Coaripolis

sexta-feira, junho 30, 2006

Expedição Juruena-Apuí encontra novas espécies para a ciência
Uma espécie desconhecida de copaíba, duas de pererecas, dois peixes diferentes, um novo registro para primata e uma ave de ocorrência na caatinga e no cerrado, que ainda está sendo descrita. Este foi o saldo preliminar das pesquisas de campo realizadas no Parque Nacional do Juruena pela Expedição Juruena-Apuí no dia 27 de junho. Leia mais.

O espetáculo na Ilha Tupinambarana vai começar!
Havia um tempo em que o vento era muito frio. E o abangüera - homem em prototupi, a língua mãe do tupi guarani - descera das árvores e andara sobre os pés a caminho do futuro. O evolucionismo da raça humana - a Primeva Amazônia - é o que o Caprichoso vai mostrar hoje, na primeira noite de apresentação, abrindo o 41º Festival Folclórico de Parintins. Leia mais.

VI SIMPÓSIO RELIGIÃO, CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE : A AMAZÔNIA FONTE DE VIDA
É uma iniciativa do Patriarca da Igreja Ortodoxa Bartholomew I.
Já foram realizados cinco Simpósios, tendo sempre como temática principal, a ÁGUA e sua importância para a vida na terra. Os cinco primeiros foram realizados a bordo de navios enormes, examinando as águas do Mar EGEU, do Mar NEGRO, do Rio Danúbio, Do Mar ADRIÁTICO e do Mar BÁLTICO. Dando continuidade a esses simpósios, este
acontecerá nas águas do Rio AMAZONAS, reconhecendo a importância de se manter a bacia amazônica saudável.
A organização logística e operacional deste VI SIMPÓSIO está sendo cooordenada com a colaboração do Governo do Amazonas, através de suas Secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Ciência e tecnologia.
As atividades do evento serão realizadas entre os dias 13 a 20 de julho próximo. Os participantes ficarão hospedados em navios e terão como base, para realização das reuniões plenárias, a sala de conferências do navio IBEROSTAR GRAND AMAZON.
O Objetivo deste Simpósio é reunir líderes políticos, religiosos e científicos do mundo inteiro para discutir a importância, dificuldades e propostas de melhoria para o meio ambiente.

quinta-feira, junho 29, 2006

Pará é sucesso em feira no Planalto
COOPERATIVAS
Bombons de frutas regionais e artesanato em miriti fazem a diferença no evento

Por trás dos três mil bombons de castanha e cupuaçu da Frennytam está o trabalho de outras 16 artesãs de Belém. Já as bolsas e chapéus de fibra de tururi expostas pela Rosângela envolveram as habilidosas mãos de mais 20 artesãs de Muará. De Santa Bárbara do Pará, um grupo de 14 pessoas revela as belas formas da cerâmica chicano. Juntas, as representantes destas e de outras 11 cooperativas paraenses expuseram em Brasília o resultado do trabalho feito em conjunto. Através de mais de uma centena de produtos, mostram a força que o cooperativismo vem ganhando nos municípios do Estado. Saiba mais.

Amazônia produz para fora e riqueza não gera bem estar social
No dia em que se encerra o ciclo de consultas sobre o Plano Amazônia Sustentável, pesquisadores e ambientalistas avaliam erros conceituais que resultaram no subdesenvolvimento socioambiental de 61% do território brasileiro.
Nesta sexta-feira (23), terminou no Acre o ciclo de consultas públicas realizadas pelo governo federal em Brasília e nas capitais dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal - Cuiabá (MT), Belém (PA), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Palmas (TO), São Luís (MA), Manaus (AM) e Rio Branco (AC) - para discutir o Plano Amazônia Sustentável (PAS), projeto que, em tese, definirá as macrodiretrizes que deverão balizar as ações do Estado para o desenvolvimento da região.
Leia mais.

Até o Macaco Simão
BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República. Rumo ao hexa! Sem Rumo! A coluna do retardado. A bola tá rolando, Brasil e Gana em campo e eu tenho que entregar a coluna. Sem saber quem ganhou! A culpa não é minha. A culpa é do fuso. Do confuso horário! Rumo ao hexa sem rumo pela Varig! Rarará! Adorei a charge do Amorim com os torcedores que compraram bilhete pela Varig e levantaram o cartaz: 'Galvão, tem vaga pra nóis no teu hotel?' Rarará. E essa é do Brum: sabe qual a diferença entre um OVNI e a Varig? É que o OVNI é um objeto voador não identificado E a Varig é um objeto não voador identificado! Mas diz que todos os brasileiros que estão no exterior serão resgatados pela FAB. Pelo Sucatão. Não deve ter nem escadinha. Vão ter que pular de pára-quedas. E o serviço de bordo é o kit de sobrevivência na selva. Minhoca! Vão voltar do hexa comendo minhoca. E diz que os únicos que não estão gostando da Copa são os ricardões. Os maridos não saem mais de casa. Rumo ao hexa! E adorei Ucrânia x Suíça. Louro x Louro! Galak x Galak. E como é que os suíços jogam futebol se na Suíça só tem montanha? Futebol de ladeira! E a Argentina? A Norgentina. Rarará. A ARRRGHentina toda vez que ganha manda uma frente fria pro Brasil. É que eles sabem que a gente torce contra! E a única coisa que eu tenho certeza hoje é que o Bial dá cãibra em poste! E o Dondoca FHC disse pro Lulalelé: 'Chega de bazófia'. Resposta do Lula: Companheiro, a gente chega de carro, de avião, chega até de a pé, mas nóis nunca chega de bazófia! Rarará. É mole? É mole, mas sobe! Ou como diz o outro: é mole, mas se provocar, ressuscita! Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha heróica e mesopotâmica campanha 'Morte ao Tucanês'. Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Itapéua, a 470 km de Manaus, próximo ao município de Coari, no meio da floresta tem um bar escondido chamado Toca do Bin Laden. Avisa pro Belzebush que eu descobri a toca do Bin Laden. Rarará. Viva o antitucanês. Viva o Brasil! E atenção! Cartilha do Lula. Mais um verbete pro obvio lulante. 'Competente': a companheirada da seleção japonesa que compete, compete, compete e não ganha porra nenhuma. Rarará! O lulês é mais fácil que o inglês. Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã. Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno. Nas bolas!
E-mail: simao@uol.com.br

