Coaripolis

terça-feira, janeiro 30, 2007

Novo Mundo
Quando os europeus chegaram por aqui e se depararam com a floresta exuberante, acreditavam que nesse imensão de mato encontrariam animais monstruosos, novos, desconhecidos para eles. Até hoje continuam descobrindo novos animais, provando em parte a tese desses de navegantes.

Apesar de já conhecermos praticamente todos os animais da Amazônia, muito da sua riqueza biológica ainda está para ser descoberta. Infelizmente projetos desenvolvimentistas, técnicos que estão sendo executados atualmente, tomemos por exemplo a construção do gasoduto Coari - Manaus, destruirão milhares de vida, principalmente a vida invisível a olho nu. São animias minúsculosm fungos, bactérias, micróbios que servem (serviriam) para fazer remédios e cosméticos.

Só vamos saber do prejuízo no futuro e aí será tarde para chorar o leite derramado!

Modernização abre novos vazios demográficos
A heterogeneidade na Amazônia Legal é tão acentuada, ao contrário do que diz o senso comum, que há diferenciação até mesmo entre territórios com baixa densidade demográfica, uma das características predominantes da região. Além dos povoamentos dispersos com pouca pressão sobre o ambiente natural, como as unidades de conservação e as terras indígenas, existem áreas onde a tensão se dá de forma imediata, em decorrência da expansão da fronteira agrícola.
“O vazio da mecanização é mais acentuado do que o vazio da vida ribeirinha. Destrói-se, portanto, um mito”, observa José Antônio Sena do Nascimento, da Diretoria de Geociências do IBGE, acrescentando que a população rural de Mato Grosso, Estado praticamente tomado por áreas dotadas de estrutura produtiva, é menor do que a do Amazonas.
Esvaziamento de um lado, aumento de outro. Segundo estimativas do IBGE, entre 2005 e o ano que vem, a Amazônia Legal vai ganhar mais 1,3 milhão de habitantes, chegando a 2008 com uma população de cerca de 25 milhões. No período, as maiores taxas de crescimento populacional devem ser registradas no Amapá (10,5%), e em Roraima (9,1%); as menores, no Maranhão e em Mato Grosso (veja gráfico ao lado).
Saiba mais.

Pirataria
O Brasil ficou em 4º lugar em um levantamento feito por um grupo de multinacionais sobre os piores países em termos de pirataria comercial. China e Rússia foram considerados os países onde há mais pirataria e falsificação, "por uma ampla margem". Leia mais.
E toda essa pirataria brasileira não está concentrada somente nos grandes centros comercais do país, mais invadiu os mais distantes rincões perdidos tanto no sertão, como na floresta. Nossas pequenas cidades espalhadas pela imensa Amazônia convive com essa realidade há muito tempo.
E Coari para não fugir a regra, também está com o seu centro comercial tomado com esse tipo de negócio, principalmente de CDs e DVDs. É possível encontrar nas praças centrais, lançamentos cinematográficos que ainda nem chegaram as locadoras. Sem falar no preço, quase mais barato que uma locação.
E pelo visto, tanto em Coari, como no Brasil a pirataria vai continuar. Quem sabe não somos a cidade que está em segundo lugar de pirataria no Estado!!!

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Enchente
A águas estão chegando, os rios estão enchendo aqui no nosso lado da Amazônia, o lado do planeta água. A paisagem começou a mudar, o líquido preto, azul, encarnado-sujo vai tomando conta da terra.
A Amazônia é bem definida pelos seus dois grandes ciclos da vida: a cheia e a seca. Cada um desses tempos é diferente do outro. Agora a água vai entrando e invandindo espaços, juntando lagos isolados, chegando até a mata que estava distante, na maioria das vezes separada por uma longa faixa de areia, nossas praias brancas e escaldantes.
O verde das árvores muda com o tempo das chuvas, e quem é observador vai percebendo quão bela fica esse mundo marcado pela estação das chuvas. Bom é despertar na minha rede e ficar ouvindo os pássaros.
A maior mudança percebi quando fui ao mercado de Coari depois de ter passado quase um mês fora, o preço do peixe está lá nas alturas. O menor valor, uns peixes merrecas, cinco reais, o normal dez reias, como é que quem ganha um salário mínimo por mês está vivendo? Será duro encarar a vida nesse tempo de passagem, onde os peixes vão com a água para invandir a mata, deixando os rios e lagos onde estavam no período da seca.
Esse tempo é parte natural da nossa terra, tempo de pouco peixe, escasso. Talvez ainda estamos por aprender desse tempo e assim viver melhor por aqui!

