Coaripolis

terça-feira, novembro 30, 2004

Quanta coisa boa

Produção de mel com abelhas indígenas eleva renda mensal de interioranos no Amazonas
Implantada inicialmente no município de Boa Vista do Ramos (a 230 quilômetros de Manaus), a meliponicultura vem despontado no Amazonas como novidade no mercado de negócios sustentáveis do Estado.
A atividade consiste na produção de mel a partir da criação de abelhas indígenas sem ferrão e tem sido capaz de de elevar a qualidade de vida das comunidades envolvidas.
Aproxidamente 250 famílias da zona rural dos municípios de Boa Vista do Ramos, Carauari, Iranduba e Macapuru são beneficiadas com o crescimento da atividade no Estado.
Com o apoio da Agência de Florestas, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a produção de mel de Boa Vista do Ramos deverá fechar o ano com um volume de 2 mil quilos do produto disponível para ser comercializado.
Para os técnicos da Agência de Florestas, a previsão é que, em 2005, essa produção ultrapasse o volume de 4 mil quilos.
Um diagnóstico realizado em Manacapuru demonstrou que a média de renda familiar mensal das pessoas que adotaram a meliponicultura é de R$ 270. A projeção é que a meliponicultura venha a dobrar essa renda quando a atividade for efetivamente implantada e regularizada.
"O diferencial da meliponicultura é o baixo custo de investimento, o reduzido tempo de trabalho e o impacto ambiental positivo, porque, em vez de derrubar árvores, os meliponicultores estão plantando", ressalta Max Dias, coordenador do programa de Meliponicultura para o Estado do Amazonas.
Fonte: Portal Amazônia

Inpa realiza 2ª Conferência de Pajés em Manaus


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está realizando em Manaus a 2ª Conferência de Pajés, no Chapéu de Palha do órgão.
O evento, que está sendo promovido até o dia 3 de dezembro pela Fundação Estadual de Política Indigenista do Estado do Amazonas (FEPI), reúne 25 pajés de 11 municípios amazonenses.
O objetivo da conferência e discutir meios de proteger a propriedade intelectual e o conhecimento tradicional dos indígenas do Amazonas.
Durante os cinco dias de programação, os líderes indígenas vão trocar experiências e debater as leis de proteção à biodiversidade.
Fonte: Portal Amazônia

Amazônia mais quente

Greenpeace alerta para aumento do desmatamento na Amazônia

segunda-feira, novembro 29, 2004

A conferência dos pobres da terra

“Aqui estamos reunidos todos os pobres da terra, do campo brasileiro, na maior e mais representativa manifestação das últimas décadas. Sem terá, atingidos por barragens, pequenos produtores rurais, agricultores familiares, movimento de mulheres camponesas, povos indígenas, quilombolas....portanto a ampla representação dos movimentos do campo estamos reunidos aqui em Brasília para essa grande conferência da Terra e Água” Estas foram palavras que deram a dimensão de mais de dez mil pessoas que se deslocaram dos mais longínquos rincões do país para”celebrar e fortalecer as organizações e entidades que lutam pela terra e justiça no meio rural brasileiro”.
A leitura continua... no IV FORUM PAN AMAZÔNICO

Esta é uma foto da minha viagem a Pisa

Tecnologia cabocla

Casca do cupuaçu produz energia no interior do Amazonas
MANAUS- O projeto de assentamento de Aquidaban, em Manacapuru, na comunidade de Tuiué, interior do amazonas é palco de uma experiência pioneira em produção de energia na Amazônia, por meio da transformação da casca do cupuaçu em combustível.
As 187 famílias de agricultores do assentamento foram escolhidas como beneficiárias do projeto Gaseificação da Amazônia, coordenado pelo Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa) da USP (Universidade de São Paulo) e executado em parceria com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
O sistema será inaugurado neste sábado, 27/11, às 13h, em uma cerimônia que contará com a presença do presidente nacional do Incra, Rolf Hackbart, e do superintendente regional do órgão, João Pedro Gonçalves da Costa.
Leia mais...

sábado, novembro 27, 2004

Dinheiro compra até amor sincero!