Protesto tem pizza e abacaxi na inauguração da nova sede da Assembléia Legislativa do Estado (ALE)
A inauguração da nova sede da Assembléia Legislativa do Estado (ALE), rua Recife, Zona Centro Sul, ontem à noite, foi marcada por protestos de mais de 30 estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), membros do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, da Juventude do PSDB e do PFL, Força Jovem Estudantil do Amazonas e do Centro Acadêmico de Administração Pública da UEA.
Leia mais.

quarta-feira, junho 28, 2006

Trinta cidades da Amazônia assinam convênio com fundo ambiental
Representantes de 30 municípios da Amazônia estarão em Brasília hoje (28) para assinar 13 convênios com o Fundo Nacional do Meio Ambiente. Por meio dessas parcerias, o Ministério do Meio Ambiente repassará cerca de R$ 5,5 milhões para a construção de agendas 21 locais, fortalecimento da gestão ambiental municipal e o ordenamento territorial de municípios da área de influência da BR-163.
Leia mais.

Gado é abatido ilegalmente em flutuante no Cacau-Pirêra
Um flutuante próximo ao Porto do Cacau-Pirêra, localizado no Município de Iranduba (a 22 quilômetros de Manaus), funciona como abatedouro clandestino e abastece a Feira do Produtor do distrito com carne de gado abatido e transportado sem qualquer cuidado com a higiene. Leia mais.
Gado é abatido legalmente no lago de Coari
Lá no Cacau-Pirêra matar gado em flutuante é uma ação ilegal, aqui em Coari o Gado é abatido nas águas do nosso lago, bem na frente da cidade e é uma ação totalmente legal... parece que estamos vivendo em outro país, o país do tudo pode.
Tanto lá como aqui os pedaços não aproveitados, como a cabeça e o couro do gado, são jogados no rio-lago, atraindo uma maior população de piranhas e levando o risco de doenças à população, como cisticercose, tuberculose, brucelose, raiva e leptospirose.
A água do lado de Coari corre para o Solimões, logo abaixo tem o motor bomba que puxa água para toda a população da cidade. Pense em quanto lixo do gado(bactérias, fungos, vermes entre outras coisas... ) chegam até nossas casas através da água.
No Cacau-Pirêra é ilegal... aqui não!

terça-feira, junho 27, 2006

Clima projeta ano de muitas queimadas
Baixa umidade relativa do ar e perspectiva de estiagem prolongada preocupam especialistas no assunto; falta de aceiros também inquieta
O cenário meteorológico previsto para os próximos meses deste ano traz o prenúncio da possibilidade de grandes incêndios florestais em Mato Grosso durante o período de seca. A umidade relativa do ar registrada nos últimos três meses já é menor do que a ocorrida no mesmo período de 2005. Aliado a isso, o Estado terá uma estiagem mais prolongada do que no ano anterior, tendo em vista que em 2006 o período de chuvas também foi maior, o que ainda trouxe como conseqüência um acúmulo elevado de vegetação. Todos esses fatores reúnem as condições ideais para, na ausência de ações de prevenção e combate do fogo, promover desastres, na opinião de pesquisadores. Leia mais.

Para não dizer que não falei das flores
Toda vez que coloco esse título do post destaco ações positivas no município. Claro que poderia olhar por outros ângulos e gerar uma crítica. Tento deixar isso para aqueles que por aqui passam, uma média de 25 pessoas por dia. O certo é que são muitas as doações, como olhar tudo isso? só o tempo vai dizer e trazer respostas.
Agora será importante motivar as pessoas a utilizarem o que estão ganhando para gerar outras coisas, principalmente "renda" e não ficarem acomodadas esperando ganhar mais ainda dos vários projetos federal, estadual e municipal.

segunda-feira, junho 26, 2006

Professores indígenas do interior do Amazonas recebem capacitação
Nesta semana, 252 professores indígenas das etnias Saterê-Maué, Mura e Mundurucu começaram o curso de formação continuada. Ministrado por técnicos da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), o curso está sendo aplicado nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Maués, Barreirinha, Borba e Autazes. Leia mais.

Tizuka Yamasaki filma a vida da pajé Zeneida
Os olhos grandes de uma senhora de 73 anos que luta para ensinar 340 crianças em uma escola que ela mesma construiu no meio da mata de uma ilha paraense não parece fantasiar a história que conta. Leia mais.

domingo, junho 25, 2006

Campanha eleitoral
Hoje o governador ficou de chegar por aqui, não sei se chegou. Sai de manhã e vi propagandas espalhadas dando boas vindas a ele. fiquei fora de casa até depois do meio dia, nada da barulho. Minha gripe me expulsou para casa, o sol lá fora me faz ficar mais na rede que se informando sobre esse mundo por aí.

Cobra Grande
Esta foto peguei lá no Coari.com, é uma imagem do novo bloco de fotos do seu álbum. Tem uma sessão de fotos só do Urucu de onde peguei essa. Imagine você à noite no meio da floresta deparando com um animal desse tamanho. Com certeza a escuridão e o medo iam fazê-lo crescer uns metros a mais até transformá-la em um monstro!

O povo pobre do Brasil treinando para as oitavas

Pavulagem faz festa para São João
O Pará é só cultura... a sua cultura!

Depois de várias festas com casamento na roça, pulos sobre a fogueira, fogos de artifício, estalinho, balancê, carimbó, mingau de milho, canjica, bolo podre e muito mais, chega a vez do santo do mês. Celebrado ontem pela Igreja, São João é definido na religião por ser primo, aquele que 'aplainou o caminho' para Jesus, mas muito 'mais do que um profeta'. E em meio à celebração da grande data, mais do que nunca, o santo será lembrado no terceiro arrastão do Arraial do Pavulagem, que acontece hoje, às 10h, com saída marcada na Escadinha do Cais do Porto.
Leia mais.

