Coaripolis

quinta-feira, julho 27, 2006

Consulta pública debate criação de 9,4 milhões de hectares de áreas protegidas ao longo da BR-319
De cada 10 hectares de novas áreas protegidas propostas, três abrigariam Parques Nacionais (Parnas), unidades de proteção integral: Parna de Coari; Parna de Umari e Parna do Jari. Leia mais.

Projeto promove cultura popular da Amazônia
Está sendo realizado no período de 24 a 29 de julho, o Encontro Regional (Acre e Rondônia) do projeto "A Cultura Popular no Imaginário Amazônico". O projeto foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Minc), no Edital de Concurso nº 2/2005, de Fomento às Expressões das Culturas Populares. Leia mais.

Curta paraense no Festival de Gramado
Animação - 'O Menino Urubu' participa do maior evento da área na América Latina
A história parte do drama de um bebê que, abandonado à própria sorte em um lixão, é criado por um casal de urubus. 'É uma desculpa para falar de temas sobre a condição humana', explica Fernando. 'Ele engloba muitos assuntos diferentes, de cunho social e ambiental.' Além de sua produção cem por cento local, o que torna o curta notável é a utilização de uma temática universal - a miséria e seus chocantes desdobramentos - para falar da relação entre pai e filho e de sentimentos humanos que envolvem tanto a criança quanto o espectador adulto. Leia mais.

quarta-feira, julho 26, 2006

Consumo coariense
Apreensão de droga em Coari
Através de investigações feitas pelo serviço de inteligência, no dia de ontem ( 19/jul ) a P.F. abordou o Barco a Motor Maresia. O barco saiu ao meio-dia do Porto de Manaus com destino a Coari saiu meio-dia e um policial acompanhou o embarque de passageiros. O barco foi seguido de lancha pela equipe da Polícia Federal. Os policiais observaram que,próximo ao furo do Paracuuba, uma voadeira aproximou-se trazendo mais um passageiro que embarcou. Em Manacapuru, com apoio da equipe de terra, os policiais abordaram o barco e identificaram os acusados, Dílson Palheta dos Santos,natural de Barcelos, e Edson Ribeiro de Souza, de Porto Velho.
Ao revistarem a bagagem, encontrou-se 1 kg de pasta-base de cocaína, que tinha como destino a cidade de Coari. Os homens foram autuados em flagrante e aguardam remoção da custódia da PF.
Fonte: Maskate

Operaíndia
Depois dos 15 dias de Manacapuru, onde estive na coordenação do Curso de Fé e Cidadania da Prelazia de Coari, com participantes de todos os municípios que compõem esta juridisção eclesiástica (Coari, Codajás, Anori, Anamã, Beruri, Caapiranga e Manacapuru). Consegui um dia de folga.
Aproveitei esse dia para ir ao teatro e assistir o espertáculo Operaíndia. O espetáculo traz rituais, cantos, danças e lendas indígenas, com um diferencial, misturando à cultura tradicional elementos da dança e da música contemporâneas, como sintetizadores e guitarra. “Eu quero mostrar como vão ser as danças indígenas do futuro”, explica Mug, escritor e diretor da peça. Leia mais.
Foi interessante ver um espetáculo cheio de vida, de luz (luz de lamparina), de cores e música.

Boicote ameaça soja de Santarém
Desmatamento Associações tentam impedir comércio do grão da Amazônia
Supermercados, fabricantes de alimentos e cadeias de fast-food na Europa, entre elas o McDonald’s, dizem que não comprarão mais soja amazônica e seus derivados com origem ilegal. A decisão é resposta a um relatório feito pela organização ambientalista Greenpeace que liga a produção do grão no bioma com o desmatamento, e foi publicada ontem pelo jornal britânico The Guardian. Segundo a ONG, a soja plantada em áreas desmatadas alimenta frangos na Europa que param na mesa do consumidor. Leia mais.

Lideranças indígenas denunciam agressão contra povo Cocama no Amazonas
Lideranças do povo Cocama estão hoje (25) em Manaus para denunciar agressões supostamente cometidas contra 140 moradores da aldeia Boca do Mocoruna, que fica na beira do rio Solimões, em Fonte Boa (AM). Leia mais.

Professores do município ameaçam paralisação
Professores da rede municipal de Ensino prometem parar as atividades, caso o Plano de Cargos, Carreira e Salários da categoria não seja enviado à Câmara Municipal de Manaus o mais rápido possível. A ameaça foi feita pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Isis Tavares, durante manifestação realizada na manhã de ontem, na sede do Poder Legislativo. Leia mais.

MST faz primeira ocupação em Roraima
O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) anuncia para hoje, 25, o início de mais uma "Jornada Nacional de Luta" pela reforma agrária. E, como prévia das ações, comunica que invadiu pela primeira vez uma fazenda em Roraima. Leia mais.

Sant'Ana
Hoje Coari está em festa, celebra sua padroeira. Uma festa que está intimamente ligada a história do município. Ao menos aqui em Manaus o sol se levanta dando glória a ela, espero que tambem em Coari o dia esteja bele como aqui.
O povo se levanta com a certeza da procissão e o arraial que farão um dia diferente na cidade. Essa festa é parte da tradição amazônica, claro, muitas coisas mudam e que bom que mudem, o mundo não pode continuar igual, porém muitas essências permanecem, ainda bem!
Salve Sant'Ana, viva o povo coariense!

Consulta pública para desenvolvimento sustentável
As propostas a ser discutidas nas consultas públicas abrangem áreas dos seguintes municípios: as reservas extrativistas de Ituxi, em Lábrea; do Médio Purus, em Lábrea, Pauini e Tapauá; Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual do Igapó-Açu, em Beruri e Manicoré; e a ampliação das florestas nacionais de Balata Tufari, em Canutama, Lábrea e Tapauá; de Tapauá, em Canutama e Tapauá; de Iquiri, em Lábrea; de Beruri, em Autazes, Beruri, Borba, Careiro, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré e Tapauá; o Parque Nacional de Umari, em Canutama, Humaitá e Lábrea; Parque Nacional do Coari, em Lábrea; e Parque Nacional do Jari, em Beruri, Manicoré e Tapauá. Leia mais.

terça-feira, julho 25, 2006

Funai aprova delimitação de terras indígenas no Amazonas
A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou no Diário Oficial, na última quinta-feira (20), a aprovação dos estudos de identificação da Terra Lago do Correio e Porto Limoeiro, habitadas pelas etnias Tikuna e Kokama. As duas terras são localizadas no município de Santo Antonio do Iça, no Amazonas.Com uma área aproximada de 10.579 hectares, a Terra Lago do Correio envolve três aldeias: Boa Esperança, Nova Jerusalém e Novo Girassol, com um total de 45 pessoas. Já a Terra Porto Limoeiro contar com uma área aproximada de 5.000 hectares para cerca de 16 indígenas. Leia mais.