Ipaam autoriza início de trabalhos do gasoduto
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concedeu ontem, à empresa Transportadora Amazonense de Gás (TAG), a licença para desmatamento de 7.9 quilômetros quadrados de floresta no trecho por onde vai passar o gasoduto Coari-Manaus.
Pelo convênio, militares do 2º Grupamento de Engenharia e Construções, unidade do Comando Militar da Amazônia, vão abrir quatro clareiras onde serão depositados tubos, materiais de construção e equipamentos, como carros e tratores.

sexta-feira, novembro 26, 2004

Artigo internacional

Meu computador ultimamente está comprometido com habitantes estranhos, são oito vírus que não deixam ele funcionar muito bem. Para chegar até aqui tive que ir pelo beta.search.msn, mas, como diz o ditado popular: não tem mal que não traga um bem. Coloquei a palavra coaripolis na caixa de busca dei ok e me veio cinco sites onde estão o meu blog. O mais interessante: http://www.peoplesoftheworld.org/assignments/brazil.jsp
Apesar do assunto ser sobre o novo gasoduto, o site chama a atenção para a protituição "infantil em Coari". Onde meu blog entra? É o único citado como referência. E pq foi citado? Escrevi um post sobre a prostituição infantil em Coari.
O site é em inglês, isto significa que gente do exterior anda por aqui... além do nosso amigo e irmão coariense que está na alemanha que tem o seu comentário feito post coom o título post encantador.
Eu que alguns dias atrás sentia vontade de encerrar esse blog... e vejam só vcoês!
Quem quiser afim de ir no site tem a tradução do google: Povos do Mundo
Referências do site www.peoplesoftheworld.org
[1] Amazon Watch, (2001) The New Heavy Crude Pipeline in Ecuador: Fueling a Second Oil Boom in the Amazon. [2] Amazônia, (2003) Living the Tragedy of a Pipe Dream.
[3] Friends of the Earth International, (2002) History Repeats Itself in the Brazilian Amazon: Dangerous Plans for Petrobas Pipeline.
[4] Coaripolis, (2004) Prostituição Infantil. (This article is in Portuguese)
[5] European Working Group on Amazonia, (1997) Urucu Hydrocarbon Project.
[6] Assembléia Legislativa do Amazonas, (2004) Prostituição Infantil Preocupa Mário Frota. (This article is in Portuguese)
[7] Coari, City Web Portal. (This site is in Portuguese)
[8] Coari, City Web Portal. (This site is in Portuguese)
[9] State Government of Amazonas, Portal Oficial do Governo do Estado do Amazonas. (This site is in Portuguese)
[10] Amazônia, (2004) Amazonia in the Pluri-Annual Plan 2004-2007.
[11] Amazônia, (2004) Riverains Condemn Coari-Manaus Gas Pipeline.
[12] Portal Amazônia, (2004) Festival de Ciranda de Manacapuru 2004.
[13] Amazônia, (2004) Term of Engagement Fails to Compel Petrobras to Fulfil Urucu-Porto Velho Licensing Requirements.
[14] Friends of the Earth International, (2003) Annual Report 2003.
[15] Amazônia, (2002) Evaluation of the Impacts of the Urucu-Porto Velho Gas Pipeline on Indigenous Populations in the Region by Anthropologist Gunter Kromer.
[16] Inter-American Development Bank, (2003) Urucu-Porto Velho Gas Pipeline. (Annex 1 of Termonorte Thermoelectric Power Project: Environmetnal And Social Impact Report.)
[17] Everett, D. L., (2004) Cultural Constraints on Grammar and Cognition in Pirahã: Another Look at the Design Features of Human Language.

quinta-feira, novembro 25, 2004

Literatura - Educação - biblioteca

Nos dois posts passado falando dos lançamentos de livros interessantes que estão acontecendo na Amazônia. Apareceu o comentário de uma velha e nova questão coariense: a Educação. Junto com a questão educacional vem a situação da nossa biblioteca pública... sumiu!
Quem escreveu o comentário foi o Prof. Archipo, atualmente professor em Coari. Lembro dele na velha biblioteca, perto da prefeitura, adolescente curioso naquela época, hoje um excente professor e um apaixonado por Coari.
Agora em julho quando estive em Coari, percebi que aumentou e muito o número de escolas na cidade, mas, a questão educacional vai além disso, além dos prédios, é preciso ter um plano de educação, professores motivados e isso um bom salário ajuda muito, e condições, enfim, o mais importante não ter escolas é o que se ensina!

IV Fórum Social Pan-Amazonico

IV Fórum Social Pan Amazônico

quarta-feira, novembro 24, 2004

livro inédito sobre a Cabanagem

O novo volume traz informações inéditas sobre a Revolução Cabana, sendo o primeiro instrumento de pesquisa sobre a Cabanagem produzido e publicado exclusivamente no Pará. O livro acompanha catálogo seletivo de documentos sobre o movimento, com seu respectivo índice geral, reunindo 1.250 verbetes sobre o assunto.
Mais informações vá nesse site.
Hoje é dia de literatura por aqui. As duas dicas são de literatura Amazônica. Para quem ama essas duas coisas é um prato cheio. Por falar em literatura, alguém poderia me dizer onde foi parar a biblioteca pública de Coari?