Modelo de gestão muda cara do Pará... ainda tem muito que caminhar, mas, já é alguma coisa
Números mostram que, quando o Brasil vai bem, o Pará segue bem melhor
Um variado conjunto de bons indicadores, em diferentes áreas, mostra que o Pará experimentou (e ainda vem experimentando), ao longo dos dez últimos anos, profundas transformações. São mudanças que estão dando ao Estado uma nova cara, com perspectivas mais animadoras para o futuro e oferecendo à sua população maiores oportunidades de auto-realização e bem-estar. Leia mais.

Um outro mundo é possível...!!!
Belém vai reciclar resíduos de peixe... um exemplo de economia amazônia
Mais de 2 toneladas do que é considerado lixo, tem potencial econômico
Os resíduos de pescado produzidos em 44 feiras, 18 mercados, 3 portos e nas indústrias pesqueiras de Icoaraci, em Belém, poderão ser reciclados ainda este ano. Estima-se que a produção diária de vísceras, escamas, cabeças e espinhaços, somente na esfera pública, seja de 2.750 quilos, enquanto nos frigoríficos, onde o pescado é filetado para exportação, são geradas diariamente de 25 a 30 toneladas de resíduos. Leia mais.

Um outro mundo é possível...!!!
No encontro realizado pela Contag com as federações e sindicatos de trabalhadores na agricultura do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, na semana passada, em Manaus, dirigentes sindicais se mostraram reticentes quanto ao Programa do Biodiesel. No entanto, no Alto Solimões, um projeto de 500 hectares de dendê está sendo implantado com a projeção de produzir 2,2 mil toneladas de óleo ao ano, a partir de 2012, isso renderia R$ 3,3 milhões ao ano.
Como o cultivo é para 100 famílias, a renda líquida mensal de cada família seria em torno de R$ 1 mil, um valor muito maior que a renda gerada pela agricultura familiar, que fica em torno de um salário mínimo (R$ 350).
O projeto orçado em R$ 7,8 milhões está sendo tocado pela Embrapa e Diocese do Alto Solimões. Um dos parceiros é a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que entrará com R$ 3,350 milhões. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) já acenou com a possibilidade de financiar a implantação da indústria de extração de óleo, dentro de três anos, segundo o pesquisador da Embrapa Edson Barcelos, que hoje é secretário executivo da Secretaria Estadual de Produção (Sepror). A última etapa será a instalação de uma unidade de produção de biodiesel.

sábado, junho 24, 2006

Para o almoço de domingo
Pirarucu com frutos energéticos da floresta
250g de filé de pirarucu
5g de sal
1g de pimenta do reino
10ml de suco de limão
MODO DE PREPARO:
Temperar o filé de peixe, com sal, pimenta do reino e limão
Deixar descansar por 30 minutos
Frite o peixe, desfie e reserve.
MONTAGEM:
01 tapioquinha com chutney do açaí e peixe 02 tapioquinhas, com molho de castanha do Brasil e peixe
03 tapioquinhas coberta com chutney

Pará no epicentro da guerra ambiental
Mapa mostra que a maioria dos conflitos na região acontecem no Estado
Dos 685 conflitos em curso em toda Amazônia, 38%, ou seja, 260, estão no Pará. Esta é a principal constatação do Mapa dos Conflitos Socioambientais da Amazônia Legal: degradação ambiental, desigualdades sociais e injustiças ambientais vivenciadas pelos povos da Amazônia. O documento, que começou a ser elaborado em abril de 2005 por movimentos sociais, redes e ONGs da região, será entregue oficialmente ao Ministério Público Federal em audiência marcada para o dia 28 deste mês, último dia do seminário 'Amazônia Sustentável e Democrática: os desafios do desenvolvimento com garantia dos direitos humanos', que se inicia na próxima segunda-feira, 26, no hotel Beira Rio, em Belém.
Leia mais.

Mais de 800 professores indígenas devem fazer vestibular no domingo
A expectativa da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) é de que 850 índios participem, no próximo domingo (25), do vestibular para o Curso de Licenciatura Plena para Professores Indígenas, cujas inscrições se encerram hoje (23). "Nosso levantamento mostra que há entre 400 e 500 professores ticuna que já terminaram o ensino médio", revelou a coordenadora do curso, Márcia Montenegro. "Mas temos também os candidatos de outras etnias". Leia mais.

sexta-feira, junho 23, 2006

As Flores da cidade
Desde que cheguei por aqui uma das coisas que mais me incomoda depois dos urubus, são as crianças. Elas estão por todo lado, como cães sem donos, abandonadas, como se não fossem feitas por perssoas, "seus pais", mas sim nascessem das árvores ou das pedras.
Tanto perto de onde moro nas margens do Igarapé Espírito Santo como lá por onde trabalho nos bairros do Urucu e da União, sempre estão na área, reivindicando seu espaço e o carinho de casa negado por aqueles que moram com elas.
Na sua maioria só de calçõezinhos ou de calcinhas. De idades mais variadas possíveis de 04 anos para cima. Vejo que elas já fazem parte da paisagem e poucos são aqueles que se incomodam com elas. Todos sabem que estão ali a correr, a gritar e a destruir o bem comum ou o privado.
Apesar de "abandonadas", estão sempre a brincar, a sorrir. Na mais pura ingenuidade ficam a exposição de todo tipo de perigo, principalmente o dos aliciadores para o mundo das drogas e da introdução a vida sexual precoce.
Quase todas elas estudam em escolas públicas, tirando o tempo que ficam nas escolas o resto do dia ou quase todo o dia é na rua. Enquanto existir crianças assim, teremos adultos de qualquer jeito, como dizemos, sem eira nem beira.
Voltaremos com esse assunto!

Hoje é dia de tomar banho cheiroso
No Ver-o-peso
Às vésperas do dia de São João, cresce a procura pelas ervas da sorte e fortuna
Quem quiser atrair bons fluidos, alcançar a prosperidade, ter mais dinheiro e saúde deve tomar hoje o tradicional banho-de-cheiro da véspera do 'Dia de São João', que será comemorado amanhã. As vendedoras de ervas do complexo do Ver-o-Peso, no Centro de Belém, são as mais indicadas para orientar os consumidores sobre a tradição do banho cheiroso. Elas aconselham que o banho deve ser tomado hoje à noite, depois que as ervas passaram horas imersas na água. Leia mais.