A internet coariense simplesmente travou, parou, espero que seja só por um tempo. Minha vida de blogueiro não anda tão bem. Depois de ter chegado por aqui, agora que estou tentando colocar as coisas em ordem.
Hoje vieram tentar arrumar a conexão, o interessante é que no micro ela continua do mesmo jeito, já o o notebook melhorou cem por cento. Espero que não desande!

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Ano da Amazônia
Este ano a Amazônia vai está direto na mídia, o começo é o sucesso alcançado pela minissérie Amazônia - De Galvez a Chico Mendes. Pegando carona da minissérie os artistas sensibilizados com a terra, criaram um movimento intitulado Amazônia para sempre. O movimento tem como objetivo a proibição do desmatamento na Amazônia. Vamos torcer para que tudo isso traga outros benefícios para nosso planeta água.

Amazônia tem 124 mil crianças sem registro, esse número equilave a população da maioria das cidades da Amazônia!

Enrolado
O tribunal de Contas precisou de mais de meia página do Diário Oficial do Estado para publicar a lista de irregularidade nas contas do ex-presidente da Câmara Municipal de Coari Luiz Antônio Botelho da Cruz, referente ao exercício 2002.

Vida de blogueiro
Nesses últimos dias esse blog está criando teia de aranha, nenhuma postagem. Quando estava em Manacapuru a conexeão de lá é tão ruim que desisti de tentar ficar atualizando as postagens.
Em Manaus, onde passei três dias, tudo foi uma correria, faltou tempo. E agora em Coari, cheguei ontem, o computador não está funcionando bem. Vamos esperar que melhore!

terça-feira, janeiro 23, 2007

Não foi dessa vez que o desenvolvimento sustentável na Amazônia ganhou propulsão nas políticas de crescimento do governo federal. O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que deverá contar com R$ 500,9 bilhões de reais entre recursos do orçamento geral da união, estatais e setor privado, apresentado hoje em Brasília, reforçou a prioridade para mega projetos energéticos na região, sem avançar na questão da sustentabilidade. Leia mais.

quarta-feira, janeiro 17, 2007



Eleições 2008
As eleições para prefeito de 2008 já começaram a ser trançadas. Dois fatos acontecidos nesse início do ano de 2007 mostram como cada um está trançando seu tupé eleitoral.
O primeiro foi a eleição para presidente de câmaras e assembléias legislativas, o segundo a votação dos orçamentos: municipais, estaduais e federal. Nenhum desses fatos aconteceram de modo pacífico, sem gerar conflitos, alguns estrondosos, sendo notícias.
Em tudo isso o que apareceu foi a capacidade de alguns, principalmente do executivo, de articular mundos e mover fundos para se apossar do legislativo, fazendo os interesses coletivos girar em torno de seus projetos pessoais.
A tentação de moder a maçã, de se vender por enormes quantias, não foi superada pela maioria que busca apenas construir patrimônios para si.
No nosso Estado os exemplos que mais geraram notícias foram Manacapuru e Coari. A Câmara Municipal de Manacapuru teve sua eleição anulada por mandado judicial e Coari teve seu orçamento vetado pela maioria dos vereadores que compõem a casa, para ser aprovado num segundo momento de uma forma pouco clara.
O executivo municipal tendo na mão a presidencia da câmara e o dinheiro do município para gastar como quiser, já tem meio caminho andado para retornar ao cargo ou colocar lá quem quiser!
Até quando isso vai continuar acontecendo?