O Deputado Federal de Coari...Moutinho!
O vereador Paulo De' Carli (PDT) prometeu, ontem, que os depoimentos das pessoas envolvidas no Caso Prodente serão feitos em audiência Pública, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com transmissão pela TV Câmara. "Vou convocar todas as reuniões para depoimento de testemunhas e acusados em audiência pública. Tudo vai ser tratado no plenário, aberto à imprensa e à comunidade", disse De' Carli.
Amazonas, Moutinho e mais o deputado Nelson Azedo (PMDB), foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Tribunal Regional Eleitoral, em maio, por suposto aliciamento de eleitores na Fundação Prodente. Azedo e Moutinho aparecem em vídeo pedindo votos, em troca de tratamento dentário, aos usuários da Prodente, entidade fundada por Azedo. Leia mais.

segunda-feira, julho 24, 2006

Coari... a cidade que copia, copia e copia
Desde a idade média o ato de copiar tem se multiplicado pelo mundo e graças a esse hábito a humanidade é possuidora de muitas obras de arte que dentro dos mosteiros eram copiados pelos monges copistas.
Copiar, plagear, imitar, piratear hoje são ações que inflingem a lei ou atitudes que mostram falta de criatividade e competência. Infelizmente o município de Coari nas suas festas onde a criatividade mostrava ou mostra suas raízes culturais, tem enveredado por esse caminho, o caminho de imitar e copiar o que tem acontecido por outros lugares e deixado o que era seu de lado.
No carnaval inaugurou seu centro cultural com uma arquitertura que varia entre a sapucaí do Rio de Janeiro; o sambódromo de Manaus e a arena dos bois de Parintins; nenhuma criatividade na construção, só copiação e o pior deixou o nosso carnaval, tradição de muitos anos, um carnaval de rua, um carnaval de blocos, para fazer uma cópia grosseira do carnaval da Bahia. O carnaval do trio elétrico.
Agora deixou de lado nossa festa junina, julhina, o festival folclórico para fazer a I festa da cultura, juntando o aniversário da cidade, danças folclóricas, atividades esportivas, escolha da miss cidade, entre outras atividades. Eu que estava em Manacapuru presenciei por lá uma a mesma coisa, Manacapuru comemorando seu aniversário, fazendo seu festival cultural; em Coari, nem o nome mudaram, que falta de criatividade. Será que tem alguém nessas secretaria que é de Manacapuru?
E o pior de tudo é a propaganda que estão fazendo dessa festa aqui em Manaus, são vários muitos os outdoors espalhados pela cidade divulgando a cidade.
O pessoal de Manacapuru deve está tirando o maior sarro de nós coarienses pela falta de originalidade!

Romaria da Floresta
Em torno a 500 pessoas estão sendo esperadas para participar da primeira Romaria da Floresta, que será realizada de 22 a 25 de julho, em Anapu, Estado do Pará. A Romaria consistirá de uma grande caminhada, de 55 quilômetros, saindo de Anapu, no dia 22, e chegando na tarde do dia 24 ao local onde Irmã Dorothy Stang foi assassinada. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Anapu, que organiza o evento, esta Romaria quer "celebrar o compromisso de defender a vida da floresta, do povo, do planeta." Leia mais.

Queimadas podem transformar a Amazônia em fonte de poluição
A Floresta Amazônica, que cumpria um papel importante no equilíbrio da atmosfera, ao retirar dióxido de carbono do ar, pode ter se transformado em um emissor do gás, devido à queima indiscriminada de suas árvores, segundo cientistas. "Há uma grande dúvida se a Amazônia é uma fonte de carbono atmosférico ou um local onde ele é armazenado", explicou Diane Wickland, diretora do programa de ecologia terrestre da Nasa. Leia mais.

domingo, julho 23, 2006

Ciao Manacapuru, olá Manaus
Sexta a tarde terminou o curso que fui coordenadar em Manacapuru. Estive silenciado sobre o que fui fazer lá. Pois é. Fui lá por 15 dias para coordenar um curso de Fé e Cidadania. Fiquei surpreso em ver tantas pessoas interessadas nesse tema social, melhor dizendo de Doutrina Social da Igreja. Um dos temas que tenta ajudar a compreender a realidade e dela fazer uma leitura crítica.
Agora estou em Manaus, fim de semana de muita rede, visita a amigos e parentes, porque ninguém é de ferro. O tempo corre e as pessoas por aqui me convidam para ver a vida como ela é, sem a virtualidade da internet.

sábado, julho 22, 2006

Manaus recebe hoje exposição internacional de Camille Claudel

Pescadores e piscicultores do AM aprendem técnicas para trabalho
Os produtores que trabalham com a criação e a reprodução de peixes no interior do Amazonas também estão se especializando cada vez mais com os treinamentos governamentais. Desde janeiro deste ano, técnicos do Idam já capacitaram mais de 120 produtores de Balbina, Coari, Codajás, Careiro Castanho, Iranduba e Manacapuru. Nestes últimos três municípios, o governo do Estado desenvolve também um projeto experimental que propõe a construção artesanal de tanques-rede (estruturas destinadas à criação de peixes) a partir da utilização de madeira regional manejada, simples e barata. Leia mais.

sexta-feira, julho 21, 2006

Bartolomeu I visitou Flona e criticou plantio de soja
O Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I, chefe da Igreja Ortodoxa, esteve em Santarém no último sábado, dia 15, visitando a comunidade de Maguari, localizada a aproximadamente 122 do centro da cidade e dentro da Floresta Nacional do Tapajós (Flona).
A visita fez parte da programação do Simpósio Internacional Amazônia: Fonte de Vida, realizado em Manaus e organizado pela RSE (Religion Science and Enviorment), organização com sede em Atenas, na Grécia. O evento prossegue até amanhã, quinta-feira (20). É a primeira vez que o evento é realizado em país não europeu.
Leia mais.

Depredações se multiplicam em Manaus
Vandalismo, foi dessa forma que proprietários de lojas e estabelecimentos comerciais definiram uma seqüência de atentados em diversos pontos comerciais das principais ruas de Manaus.
Os ataques aconteceram durante a madrugada desta terça-feira (19). No total sete pontos de ônibus, um mobiliário urbanístico, um caixa eletrônico, um restaurante, sete lojas de roupas e duas revendedoras de carros foram atingidos.
A polícia acredita na possibilidade de uma ação isolada, mas não descarta nenhuma possibilidade, como por exemplo, a demonstração de força de grupos ou galeras da cidade, mas não acredita em ação de grupos organizados, como aconteceu no Estado de São Paulo, quando por determinação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), ônibus e alvos militares foram depredados e incendiados.
Leia mais.