Governo recebe diversas críticas em consulta pública sobre Plano Amazônia Sustentável em Manaus

O Plano Amazônia Sustentável (PAS) do Governo Federal recebeu críticas de diversos setores durante audiência pública realizada ontem em Manaus. Movimentos sociais, ambientalistas, industriais e membros do governo local expuseram suas preocupações relativas a diversos pontos do plano. Mais de 120 pessoas participaram do evento, realizado no auditório da Universidade Luterana do Brasil.
Muitas das críticas eram reclamações relacionadas à pouca participação dos estados da Amazônia na discussão sobre o plano. Para Manoel Cunha, presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), "há que se discutir os benefícios econômicos e sociais das grandes obras na região. Espera-se um programa voltado para as populações locais, em contraposição ao pacote do governo para o agronegócio".
Leia mais.

Pará cresce em ritmo chinês sem ganho equivalente na área social
Uma viagem de carro entre o centro velho de Belém e a residência oficial do governo do Estado, na periferia da cidade, saindo da região portuária, dará ao viajante uma visão panorâmica das contradições vividas pelo segundo maior Estado brasileiro em tamanho, que apesar de crescer mais do que o país, avança pouco no desenvolvimento social. Nos 30 minutos do caminho, o charmoso centro cultural-gastronômico da Estação das Docas, o moderno estádio Mangueirão, largas avenidas, tudo circundado por muitos quilômetros de bairros pobres, quando não favelas. Leo Pinheiro/Valor
O Pará cresce acima da média nacional desde 1998, depois de um empate em 1997. Daquele ano até 2003, o Produto Interno Bruto (PIB) paraense acumulou aumento de 32%, contra parcos 13% do país. Na indústria, o Estado mantém um ritmo chinês, liderando com folga a produção nos quatro primeiros meses deste ano. Cresceu 12% contra 2,9% da média nacional. Em 2004 e 2005 não foi muito diferente. A produção industrial paraense medida pelo IBGE cresceu, respectivamente, 10,4% e 3,8%, contra 8,3% e 3,1% da média brasileira.
Leia mais.

Alfândega de Manaus completa 100 anos
A alfândega de Manaus completará cem anos de história. A construção do prédio foi decorrente do progresso proporcionado pelo ciclo da borracha, em meados de 1870, que impulsionava a procura do produto no mercado internacional.
Em 1900, a firma ganhadora da concessão pertencia ao barão Rymkiewicz & Co. Porém, exigências estabelecidas no contrato, como regularização da margem do rio, construção do cais, rampa de acesso, serviços de carga, descarga e armazenamento das mercadorias para qualquer navio de médio ou grande porte e ainda as obras permanentes e flutuantes para atracação não permitiram o cumprimento das cláusulas contratuais. Leia mais.

Terra enfrenta pior aquecimento dos últimos 400 anos
A Terra enfrenta o pior aquecimento dos últimos 400 anos, revela levantamento desenvolvido, a pedido do Congresso dos Estados Unidos, pela Academia Nacional de Ciências.
Segundo o relatório de 155 páginas divulgado nesta quinta-feira (22), o planeta vive uma espécie de'febre' causada, em grande parte, pela ação do homem. Leia mais.


Mundo das drogas dominam o nosso mundo!
Droga vendida pelo ‘orelhão’

quinta-feira, junho 22, 2006

Amazonas entra no circuito de jazz com festival em Julho
As diversas manifestações do jazz contemporâneo, nas vertentes amazonense, brasileira, americana e caribenha, estarão reunidas em Manaus, de 20 a 23 de julho, durante a primeira edição do Festival Amazonas de Jazz, promoção do Governo do Estado, via Secretaria de Cultura (SEC), com patrocínio da Coca-Cola.
Toda a programação é aberta ao público, gratuita e a direção está sob responsabilidade do maestro português Rui Carvalho.
Paralelamente aos shows acontecerão palestras, workshops e exibições de filmes com a temática jazzística, começando no dia 17 de julho, no Largo, com o filme “Bird”, às 18h, de Clint Eastwood, seguindo até o dia 23, com sete oficinas, duas palestras, três filmes, cinco lançamentos de CDs e shows, tendo também como palco o Teatro Gebes Medeiros. Leia mais.

Lula assina criação de reservas extrativistas no Amazonas
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (21) os decretos de criação das Reservas Extrativistas Arapixi, Rio Unini e Parque Nacional dos Campos Amazônicos, localizadas no Amazonas. A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do governador do Amazonas, Eduardo Braga, do secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Viana, além de representantes das classes de produtores e extrativistas do Amazonas. Leia mais.

As drogas em Coari
Ontem os jornais da capital estamparam em suas páginas a prisão de um conselheiro tutelar de Coari com 3,8 kilos de pasta base de cocaína. Foi uma notícia triste e mostra como anda a imagem da nossa cidade fora dela. Se esperava que um funcionário público dessa natureza ajudasse a combater essa realidade que assola o município e tem como vítimas principalmente adolescentes e jovens. Principais atores das ações dos conselhos tutelares.
Essa notícia espalhada pela mídia, levando uma imagem negativa de Coari, deveria levantar uma séria discussão sobre essa chaga que mina valores humanos e deixa feridas profundas na vida das pessoas.
O COMAD
O site da Prefeitura de Coari traz uma matéria exaltecendo o trabalho feito pelo Conselho Municipal Antidorgas. Esses conselhos se espalham pelas mais diversas cidades do país, quase sempre ligados a esfera executiva. São instituições que fazem muito pouco ou quase nada para melhorar a situação do combate ao mundo das drogas. A cada dia surgem novas instituições dessa natureza e o mundo das drogas cresce mais e mais. O problema se dar porque esse tipo de ações está tentando trabalhar com consumidores e não com vendedores. É um tipo de trabalho meio que como descarrego de consciência do ser humano.
O problema é mais para cima
O crime organizado controla o tráfico de drogas, aliás, é uma das coisas mais organizada do Brasil. Cada dia mais os traficantes pagam os "impostos" dos seus serviços prestados a comunidade, "a venda de drogas". E o "imposto" é caro, paga para o guarda o esquina, passando por estruturas mais altas da polícia, chegando a outras esferas... a das alturas. Esse tipo de "imposto" cada vez mais financia campanhas eleitorais pelo Brasil afora.
Aqui está o nó da questão, aqui o COMAD não entra e é aqui que está todo o problema. É um mercado que no Brasil já alcançou números estratosféricos... a casa dos bilhões por ano. Os que deveriam está combatendo esse tipo de economia na sua maioria das vezes também lucra com ela.
Seja em Coari como em quase todos os municípios do País os grandes do mundo das drogas vão continuar intocáveis. Enquanto isso os da esfera mais baixa vão continuar sendo presos, vão continuar matando e morrendo, e instituições como o COMAD e outras vão continuar crescendo. Alguém tem que pagar a conta nem que seja a conta das migalhas que caem das mesas dos grandes.