terça-feira, janeiro 16, 2007

Porto

Meu passeio predileto pela cidade de Manacapuru é pela orla, junto ao rio Solimões, como quase todas as cidades da Amazônia, esta não foge a regra, cresceu junto a margem do grande rio.
Manacapuru também tem uma outra orla, esta no rio Miriti, pela parte dos fundos, aliás, este rio contorna a cidade. Infelizmente o Miriti sofre poluição em estado avassalador, se não cuidarem irá ficar igual ao Igarapé do Espírito Santo em Coari, praticamente morto.
O que marca a frente da cidade é a grande quantidade de flutuantes, eles prestam vários serviços, são mercados, oficinas, lojas que vendem de um tudo, negócios de compradores de peixes, restaurantes, bares, bregas, prostíbulos, entre outros. Enfim, um local onde circula dinheiro.
Esse porto de flutuantes também atende e abastece as cidades de Beruri, Anamã e Caapiranga, dinheiro do comércio e dinheiro das prefeituras. Diaramente é grande o fluxo de barcos e expressos indo e vindo para esses municípios.
Gosto de andar entre eles, aliás, eles estão interligados por tábuas ou pequenas pontes colocadas de um para o outro. O movimento humano é de um fomigueiro, gente chegando, gente saindo. Vou caminhando, me perdendo entre as pessoas e coisas, vendo e sentido, me fazendo porto, orla, povo de Manacapuru.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Conheça um pouco mais sobre Manacapuru
A Cidade de Manacapuru é conhecida como a Princesinha do Solimões. A Vila e o município foram criados em 27 de setembro de 1894, pela Lei n º 83, na gestão do governo de Eduardo Ribeiro, mas somente em 16 de julho de 1932 é que foi elevada à categoria de cidade pelo Ato de nº 1.639 do então interventor Waldemar Pedrosa, tendo sido inaugurada no dia 11 de agosto. Em 10 de dezembro de 1981 foram desmembradas diversas partes do território do Município de Manacapuru em favor dos Municípios de Iranduba, Beruri, Manaquiri, Anamã e Caapiranga.Manacapuru é uma palavra de origem indígena derivada das expressões Manacá e Puru. Manacá (Brunfelsia hospeana) é uma planta brasileira das dicotiledôneas, da família solanaceae que significa, em tupi, Flor. Puru, da mesma origem, quer dizer enfeitado, matizado. Em função disso, Manacapuru na língua indígena tupi quer dizer “Flor Matizada”.Os fundamentos da história da Cidade de Manacapuru estão ligados à aldeia dos Índios Mura, que aqui se estabeleceram no século XVIII. A cidade está assentada na margem esquerda do Rio Solimões.

Depois da grande quantidade de dinheiro que o gás coariense tem movimentado, são muitas as iniciativas que giram ao redor desse dinheiro. Aqui mais uma: "Tecnologia do gás vai ter centro de treinamento". O Senai-Am (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas) vai investir mais de R$ 1 milhão para inaugurar em outubro deste ano o núcleo de tecnologia do gás natural do Estado, que será o primeiro da região Norte. No local serão realizados cursos e treinamentos na área de tecnologia do gás.
Segundo o coordenador desse projeto, Delfino Pereira de Souza Filho, o núcleo irá oferecer uma importante contribuição ao mercado de gás natural do Amazonas, que irá abranger diferentes atividades econômicas, como construção civil, indústria e mecânica. “Iremos preparar mão-de-obra para atender a demanda que irá surgir quando o gasoduto Coari-Manaus for concluído, pois várias áreas irão utilizar essa tecnologia”, disse. Leia mais.

Manacapuru
Essa foto foi feita quando vinha para a terra das cirandas. Agora fazem vinte anos que tenho vindo para cá. Já é um bom tempo.

sábado, janeiro 13, 2007

Orçamento 2007 de Coari
Andava atrás dessa notícia e não estava encontrando, claro, tinha que ser ele a publicar, ele custa a postar sobre a terra do petróleo, mas quando posta, deixa seu recado.
A primeira vez que a proposta do orçamento de 2007 foi levada a câmara, em dezembro, ela foi reprovada pelos veredores, por seis votos contra quatro.
A reunião onde o orçamento foi aprovado, atendeu ao cumprimento a um Mandato de Segurança concedido anteontem pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, que estipulou um prazo de 24 horas para a votação do orçamento. A liminar atendeu a uma ação judicial impetrada pelo prefeito Adail Pinheiro.
Atendendo ao ao Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, os vereadores se reuniram em clima amistoso, clima de festa, clima de pizza e aprovaram o texto do orçamento enviado pelo prefeito na íntegra por todos os dez veradores da casa.
Estranho, muito estranho!