Para quem gosta de literatura!

A série 'Resgate', relança hoje as obras "Visgo da terra", de Astrid Cabral, e "Frauta de barro", de Luiz Bacellar.
"Visgo da terra" foi lançado pela primeira vez em 1979, depois relançado em 1986 e agora reeditada com oito poemas inéditos, entre eles "Serenata". Todos criados a partir da memória da infância e de parte da adolescência vividas por Astrid em Manaus. Ao todo 60 poemas compõem a obra, que já foi uma parte de um outro livro dela, "Ponto cruz", e hoje é um das mais identificadas obras de sua carreira.
"Frauta de barro", de Luiz Bacellar, também traz uma poesia cuidadosa, detalhista. Onde o presente está na primeira parte, com "Dez sonetos de bolso". E o bom devaneio do poeta está em "Três noturnos municipais". Mas a obra reúne mais. Tem o "Santa Etelvina", "Torneio de papagaios" e "Receita de tacacá".

Banco alemão doa 17,6 milhões de euros para áreas protegidas da Amazônia

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o KfW (Banco Alemão de Crédito para Reconstrução) firmaram hoje termo de doação no valor de Eur$ 17,6 milhões para o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). O dinheiro será utilizado na criação e consolidação de unidades de conservação na Amazônia.
Se o dinheiro roubado pelos nossos "políticos" fossem investidos nessa causa e em outras, nosso Brasil seria ums dos melhores países.

Identidade

Ribeirinhos e Ribeirinhas se reúnem novamente, num encontro anual, para discutir diversos assuntos que envolvem a identidade – no sentido cultural e político da palavra – do interiorano, suas dificuldades e suas formas de luta. Trata-se do XX Encontro de Ribeirinhos e Ribeirinhas do Amazonas e II Seminário sobre Identidade Ribeirinha. Dois eventos que ocorrerão simultaneamente - no mesmo espaço e com os mesmos atores – promovidos pela Comissão Pastoral da Terra regional Amazonas (CPT-AM), entidade parceira das populações rurais do país. Criada há 27 anos, a CPT-AM – com sede em Manaus – é tradicionalmente uma força política e mística a mais entre os movimentos sociais que se mantêm na luta por justiça social no campo e na cidade. O Encontro deverá reunir mais de 100 participantes, vindos de 49 municípios do Amazonas. É propósito do encontro, levantar as grandes questões relacionadas à vida cultural, política, ambiental e econômica do ribeirinho. A CPT-AM garante esse objetivo criando um espaço onde os próprios ribeirinhos expressam sua opinião sobre si e sobre sua realidade

domingo, novembro 21, 2004

Colonização

No dia 14 desse mês o jornal “Estado de São Paulo”, publicou três artigos sobre o gasoduto Coari-Manaus, mostrando claramente que ainda não passamos da colonização, o interior é colônia da Capital do Estado e do Capital Internacional. Misturo aqui trecho dos artigos com minhas inquietações!
A construção do Gasoduto Coari-Manaus tem sido objeto de discussões há duas décadas. Saiu do papel devido aos esforços do governador do Estado, Eduardo Braga, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dos interesses da Petrobrás. O principal impacto que pode ter na região é social. O desmatamento para a fixação dos tubos gira em torno de 800 hectares, segundo previsões iniciais. Grandes obras já realizadas na Amazônia, como rodovias e hidrelétricas, deixaram no seu rastro o aumento da prostituição, desagregação de comunidades, êxodo rural, disseminação de drogas e outras mazelas. O período crítico desta obra será o da construção - com 3.500 operários.
O Programa de Desenvolvimento Sustentável se destina a reduzir previsíveis impactos negativos. Mobiliza R$ 42 milhões e conta com o apoio de 50 instituições - da Universidade Federal do Amazonas às prefeituras das cidadezinhas cujos territórios serão atravessados pelos tubos.
O benefício que o gasoduto já trouxe para os ribeirinhos foram as visitas do navio Zona Franca Verde - uma espécie de poupa-tempo flutuante, misturado com ambulatório. Nas cidadezinhas onde já ancorou - Anori, Codajás, Anamã e Caapiranga -, distribuiu certidões de nascimento, carteiras de identidade, títulos de eleitor, e outros tipos de documento, além de propiciar consultas com clínicos gerais. Minha pergunta é para quê gastar tanto dinheiro nesses serviços se temos direitos... e de graça?
Tudo isso lembra os primeiros europeus na Amazônia, onde para enganar os indígenas, nos vinham com miçangas, espelhos e outras bugigangas.
O maior exemplo disso aconteceu em Anamã, onde se casaram de modo coletivo 108 casais. A organização ficou a cargo do pessoal do cerimonial do governador. Na sexta-feira, um barco fretado aportou na cidade com uma tropa de gente moça, encarregada de decorar a praça, pentear as noivas, distribuir vestidos, fazer fotos, organizar a recepção aos parentes e convidados. Até carpete vermelho estenderam no caminho dos noivos.
Para que o processo de colonização se faça de modo completo até o coordenador representa a força de fora; para ser mais claro, estudou no Estados Unidos e a mão-de-obra barata, fica para os amazonenses. Até quando isso vai durar?