Será que nascerá um novo tempo?

E depois da Copa!

Artista plástico faz exposição sobre Vida Ribeirinha
O artista plástico Edson Queiroz abre nesta quinta-feira (20/07), no salão de vidro do Studio 5 Festival Mall, a exposição inédita Vida Ribeirinha, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura através do PPGI - Programa Pequenos Projetos Grandes Idéias.
Projeto Vida Ribeirinha
De acordo com o artista, o Projeto Vida Ribeirinha nasceu do desejo de ver registrada a minha época através do meu pincel, assim como Velazquez imortalizou o Aguadeiro de Sevilha, Constable os canais de Veneza, Portinari o povo de Brodósqui e tantos outros que deixaram seu legado artístico.
Outro objetivo é mostrar à sociedade moderna, que apesar das dificuldades, o ribeirinho demonstra respeito pelo seu semelhante, pelo meio em que vive e que traz no seu semblante um aspecto muito mais feliz. Nos condomínios modernos e seguros, as pessoas não sabem o que significa um “bom dia” dentro do elevador. Leia mais.

quinta-feira, julho 20, 2006

Agricultura coariense!!!
PM destrói 25 mil pés de maconha em Coari

Vinte e cinco mil pés de maconha foram erradicados ontem pela Polícia Militar do Município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus). O trabalho de combate à plantação de maconha no município foi comandado pelo comandante da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar de Coari, capitão Ayrton Norte.
Norte contou que iniciou as investigações há duas semanas com base em denúncias feitas por agricultores que moram na região do rio Tambaqui, na divisa do Município de Coari, com os municípios de Maraã e Tefé conhecida como "berço da maconha", na cabeçeira do rio Copea, onde o acesso só é possível de barco.
Leia mais.

Feira traz oportunidades de negócios para a Amazônia
A coordenação executiva do Núcleo de Promoção Comercial da Superintendência da Zona Franca de Manaus apresentou o projeto da III Feira Internacional da Amazônia nesta quarta-feira (19/7), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), em Belém. A idéia é incentivar a participação de empresários da indústria como expositores no evento. A feira vai ser realizada no período de 30 de agosto a 2 de setembro, em Manaus. Leia mais.

Amazonas fatura US$ 4,4 mi com exportação de castanha
Levantamento divulgado na quinta-feira pela Faea (Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas) apontou o aumento na comercialização de castanha-do-brasil do Estado com o mercado internacional em 10% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2005.
Pelos números divulgados, o volume de 1.400 toneladas da castanha em grão comercializado entre janeiro e maio de 2006 representa crescimento de 27,27% em relação aos primeiros cinco meses do ano passado.
No cruzamento de dados fornecidos pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e pela Afloram (Agência de Florestas do Amazonas), sobre os dez municípios maiores produtores como Boca do Acre, Manicoré, Lábrea, Beruri, Coari, Tapauá e Amaturá, respondem por 89,60% do valor apurado pelas exportações totais do produto em amêndoa pelo Estado no período de janeiro e maio deste ano, cerca de US$ 4,4 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado representavam 88,10%.
Leia mais.

Do Jornal A Crítica de ontem (versão impressa)
Punição
Do prefeito de Coari, Adail Pinheiro: "Antigamente se usava a máquina pública sem nenhum pudor. Agora, o prefeito terá que ter muita conversa para conquistar os eleitores". Ele refere-se ao rigor da legislação eleitoral contra o abuso do poder econômico.
Caderno principal - Coluna sim & não - pag. A4
Será que a Máquina Pública Coariense é usada com Pudor ou sem Pudor?

quarta-feira, julho 19, 2006

Nossa Amazônia
Depois de duas semanas na selva, fica mais fácil de compreender como a Amazônia é realmente um mundo a parte do Brasil. E a questão ambiental um conto de fadas. Os problemas naquela mata são muito silenciosos comparados aos ônibus em chamas em São Paulo. Ainda assim, o país é o mesmo. E a imprensa e a sociedade deveriam notar. Tráfico de drogas e crime organizado também acontecem na floresta. É por lá que entra muita coisa que vai parar no Sudeste. É lá também que se esconde a riqueza capaz de um dia ajudar este país a ser mais igualitário socialmente. E não se trata de transformar a Amazônia num celeiro, mas em conservá-la quase como está. Como mostra a colunista Maria Tereza, biodiversidade é essencial para manter um país agropecuário competitivo e saudável. Outro ponto importante é tratado pelo convidado Fábio Olmos: extrativismo não é sinônimo de boa política de conservação, é solução para pobreza em área já degradada.
Há quem acredite que educar é uma das poucas ferramentas eficazes para se garantir um futuro próspero. Talvez por isso, embarquei tão animada numa viagem de 10 dias pelo rio Amazonas com adolescentes dos nove países que compõem a Bacia Amazônica. Eles foram escolhidos pelos seus governos para conhecer a Amazônia de perto e ter aulas práticas do que significa ecologia, pobreza e recursos naturais a serem explorados. Um projeto ousado, que atraiu poucos jovens no Brasil, mas que deu a chance de mostrar a quem tomará as decisões amanhã o que não pode ser deixado de lado quando se discute o que está errado numa nação. Leia mais.

WWF-Brasil

Professores indígenas aprendem novas técnicas de alfabetização em Boa Vista
Por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) 14 professores indígenas ganharam a oportunidade de participar do Programa de Incentivo à Leitura e Escrita (Praler). Durante toda esta semana, eles estarão reunidos na escola municipal Frei Arthur Agostini, discutindo e aprendendo novas técnicas que auxiliam no processo de alfabetização. Leia mais.