O Jornal Amazonas em Tempo traz uma matéria sobre Coari, mostrando que o município é o campeão estadual de arrecadação. Foram R$ 58 milhões de ICMS em 2006. Note bem, isso só de ICMS.
Estamos tendo cada vez mais dinheiro e isso é bom. Queremos mais. Porém queremos também saber como esse dinheiro tem sido investido no nosso município, onde e como, e não só com quem.
Esse ano teremos R$ 168 milhões para gastar, todos os coarienses gostariam que esse dinheiro fosse bem empregado principalmente na área da saúde, educação e segurança.
Não é interessante sair distribuindo esse dinheiro de cem e cem, é melhor ajudar as pessoas a ganharem cem, criando estruturas geradoras de trabalho, digo trabalho, porque se deixar todos querem um emprego na prefeitura, emprego e não trabalho.
O velho ditado popular nos diz, que é melhor ensinar a pescar que dar o peixe.
Claro, não sei se essa idéia das pessoas terem seus próprios recursos para fazerem dele o que bem entenderem, agrada aos atuais administradores do país, em todas as escalas: federal, estadual e municipal. É melhor ter um povo de pedinte, medingos que trocam seus votos por comida, uma cesta básica... conta muitos votos!

sexta-feira, janeiro 12, 2007


Matadouros
Os matadouros de bois em Coari estão todos localizados no lago em frente a cidade. Quando criança, me lembro que os bois eram mortos na praia, um pouco atrás de onde hoje é a feira do produtor. Depois passaram a executar o animal num matadouro próprio, lá pelas bandas das serrarias, logo após o bairro do tauámirim.
Não me lembro, talvez não estava pela cidade quando começou essa prática de matar e cuidar do gado no lago. Claro, que a maior vantagem é ter água em abundância para esse tipo de serviço. Para os trabalhadores desse tipo de trabalho é importante ter o preciso líquido por perto.
Acontece que todos os dejetos que não servem para o ser humano consumir no animal é jogado nas águas do lago. Aqui vai para a água, os alimentos em estado de decomposição, as fezes, sangue e raspas de couro, pêlo e o líquido que estava no corpo do animal, não estou aqui me referindo ao sangue, mas sim a urina e outros líquidos que estão no corpo.
Antes de serem executados, esses animais não passam por nenhum especialista e nem recebem um aval de saúde para serem consumidos, isto quer dizer, se há algum tipo de vírus, bacterias, fungos, tudo vai para a água.
Tudo isso vai passar pela bomba da Cosama que coloca a água para a cidade. Claro, temos o filtro para eliminar o que por aí vem. Mais será que tudo é eliminado? Com certeza não estamos só comendo a carne do gado... como também estamos bebendo a urina!

Ouro Amazônico
Desde a chegada dos europeus pela nossa terra que foi instaurada uma busca enlouquecida pela suas riquezas. O primeiro momento foi marcado pelo mito do Eldorado, foram muitos os que aqui vieram tentar encontrar a cidade de Manoa, onde o ouro era ajuntado em suas ruas.
Nesses dias estamos assitindo uma verdadeira corrida em busca do ouro para o município de Apuí. Uma febre, anuncia o Jornal Britânico. Ao menos 3.000 pessoas chegaram ao município desde o começo do ano, e o ano ainda nem começou!

A Jangada - 800 léguas pelo Amazonas
Todas as vezes que viajo coloco na bagagem alguns livros, enquanto o barco corta nossas águas, eu na minha rede viajo pelas letras desses mundos encantados, vou misturando mundos, histórias, águas com letras e papel.
Dessa vez embarquei a bordo com A Jangada - 800 léguas pelo Amazonas de Júlio Verne.
Ambientado na Amazônia, o romance foi escrito em 1881. O mais interessante de tudo é que o autor relata nossa Amazônia como quem conhece a região na palma da mão, sem nunca ter vindo por aqui.
Boa parte da trama acontece numa enorme jangada, construída pelo personagem principal da história que busca levar sua filha de Iquitos para Belém, onde a casará com um colega de escola de seu filho.
No meio do caminho tem sua velha e verdadeira identidade relevada por um aventureiro que quer como seu silêncio a mão de sua filha, recusada a proposta, acaba preso e depois solto.
Fico por aqui, quem quiser continuar, leia o livro!