sábado, novembro 20, 2004

Post Encantador

Esses dias meu computador entrou em parafuso, custei a conectar a internet, nessa hora dar vontade de dar uns pontapés nessas máquinas. Porém a vida não é só desgraça, quando consegui entrar ne net, fui premiado com esse excelente comentário aqui no blog, que tenho orgulho de postar para vocês, com autor e tudo... valeu!
Olá meu conterrâneo!
Permita-me postar aqui minha primeira mensagem!
Sou Coariense da gema nascido e criado lá, mais especificamente no bairro de Tauá-Mirim, passando a morar em Manaus a partir de 1994 para estudar e trabalhar, assim como a maioria do pessoal típico de cidade do interior, e claro sempre retornando lá para passar férias e datas festivas de Natal e fim de ano.
Há algum tempo tomei conhecimento de seu adorável Blog, mas motivos adversos não me permitiram passar por aqui mais cedo para saudá-lo com grande alegria e satisfação... e a partir de agora estarei sempre visitando aqui. ’Felizmente’ aqui é mais um endereço eletrônico de grande importância entre poucos que a partir de agora passo a freqüentar com grande orgulho, pois lamentavelmente a era da informática está chegando à cavalo em nossa cidade e poucas pessoas de coragem tomaram essa iniciativa louvável.
Da mesma forma, não posso deixar de parabenizá-lo por todo seu esforço e trabalho em divulgar nossa cidade, região e país ao mundo. Certamente não é uma tarefa fácil, pois como pude observar infelizmente o lado ruim de nossos problemas sociais também são mostrados e de forma bastante humana com o intuito de sensibilizar as pessoas de poder, perante os fatos políticos, históricos e sociais que são tratados com total descaso e atitudes desumanas em nossa região .
Novamente estamos vivendo mais um espetacular ‘boom’, só que agora em Coari, na área financeira, populacional, urbanística e até futebolística do município, após a era da borracha e Zona Franca de Manaus – que de acordo como o nosso saudoso Eduardo Braga fala: “é uma ‘Zona’ e não tem nada de Franca”. Infelizmente esse eufórico ‘boom’ vem acompanhado de problemas sociais de proporções catastróficas e incalculáveis onde nós mesmos é que pagaremos um alto preço se algo não for feito.
Parabéns por você ter se levantado com tamanha coragem, destemor e fé para brigar pela nossa gente e exigir um mundo mais justo. Sem dúvida algo já tinha que ser feito!
Bem, agora queria comentar sobre o livro do Paul Marcoy que achei magnífico e jamais imaginei que nossos desbravadores detalhavam minunciosamente cada lugar por onde passavam. Como isso é importante para a História do nosso Município!
Você não imagina o quanto eu me senti feliz ao ler só esse pequeno trecho do livro, principalmente agora quando a solidão é minha principal companheira!
Fiquei maravilhado pois fala da minha terra e especificamente do bairro onde moro, o Tauá-Mirim, acho até que moro no topo da elevação narrada, me senti mais Coariense do que nunca e praticamente me vi no meio de toda aquela gente participando do casamento celebrado.
Quanto a ‘igreja que mais parecia um miserável celeiro’, fiquei imaginando mil cenas do local e de qual igreja se tratava, rapidamente deduzi que talvez se trate da primeira igreja de São Francisco, não tenho certeza...
Ao lembrar da igreja de São Francisco, outro filme passou em minha mente, pois recordo com carinho lindos momentos de minha juventude, mais especificamente da minha primeira eucarístia que fiz com o professor Guilherme Maciel nessa igreja a mais ou menos 23 anos atrás, assim como o dia da formatura da eucarístia, onde antes de comungar pela primeira vez, passamos pelo confessionário com o Pe. André para se confessar.
Engraçado que ainda me lembro até de alguns pecados e inclusive do ato de contrição que, apesar de hoje eu ser evangélico, ainda tenho ele todo gravado na mente. Quer ver só: Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro criador e redentor meu. E por sedes vós quem sois sumamente bom e digno....acho até que ainda consigo pontuar cada vírgula...
Quanto tempo não redigia tantos pensamentos. Me reportei diretamente para a quinta série do ginásio nas aulas de Redação da Prof. Lourdinha Queiroz no colégio Perpétuo Socorro.
Sinceramente faz muito tempo que não me encontro assim revivendo meu passado e como é bom recordar o passado e lembrar dos lindos momentos vividos dos quais sentimos muitas saudades, pois lá mesmo ficarão. Que sentimento lindo e ao mesmo tempo estranho, que nos tele-transporta, nos dá alegria e um aperto no coração. Algo meio maluco, algumas lágrimas são derramadas e a saudade lateja, acho até que preciso fazer isso mais vezes pois me deixou com a alma completamente massageada!
Quem diria que um dia eu pudesse me conectar na internet e reviver meu passado!
E, finalmente por aqui me despeço com grande satisfação pedindo perdão pela grafia das palavras, concordâncias e organização de pensamentos, pois sou um estudante de uma área que não lida muito com a redação de textos, a informática.
Estou morando a pouco tempo na Alemanha e vou ficar aqui por uma temporada de 2 anos, quando concluo meu curso de Mestrado se Deus quiser.
Desejo grandemente que você alcance seus propósitos durante seu período de estada aí em Roma, essa terra maravilhosa. Que suas mensagens alcancem o ínterim dos alvos almejados na velocidade da luz, byte a byte, para que as melhores decisões sejam tomadas. Que suas ações produzem reações benéficas perante nossos problemas gritantes e tenham dimensões merecidas. Que o Senhor continue te dando sabedoria(matéria) para desenvolver teus trabalhos e ocupar merecido lugar na mídia (espaço).
Que a sua preocupação um dia possa ser a preocupação de todos, que a sua ação um dia possa também ser a ação de todos, e que acima de tudo isso, o nosso ‘futuro melhor’ que tanto almejamos possa ser preparado de forma digna e justa pelas mãos de cada um de nós...
Abraço Fraterno e Lembranças da Alemanha!