Trago um link para a reportagem da última Revista Veja sobre o meio ambiente
Apocalipse já
Já começou a catástrofe causada peloaquecimento global, que se esperavapara daqui a trinta ou quarenta anos.A ciência não sabe como reverter seusefeitos. A saída para a geração quequase destruiu a espaçonave Terraé adaptar-se a furacões, secas,inundações e incêndios florestais.
A BAIXA DO RIO
No Oceano Atlântico, a temperatura da água está meio grau mais alta do que há vinte anos. Esse calor a mais altera o padrão de circulação dos ventos, provocando deslocamento de massas de ar seco para a região amazônica. A mudança impede a formação de nuvens, causando a escassez de chuvas. Em 2005, o fenômeno provocou a maior seca dos últimos quarenta anos na Amazônia. O Rio Amazonas baixou 2 metros (foto). Mais de 35 municípios do Amazonas e do Acre ficaram isolados, sem comida, água, luz ou transporte. A grande seca pode se repetir a qualquer momento.

A internet coariense... A Mais Coari
Chegou na praça virtual mais uma página da terra do gás e do petróleo. Bem criativa, cheia de animação e muitas fotos. A Mais Coari já chegou com tudo. Desejo que consiga se manter. Seja bem vinda e Boa sorte!

Estudantes protestam e Governo fica mudo
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ademar Teixeira, declarou ontem que a responsabilidade sobre o "desvio do superávit" de R$ 98 milhões, denunciado por A CRÍTICA no dia 11 de junho, é da Assembléia Legislativa do Estado (ALE). "Foram os deputados que fizeram a lei que dá essa brecha", disparou.
A declaração foi feita durante o encontro do pró-reitor com um grupo de estudantes da UEA que, no início da manhã, realizou um protesto contra o desvio de finalidade dos recursos da instituição.
Teixeira recebeu os manifestantes no prédio da Reitoria da UEA, na avenida Djalma Batista, Chapada, Zona Centro-Sul, representando o reitor, Lourenço Braga, que está no interior do Estado, de acordo com explicações dada ao grupo e à imprensa pelo pró-reitor.
Cento e cinqüenta estudantes (dados da coordenação do movimento) participaram do ato. A Polícia Militar calculou em 50 pessoas. Os deputados Eron Bezerra (PCdoB), Luiz Castro e Lino Chíxaro, ambos do PPS, também participaram do ato e da audiência com o pró-reitor.
O deputado Eron Bezerra questionou se o desvio de finalidade de verbas da UEA é mesmo um problema dos parlamentares. Ele acusou o Governo Estadual de tentar transferir a culpa do desvio do recurso para a ALE. "O Governo está fazendo um exercício de covardia", disse Eron. "Quando é para votar, o projeto é do Executivo, e quando dá problema, a culpa é do Legislativo", comentou.
Mais tarde, na tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado repetiu a fala feita na UEA. Recordou que a lei estadual nº 3022 (Lei Ordinária de 28 de dezembro de 2005) é clara quando determina que, quando houver excesso de recurso, esse superávit (lucro resultante de um orçamento) deve socorrer o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), como consta no parágrafo único do artigo 6º desta lei. Eron disse que a ALE nunca autorizou o Governo a mexer nos recursos da Universidade.

quarta-feira, junho 21, 2006

Educação Superior em Coari
O domingo e a segunda foram marcados pelo vestibular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A grande novidade para esses cursos é que eles funcionarão em tempo integral por aqui, isto é, os professores ficarão aqui ou ao menos terão que ficar na cidade perídos completos. Já é uma grande mudança em se tratando de cursos superiores pelo interior dessa imensa terra líquida.
Nessa segunda foi dada a largada para as inscrições do vestibular da Universidade Estadual (UEA) e para inscrições para quem quer concorrer uma vaga de professor no Cefet-Am - extensão - Coari, que trará para o município cursos técnicos e no futuro cursos superiores, também na área técnica.
Poderíamos abrir um discussão sobre a Educação Superior no Brasil que anda com as pernas quebradas. Essas novas modalidades de Cursos Superiores permanentes vai ajudar os coarienses a se capacitarem. Claro, a capacidade virá se os corpo técnico e docente conseguir fazer o povo daqui comprender que para se capacitar não basta só frequentar uma universidade é preciso estudar, estudar e estudar.
P. S. Voltando ao Coarivest que tanta polêmica gerou, com certeza o programa ou projeto sofreu muito na sua execução e não deixa de modo algum de ter os vícios das ações da esfera política partidária que favorece a quem tem a máquina do poder na mão. Tudo é feito em função de si e do seu grupo.
O Velho lobo da internet Archipo postou lá no seu Diário todos os pontos fracos do Coarivest e também idéias que poderiam, se acolhidas, ajudar a sanear os vários problemas apresentados; sempre indicando caminhos para uma "nova Coari".