Cacau Pirêra
Do outro lado do rio Negro, depois da travessia, a balsa encosta no Cacau Pirêra. Nesse tempo que o rio está enchendo, como também na seca, o porto de embargue e desembarque é um local improvisado, perto da cidade.
De longe se ver aquele buraco vermelho rodeado pelo verde da floresta. Tudo está ali de qualquer jeito, uma vez que é um local improvisado e a cada ano fica embaixo d'água por alguns meses. Nunca se investiu nada por ali. Quem ainda dar uma arrumada no local são as empresas de ônibus, que são as que precisam de um ambiente onde possam trabalhar e depois os que vivem desse local, os donos de pequenas lanchas que fazem o transporte de passageiros até Manaus e os vendedores de toda espécie, desde os pequenos restaurantes, barracas e vendedores ambulantes.
O lixo está por toda parte e cada um dar o seu jeito de caminhar. Para os que estão de passagem por lá, tudo bem, agora os que vivem por ali por motivo de trabalho, venhamos e convenhamos, a saúde está em risco. Porém, nesses últimos vinte anos (tempo que tenho andando por essas bandas) pouco se tem feito.
A impressão que fica, é que está tudo bem. Somos assim!

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Travessia
Essa foto feita do carro na travessia do Bairro São Raimundo em Manaus para o Cacau Pirêra. É o primeiro passo para quem vem para Manacapuru.

Manacapuru - Terra das Cirandas
Desde sábado que estou em Manacapuru. O clima está ótimo, sem muito calor, porém, não está frio. A chuva nos visita todos os dias, principalmente à noite. O trabalho tem sido intenso, porém, realizador e isso é o que conta.
Abaixo algumas informações sobre o município.

Data da Criação: 15/02/1786
Localização: Latitude: -3,29972 e Longitude: -60,62056
Área: 7335 Km2
População: 73326
Limites:
Distância Manaus-Município: 79 Km
Distância Fluvial: 102 Km
Distância Rodoviária: 84,9 Km
Clima: Tropical chuvoso e úmido
Informações: Conhecido como: Princesinha do Solimões.

Justiça manda realizar novas eleições em Manacapuru
Enquanto em Coari a câmara faz das suas com o orçamento de 2007, aqui pela terra das cirandas, haverá uma nova eleição para presidente da casa.
O pano de fundo da questão é uma longa e velha intriga entre o atual prefeito Washington Régis e o deputado estadual eleito Angelus Figueira, ex-prefeito da cidade, que ainda mantém em suas mãos alguns dos vereadores e deles está se utilizando como seus soldados de batalha para atrapalhar o mais que puder o atual prefeito. Coisas de politiqueiros!


quarta-feira, janeiro 10, 2007

Políticos ou politiqueiros
Outro dia, o Jeimeson postou um comentário pedindo que eu voltasse a colocar no ar uma foto onde o Presidente da Câmara de Coari eleogiava o prefeito, para dizer que ontem ele estava de um lado e hoje de outro. Agora vi que o Daniel, no post Como as fases da lua, fala de políticos, de veradores que estavam do lado do prefeito e agora estão contra.
Quero dizer aos dois que esse tipo de atitude é comum nesse mundo do fazer politicagem. Quem não se lembra de um bando de gente importante, deputados federais, senadores e empresários que odiavam Lula, hoje estão aí, do mesmo lado que ele. E aqui no nosso Estado o que dizer da Vanessa e do Eron, sempre contra Braga, agora, jogando no mesmo time.
Em Coari poderia citar centenas de pessoas que eram do lado do Sr. Roberval e agora estão com o Adail. Sem falar de Adail que era Amazonino e agora é Braga.
Se mover nesse mundo de politicagem é como andar num igapó, a cada ano ele mudo por inteiro. Hoje as coisas estão de um modo, amanhã, de outro.
Se o Arnaldo vencer as próximas eleições para prefeito, muita gente que hoje está do lado do Adail, vai ficar do lado dele, e isso vocês verão. Tem gente que passa puxando o saco e sabe fazer isso muito bem de quem está no poder, não importa quem. Na verdade está no saco do poder. Dominguinhos, por exemplo, estava do Evandro, do Roberval e agora está no do Adail e vai está no do Arnaldo, pode crer.
Um recado ao Daniel, quero ver onde você vai ficar se o Arnaldo for o prefeito de Coari!

