho. O governador Eduardo Braga teria, inclusive, discursado nesse sentido, de acordo com o partido. Leia mais.
sábado, julho 01, 2006

Será o Candidato a "Deputado Federal" mais votado em Coari!!!???