Coaripolis

quarta-feira, junho 30, 2004

Amazônia em Chamas

Nos 200 quilômetros que separam Cuiabá de Cáceres, os verdejantes pastos que fomentam a principal atividade econômica da região, a pecuária, já dão lugar ao amarelado seco da estação. No ar, o cheiro característico queima a entrada do oxigênio: é preciso mudar um pouco o ritmo da respiração para evitar que o ardume atinja a região da face onde se concentram as lágrimas. Ao fundo, o verde da Serra do Descalvados dá lugar a um azulado fosco. Ainda ao fundo, pequenas colunas de fumaça aparecem em vários pontos do campo. O cenário é triste. E a história se repete: Mato Grosso já lidera as queimadas no Brasil.
Os números do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis da Amazônia (Ibama) não deixam dúvidas de que o quadro este ano pode ser ainda pior que os últimos registrados. Só este ano, já são 11.709 focos de queimadas registrados pelo satélite NOAA-12. Desse total, 7.804 apenas no mês de junho – ainda faltando serem computados mais cinco dias. Pelo ritmo, pode chegar a 8 mil focos no mês. Em 2003, no mesmo período, foram 7.794. Nos seis primeiros meses de 2003, o Ibama registrou 11.009 focos.
O período de proibição das queimadas já está definido e a Portaria conjunta do Ibama com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) devidamente assinada. O ríodo proibitivo é do dia 15 de julho a 15 de setembro de 2004. Mas, a julgar pelos números do ano passado, o documento assinado pouco fará diferença. Em 2003, foram registrados 11.616 focos de queimadas em julho. Em agosto, com a entrada da proibição das queimadas, a situação cedeu pouco: 9.233 focos. Mas em setembro, no encerramento, a situação se recrudesceu: 16.338 focos registrados no mês. Ou seja: mais de 540 focos por dia de queimadas. Foi muito e pode acabar sendo pior este ano.
Fonte: http://www.24horasnews.com.br/

segunda-feira, junho 28, 2004

Planalto Central

O avião que me trazia do Rio de Janeiro, aterrizou em Brasília às 10:30. Depois de dar uma boa descansada num domingo de frio, retomamos hoje os estudos. Pesquisei na Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e com a secretaria desse órgão troquei algumas figurinhas sobre o planeta Água, Amazônia.

sábado, junho 26, 2004

Biblioteca Nacional

Esses dias que estou no Rio de Janeiro, fiquei no mínimo 08 horas diária na Biblioteca Nacional, uma das principais bibliotecas do Brasil. Fiquei encantando com essa biblioteca, sua estrutura arquitetônica e seu acervo é de deixar qualquer um babando. Assim como eu, eram várias as pessoas que chegavam cedo, só saindo para o almoço e indo embora na hora do seu fechamento.
Fuquei pensando na antiga biblioteca de Coari. Ficava ao lado da prefeitura e lembro com carinho quando ia lá para tentar ler os pensadores; havia uma coleção de ótima encardenação. De um dos frequentadores não esqueço ... imaginem quem? ... o nosso Archipo.
Da nossa biblioteca só restou o prédio, os livros sumiram como funaça no ar.
O dinheiro do município de Coari que foi torrado de novembro/2003 até hoje com os embrulhos politiqueiros, daria para fazer um biblioteca de fazer inveja a qualquer biblioteca do país.

sexta-feira, junho 25, 2004

Frutos do natal III

Volto com esse tema, visto a importância do mesmo, pois precisamos aprendermos cuidar do que é de todos, pensar de modo particular, sentindo, questionando o geral. O princípio do cuidado é a maior prova de amor que podemos dar a quem amamos.
A questão é enquanto algumas pessoas, organizções e igrejas estão tentando fazer a sua parte no cuidado pela 'vida' na Amazônia, outras, além de ficarem contra quem está cuidando, só cuidam dos seus interesses particulares.
Chamo atenção de modo particular para a "Ilha do Geral II", onde há um esforço para cuidar dos quelônios da área, não estão encontrando o nosso apio. Por outro lado o governo investe mais nos empresários do que na população que mais precisa.