Do Jornal A Crítica de terça feira
"Orçamento - O prefeito de Coari, Adail pinheiro, conseguiu ontem, liminar determinando que a Câmara vote hoje o orçamento de Prefeitura (R$ 168 milhões). Em Manaus, o presidente da Câmara tenta reverter a situação."
O cabo de força continua. Agora a briga é para ver quem pode mais. De um lado o prefeito com seus 04 vereadores, seus-nossos milhões para pagar quem quiser se vender e não são poucos aqueles e aquelas que se vendem, do outro lado está os seis veradores com fome voraz de dinheiro e de poder, esta é a priemira vez que eles estão tentando fazer algo de útil, claro, para eles e não em função do povo coariense.
São R$ 168 milhões, é muito dinheiro, na verdade Coari nunca teve tanto dinheiro. Não sou contra esse dinheiro, poderia até se mais, o que quero, como todos os brasileiros é que o dinheiro seja gasto no que deve ser gasto e não ficar com um pequeno grupo... grupo que tem uma fome por dinheiro que nunca acaba!

Do Jornal A Crítica de segunda feira
Na coluna Sim e Não do Jornal a atual situação do orçamento está sendo passada de forma simples e objetiva. Falta gente para analisar o caso. O que aparece de modo direto é o grande interesse das duas partes interessadas. De um lado o prefeito do outro os veradores.
Vejá lá:
"Impassse - O município de Coari é o único do Amazonas que ainda não tem orçamento aprovado para 2007. Impasse entre governistas e oposição acentua o problema.
Primo rico - Os números da lei orçamentária de Coari mostram a situação finaceira privilegiada do município em relação aos demais do interior do Estado. A receita prevista para este ano é de R$ 168 milhões."
Todo esse dinheiro está atiçando a ganância e o egoísmo dos nossos represantes, gente eleita com nossos votos, agora querem comer o mais que podem do nosso dinheiro.
Votem neles!

terça-feira, janeiro 09, 2007

O Jornal A Crítica de ontem na sua versão impressa, na coluna Sim e Não traz uma pequena nota que é de grande valia e explicação para nós coarienses. Veja:
Efeito Coari na Reforma de Braga
A posição ocupada pelo primeiro suplente José Freire Lobo, na rede de articulação que reelegeu Eduardo Braga pode explicar o interesse do governador em retirar o deputado Eron Bezerra da ALE.
José Lobo é secretário de Obras do Município de Coari, foi prefeito tampão da cidade (2004) e o principal candidato do prefeito Adail Pinheiro na eleição passada.
A ascensão do suplente ao mandato resolveria de uma só vez o silêncio de Eron, que nos últimos 16 anos tem sido o maior contraponto do Governo, e a acomodação do aliado de Adail Pinheiro.
Assim, Braga honraria o compromisso com Coari, de onde teria saído somas do aporte finacieor da campanha do PMDB no Amazonas.
Isso quer dizer que praticamente os coarienses bancaram a Campanha para governador do atual governador Eduardo braga.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Ausência de saneamento reduz qualidade de vida
Sem condições adequadas, até mesmo o desenvolvimento intelectual das crianças fica comprometido, diz médica.
Um olhar mais detalhado sobre a situação dos domicílios da região Norte, elaborado pela Síntese dos Indicadores Sociais 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela o que na prática a maioria da população manauense experimenta quanto a serviços de saneamento básico, seja em bairros novos, oriundos de invasões, até naqueles mais antigos. Apenas 8,8% das moradias da região Norte têm acesso a esse serviço. Esse quadro, de acordo com especialistas, responde diretamente pela qualidade de vida da ]população.
"Quanto melhor o saneamento, menos parasitoses, dermatoses e maior desenvolvimento intelectual e físico das crianças", afirma a médica Auxiliadora Brito, especialista em clínica médica e endocrinologia, presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). Para ela, a baixa estatura verificada nas crianças amazonenses está diretamente vinculada à falta de saneamento básico.
Mais.
Essa é a realidade de todo o Estado. Como pensar que uma cidade como Coari e o seu enorme orçamento anual sofre dessa situação? Parece que não tem lógica e não tem mesmo.
Além do hospital regional a cidade conta com várias Unidades Básicas de Saúde para cuidar da saúde da população, das doenças. Enquanto não houver um investimento sério no saneamento básico, não adianta construir hospitais e mais hospitais.
Voltaremos com esse assunto!