Os novos Colonizadores
Expedição Orellana conhece Inpa
Jovens expedicionários que refazem o trajeto de Francisco Orellana visitaram ontem, em Manaus, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e um pouco da história da região registrada e resguardada em setores do instituto.
Os expedicionários são da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Os 45 visitantes, oriundos dos nove Países que compõem a Amazônia, conheceram o Herbário, a biblioteca do Inpa, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos, o Bosque da Ciência e a Xiloteca (acervo de Madeiras).
A visita faz parte de um projeto denominado "Conhecendo a Amazônia - A OTCA e a Juventude - Caminhos de Orellana". Nele, jovens estudantes percorrerão a rota da expedição comandada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do rio Amazonas, no século XVI (1541 e 1542).
As viagens tiveram início no dia 24 de junho desse ano e já percorreram quatro Países: Equador, Peru, Colômbia e Brasil. A trajetória de Orellana é relembrada por meio de percursos feitos por terra, rios e pelo ar. No próximo dia 27, a aventura se encerrará, em Brasília.
Fonte: A Crítica

O Deputado Federal de Coari... Veja lá...
Para onde vai o caso de corrupção do atual Verador Ari Moutinho...

terça-feira, julho 18, 2006

Manacapuru... terra das cirandas
As três cirandas da cidade estão em ritmo acelerado de ensaios e preparação em geral. Alegorias, roupas, carros alegóricos, enredos, batucadas e todas as coisas que envolvem um desfilo dessa envergadura.
Os brincantes se encontram em clima de euforia e expectativas em relação a apresentação de sua ciranda na arena do Parque do Ingá. Todos estão fazendo o melhor que podem e estão dispostos de dar tudo que preciso for para que o desfile de cada uma das três cirandas seja uma festa de grande beleza.
Esse é o assunto do momento na princesinha do Solimões!

Aprovada a criação da maior floresta estadual da Amazônia
A proposta de criação da Flota (Floresta Estadual) do Paru, na região da Calha Norte, Oeste do Pará, foi aprovada por unanimidade na manhã da quinta-feira (13), durante consulta pública realizada no auditório da Sectam (Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente), em Belém. O projeto será agora encaminhado ao governador do Estado Simão Jatene, para ser sancionado. Leia mais.

O Deputado Federal de Coari... Veja lá!
Vereadores livram Moutinho de uma nova investigação
O vereador Ari Moutinho (PMDB) livrou-se ontem do segundo processo de investigação por quebra de decoro parlamentar em menos de um mês. Por 26 votos a seis, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu arquivar o pedido de cassação do mandato de Moutinho de autoria do diretor executivo da Confederação Nacional dos Metalúrgico, Agostinho Corrêa.
No dia 21 de junho, o parecer elaborado pelo corregedor da CMM, vereador Tony Ferreira (PFL), livrou Moutinho de ser investigado pela Comissão de Ética por causa do seu envolvimento no escândalo da Fundação Prodente. Ele, o vereador Nelson Amazonas e o deputado Nelson Azedo (PMDB) foram denunciados pelo Ministério Público Federal por suposta compra de votos em troca de tratamento dentário oferecido pela fundação.
Leia mais.

Em tempo de Campanha Eleitoral tudo vale!

Para conhecer mais Manacauru: Portal Manacapuru e Manacapuru.com

segunda-feira, julho 17, 2006

Ressaca
A cidade de Manacapuru vive hoje uma segunda de ressaca, depois de cinco dias de festa, não era para menos. Sábado as comemorações viveram sua hapoteose maior com o cantor Elimar Santos, quem foi gostou, ficou estonteado com a performance do homem, foi show que não acabava. Para completar o domingo foi de shows de bandas locais e muito esporte, tudo isso no Miriti, banho que fica na estrada, indo para Manaus.
Apesar de toda a publicidade do evento e da presença que lotava o Parque do Ingá todas as noites, a impressão que fica é que a Secretaria de Cultura está apostando muito mais na Festa das Cirandas que nesta atual, do aniversário e do folclore; também pudera conforme falam por aqui as cirandas atraem dez vezes mais pessoas que a festa que terminou... mais gente, mais dinheiro, é a lógica do capital.
Desde ontem as ruas começaram a ficar vazias. No fim da tarde estive na rodoviária e os ônibus deixavam a cidade lotados. Claro que o movimento sempre fervilhante do centro comercial não vive só do mundo das festas. O comércio vive muito das pessoas e dos comerciantes dos municípios de Beruri, Anori, Anamã e Caapiranga que vêm em Manacapuru abastecer suas praças locais. Esse é um mundo que vamos entrando devagar, é uma nova Manacapuru que está se abrindo aos meus olhos!

Festival Amazonas de Jazz
As diversas manifestações do jazz contemporâneo, nas vertentes amazonense, brasileira, americana e caribenha, estarão reunidas em Manaus, de 20 a 23 de julho, durante a primeira edição do Festival Amazonas de Jazz, promoção do Governo do Estado, via Secretaria de Cultura (SEC), com patrocínio da Coca-Cola. Segundo o secretário de Cultura, Robério Braga, o objetivo do evento é promover o Estado como destino cultural e turístico, além de incluir a capital no roteiro dos grandes festivais internacionais do gênero. Toda a programação é aberta ao público, gratuita e a direção está sob responsabilidade do maestro português Rui Carvalho. Leia mais.

sábado, julho 15, 2006

Análise do Sipam revela que 928 quilômetros quadrados de floresta foram destruídos em 2005
Uma análise divulgada hoje (14) pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) mostra que 928 quilômetros quadrados de floresta foram destruídos no sul do Amazonas, em 2005. A área é superior aos 750 quilômetros quadrados estimados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para todo o estado. “Nossa intenção não é causar polêmica, mas esse resultado infelizmente mostra um cenário mais pessimista”, declarou o gerente do Sipam em Manaus, Luciano Laybauer. Leia mais.

Amazônia sedia debate internacional sobre meio ambiente, cultura e religião
Começa hoje e vai até o dia 20 de julho o simpósio “Amazônia, fonte de vida”, promovido pela Igreja Cristã Ortodoxa da Grécia. Mais de 200 líderes religiosos, cientistas, ambientalistas e representantes de governos de vários países estarão participando do encontro que acontecerá a bordo do navio Ibero Star e utilizará outras dez embarcações. Leia mais.

Manacapuru terra das Cirandas
Site da Prefeitura da Cidade

Site oficial da Ciranda Flor Matizada

Manacapuru
Na estrada...
Na cidade...