Amazonas já tem plano de ação para aprimorar a criação de quelônios
artigo do dia 16/06/2004 - http://www.ibama.gov.br/

Manaus - O Amazonas terá um plano de ação e metas a serem implementadas pelos órgãos ambientais, de pesquisa, de fomento e de extensão rural do Amazonas para tornar o estado não só o maior criador, mas também um centro de produção e exportação de quelônios (tartarugas e tracajás) na Amazônia Ocidental.
A tartaruga e o tracajá são as espécies mais procuradas para criação comercial. O estado do Amazonas é o maior produtor de quelônios do país, com 69 criadores registrados e cerca de 400.000 animais em cativeiro. Hoje, o estado possui também um grande volume de pesquisas e informações sobre as tecnologias apropriadas de criação e manejo geradas pelo projeto "Diagnóstico da Criação de Animais Silvestres no Amazonas" do Ibama /Universidade Federal do Amazonas/PTU-CNPq.
Reunidos no início de junho na Universidade Federal do Amazonas, no " I Seminário de Criação e Manejo de Quelônios na Amazônia Ocidental", cerca de 228 representantes do setor discutiram os entraves para o avanço da atividade na região. O evento também serviu para divulgar para produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes de graduação e público em geral, os resultados das pesquisas com quelônios e sua aplicabilidade. Durante o evento o Ibama-AM e a UFAM fizeram o lançamento do livro "Manual de Criação e manejo de quelônios no Amazonas".Reunidos no início de junho na Universidade Federal do Amazonas, no " I Seminário de Criação e Manejo de Quelônios na Amazônia Ocidental", cerca de 228 representantes do setor discutiram os entraves para o avanço da atividade na região. O evento também serviu para divulgar para produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes de graduação e público em geral, os resultados das pesquisas com quelônios e sua aplicabilidade. Durante o evento o Ibama-AM e a UFAM fizeram o lançamento do livro "Manual de Criação e manejo de quelônios no Amazonas".

Quer dar uma força no projeto de proteção de quelônio da "Ilha do Geral", entre em contato, amorimbreves@ig.com.br

quinta-feira, junho 24, 2004

PUC-Rio

Hoje foi meu dia na PUC-Rio, tentando resolver algumas situações de documentos. De quebra participei de um seminário pela paz e por sorte conheci um dos meus escritores predileto, o antropólogo Roberto da Mata, se quiseres conhecer o Brasil ... tem que ler suas obras.
A PUC-Rio é interessante, universidade da classe média alta do Rio, é o local do Brasil que tem mais mulher bonita por metro quadrado!

Dia de São João

Quanto a Isabel, completou-se o tempo para o parto, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram dizer que Deus a cumulara com sua misericórdia e com ela se alegraram.
No oitavo dia, foram circuncidar o menino. Queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias, mas a mãe, tomando a palavra disse: "Não, ele se chamará João". Replicaram-lhe: "Em tua parentela não há ninguém que tenha este nome!" Por meio de sinais, perguntavam ao pai como queria que se chamasse. Pedindo uma tabuinha, escreveu "Seu nome é João".
Lc 1, 57-63.

quarta-feira, junho 23, 2004

e-mail do Felipe

O gasoduto não vai trazer beneficio para a cidade de Coari, nem para estado do Amazonas, pois temos exemplos claro do petróleo extraído. Sua exploração trouxe para a cidade o aumento da prostituição infantil e outras causas. No caso do gás alem de desmatar a floresta vai correr o risco de poluição dos rios e igarapés que a estrada vai cruzar. Os empregos que vão surgir serão temporários e braçais porque as firmas tem seus próprios funcionários qualificados e não são amazonenses. A Petrobras está com mais de uma dezena de anos explorando o petróleo coariese e porque é que só agora que o gás vai trazer benefícios para o município. Eis a questão!
Valeu Felipão.

Balsas X Gasodutos

"Caro Zezinho, li seu artigo e entendi o conteúdo, todavia, apresente qual seria esse meio viável ambientalmente e que favoreça todos os povos amazonidas". Este texto é comentário do Junior ao meu post sobre o gasotudo.
Caro Junior, antes de ter sido constuído o gasoduto Urucu - Coari, já tinham provado que transportar o gás e o petroleo por balsas é muito mais correto ecologicamente, claro que a curto prazo é mais econômico, porém por gasoduto a longo prazo é mais caro, pois a destruição da floresta que este método deixará não tem preço, sem contar o prejuízo social ... prostituição, desestruturação familiar, etc.