Tom de Oliveira

quinta-feira, novembro 18, 2004

Cenas de Mad Maria, romance de Márcio Souza que está sendo filmado em Porto Velho. Até que enfim ... estão reconhecendo nossos valores! Posted by Hello

Mais uma página de Coari

Redentoritas

terça-feira, novembro 16, 2004

Um viajante em Coari

Estou lendo o livro Viagem pelo Rio Amazonas de Paul Marcoy. O livro é um relato muito interessante da sua aventura pelo nosso rio por onde ele viajou saindo do peru em julho de 1846 e chegando à Belém em agosto de 1857.
Assim ele relata Coari quando passou pela cidade:
“A primeira coisa que se observa ao entrar no Coari é um pequeno povoado de seis casas cobertas de palha no topo de uma elevação. O lugar chama-se Tahua-Mirim. Esse povoado da margem esquerda de quem adentra o lago é somente um posto avançado sem importância. A cidade ou lugar principal, assinalado nos mapas brasileiros com a Vila de Coari, fica quatro léguas adiante na mesma margem.
Chegamos a ela pelas seis da tarde, quando estava sendo celebrado um casamento de um soldado com uma mulher Tapuia. As autoridades civis, militares e eclesiásticas do lugar haviam-se unido à população nativa para conferir maior pompa e circunstância ao evento. A cachaça, que corria livremente desde a manhã, havia enrubescido as faces e elevado acima do normal o tom das guitarras.
Fiquei chocado com a feiúra e a melancolia do lugar. Imagine-se, na margem de um amplo lençol de água, preta como tinta de escrever, imóvel e densa, um pedaço de terra coberto de capim rasteiro e amarelado; sobre esse chão, onze casas cobertas com folhas de palmeira num espaço de cento e cinqüenta metros e, algo recuada, uma igreja que mais parecia um miserável celeiro com o reboco caído e o telhado afundado em vários pontos.
Acrescente-se a isso, a título de animação, cinco ou seis vacas magras andando de porta em porta, como a pedir aos seus donos um pasto melhor do que o capim amarelo, e ter-se-á um quadro preciso da capital de Coari”.