Manacapuru
Uma semana na terra das cirandas. Desde terça a festa de aniversário do município é a maior atração. Se nos fins de semana normais chegam por aqui centenas de pessoas vindas de Manaus, neste fim de semana esse número vai se multiplicar.
O aniversário da cidade é em prática um festival folclórico festejado no Parque do Ingá. São várias as "brincadeiras" que se apresentam no palco durante os cinco dias que duram a comemoração. Hoje é o encerramento e tem como atração principal Elimar Santos.
Os organizadores do eventos estão esperantos uma grande multidão, apesar da secretaria do turismo investir mesmo é na ciranda, a festa do aniversário da cidade cada ano recebe mais e mais frequentadores que vindos de Manaus e de alguns municípios vizinhos animam as noites manacapuruenses.
Feliz Aniversário Manacapuru!
Veja comunidades da Cidade no Orkut

Os novos colonizadores
Estudantes e cientistas saem em expedição
Estudantes de 15 a 18 anos de idade e cientistas de nove países, que participam da expedição Conhecendo a Amazônia, chegam a Brasília dia 23 deste mês. Eles ficarão hospedados no Quartel do Exército e permanecem na cidade até o dia 27, onde cumprem extensa programação. São estudantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa, que foram selecionados pelos ministérios da Educação dos respectivos países.
Ontem, a expedição esteve em Tefé, no Alto Rio Amazonas, onde participou de seminário científico direcionado a professores e pesquisadores e visitou a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. Hoje, chega a Coari (AM), e, dia 16, participa do Encontro das Águas entre os rios Solimões e Negro, perto de Manaus, evento organizado pela Igreja Ortodoxa Grega. Em seguida, a expedição faz atividades em Manaus, Belém e Parauapebas, no sudeste do Pará.
Leia mais.
Os Colonizados... Como agimos diante da ação dos colonizadores:
BABAMOS...

Menina índia de 9 anos tem bebê em Manaus
Por três meses, uma menina índia de 9 anos da tribo apurinã, do Amazonas, brincou com as bonecas que ganhou de funcionários do hospital Moura Tapajós, de Manaus. Sorridente, mas calada, passava horas fingindo estar alimentando a boneca. Na quarta-feira, às 16h33m, após uma gravidez que ameaçou ser de alto risco, ela deu à luz sua primeira filha, uma menina que nasceu pesando pouco mais de dois quilos e medindo 42cm. As duas crianças passam bem.
A aldeia em ela morava é pequena, pouco mais de cinco casas, na área de influência do gasoduto Coari-Manaus. A menina nunca perguntou sobre parentes da aldeia. Após se recuperar da anemia, passou a manter uma rotina acompanhada pelos especialistas do hospital, que ia desde um acompanhamento nutricional até fisioterapia. Leia mais.

Quem quer dinheiro aí!!!???
Feira de Coari inicia dia 29 e vai até 2 de agosto
A partir de investimentos de R$ 800 mil, a prefeitura municipal de Coari irá realizar entre os dias 27 de julho e 2 de agosto a feira comercial e industrial do município, que contará com apresentações culturais, científicas e das principais atividades produtivas da cidade.
A expectativa é que o evento atinja um público de 30 mil pessoas entre nativos e habitantes de outras regiões.
Segundo o secretário de cultura do município, Alfredo Vieira, só de turistas o evento irá receber sete mil pessoas. “Muita gente de Manaus vem participar dessa feira com o objetivo de fechar negócio, iremos ter também a presença de oito jornalistas de outros países que irão divulgar nossa cidade no exterior”, disse. Leia mais.

Exposição indígena continua até domingo na Praça da Saudade
A Exposição indígena Mãos da Mara- Pukaaá continua na Praça da Saudade até o próximo domingo. Dezoito etnias estão participando das exposições mostrando a gastronomia, o artesanato e a música dos povos da floresta.
Nas trinta barracas, colares, instrumentos musicais e objetos de decoração.
A população tem aprovado os produtos expostos e um grande número de pessoas passa pelo local para comprar objetos e adereços.

Um blog meio internacional
7.
15 julio
09:20
Interbusiness/Telecom Italia, Italia
8.
15 julio
09:59
Telepac II, Portugal
9.
15 julio
10:57
Universität Mannheim, Mannheim, Alemania
10.
15 julio
11:02
Loral Skynet Network, Estados Unidos

sexta-feira, julho 14, 2006

Mundo coariense
Não é fácil manter um blog sobre Coari, esteja onde você estiver, mesmo quando se está na cidade. Pense de longe!
Estou em Manacapuru desde sábado passado. Passeando pela net coariense duas notícias valem o link para vocês, uma poderia entitular: "novos colonizadores" a outra é mais interessante ainda: "Petroleiros querem um outro prefeito para Coari".
Coisas novas podem está vindo por aí!

Seminário promovido pelo Banco da Amazônia busca fortalecer a questão no Acre e na região Norte
Promover um processo de desenvolvimento sustentável do Estado, harmonizado com o da Amazônia, essa foi umas das discussões em pauta no Seminário de Modelagem dos Núcleos Estaduais promovido pelo Banco da Amazônia, que aconteceu ontem no auditório da Federação do Comércio do Acre (Fieac). A iniciativa, chamada de Núcleo de Gestão Compartilhada pelo Desenvolvimento Sustentável da Amazônia do Estado do Acre, reuniu diversas organizações não-governamentais, secretarias, bancos privados, públicos entre outros órgãos visando traçar estratégias e metas para serem adotodas até o mês de dezembro deste ano. "Estamos colocando em pauta todas as discussões no que diz respeito à questão do desenvolvimento sustentável. Leia mais.

Aprovada em consulta pública criação da maior floresta estadual da Amazônia
A proposta de criação da Floresta Estadual (Flota) do Paru, na região da Calha Norte, Oeste do Pará, foi aprovada por unanimidade na manhã desta quinta-feira (13), durante consulta pública realizada no auditório da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam), em Belém. O projeto será agora encaminhado ao governador do Estado Simão Jatene, para ser sancionado. Com a aprovação, o Estado será detentor da maior unidade de conservação para manejo florestal sustentável e exploração madeireira da Amazônia. A Flota do Paru terá 3,6 milhões de hectares disponíveis ao uso sustentável, e será a primeira floresta estadual do Pará. Leia mais.

Remédio jogado em área à beira da estrada
Foram encontrados enterradas em meio à folhagens, em um ramal, no Km 24, da rodovia AM-352, que liga Manacapuru a Novo Airão, cerca de 200 cartelas de medicamentos que fazem parte do programa de distribuição gratuita de medicamentos do Ministério da Saúde. Leia mais.

quinta-feira, julho 13, 2006




Destaque nacional para projeto paraense
Alunos da Uepa aprendem a ensinar na prática a linha do mestre Paulo Freire
Paulo Freire já dizia que 'a consciência é gerada na prática social de que se participa, mas tem, também, uma dimensão individual'. Pois é isso que o Núcleo de Educação Popular (NEP) que leva seu nome faz: promove educação de uma forma ampla e diversificada para grupos com realidades das mais distintas, seja em uma sala de aula do interior do Pará ou dentro de um hospital psiquiátrico. Esse trabalho, que parte da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi reconhecido entre 253 projetos de todo o país que concorreram ao prêmio Instituto Unibanco de Educação de Jovens e Adultos. Arrebatou o segundo lugar e o doce sabor da vitória está estampado em cada sorriso dos que trabalham de forma voluntária no programa.
Leia mais.