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro * Morro - Coari

Aqui no Rio de Janeiro estou com a rede armada na casa de um casal amigo na 'barra da tijuca'. Domingos, fomos a missa, para minha surpresa, pensei que estava no meu bairro em Coari, Igreja de Santo Afonso, padres Redentoristas. Igualzinho ao 'Morro', Igreja de Santo Afonso, padres Redentoristas.

Porque sou contra o gasoduto Coari - Manaus

Antes de tudo quero dizer que não sou contra o desenvolvimento e nem mesmo contra a exploração do petroleo, temos que aproveitar da nossa riqueza. Quando digo nossa, quero dizer de todos, visto que, a renda da exploração do petroleo pertence a todos os coarienses, este já é um ponto de divergência.
O que sou contra é da forma de transporte, que é o gasoduto. A motivação para isso não é minha e sim de cientistas que pesquisam sobre a Amazônia. Vejamos:
"A Amazônia é um ecosistema formado pela seleção natural evolutiva em que os diversos elementos da flora e da fauna não competem entre si, senão que recebem e transmitem os nutrientes de que cada qual carece para estabelecer um equilíbrio de vida necessário à sobrevivência de todos.
A Amazônia tal qual se encontra hoje é o prduto de milhões de anos de evolução.
Pois a Amazônia com todo o seu emaranhado maravilhoso é como um castelo constuído de areia. O alicerce em nada contribui para o vigor da esrutura e, se alguns componentes são removidos ou se os laços entre eles se enfraquecem suficientemente, então toda a configuração desaparecerá".
Construíndo o gasoduto estamos mexendo em toda a estrutura da floresta que ruirá e seremos todos que pagaremos a conta ... e quem tem amis é que vai pagar menos ..

segunda-feira, junho 21, 2004

O Rio de Janeiro continua lindo

Depois de 14 horas voando por este mundo, estou na cidade maravilhosa com todas as suas belezas e contradições.
alô, alô Rio de Janeiro, aquele abraço

sábado, junho 19, 2004

Tem que ter fé

Essa oração foi o Márcio que enviou

"Cada vez que a minha fé é provada
Tu me dás a chance
De crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
Que atravesso me levam para perto de Ti.
Minhas provações
Não são maiores do que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim, não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas.
Rompendo em fé.
Minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé
Com ousadia vou mover no sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das
coisas que não se vêem".
Hebreus 11:1
Desejo que, a cada manhã você comece com confiança absoluta na existência
de Deus, e certeza que Deus
responde aos que O buscam de coração!!!!!!
Deus te abençoe"

Valeu Márcio!

sexta-feira, junho 18, 2004

Coari, terra sem lei - Vereadores de Coari ignoram a justiça

Esta notícia me foi mandada pelo Felipe. Noticiada em Manaus pelo Jornal Diário do Amazonas. Mostra a cara de Coari no seu atual momento.
Vereadores que fazem lei inválida e vale, já a lei do país que vale não vale. Como ainda elegemos essa gente?
Confira a notícia completa no site www.portalcoari.com.br, no www.acordacoari.cjb.net tem a cópia do documento do promotor invalidando a eleição que já não valia.
Valeu Felipão

Frutos do natal II

No post anterior convidava a todos a participarem do projeto de preservação de quelônios da Ilha do Geral II no município de Coari.
Elenco algumas modalidades de participar:
1. com e-mail de solidariedade;
2. ser voluntário no projeto;
3. com doações de dinheiro ou alimentos não perecíveis;
4. escrever um e-mail para o IBAMA
Henrique.Pereira@ibama.gov.br - Gerente Executivo I
Paulo.Andrade@ibama.gov.br - Chefe do NUFAS/RAN(Divisão de Fauna Silvestre e Quelônios).

Essa é uma forma de lembrar o IBAMA dos seus compromissos. PARTICIPE!