Que coisa Boa

Manaus sedia Simpósio de Plantas Medicinais
MANAUS - Os interessados em participar de debates sobre questões relativas a plantas medicinais e fitoterápicas, podem participar do XVIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.
O evento acontece em Manaus entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções Studio 5, localizado na avenida General Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus.
Serão realizados workshops, palestras, oficinas, mesas redondas e mini-cursos, com os temas mais diversos, entre eles: o trabalho social no estímulo ao comércio dos produtos naturais, manejo e conservação de recursos genéticos de plantas medicinais, introdução a etnofarmacologia, fitoquímica de produtos naturais e plantas medicinais e leishmania.
Durante o simpósio, estarão reunidos especialistas de diversas capitais brasileiras e estudantes. O objetivo é fazer a difusão de pesquisas científicas, tecnologias, informações mercadológicas e processos produtivos, visando despertar o interesse para as potencialidades locais e as possibilidades de pesquisas e negócios na região amazônica e no Brasil.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa): avenida André Araújo, nº 2936, bairro Coroado. Mais informações pelos telefones: 643-3115 / 643-3100 ou 643-3104.
Portal Amazônia, com informações do Ministério do Meio Ambiente
16/11/2004 - AMS

A lei ainda existe

A Polícia Federal apreendeu na manhã de domingo (07.11) 112 tartarugas que seriam vendidas em uma feira livre em Manacapuru, no Amazonas. Quatro pessoas foram presas.
Segundo a PF, a investigação durou duas semanas.
As tartarugas foram encaminhadas ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e quatro pessoas presas em flagrante.
Fonte: Folha de São Paulo.
As tartarugas vem sofrendo um verdadeiro massacre desde do século XVI, quando eram transformadas em manteigas e exportadas para a Europa. Até hoje, não tenho certeza, que com seu oléo iluminavam as ruas de Londres e do Rio de Janeiro.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Triste realidade

Negócios na floresta são ignorados
O Amazonas perde preciosos investimentos na área de extrativismo por não oferecer infra-estrutura e apoio necessário para que os pequenos produtores aproveitem as boas oportunidades de negócios no setor.
Os produtos oriundos do extrativismo são atualmente matérias-primas estratégicas para a poderosa indústria de fármacos e fitoterápicos, que movimentam milhões em todo o mundo. Para se ter uma idéia, o Estado possui uma capacidade de produção mensal de mil toneladas de óleos vegetais, mas a produção não chega a 400 toneladas.
Os produtores se ressentem, sobretudo, da inexistência de infra-estrutura - a falta de energia elétrica é o maior entrave -, além de problemas fundiários e serviços básicos precários de saúde e educação. A falta de estradas e de transportes para fazer o escoamento da produção também dificultam a expansão dessa atividade. Esta reportal fisguei no Jornal Acritica, que expressa muito bem a realidade rural do estado do Amazonas. E lógico em Coari não é diferente. Em julho quando participei do encontro de ribeirinhos do município, o choro era por uma boca só: "estamos abandonados".

Firefox

Firefox... vc ainda não tem o sue? o que está esperando! baixe aqui

domingo, novembro 14, 2004

Para entender mais de gasodutos

PERSPECTIVAS PROMISSORAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO GÁS NATURAL NO AMAZONAS

Entender mais ainda...

Peixes de Midas

Preço do peixe aumenta 70% em Manaus
MANAUS- Poucas opções e preços altos são as reclamações dos consumidores que vão às feiras de Manaus comprar peixe. Para os peixeiros, a situação também não está boa. Eles reclamam do movimento baixo, e afirmam que somente a partir de janeiro de 2005, a situação deverá melhorar.
O quilo do tucunaré estava sendo vendido ontem por R$ 3,50. A dezena do pacu, do curimatá e do jaraqui de tamanho grande custa R$ 10. A unidade do tambaqui pequeno custa R$ 10, e três “ruelos” são vendidos por R$ 20. A unidade da aruanã é vendida por R$ 20, cinco unidades de traíras por R$ 5, e o monte de curimatá por R$ 10.
O peixeiro Aroldo Silva Guimarães, 51, estima que o preço do pescado tenha subido 70%. “Estou aqui desde manhã cedo e só consegui vender 100 unidades de peixe, quando há alguns meses vendia de 200 a 250 unidades”, estima. O empresário Ícaro Sérvido Pereira, 20, afirma que sempre vai a feira da Manaus Moderna, comprar peixe. “O preço está muito alto, incompatível com as condições financeiras da maioria da população”, avalia.
Outro problema relacionado ao pescado, são os locais de venda que nem sempre apresentam condições higiênicas adequadas.Na ponte que liga os bairros de São Jorge e de Santo Antônio, zona Oeste, por exemplo, peixeiros costumam montar bancas para vender pescado em condições inadequadas. Moscas pousando sobre os peixes expostos em mesas próximas ao lixo, formam um cenário considerado “normal” pelos vendedores. Os peixeiros também não usam avental ou gorro ao vender o produto. Na opinião da funcionária pública Danielle Souza, 25, a prefeitura deveria orientar melhor os vendedores.
fonte: Portal Amazônia

quinta-feira, novembro 11, 2004

Veja essa

clik e veja...