Patriarca Ecumênico Bartolomeu I chega a Manaus para Simpósio VI:"O Amazonas Fonte de Vida"

Hoje, dia 13 de julho, dezenas de cientistas, teólogos, líderes religiosos e ambientalistas, altos funcionários de organismos internacionais, representantes do governo brasileiro, sertanistas, chefes indígenas e jornalistas dos mais influentes órgãos da imprensa ocidental chegarão a Manaus para participar de um evento único neste quarto de século em que a preservação da floresta tornou-se preocupação planetária. Alguns dos convidados virão de lugares distantes, como Irã, Azerbaijão e Noruega. Leia mais.

Fórum organiza série de protestos
O descaso da Assembléia Legislativa do Estado (ALE) com o escândalo Prodente, as denúncias de superfaturamento de obras viárias da gestão do governador Eduardo Braga (PMDB) e a agressão praticada pelo vereador Sabino Castelo Branco (PFL) contra sua mulher, a delegada Vera Lúcia Silva, serviram como estopim para a reativação do Fórum pela Ética e Transparência Política no Amazonas. Leia mais.

Dois anos
Em junho quando este blog completou dois anos tinha a ideia de colocar as fotos de Coari preparada para a Copa, nao consegui, minha camera digital quebrou, foi um prejuizo entanto. A cidade ficou enfeitada e eu fiquei sem minha digital. Coisas da vida!
Agora em Manacapuru a internet esta meio contra ou contra totalmente, nada parece esta dando muito certo, ate o teclado nao funciona. Tanto no meu computador como no computador do cyber os acentos dos teclados da nossa lingua nao conseguem ser ativados.

quarta-feira, julho 12, 2006

Petróleo puxa queda na produção industrial

A produção industrial do Amazonas registrou em maio uma queda de 5,7% se comparada com o mesmo período do ano passado. O impacto negativo na produção foi percebido principalmente no refino de petróleo, que apresentou retração de 31% no mês de maio. Até o fechamento desta edição, a Refinaria de Manaus Isaac Sabbá (Reman) não esclareceu o porquê desse decréscimo. Leia mais.

Para onde vai nosso dinheiro!


terça-feira, julho 11, 2006

Cultura indígena será apresentada nesta quinta na Praça da Saudade
Música, apresentações teatrais, artesanato e a gastronomia típica vão ser as atrações da sexta edição da Exposição Indígena " Mãos da Mata" Pú kaa, uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Local - Semdel.

E depois da Copa!

Governo aplica modelo de criação de áreas de conservação
A proposta apresentada pelo governo federal para discussão prevê a criação das Reservas Extrativistas de Ituxi e Médio Purus, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual do Igapó-Açu, das Florestas Nacionais de Tapauá e Iquiri, da Floresta Nacional ou Estadual de Beruri, dos Parques Nacionais do Umari, Coari e Jari, além da ampliação da Floresta Nacional de Balata-Tufari ou criação de uma Reserva Extrativista. Leia mais.

segunda-feira, julho 10, 2006

Ufam realiza 3ª Semana de Engenharia Florestal
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza a partir de amanhã, (11,12,13,e 14 de julho) a 3ª Semana de Engenharia Florestal com o tema "Floresta: populações, produtos e serviços". Leia mais.

Ufam realiza 3ª Semana de Engenharia Florestal
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza a partir de amanhã, (11,12,13,e 14 de julho) a 3ª Semana de Engenharia Florestal com o tema "Floresta: populações, produtos e serviços". Leia mais.

Secretário-geral da ONU vem a Santarém
Esta é a oportunidade dos participantes examinarem de perto as condições do Rio Amazonas e conversar com a comunidade local. Leia mais.

Dois anos
Mes passado o Coaripolis completou dois anos de sua existencia, nao foram poucas as vezes que pensei em desistir desse empreendimento, nas vezes que aqui expus essa vontade, recebi motivaçoes que vieram de diversas parte. Tudo somado esta sendo valida a experiencia de tocar uma pagina pessoal, aprendi muito com ela.
Primeiro de nao ter medo de errar, de se expor. A internet é um mundo publico demais. Falar de Coari é outro desafio, além de nao ter tantas noticias, os dedos devem deslizar nas teclas como dedos de um pianista e delas tirar a essencia dando vida a palavras, todo cuidado é pouco.
Queria ter escrito esse post no dia 30 de junho, o dia do aniversario, mas nao me foi possivel, o tempo aquele dia foi meu inimigo. Na véspera do dia 30 ganhei um premio de um concurso nacional de blog promovido pela Coca-cola o Coke Ring, me mandaram uma camisa por ter permanecido por mais de 15 dias entre os dez melhores blogs do concurso. Ganhei o premio top 10, uma camisa falando do concurso, camisa que me proponho doar para o pai da internet coariense, o velho lobo do mar internetico Archipo. Isso assim que eu voltar para Coari, atualmente estou em Manacapuru.
E nao foi so essa a alegria do blog, recebi também esse e-mail:
"Olá
Gostaria de saber se vc que é o dono do blogger, parabens achei super interessante e as fotos muito bonitas. bravo!!
Everaldo Barbosa"
Quando iniciei essa caminhada pouco sabia de como manter um blog, o que fazer e essas coisas basicas que giram em nossas cabeças quando vamos iniciar algo novo. Tudo esta valendo. E obrigado por virem sempre aqui. Abraços a todos os frequentadores do Coaripolis, voces sao a razao dele existir.
Obs.: meu teclado esta sem sinais...


Litoral norte desponta para a pesca

Descobertos dois novos tipos de camarão de alto valor comercial
Estudo realizado pelo Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte, o Cepnor, demonstra que a pesca de grandes profundidades na costa norte do Brasil tem viabilidade econômica e poderá, futuramente, exercer um papel importante no desenvolvimento do setor pesqueiro da região. Além de efeitos positivos na economia regional, com a ampliação do mercado de trabalho e a geração de renda, o estudo destaca ainda outro aspecto importante: a pesca em águas profundas viria contribuir para o aumento da produção e para a redução do esforço sobre os recursos costeiros, praticamente todos eles, hoje, já no limite máximo de exploração.
Leia mais.


Falta de chuvas preocupa ambientalistas
Com a diminuição das chuvas, uma das preocupações do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) envolve as áreas de cultivo agrícola que atendem estados como o de Rondônia. Além disso, o aumento no número de queimadas, no período de seca, eleva o risco de incêndios que podem destruir parte da floresta. Leia mais.

Um Brasil que tudo pode... uma pena!