Frutos do natal

Falar do natal nessa época parece que não tem significado. "Frutos do natal" foi o título de um artigo que escrevi para o Boletim da Prelazia de Coari e retratava a bela experiência feita na Comunidade do Geral II. Esta notícia foi a melhor coisa que ouvi sobre Coari neste ano de 2004. Li no dia 05 de janeiro no Portal Coari.
Aqui vai uns trechos interessantes:
Cerca de 2 mil filhotes de quelônios são soltos em Coari
Esta experiência voluntária vem sendo feita por algumas famílias ribeirinhas da Ilha do Geral II, que fica a 200 km de Coari.
Em meio à natureza exuberante e sua biodiversidade, chegamos finalmente ao nosso destino, onde estavam enterrados alguns ovos de quelônios, pois os ovos colhidos pelos moradores, são depositados em covas, para esperar o período de eclosão, que varia de 45 dias para os tracajás e tartarugas e 60 dias para os iaçás.
Segundo o ambientalista João Benedito Amorim: “os filhotes de quelônios foram guardados em caixas de isopor e alimentados durante 2 meses.
O trabalho este ano contou com o apoio de vários comerciantes e empresários de Coari, que doaram cestas básicas para ajudar as famílias ribeirinhas, que vem trabalhando com muita dificuldade.
A participação de agentes ambientais voluntários é importantíssima, para coordenar a ação da comunidade na coleta de ovos, armazenamento em área de procriação, eclosão e soltura dos filhotes, daí a necessidade do apoio destes órgãos.
Esse projeto tão belo, está passando por diversas dificuldades. O IBAMA que tinha se comprometido de dar uma força no projeto, parece que não está levando as coisas em consideração, não deu apoio, aliás a falta de apoio é completa. Se você está afim de participar desse projeto, seja qual for o modo entre em contato com o Sr. Amorim, (097) 561-3637 - amorimbreves@ig.com.br e amorim@portalcoari.com.br a natureza agradece e a Comunidade do Geral II também.
a reportagem completa está no www.portalcoari.com.br

quinta-feira, junho 17, 2004

Mundo em movimento II - Braga discute gasoduto com Lula

O governador Eduardo Braga se reúne, nesta quinta-feira (17), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para tratar sobre o andamento do projeto de implantação do gasoduto Coari-Manaus.
Durante encontro com o presidente Lula, Eduardo Braga também destacará os números positivos da economia amazonense e reforçará as expectativas quanto ao gasoduto Coari-Manaus. “A implantação de uma nova matriz energética abre novas perspectivas de desenvolvimento, não só da atividade produtiva, mas, sobretudo, da população da região”, frisou.
O governador apresentará ao presidente o trabalho que está sendo feito, pela Secretaria de Estado do Trabalho e Cidadania (Setraci) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), junto aos municípios do entorno do gasoduto. O Pronto Atendimento Itinerante (PAI), projeto da Setraci, está percorrendo estas cidades oferecendo serviços como expedição de documentos, atendimento médico e atividades culturais. Simultaneamente, a SDS faz um levantamento das necessidades destas comunidades, que serão incluídas no Programa de Compensações Ambientais e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades da Área de Influência do Gasoduto Coari-Manaus.

O Gasoduto Coari-Manaus precisa ser discurtido, não só nesses níveis, mas também com os mais afetados por ele, "os ribeirinhos".

Mundo em movimento - Caminhada reúne 4 mil estudantes (MT)

Evento tentou mobilizar a sociedade para a preservação do ambiente, especialmente do rio Cuiabá.Se nào fizermos nossa parte na preservação do planeta no futuro só teremos destruição.
Quatro mil alunos de escolas públicas e privadas participaram ontem da IV Caminhada Ecológica promovida pelo Grupo de Ação e Recuperação dos Recursos Ambientais (Garra) em parceria com a prefeitura de Cuiabá e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer). Uma das grandes preocupações dos organizadores do evento é o rio Cuiabá, que mata a sede, a fome e dá nome à capital do Estado.
Com o tema “Águas de Mato Grosso”, o evento procurou mostrar que o líquido é um recurso esgotável, que é preciso evitar o desperdício e a poluição dos rios e córregos. Se não cuidarmos do que possuímos hoje teremos problemas de abastecimento mundial no futuro.
Um dos fatores que motivaram a escolha do tema da IV Caminhada Ecológica é a Campanha da Fraternidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deste ano, que também tem como o foco a água.
Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/ - Joanice de Deus 17.06