Drogas em Coari
A notícia da prisão de um conselheiro tutelar com 3,8 quilos de pasta base em Coari, foi a causa de grande vendagem dos jornais A Crítica e Diário do Amazonas na única banca de revista da cidade. Pois é, por aqui contamos apenas com uma banca de revista; com a quantidade de escolas, cursos superiores e a economia do município era de se esperar um mercado recheado de livros e jornais. Puro engano.
Deixando esse detalhes de lado, se podemos tratar um tema da formação cultural de detalhes, melhor dizer, mudemos de assunto. A bola da vez de hoje é o tema das drogas. Nós estamos tão acostumados a convivermos com essa situação que só somos despertados para essa realidade quando ela aparece em grande quantidade ou quando a imprensa de fora anuncia ou ainda quando a polícia quer mostrar serviço.
Faz anos que o mundo das drogas movimenta uma grande quantidade de dinheiro na cidade do gás e do petróleo. Por falta de informações comprovadas não coloco aqui o que dizem pelos botecos, becos, alcovas, praças... deixo para os coarienses que por aqui passam outros comentários. As coisas são ditas em murmúrios.
E numa cidade onde parte da sua economia é do movimento desse tipo de produto, outras situações negativas se fazem presente e a mais forte delas é a prostituição. Diante dessa situação, resta o desafio dos pais de famílias de ajudarem os filhos adolescentes e jovens a construirem um boa educação para a vida.

Festival do camarão
A cidade de Igarapé-Miri, localizada no Baixo Tocantins, a 126 quilômetros da capital, encerrou na madrugada de ontem, mais uma versão do tradicional “Festival do Camarão”, que acontece todos os anos atraindo milhares de pessoas, movimentando o comércio, a economia e, conseqüentemente, dando impulso ao turismo da região. A programação festiva contou com o apoio da prefeitura local que abriu oficialmente o evento e a quadra junina do município com um almoço na última terça-feira, 13, no Centro Cultural Municipal de Igarapé-Miri, no centro da cidade. Leia mais.

Consultas públicas sobre Plano Amazônia Sustentável terminam sexta-feira
O governo federal encerra nesta sexta-feira (23/6), as consultas públicas para elaboração do Plano Amazônia Sustentável (PAS). O objetivo é implementar um novo modelo de desenvolvimento, baseado na defesa do meio ambiente e na valorização da cultura popular, com ênfase no aumento de emprego e renda.
Já houve reuniões em vários estados, inclusive em Roraima. No dia 30 deste mês, será elaborado um documento final para análise de ministros, governadores da região e o presidente da República.

Refeição de qualidade e a preço baixo, só antes do festival
Na mesa, o prato principal traz dois pacus fritos de bom tamanho, com boas porções de baião de dois, feijão, farofa e molho. Mas o melhor vem na hora de pagar: apenas R$ 5. Sombra, água fresca e uma das melhores vistas para o rio Amazonas não estão incluídas na conta.
Este é apenas um exemplo das várias opções de restaurantes que Parintins oferece para quem quer comer bem pagando - bem - pouco, bem mais em conta que em Manaus. O preço baixo, no entanto, não vale durante o festival, quando os comerciantes da ilha aproveitam para faturar com os visitantes.
Leia mais.

A Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) aprovou este ano 86 projetos de indústrias do Amazonas que reduz em 75% o Imposto de Renda (IR). No ano passado esse benefício para toda a Amazônia somou R$ 900 milhões, 80% dos quais para indústrias locais. Na prática, significa que o Governo Federal abriu mão desse imposto como incentivo às indústrias da Região. Leia mais.

terça-feira, junho 20, 2006

O já dito por aqui!

Protesto pára a Transamazônica
Belo Monte Manifestantes pedem realização de estudos sobre a usina hidrelétrica
O protesto do Comitê Pró-Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu, ocorrido ontem em Altamira, sudoeste do Pará, impediu a abertura ao público das seis agências bancárias que funcionam na cidade. Os manifestantes estacionaram quatro carretas cheias de bois em frente às agências do Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Estado do Pará (Banpará), HSBC e Banco da Amazônia. As ruas no entorno da agência do Basa, que fica no centro da cidade, foram interditadas. Leia mais.

Bolívia vai estatizar energia, ferrovias e telecomunicação. Ao tomar essa decisão a Bolívia está fazendo um caminho totalmente contrário ao que o Brasil tomou.
Privatizamos tudo, nossas telecomunicações, energia, água e praticamente todo nosso sistema bancário. Agora vem nosso vizinho "pobre" e começa uma estrada, uma história diferente, nova. A desculpa por aqui era que as estatais brasileiras davam prejuízo, mas, como empresas privadas elas dão lucro. Sem contar que a grade empresa de telefonia do país é uma estatal espanhola, dar lucro na mão do governo espanhol e não dar lucro nas mãos dos nossos governantes. Será que dará lucro para os bolivianos? Somos mais incompetentes que eles?
Tudo somado deve ser uma sinal e uma lição para nós!

segunda-feira, junho 19, 2006

O CoariVest e a Internet coariense...
A internet começa a chegar em Coari naquilo que ela se propõe a ser, um lugar especial para a construção de espaços democráticos. Falando sobre o "CoariVest", o velho lobo do mar internético em seu novo espaço o Diário do Archipo, discorre sobre o assunto como quem conhece as coisas pelo lado de dentro.
Aqui vai um pouco:
"O CoariVest foi um projeto realizado sem o mínimo planejamento, cheio de erros e apenas com fins politiqueiros.
Sua Criação ocorreu no princípio de maio e foi uma grande esperança para a comunidade estudantil, pois viver no centro do amazonas, no meio da floresta é muito difícil obter uma “formação global”."

Mais um programa social do Governo Federal chegará em Coari
Casas das Famílias devem atender mais de 1.600 municípios
Até o final do ano, mais 266 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), as chamadas Casas das Famílias, serão implantadas em todo o país. Com isso, o número de casas passará para 2.244 e o número de municípios atendidos chegará a 1.621. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
"É um programa que visa atender todas as famílias pobres. Queremos chegar a todos os municípios do Brasil", disse o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
Nesse ano de eleição quem tem o poder na mão tudo fará para continuar com ele.O governo Lula e sua big coligação, mais do que os governos do passado estão fazendo a opção de dar tudo. Uma opção que em primeiro lugar não educa e em segundo lugar não gera renda e nem desenvolvimento.
Quem sabe trazer para a lembrança um velho ditado nos ajudaria a pensar sobre o que está acontecendo: "mais importante que dar o peixe é ensinar a pescar".