Candidatos envolvidos em escândalos
Parlamentares acusados de envolvimento com a máfia das ambulâncias, com o esquema do mensalão e outras irregularidades que balançaram a república nos últimos três anos tentam manter ou reconquistar uma cadeira na Câmara nas eleições de outubro.
Entre os 19 deputados envolvidos com o mensalão, nove vão tentar estender seus mandatos por mais quatro anos. E três que renunciaram tentarão voltar à Casa. A informação foi publicada ontem no sítio Congresso em Foco.
Leia mais.

sábado, julho 08, 2006

Sem tempo!?
Desde o meio do mês de junho que meu tempo tem sido corrido; talvez seja falta de administrá-lo bem. São tantas as coisas que quero postar aqui, vou empurrar mais um pouco para frente e dizer que quando estiver mais desocupado escrevo, espero encontrar esse tempo.
No momento estou em Manaus. Ontem deixei a terra do gás e do petróleo. Desci no Barco Frei Galvão, ruim que nem ele. A grande novidade da viagem foi o fim da novela Belíssima, a área de lazer ficou lotada. Diante da tv estavam praticamente o barco inteiro. Como pode um negócio desse?
Quase não acompanho o mundo das novelas brasileiras, sei que fazerm muito sucesso em todas as classes sociais e são exportadas para vários países.
O que sei de Belíssima, li numa entrevista onde o entrevistado era o autor da novela; ele se dizia surpreso em saber que o povo assimilou e se identificava na sua maioria das vezes com o vilão do folhetim, as pessoas já não se importam com quem sobe na vida de qualquer jeito, o importante é ter, dizia o autor espantado.
O espanto dele é resultado do que está aí... o parece que podemos tudo!
Nesse último capítulo, praticamente o único que assisti, o que me impressionou foi ver a 'Bia', ser corrupta o tempo todo, matar alguém no fim e ainda terminar onde praticamente todo mundo no Brasil gostaria de estar, num lindo apartamento em Paris, tendo como vista principal a torre de Eifel e para completar com uma pessoa bonita... essa foi dez, a cara do Brasil!

Ainda nem terminamos de curtir o porre da Copa, lá se vem outro... o da campanha eleitoral!

BNDES aprova financiamento de R$ 45 milhões para modernizar CNA
Há mais de 60 anos a CNA faz transporte fluvial de granéis, líquidos e cargas em geral, na Região Norte. Uma das principais atividades da empresa é conduzir da cidade de Coari até a refinaria de Manaus o petróleo extraído em Urucu, além de levar para distribuição no interior da Amazônia os derivados refinados na capital amazonense. Leia mais.

quinta-feira, julho 06, 2006

Empresário sueco propõe comprar Amazônia por US$ 18 bilhões
O sueco Johan Eliasch, presidente da empresa de material esportivo Head, propôs ontem, durante uma reunião de empresários em Londres, a compra da Amazônia para garantir sua preservação. Segundo Eliasch, com US$ 18 bilhões é possível comprar toda a floresta.
O objetivo, de acordo o sueco, é mantê-la intacta para aplacar as mudanças climáticas que seriam responsáveis por tragédias como o furacão Katrina e o tsunami de 2004. A redução no número de catástrofes reduziria os gastos das seguradoras, que em 2005 atingiu US$ 83 bilhões, o maior da história.
Eliasch já é dono de 160 mil hectares da floresta, em Manicoré e Itacoatiara, no Estado do Amazonas.

A bomba-relógio vegetal
Fogo afetou 250 mil hectares de florestas no Acre
O cientista Foster Brown, que é o maior estudioso de queimadas no Acre, considera acertada a decisão do Ministério Público Estadual de exigir dos órgãos estaduais, federais e municipais que não autorizem "queima controlada", bem como o licenciamento ambiental para conversão de áreas de floresta, na parte leste do Estado, até que seja concluída a sistematização das informações acerca das áreas queimadas na região no ano passado, sua abrangência, impactos e riscos.
Leia mais.

Seminário em Manaus discute importância da indicação geográfica em produtos da região
A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), realiza na próxima terça-feira (11/07), o Seminário de Indicação Geográfica como Fator de Proteção da Propriedade Intelectual.
O tema, ainda pouco discutido no Amazonas, será abordado por especialistas interessados em difundir a importância de agregar valor a produtos da região Norte, a partir da identificação de sua procedência. Leia mais.

Braga e PMDB vão à Justiça para calar jornal
A maioria dos partidos políticos deixou para a última hora o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O PFL e PTN foram os únicos que não conseguiram entregar os registros de todos os candidatos. Das sete candidaturas ao Governo do Estado, o candidato à reeleição governador Eduardo Braga (PMDB) lidera o ranking de gastos estipulados para campanha, cerca de R$ 10 milhões. Leia mais.

quarta-feira, julho 05, 2006

Queda no nível dos rios pode levar a uma nova grande seca na Amazônia
Em outubro do ano passado, no auge da seca no Amazonas, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) detectaram a mortandade de peixes-bois e botos nas regiões de Coari e Tefé. Leia mais.

Mapa denuncia conflitos na Amazônia
O Ministério Público Federal do Estado do Pará recebeu, das mãos de organizações sociais e ambientais, o mapa de conflitos da Amazônia, como parte da Campanha "Na Floresta Tem Direitos: Justiça Ambiental na Amazônia". O Mapa dos Conflitos Socioambientais da Amazônia Legal: Degradação ambiental, desigualdades sociais e injustiças ambientais vivenciadas pelos Povos da Amazônia, como parte da campanha, revela que, historicamente, o modelo político e econômico reproduzido na Amazônia, de enorme concentração de poder na apropriação dos recursos naturais, carrega consigo, em grande parte, as chagas dos problemas sociais, ambientais e culturais da região. Leia mais.

Castanha orgânica: uma questão de sobrevivência
Até os seringueiros precisam adequar-se às novas regras da globalização com consumidores cada vez mais exigentes. Saiba mais.