quarta-feira, junho 16, 2004

Prefeito tampão

Vivemos um momento único da nossa democacracia e saber valorizar esse momento será muito importante. O ideal seria colocar os interesses do município acima de tudo, dizendo desse modo parece que os interesses comuns ficam em segundo plano. Antes de qualquer palavra, não podemos esquecer que o processo político passa pelo nível indivídual e que as pessoas que estão envolvidas nesse processo também tem sua história pessoal, seus interesses e sonhos marcados por essa situação.
Para algumas pessoas isso parece soar de modo estranho, mas, não podemos em nenhum momentos esquecer de que todas as instâncias, políticas ou não, são marcadas pela condição humana.
Seja qual for a decisão (resultado da eleição) será preciso entender como processo de aprendizagem, pois a vida de uma estrutura democrática passa pela liberdade de decisão, mesmo que seja conduzido por um grupo que tem mais vantagem, visto que, se encontra numa situação previlegiada, pode ter mais chande no processo, porém de modo algum é um processo fechado, pois, apesar dos pesares, tem a participação de toda sociedade.
Não basta criticar, é preciso apresentar propostas concretas onde todos se sintam participantes e interessados no processo de mudanças. Não quero dizer com isso que devemos aceitar determindas decisões, muito pelo contrário, pois numa democracia é importante se colocar do outro lado para questionar e colocar situações diferentes.
Seja quem for eleito tem o direito de fazer o melhor para o município e convido a todos a ajudar com propostas sérias e concretas pensando no bem todos.
Nao se pode ficar chorando o leite derramado. O importante é somar forças para que o único vitorioso seja o município de Coari, apesar de todos os pesares.

Coari - antiga Alvelos

Nas minhas leituras sobre a Amazônia um dos livros que mais gostei foi Viagem pelo Brasil, escrito pelos médicos J. B. von Spix e C. F. P. von Martius, alemães que viajaram pelo Brasil no século XVIII. O volume III trata da Amazônia.
Eles descreverem com encantamento o que viram. Repasso aqui dois trechos que falam de Coari.
"Alvelos, chamado Coari pelos índios, tinha sido uma das missões fundadas pelos carmelitas e abrigava prmitivamente selvícolas das tribos dos sorimões, jumás, jurís, pacés, uaiupís, irijús, purús e cataunixís. Os atuais habitantes, na recíproca mistura e convívio com os brancos, renunciaram à sua língua e a outras particularidades da tribo". (p. 252-253)
Dois dias antes da chegada desses pesquisadores em Coari tinha acontecido uma tragédia. Assim eles nos relatam, "Dois dias antes, um enorme jacaré, que vivia na vizinhança, e conhecido de todos desde muito tempo, havia virado a igara de um índio que regressava, e o devorava. Vindo ainda como a terrível fera e a sua geração brincavam com a cabeça do desgraçado, e toda a povoação estava tão aterrada diante do horrível espetáculo, que renunciamos ao projeto de percorrer de canoa as margens circundantes do lago".
(p. 253-254). Parece que as "feras" fazem estragos em Coari desde muito tempo !!!

terça-feira, junho 15, 2004

"Coari - Mostra tua cara III"

Curiosiando pela internet, coloquei a palavra ‘Coari’ em alguns sites de busca na Itália, encontrei três pessoas com este sobrenome.
A primeira chama-se Gianfranco Coari, dono de uma marcenaria de manutenção e restauração de móveis antigos.
A segunda, Giuseppe Coari e é assessor político e a terceira pessoa chama-se Adelaide Coari, feminista do fim do século XIX que teve grande influência no movimento feminista na Itália.
Se alguém está com disposição o google.it traz 480 páginas do nome Coari em italiano.
Hoje recebi um e-mail de um coariense que está fazendo um curso em S. Paulo e teve contato com o ‘coaripolis’. Se você é coariense e está fora de Coari e tem entrado no blog. Mande um sinal.

"Coari - Mostra tua cara II"

Chico Enfermeiro se foi
GALINHA DOIDA surgiu
só querendo ser bonito
mas beleza nunca viu
era uma galinha doida
com pouco tempo sumiu.