sábado, janeiro 06, 2007

Viajar é preciso
Quinta deixei Coari com destino a Codajás, nem precisa dar mais referência dessa terra, em outubro estive por lá e postei várias coisas sobre a cidade. Tanto em outubro com ontem chouveu cântaros. Estive por lá para fazer a abertura de um Curso de Teolgia, fazia meses que preparava este curso.
As aulas iniciaram ontem de manhã com mais de cem alunos, gente vinda de Anori, Beruri, Anamã, Coari e a grande maioria que era de Codajás. Valeu o esforço que fiz para preparar o curso. Depois de ter dando o ponta pé inicial, no fim da tarde deixei a terra do açaí.
No momento me encontro em Manaus, arrumando as coisas para partir, dessa vez para Manacapuru, onde vou coordenar a segunda etapa do Curso que tinha o título de Fé e Poítica. Volto num outro momento para falar desse curso.

Internet coariense
Nesses últimos tempos a internet na terra do gás e do petróleo começou a mostrar para que veio, principalmente os blogs.
A blogesfera da cidade está tentando fefinir o seu papel, mostrar a cara e expor o coração para todos verem e sentirem. Tem gente que puxa de um lado, tem outros que puxam para o outro e ainda alguns que puxam para os dois. Entenda quem quiser entender ou melhor dizendo, para um bom entendendor o pingo de um "i" já diz tudo.
Se o post Coari em destaque, tivesse sido postado aqui no Coaripolis, estariam dizendo que eu sou do contra. Mais lá no blog do Edinilso, parece que não tem a mesma ressonância que teria aqui.
Ele terminar o post com esse observação: "Coari já tem Coronel de Barranco para mandar e os estrangeiros para usufruir os melhores salários do nosso poder público." Se esse comentário saisse do teclado do Coaripolis, sei não!
Chamar o prefeito de Coari de Coronel de Barranco e os Secretários de estrangeiros... é o que a maioria dos coarienses querem gritar pelas ruas da cidade. Parabés Edinilson!

Amazônia no foco da CNBB
A Campanha da Fraternidade de 2007 será lançada em 20 de fevereiro e terá como tema “Fraternidade e Amazônia” e lema “Vida e Missão Neste Chão”. Este ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) voltou atenção especial ao problema da devastação das florestas da região, assim como suas riquezas. Várias atividades deverão alertar para a necessidade de conscientização quanto à preservação. Continue.

Nunca vi furo que não seja furado, mais pela confusão e falta de clareza desse post, vale conferir!

Comentários no blog
A Simone postou o seguinte comentário:
"Oiê,
Estou me mudando pra Coari ainda esse mês. Sempre leio seu blog =D. Um comentário q gostaria de fazer sobre o que postou nesse dia é q, infelizmente, após quase 1 ano, o blog do Colégio Paraíso, onde minha filha vai estudar, nunca foi atualizado desde o seu comentário. Outra coisa, pode me passar informação sobre os provedores de banda larga? Pois nao consegui principalmente do Sol Amigo. Grata, Simone."
Cara Simone, obrigado por ler o Coaripolis, venha sempre. Quanto ao blog do Colégio Paraíso, o que posso lhe dizer é que fiz o blog, dei as devidas orientações para as pessoas responsáveis por esse serviço. Também vi que nunca atualizaram, talvez esse ano, eles retomem.
Já os provedores de banda larga na cidade, são em três; todos estão funcionando muito bem. É só se informar pela cidade. Eu utilizo o Sol Amigo, mas, não vejo reclamação dos outros.
Desde já quero aproveitar para dizer: seja bem vida em Coari e que seja feliz, é o que desejo!