Governador Eduardo Braga complicado
Cópia dos relatórios estão no MPF
O assessor jurídico do jornal A CRÍTICA, advogado Júlio Antônio Lopes, entregou ontem à tarde ao Ministério Público Federal (MPF) cópia dos relatórios que apontam suposto esquema de superfaturamento de obras na gestão do governador Eduardo Braga (PMDB). Leia mais.

terça-feira, julho 04, 2006

Brasília e os interesses internacionais na Amazônia
A esmagadora maioria dos brasileiros não sabe - e o governo não tem demonstrado disposição em divulgar -, mas o Planalto está gestando um projeto de integração com a América do Sul, que submete ainda mais a região amazônica aos interesses dos países ricos. Denominada Iniciativa para a Integração de Infra-estrutura Regional Sul-americana-IIRSA, a proposta visa à implantação de infra-estrutura de transportes, telecomunicações e energia, entre os países da região.O projeto reproduz, em nível subcontinental, a estratégia dos Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento, do governo anterior. Na Amazônia, estão dois dos dez eixos previstos: um, que interligaria o Atlântico ao Pacífico (Eixo Amazonas), e outro, que busca uma saída para produtos da Amazônia Sul-ocidental e do Centro-Oeste brasileiros, pelo Pacífico (Eixo Peru-Brasil-Bolívia). Em ambos, a integração proposta pode ser traduzida por incorporação, pelos mercados mundiais, das áreas de maior potencial da região para produção de commodities, que é o que o chamado "mundo desenvolvido" quer da Amazônia, como a frente mais visível de seus interesses, e o encontra na disposição do atual governo em satisfazê-lo. Leia mais.

Enquanto isso... no pós copa!

O conde italiano conhecido como filho da cobra grande
A rica história de vida de Ermanno Stradelli, que percorreu a Amazônia em expedições durante o final do século 19 e início do século 20, será o tema do novo documentário do diretor italiano Andrea Palladino, que está em Manaus finalizando detalhes da produção que começa a ser rodada no Amazonas no final de julho e que terá, ainda, registros em locações na Itália no segundo semestre deste ano.
A trajetória de Stradelli na Região Amazônica é um roteiro pronto para ser filmado. Filho de família nobre da região de Parma, nasceu em de dezembro de 1852, herdou o título de conde e aos 27 anos abandonou os estudos de Direito para explorar a Amazônia. Em paralelo, ainda na Itália, dedicou-se a estudar Etnologia, Topografia, Farmacologia, Homeopatia, Botânica, Zoologia e Fotografia, além de Português e Espanhol.
Ao chegar a Manaus, em 1879, montou aqui uma base de onde partia em viagens para vários pontos da Amazônia. Dois anos depois visitou pela primeira vez a região de Uaupés (próximo à fronteira do Brasil com a Colômbia) e manteve contato com grupos indígenas - a quem dedicou boa parte de seu trabalho.
Em 1884 retornou à Itália para terminar os estudos em Direito mas logo depois voltou à Amazônia. Durante este tempo também foi correspondente da Sociedade Geográfica Italiana, que patrocinou algumas de suas expedições até 1901. No ano de 1893 naturalizou-se brasileiro e atuou como promotor de Justiça nas regiões de Lábrea e de Tefé.
Para o diretor Andrea Palladino, um dos aspectos que mais chamam atenção na trajetória de Stradelli - além de sua inegável importância para os estudos etnográficos da Amazônia - é a diversidade de seus contatos. O conde italiano colocou a primeira pedra na construção do Teatro Amazonas, conviveu com artistas italianos que trabalharam na construção da opera house de Manaus e até propôs à Pirelli explorar economicamente a borracha da Amazônia.
Em meio a tudo isso, o lado humanista de Stradelli é destacado por Palladino e por Astrid Lima, jornalista amazonense responsável pela produção do documentário. "É um olhar estrangeiro diferente, mais humano", observa Astrid.
Não existe, além do documentário de Andrea Palladino, nenhuma homenagem programada para Stradelli em 2006 - quando se completa 80 anos de sua morte.

segunda-feira, julho 03, 2006

Governo promove consultas públicas para reestruturar rodovia na Amazônia sem dano ambiental
O governo federal vai realizar consultas públicas neste mês para definir o destino da área de influência da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho e está em processo de recuperação. É uma região com alto risco de danos aos recursos naturais, na qual se proíbe o desmatamento por sete meses para realização de estudos para criação de unidades de conservação.
No início do ano, o governo federal editou um decreto de limitação administrativa proibindo na região o corte raso da floresta e novas atividades econômicas que prejudiquem o meio ambiente. Isso ocorreu depois que uma decisão judicial suspendeu as obras de recuperação do asfalto da rodovia, que estavam sendo executadas sem licença ambiental.
Para o Ministério dos Transportes, o estudo de impacto ambiental não era necessário, porque se trata de uma rodovia já existente. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente argumenta que mais da metade da estrada está intransitável e, por isso, a recuperação terá o impacto da construção de uma nova.
As consultas públicas serão realizadas nas cidades amazonenses de Tapauá (dia 19), Camutama (20), Lábrea (22), Humaitá (24), Manaus (26) e Beruri (28).

E nós depois da Copa!

domingo, julho 02, 2006

O que temos de melhor no futebol

Abuso de poder
Governador do Amazonas quer ser excluído de ação

O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), pediu para ser excluído da Representação movida pelo PSDB contra ele e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por suposto abuso de poder político e de autoridade.
O PMDB acusou os dois de praticar propaganda eleitoral antecipada em favor da reeleição do presidente, durante cerimônias oficiais nas cidades amazonenses de Coari e Manaus, no dia 1º de junho. O governador Eduardo Braga teria, inclusive, discursado nesse sentido, de acordo com o partido.
Leia mais.

Enqunato isso em Brasília!

sábado, julho 01, 2006

Vereador Ari Moutinho é sócio de firma envolvida em escândalo
Será o Candidato a "Deputado Federal" mais votado em Coari!!!???
Certidão expedida pela Junta Comercial do Amazonas (Jucea) revela que uma das empresas envolvidas no suposto esquema de superfaturamento de obras públicas do Estado pertence ao vereador Ari Jorge Moutinho da Costa Filho (PMDB), um dos homens da mais alta confiança do governador Eduardo Braga. Trata-se da empresa Wega Par Ltda., sócia da Construtora Futura, integrante do grupo empresarial Coencil, que em três anos faturou do Estado mais de R$ 100 milhões.
O vereador Ari Moutinho é considerado nos bastidores do Governo uma das pessoas mais influentes do Governo Braga. Ele foi secretário de Estado de Governo (Segov), cargo hoje ocupado pelo deputado José Melo, nos dois primeiros anos da atual administração. Demonstrações dessa influência são as nomeações de sua esposa e sócia, Andréa Moutinho, para a coordenação do Programa de Iniciação Científica (Profic) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e de sua mãe, Maria de Lourdes Lobo da Costa, como defensora-geral do Estado.
Pessoas ligadas às administração o consideram uma pessoa discreta, mas "muito esperta". O vereador Ari Moutinho foi um dos indiciados pela Operação Albatroz, da Polícia Federal, que constatou o desvio de R$ 500 milhões em um esquema que também envolvia negócios com empreiteiras. Leia mais.