CHICO DOIDO é outra peça
que não pode ser esquecida
pois a primeira ponte
por Chico foi construída
então não vamos esquecer

segunda-feira, junho 14, 2004

Benefícios do gás já chegam a Iranduba

Da equipe do JC
O governo do Estado inicia na próxima quarta-feira, dia 17, as ações do Programa de Compensações Ambientais nos municípios por onde vai passar o gasoduto Coari-Manaus. A comunidade de Paricatuba, no município de Iranduba, distante 25 quilômetros de Manaus, será a primeira beneficiada. Durante três dias, a SDS (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), a Setraci (Secretaria Estadual de Trabalho e Cidadania) e outros órgãos envolvidos no programa realizarão uma ação integrada de cidadania na comunidade.
O objetivo da ação é fazer um diagnóstico sobre as necessidades de sustentabilidade das 130 comunidades no entorno do gasoduto, onde serão apontadas as potencialidades e necessidades de cada uma. A equipe viaja no barco Puxirum, do PAI (Pronto Atendimento Itinerante) e vai promover, ainda, ações de cidadania, dentre as quais, expedição de documentos, aposentadorias, pensões alimentícias, atendimento médico-odontológico, cadastro de pescadores e acesso a programas sociais, como o Bolsa-Escola, do governo federal.
A Petrobras está destinando R$ 42 milhões ao programa, a título de compensação aos oito municípios por onde passará o gasoduto a caminho de Manaus – Coari, Codajás, Anori, Anamã, Manicoré, Urucurituba, Novo Airão e Iranduba. Foi uma das condicionantes impostas pelo governo do Estado para a concessão da licença ambiental, concedida pelo Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas). O Programa de Compensação Ambiental, coordenado pela SDS e que conta com a participação de 30 órgãos da esfera estadual, municipal, federal e do Poder Judiciário, foi a forma encontrada pelo governo do Estado para promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades.
“A partir desse programa vamos promover a inclusão social e preparar os municípios para atingirem o desenvolvimento sustentável que sempre sonhamos para o interior”, ressalta o governador Eduardo Braga, para quem a construção do gasoduto vai representar um novo ciclo de desenvolvimento no Amazonas, com a produção de energia e combustível mais barato.
Paricatuba é primeira comunidade visitada. Na verdade, a comunidade será usada para testar os instrumentos de campo desenvolvidos pelo programa e que, posteriormente serão utilizadas nas outras comunidades.
Para o Prefeito de Iranduba, José Maria Muniz, a chegada do gás representa a redenção dos municípios do interior. “Não vou dizer que o gás é a nossa salvação, porque sempre achei que o Amazonas é o melhor lugar para se viver. Mas acredito que viveremos um momento de desenvolvimento sem igual na nossa história”, comemora.
A expectativa de Muniz gira em torno dos benefícios que a nova matriz energética vai proporcionar par o interior do Estado. “Com os recursos da Petrobras, esperamos investimentos em infra-estrutura urbana e fomento às atividades econômicas para as quais temos potencial. Mas o gás como fonte energética vai nos permitir um salto no futuro, principalmente para as comunidades mais isoladas”, enfatiza o prefeito.
Além do potencial agrícola, Iranduba tem o maior pólo de olaria do Estado. É lá que são produzidos 90% dos tijolos consumidos em Manaus, cerca de um milhão por mês, segundo informou o prefeito.
O fornecimento de gás para abastecer os fornos nas olarias vai representar não somente o aumento da produção e, conseqüentemente, um incremento no número de empregos, como também combater o desmatamento, uma vez que o combustível utilizado hoje é o carvão vegetal.

domingo, junho 13, 2004

Namorados de Coari

Dia 13 de junho, festa de S. Antonio – dia dos namorados. Nada mais justo do que homenagear dois grandes apaixonados por Coari.
Archipo Wilson Cavalcante Góes, coariense de ‘Sangue e de Coração’, divulga com amor e arte no seu site www.coari.com o município de Coari, mostrando para o mundo um pouco da beleza da “Rainha do Solimões”.
Pe. Adonias Tavares, coariense de Coração, profeta dos novos tempos, na sua condição de profeta que ama e sofre, denuncia a corrupção e anuncia os novos tempos da cidade. Cheio de amor, vence o medo e as intimações e de peito aberto segue navegando nas ondas eternas da justiça.
Dois homens que ‘amam’ Coari e no amor se esforçam de ‘cuidar’, pois, o cuidado é a primeira condição de um apaixonado!

"piquiá e amapá-doce"

Estudo comprova valor medicinal e nutricional de mais duas espécies florestais da Amazônia
fonte: http://www.radiobras.gov.br/
O valor medicinal e nutricional do piquiá e do amapá-doce, duas espécies florestais da região amazônica, foi comprovado em estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Departamento para o Desenvolvimento do governo da Grã-Bretanha.
Os testes fitoquímicos e farmacológicos com ratos comprovaram finalmente a ação antiinflamatória e analgésica do óleo, e ação antiinflamatória do leite. Quanto ao teste nutricional, o leite apresentou inclusive maior quantidade de sais minerais (magnésio, cálcio, etc.) e proteínas do que os leites de soja e de vaca. Para cada 100g, foram encontrados 120mg de cálcio, 70mg de fósforo, 60 mg de magnésio e até 7,13% de proteínas totais, valores bastante próximos ao que é recomendado na alimentação diária.