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Amazônia abre as asas da imaginação
Formado em Ciências Sociais e Filosofia, o diretor geral Marcos Schechtman ganhou, com o diretor Dennis Carvalho, o prêmio de Qualidade Brasil de Melhor Diretor de Teledramaturgia em 2004, pela novela Celebridade. Foi responsável pela direção artística do departamento de Teledramaturgia da extinta TV Manchete e esteve à frente de produções como Carmem (1987), Kananga do Japão (1989), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) e Guerra Sem Fim (1993). Na TV Globo, dirigiu Corpo Dourado (1998), Suave Veneno (1999), Laços de Família (2000), O Clone (2003), América (2005) e a minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003), dentre outros trabalhos. Uma das principais características do diretor é a busca da harmonia entre a acuidade estética, a fotografia e a narrativa. Em Amazônia - De Galvez a Chico Mendes não é diferente. Com um cenário natural de beleza exuberante, o diretor deu asas à imaginação nos dois meses em que ficou gravando no norte do País, assimilando as influências do cotidiano do local em que a minissérie se contextualiza. Continua.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Moto-Táxi
Outro dia recebi uma correspondência do Sindicato Cooperativa dos Condutores de Transporte de Passageiros e Cargas do Município de Coari - Am. Não sei porque mandaram esta correspondência. Não pertenço a nenhuma entidade dessa natureza e ao menos por enquanto não tenho pretensão de pertencer.
A correspondência tem a intenção de informar, esclarecer, comunicar e pede transparência e democracia. Na verdade é um misto de várias situações que vivem os moto-taxistas de Coari.
Para não me alongar, transcrevo uma pequena parte do texto: "Motivo pelo qual fundamos o Sindicato, por causa de tantas injustiças, desigualdade e abuso de poder, corrupção, fraude, irregularidade e ditadura dentro das associações de moto-táxi por parte dos presidentes, eles tiram salário da associação e não tiram expediente, guarda a documentação da associação em casa, não fazem prestação de conta, não fazem ata das reuniões, não tem livro de movimentação de caixa, os presidentes guardam o dinheiro da associação em sua casa e some tudo, era pra ser depositado no Banco e a administrado pelo tesoureiro, e fiscalizado pelo Conselho Fiscal". O texto está tal qual está escrito.
As motocicletas e os moto-taxistas fazem parte da paisagem da cidade. Já estamos tão habituados a usarmos este tipo de transporte que não conseguimos imaginar como seria viver sem eles.
Não sei dizer ao certo quantas são as associações de moto-taxi em Coari, entre seis a nove. Visto que cada uma delas é formada de 60 membros, aí já se ver que um bom número de pessoas vivem dessa economia. Volto outra vez com esse assunto para não ofuscar o texto da Sindicato Cooperativa dos Condutores de Transporte de Passageiros e Cargas do Município de Coari - Am.

Amazônia
Depois de muita propaganda feita pela Globo, começou ontem a minissérie Amazônia. Pelo que tudo indica foi um sucesso.
A Globo acertou em cheio, todo o mundo está de olho nessa terra, até parece que voltamos a ter o tão procurado Eldorado. Ou será que sempre o tivemos?

terça-feira, janeiro 02, 2007

Coari Terra do Esporte
Depois de terem ouvido pelas ondas da rádio que a cidade, terra do gás e do petróleo terá mais dez ginásios e que serão colocados a disposição de todos. A Coordenação da Associação Urubus Unidos de Coari, resolveu reunir a categoria para instalar um novo campeonato: O UrubuBol Futsal.
Apesar de pouca participação, visto que a população dos urubus da cidade soma uma média de cinco mil, segundo o último Censo do IBGE, a reunião aconteceu em clima de festa no campo localizado no centro do leito do Igarapé do Espírito Santo, logo após a área dos penaltis.
Como não poderia faltar, a reunião terminou com uma animada partida de futebol, onde o "Time de Preto" ganhou de 2 X 1.

Frase que marcou esses dias

"Vivemos no Brasil um período de crise de valores. Crise moral, que prospera numa economia onde faltam empregos e sobra a estagnação. Crise política que se alimenta da teimosa incoerência entre os discursos e as ações na vida pública."

José Serra

segunda-feira, janeiro 01, 2007

Casas de Vacas de Presépio
Nesse período do Natal, Coari está conseguindo sobreviver com duas Casas de Vacas de Presépio.
Coincidência ou não... a nova fica em frente da velha ou vice-versa!



Veja aqui cobertura total da posse do Presidente Lula