Meus dias estão desse jeito... livro... corrida contra o tempo... chuva, muita chuva e pouco sol. Falta de dinheiro... net e saudade!

Tempo de ausências

Postar nesse tempo, é escavacar ouro com as mãos em pedra. Primeiro pelo mormaço que vem de Coari. Visto a distância, minha única fonte de notícias sobre a cidade é a internet... e daí não vem nada. Do outro lado o silêncio de quem passa por aqui, isto é, se alguém passa, é desmotivador!

quarta-feira, novembro 10, 2004

Escolas de Manaus recebem prêmios na área ambiental

MANAUS - Acontece nesta quinta-feira, 11/11, uma solenidade para premiar as quatro escolas vencedoras do Prêmio Multibrás do Meio Ambiente.As escolas dividirão o valor de R$ 28 mil para executarem projetos da área do meio ambiente em suas próprias sedes ou nas comunidades onde estão instaladas, durante o ano de 2005.
O evento será realizado no Parque do Mindu, com a presença da Secretária Estadual da Educação, Vera Lúcia Edwards, e do Diretor Presidente da Multibrás da Amazônia, Ulisses Tapajós Neto.O Coral Infantil da Multibrás, formado por filhos de colaboradores da empresa, com idade até 12 anos, também estará presente.
O Prêmio Multibrás de Meio Ambiente – 2004 tem a proposta de incentivar a prática da Educação Ambiental nas escolas públicas estaduais com atuação até o ensino fundamental, por meio da implantação de projetos ambientais.
Concorreram à premiação deste ano 24 escolas da zona sul da cidade, área escolhida pelos organizadores por representar cerca de 35% do total de escolas públicas do Estado e por ser uma das zonas urbanas mais degradadas da cidade.
Este é um tipo de educação que devemos motivar. Tentar fazer com que as crianças do hoje possam ser adultos mais responsáveis que nós no cuidado com o mundo.

terça-feira, novembro 09, 2004

Frio

Estamos em pleno outono por aqui e já parece inverno. Roma acorda com 5 graus. Sair? o coariense tem que comer um kilo de fogo... ficar em casa, tem coisa melhor? E a preguiça agora!
O pior é que esfria até a criatividade.

sexta-feira, novembro 05, 2004

Precisamos de Guerreiros

Morre o Doutor Coragem, o amigo dos ribeirinhos do Juruá
Os ribeirinhos do Vale do Juruá estão de luto pela morte do homem que dedicou sua vida aos pobres e portadores de hanseniase no Estado. Antônio Ademar Barahuna Bezerra, morreu na última quarta-feira, aos 68 anos, vitima de complicações cardíacas. Ele era conhecido em Cruzeiro do Sul como o “Doutor Coragem”, por sua bravura em descer e subir durante dias o rio Juruá e seus afluentes, para atender as famílias mais isoladas.
Segundo seus colegas da Secretaria Estadual de Saúde, o paramédico dedicou 40 anos de sua vida trabalhando no atendimento de pacientes hansenianos. Ele chegou a ser condecorado pelo governo do Estado durante as festividades do centenário de Cruzeiro do Sul, pelo seu relevante serviço na área.
“Esse amigo dos pobres viajava até 50 dias de barco ou 8 dias a cavalo buscando a residência dos pacientes e cuidando deles. Se hoje em dia só existem 4,7 pacientes para cada 10 mil habitantes, o grande mérito é dele, com sua incansável força de vontade”, lembrou emocionada a enfermeira do Hospital de Base, Vânia Barros.
Segundo ela, o “Doutor Coragem” era acreano de Cruzeiro do Sul, onde residia com a esposa e filhos. Na cidade, ele ganhou um barco que leva seu nome, mas nos idos de 1958 as viagens eram feitas em canoas fretadas. Foi ele quem fez o levantamento da situação da doença naquela cidade e cuidava pessoalmente para que todos recebessem o atendimento médico.
“Apesar do esforço de outros colegas atenciosos com a causa, vai ser difícil encontrar outra pessoa com a coragem que ele teve”, acrescentou Vânia. De acordo com um projeto deixado por ele, até o ano de 1970 os pacientes se escondiam no mato por falta de informação e para fugir do preconceito. “Em 1970, mais de 65 mil pessoas moravam nas margens do rio Juruá e mais de 30 mil habitavam na cidade”, diz o relatório do “doutor Coragem”.