Preces a 'Santo Antonio'

SANTO ANTONIO Neste dia especial peço que me ilumine, para que encontre um bom homem ,fiel e trabalhador que me ame muito,respeite,assim como ao meu filho, para que possamos ter um relacionamento feliz, ideal! De coração, Que assim seja!
DE: J.C. A. - 13/6/2004
---- . ----
Santo Antônio, se for para a minha felicidade, que eu arranje um namorado e que ele se torne meu companheiro para o resto de minha vida.
DE: Sentimentos - 13/6/2004
---- . ----
Para que Santo Antonio a proteja e lhe indique o caminho de seu verdadeiro amor.
DE: Karime - 13/6/2004
---- . ----
Mais preces:
http://istoe.terra.com.br/planetadinamica/altar/site/lista_altar_pub2.asp?id_user=28&id_altar=29

http://istoe.terra.com.br/planetadinamica/altar/site/index.asp


13 de junho - Festa de "Santo Antonio"

Antonio nasceu em Lisboa no fim do século XII. Obteve grande desenvoltura como pregador, confessor e um dos primeiros professores de teologia dos 'franciscanos' com autorização de S. Francisco de Assis, de quem era muito amigo. Morreu em Padova (Pádua) na Itália em 1231.
A devoção a S. Antonio veio para o Brasil com os portugueses no século XVI e até hoje é o santo mais devotado do país, onde é o padroeiro dos namorad@s e dos encalhad@s.
Na Amazônia temos o seu 'Santuário' em Borba. Serão milhares os devotos que seguirão até lá para pedirem sua intercessão.
Salve Borba... Viva S. Antonio!

sábado, junho 12, 2004

"Coari - Mostra tua cara"

Essa sessão "Coari - Mostra tua cara" é a descrição dos 'Esquecidos de Coari', livro do nosso poeta Chagas.
Você talvez não conheceu
Ou seu nome nunca ouviu
foi um grande prefeito
que nesta terra surgiu
seu nome era conhecido
por CORONEL MONTORIL.

Assim passou o tempo
o Coronel foi primeiro
mas para recordação
ficou o seu companheiro
com o nome bem conhecido
chamado CHICO ENFERMEIRO.