Robô facilitará pesquisa na Amazônia
O trabalho de pesquisadores que atuam na região amazônica, especificamente onde há a construção do gasoduto que ligará Coari a Manaus, terá um importante coadjuvante: o Robô Ambiental Híbrido. A criação é de uma equipe de cientistas que integra o Projeto Ferramenta Cognitiva para a Amazônia (Cognitus), um dos três traçados do Projeto Potenciais Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás na Amazônia (Piatam), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Amazônia (Ufam) e a Petrobras. Os primeiros testes foram realizados entre os dias 18 e 24 de maio nas comunidades Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Ilha do Baixo. Leia mais.


Veja o sucesso que o robô fez entre os ribeirinhos, uma admiração sem tamanho; coisa muita parecida com a chegada dos europeus por aqui, muito tempo atrás ou será que a história está se repetindo?

Índios - Com o canudo na mão
Primeiros indígenas a concluir o curso superior voltam às aldeias com muito mais do que um mero pedaço de papel
Os diplomas estão todos muito bem guardados. Entregues dentro de um envelope plástico - para evitar que ficassem marcados pelas pinturas corporais de seus destinatários - muitos deles continuavam assim, intocados, quase quatro dias após a cerimônia de colação de grau. O mesmo se pode afirmar em relação às lembranças da bela festa, realizada em Cuiabá na último dia 7 de junho. Leia mais.

Concurso Público para UNED Coari/AM
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUSPARA A UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE COARI/AM
O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CEFET/AM, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista as autorizações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através das Portarias nº 381, de 16 de dezembro de 2005, publicada no Diário Oficial da União – DOU de 19/12/2005 e nº 73 de 29 de março de 2006, publicada no Diário Oficial da União – DOU de 30/03/2006 e do Ministério da Educação, através da Portaria nº 842, de 03 de abril de 2006, publicada no Diário Oficial da União – DOU de 04/04/2006, torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de cargo na Carreira de Professor de Ensino de 1º e 2º Graus, nas Classes e Níveis Iniciais, em regime de Dedicação Exclusiva, em vagas existentes no Quadro Permanente de Pessoal desta Instituição Federal de Ensino sob a égide da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com as suas respectivas alterações, para exercício na Unidade de Ensino Descentralizada de Coari/Amazonas.

Começam hoje as inscrições para o vestibular da Universidade do Estado do Amazonas
Começa hoje o período de inscrição para o vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Este ano, a UEA vai oferecer 3.709 vagas para todo o Estado. Destas, 1.449 são para cursos na capital e 2.260 para cursos no interior.

domingo, junho 18, 2006

Educação superior em Coari
Postei aí por baixo um post sobre o Coarivest, sobre o simuladão e as outras coisas que envolvem o mundo universitário que estará começando por aqui. Poderia abrir uma discursão sobre o tema; A educação pública no Brasil vai mal.
Mas quero apenas deixar aqui um comentário que apareceu:
"Quanto a ao coarivest foi uma pura enganação... Projeto politiqueiro"
Gostaria de ouvir o que pensam o Daniel Maciel do Coari por Coari e do Edinilson do Edinilson Coari sobre esse assunto, esse comentário!

Conheça a história das Festas Juninas no Brasil
As festas Juninas no Brasil são celebradas desde 1583. Tal costume foi trazido para cá pelos portugueses da Europa que festejavam nesta época o ínicio das colheitas. Fogueiras, danças e muita comida sempre fizeram parte destes rituais pagãos.
O Dia de Santo Antônio, 13 de junho, costuma marcar o início dos festejos. Também são homenageados São João, no dia 24 de junho e São Pedro, no dia 29 de junho.
O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
Influência brasileira, francesa, chinesa, portuguesa e espanhola
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses. A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.
Tradição dos Arraiais
Junho é o mês de pular fogueira, dançar quadrilha e comer pamonha e pipoca. Uma gostosa tradição que anima as cidades. "O país é muito grande e os festejos não são iguais em todos os lugares", lembra Flávio Trovão, historiador do Paraná. Essa é uma ótima oportunidade para você descobrir as diferenças regionais e identificar a realidade em que vive como apenas uma entre as muitas que compõem nosso Brasil. "O desconhecimento é que dá origem a estereótipos e preconceitos", adverte Flávio. Em muitas festas juninas se dança quadrilha, mas é o forró que esquenta os bailes nordestinos. Na Região Sul, não pode faltar pinhão. No Norte, todos se deliciam com cuscuz de tapioca.
Origem da quadrilha
Esse tipo de dança (quadrille) surgiu em Paris no século XVIII, tendo como origem a contredanse française, que por sua vez é uma adaptação da country danse inglesa, segundo os estudos de Maria Amália Giffoni. A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do século XIX, principalmente no Rio de Janeiro, sede da Corte. Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música. A sanfona, o triângulo e a zabumba são os instrumentos musicais que em geral acompanham a quadrilha. Também são comuns a viola e o violão. A quadrilha é mais comum no Brasil sertanejo e caipira, mas também é dançada em outras regiões de maneira muito própria, caso de Belém do Pará, onde há mistura com outras danças regionais. Ali, há o comando do marcador e durante a evolução da quadrilha dança-se o carimbó, o xote, o siriá e o lundum, sempre com os trajes típicos.
Bumba-meu-boi
Dança dramática presente em várias festividades, como o Natal e as festas juninas, o bumba-meu-boi tem características diferentes e recebe inclusive denominações distintas de acordo com a localidade em que é apresentado: no Piauí e no Maranhão, chama-se bumba-meu-boi; na Amazônia, boi-bumbá; em Santa Catarina, boi-de-mamão; no Recife, é o boi-calemba e no Estado do Rio de Janeiro, folguedo-do-boi. O enredo da dança é o seguinte: uma mulher chamada Mãe Catirina, que está grávida, sente vontade de comer língua de boi. O marido, Pai Francisco, resolve atender ao desejo da mulher e mata o primeiro boi que encontra. Logo depois, o dono do boi, que era o patrão de Pai Francisco, aparece e fica muito zangado ao ver o animal morto. Para consertar a situação, surge um curandeiro, que consegue ressuscitar o boi. Nesse momento, todos se alegram e começam a brincar. Os participantes do bumba-meu-boi dançam e tocam instrumentos enquanto as pessoas que assistem se divertem quando o boi ameaça correr atrás de alguém. O boi do espetáculo é feito de papelão ou madeira e recoberto por um pano colorido. Dentro da carcaça, alguém faz os movimentos do boi.