Fonte

quarta-feira, novembro 03, 2004

O mundo em mudança

Semana passada aqui em Roma foi assinada a "Constituição Européia", perspectivas de mudanças para todo o continente Europeu.
Domingo começou por aqui a "horário de inverno", agora estou uma hora mais perto de Coari, a diferença de horário caiu de seis horas para cinco horas.
Bush, ganhou a eleição nos USA.

terça-feira, novembro 02, 2004

Programa de gasoduto beneficia municípios

Ações de cidadania
Com as viagens são realizadas ações de saúde, cidadania, estímulo à geração de renda e conservação da natureza. Na ação de saúde, os serviços oferecidos são de clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia, vacinação, laboratório e palestras educativas sobre temas como: o aleitamento materno, a prevenção ao câncer de colo de útero e mama, a prevenção de DST's e informações sobre alimentação e medicina alternativa.
A equipe de cidadania trabalha com a retirada de certidão identidade, primeira e segunda via, Carteira Trabalho, CPF, Certificado de Despensa Militar, Alistamento Militar, Certificado de Isenção para deficiente físico, Certidão de Nascimento, primeira e segunda via, Casamento e Atestado de Óbito, ambos com a segunda via. No serviço relacionado à previdência social está incluído o salário maternidade, auxilio doença, aposentadoria por idade, invalidez, amparo assistencial ao deficiente físico, pensão por morte e atualização de perícia médica. A plastificação dos documentos, reprografia e foto também foram oferecidos pelo barco ZFV.
Começo o post colocando o texto que saiu lá no Portal Coari e dizer que participei do Seminário sobre Gasadouto realizado em Manaus no começo de agosto deste ano, bati de frente com o 'Secretário de Desenvolvimento Sustentável', Sr. Virgílio, disse que para realizar esse tipo de ação não precisa da existência de gasoduto nenhum, visto que todas essas ações do projeto são obrigações do governo para com as pessoas, isto é, nós pagamos impostos para isso... ele não gostou, tentou dar umas desculpas, que a ninguém convenceu. Continuemos com a texto do Portal :
"Um exemplo da execução deste programa foi na comunidade de Ubim, no rio Badajós, em Codajás. Em um flutuante de apenas dois cômodos, o agricultor Antônio Santana e sua esposa Raimunda Costa moram com mais seis filhos que não possuíam certidão de nascimento. Por um erro na certidão de nascimento da mãe, nenhuma das crianças possuíam Registro de Nascimento. "Em Codajás nos informaram que para concertar o erro deveríamos pagar R$150", informou Raimunda".
Coitada dessa família, agora vem um pessoal com dinheiro deles, e pela segunda vez pagam o mesmo serviço, digo isso porque era do dever da família, ter essas coisas, e grátis. Vejam só... O que tinha que ser feito, não só em Codajás, mas, em todo o Brasil era liberar esse tipo de serviço e não ficar dando esmolas.
O próprio secretário disse na sua fala no "Seminário sobre gasodutos" que o governo federal liberou 40 milhões de reais para realizarem esses serviços.
Estamos pagando duas vezes para ser feita a mesma coisa!

segunda-feira, novembro 01, 2004

Serafim conquista vitória heróica contra Amazonino

Manaus - O ex-governador Amazonino Mendes, candidato à prefeitura pelo PFL, perdeu a eleição em segundo turno para Serafim Correa, do PSB. Encerrada a apuração na capital amazonense, Correa obteve 51,68% dos votos válidos contra 48,32% conquist ados por Amazonino, de 64 anos. Confirmada a vitória, Serafim, amazonense de 57 anos formado em economia, voltou a afirmar que não tem outra ambição política a não ser cumprir os quatro anos de mandato.
O resultado desta eleição, além de determinar uma situação inédita com a derrota de um grupo que há mais de 20 anos comanda a política do Amazonas, deixa aberto o caminho para novas opções.
"Teremos uma nova administração na cidade. Essa foi a vitória da renovação", disse o novo prefeito.
Isso pode significar um novo tempo na política, onde nem sempre o dinheiro vence. Eu mesmo ainda não estou acreditando. Sai de Manaus, dizendo que nunca Serafim ganharia de Amazonino, e vejam o que deu.
Um amigo meu, me escreveu um e-mail, dizendo que esperava um milagre, é, ele aconteceu.