A título de identificação

Quem leu o blog de hoje cedo pode está se perguntando, onde foi esse show que o Stingi esteve?
Para melhor situar, o autor do blog está em Roma para estudar e é daqui que escreve.
Confira um pouco o que é a vida por aqui no artigo abaixo:
Diários de motocicleta – Um caboclo coariense em Roma
O filme “diários de motocicleta” de Valter Salles concorrerá ao prêmio ‘Palma de Ouro’ em Cannes. O cineasta relata no filme a mitológica viagem de motocicleta que Che Guevara fez pela América Latina. O título do filme de Walter Salles poderia ser o nome do diário de um caboclo coariense em Roma ou do diário de um romano em Coari. O certo é que tanto um como o outro convive no seu dia-a-dia com esta realidade.
Já fazia alguns dias que pensava em escrever um artigo tratando da relação entre Roma e Coari, pois, quem nasce em Coari e vai morar em Roma ou quem nasce em Roma e vai morar em Coari, encontrará uma coisa comum nessas duas cidades, as motocicletas.
Tanto em Roma como em Coari, tivemos uma motocicleta símbolo. Coariense que tem mais de quarenta anos se lembra com saudades da Yamaha 100, elas entravam em Coari, via Tabatinga, quem tinha se orgulhava da sua motoca. A mesma coisa acontece em Roma. Romano que tem mais de quarenta anos se lembra com saudades da lambreta Vespa. Cantada aí no Brasil pelo nosso rei do brega, Reginaldo Rossi ... no fim do baile na minha lambreta...
A polícia federal veio, levou as Yamaha 100. A Honda invadiu a cidade com os seus modelos, principalmente a 125. Na primeira vez que morei em Roma, nos anos de 1996 a 1998, a Honda praticamente não existia por aqui. Retornado fiquei surpreso com a quantidade de motocicletas Honda, e sem falar na infinidade de modelos. Os modelos existentes em Coari não existem aqui, estando aqui olhando para lá, percebe-se que somos pobres para consumir a diversidade de motocicletas que são colocadas no mercado romano e que às vezes na hora de comprar se chega a ter dúvidas qual é a que eu mais gostei, a mais bonita, a mais charmosa, a mais potente, a mais prática, nessa hora o bolso fala muito.
Como é bom ter uma moto nova, ficamos orgulhosos dela, e com ela vamos cortando as ruas coariense, sentindo no rosto o vento que vem do lago, pureza da natureza; algumas motos duram toda a vida do dono. Em Coari quanto mais a moto dura, mais ela prova sua resistência, mais é boa, como costumamos dizer. Em Roma já não é assim, o mundo do consumismo não permite que uma pessoa fique longos anos com a mesma moto e nem que um outro compre uma moto com a kilometragem alta, só restando um futuro para a moto, o ferro velho; porém, para coloca-la no ferro velho se paga e muitas são abandonadas pelas ruas. Andando pela cidade é muito comum ver motos sem donos.
Roma cidade eterna, programada para cavalos e carruagens, por isso não tem garagens e são poucos os estacionamentos; ruas estreitas e becos estreitíssimos. A moto por ser pequena entra em qualquer espaço; deste modo se torna prática, fácil de ser usada. Nos grandes cruzamentos, na hora da volta do trabalho para casa, quando o semáforo troca o verde pelo vermelho, são dezenas e dezenas de motos a esperar a nova troca do vermelho pelo verde. Assistir este momento é ser transportado de Roma para Coari, tudo se transforma em saudades.
Na mudança das idades da adolescência para a juventude, seja o coariense como o romano, o objeto de desejo mais sonhado é a moto. Acelerar, peito aberto ao vento, se sentir livre, num vôo, é que a vida está a se abrir diante de si.
Afinal uma ragazza – uma cabocla na garupa de uma moto é sempre uma ragazza* – uma cabocla em Coari, em Roma ou em qualquer lugar do mundo. Acelera ragazzo** – acelera caboclo. * moça em italiano
** rapaz em italiano

sexta-feira, junho 11, 2004

Sting - Homem do Mundo

Cheguei a pouco de um show promovido pela fábrica de sorvete “cornetto”, também produzido no Brasil. Foi o “Free Music Festival”. Vários cantores italianos cantaram, mas, a estrela da noite foi ‘Sting’. O público, uma multidão, formada na sua maioria por jovens, foi ao delírio.
‘Sting’ ajudou a divulgar a luta indígena do Brasil no exterior, peregrinava em vários países do mundo com o cacique ‘Raoni’ e assim tentou dar voz e vez aos nossos indígenas.
A ‘Prefeitura de Coari’ visto que está bem das pernas econômicas, dinheiro do petróleo, poderia contratar o ‘Sting’ para cantar para os coarienses no aniversário da cidade.
Quem sabe ele assumiria a causa dos coarienses empobrecidos.
Dar-lhe ‘Sting’ ... we are here!

Falando de Caori

O Coaripolis quer ser um lugar onde podemos dizer o que sentimos sobre Coari, que vive um momento todo especial da sua história e como coarienses de sangue ou de coração temos o direito de fazer valer a nossa voz, pois a cidade é o que somos.
Nesta cidade de encantos mil vivemos a nossa vida, amamos, sofremos, sorrimos, choramos, acreditando sempre no dia de amanhã. Todos aquel@s que se sentirem assim, sintam neste blog a sua casa. Por ser nossa casa, temos o direito de cuidar, deixar nossa impressão, o nosso recado, o nosso carinho.
Já temos três excelentes sites sobre a 'rainha' do Solimões, podemos dizer que este é só mais um, mas, na qualidade de blog, está aberto para comentários, discussões, ser o canto, o poema, o grito e o lamento do ser coariense.
Se tiveres mais do que um comentário, mande para: francisco_jose@tiscali.it e será colocado no blog (poesia, artigo, música, notícia de interesse público e até publicidade) ... o que diz respeito a Coari e a seus arredores que é o mundo, diz respeito ao coaripolis.

Entre a casa é sua!