A internet coariense
Parece que começamos a entender o poder da internet para a construção do processo democrático. Aqui via a dica do Velho Lobo do mar cibernético Archipo de um novo blog coariense que se propõe discutir sobre Literatura o Edinilson Coari.

Para não dizer que não falei das flores
Hoje acontece em Coari o vestibular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Serão oferecidas 270 nas seguintes áreas:
Biotecnologia: (Diurno Bacharelado) 50 vagas;
Ciências: Biologia e Química (Diurno Licenciatura Dupla) 50 vagas;
Ciências: Matemática e Física (Diurno Licenciatura Dupla) 50 vagas;
Enfermagem (Diurno Bacharelado) 40 vagas;
Fisioterapia (Diurno Bacharelado) 40 vagas;
Nutrição (Diurno Bacharelado) 40 vagas.
É uma grande oportunidade que os coarirenses, de modo especial os jovens, estão tendo para ingressarem na universidadade. Será um novo tempo da educação superior na cidade. Todos os cursos são fixos, os professores morarão aqui, ao menos estarão aqui no tempo das aulas.
Com certeza o Coarivest foi uma das melhores coisas criadas pelo executivo, uma ótima idéia que veio somar na preparação para o este dia. E junto com o Coarivest, o simuladão completou o pacote no reforço educacional rumo à Universidade.
Que venha esse novo tempo da Educação Superior em Coari, vamos a ele!

Açaí desaparece da mesa do pobre
Fruta está cada vez mais cara e some do cardápio das famílias de baixa renda
Vai chegar o tempo em que pobre não vai mais poder tomar açaí'. A constatação é de Antônio Gouveia, 58 anos, que vende a fruta símbolo do Pará há mais de 40 anos em Belém. Ele e outros 'maquineiros' observam que está cada vez mais difícil manter o pequeno negócio. Todos os anos, em junho, o bom açaí já começa aparecer nos paneiros dos principais entrepostos comerciais de Belém. Mas, como a última safra se estendeu, a de 2006 está atrasada. A pouca oferta e o crescimento do interesse pelo fruto nos mercados nacional e internacional já têm surtido efeito. Com o preço da lata nas alturas, muitos pontos de venda já estão deixando de funcionar na capital. Leia mais.

Consultas públicas sobre Plano Amazônia Sustentável terminam sexta
O governo federal encerra sexta-feira (23) as consultas públicas para elaboração do Plano Amazônia Sustentável (PAS). O objetivo é implementar um novo modelo de desenvolvimento, baseado na defesa do meio ambiente e na valorização da cultura popular, com ênfase no aumento de emprego e renda.
As consultas públicas serão realizadas no dia 20, na Universidade Estadual do Maranhão, em São Luis; no dia 21, na Universidade Luterana do Brasil, em Manaus; e no dia 23, na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco. Participam das reuniões representantes dos governos federal, estadual e municipal, deputados, vereadores, sindicatos, lideranças comunitárias, militares, estudantes e religiosos.
As reuniões já foram realizadas nas capitais dos demais estados que também formam a Amazônia Legal: Mato Grosso (Cuiabá), Pará (Belém), Amapá (Macapá), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista) e Tocantins (Palmas).
A Amazônia Legal cobre 5,1 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 60% do território nacional. A região abriga um terço das florestas tropicais úmidas e 20% da água doce do planeta, concentra 30% da diversidade biológica mundial e apresenta um imenso potencial genético, além de ter subsolo rico em reservas minerais. Cerca de 35% da Amazônia Legal é formada por áreas protegidas ou de destinação específica, como terras indígenas ou áreas militares.
No dia 30 deste mês, será elaborado um documento final para análise de ministros, governadores da região e o presidente da República.

A internet coariense
Avançando com seus lentos passos a internet da terra do gás e do petróleo ganha mais uma página. Uma bela página, as fotos falam por si. Confira lá a Coari por Coari.

sábado, junho 17, 2006

Aquecimento para o jogo

Ministério da Saúde adota remédio contra malária em Coari
A partir dos resultados de uma pesquisa de campo de quase um ano em Coari, município a 370 Km de Manaus, o Ministério da Saúde resolveu adotar a partir de julho um medicamento usado para tratar a malária na África e Ásia, o Coartem. A droga não é indicada para todo tipo de malária, apenas para a mais grave, a falcípara, antes tratada pelo secular quinino e seus fortes efeitos colaterais. Ele deve ser tomado duas vezes ao dia, por 3 dias.

Vai fazer falta e deixando saudades!

Piatam tem protótipo autômato para auxiliar em pesquisas
“Uma inovação tecnológica com capacidade de locomoção e trabalho sofisticado em áreas inundadas”. Assim caracterizou o coordenador do laboratório de robótica do Cenpes, Ney Salvi, durante a palestra de apresentação dos robôs ambientais híbridos, que serão utilizados na coleta de informações e transmissão de dados em tempo real do projeto Piatam , na terça-feira, no auditório do Instituto de Tecnologia Genius, situado no Distrito Industrial de Manaus.
Fruto de 14 meses de trabalho da equipe do Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras), “Chico Mendes” -como foi batizado o protótipo- tem estrutura oval composta de fibra de vidro e acrílico, câmeras de vídeo, braço robótico destinado à coleta de imagens e amostras, e bateria fotovoltaica que permite uma autonomia por até três horas de trabalho intermitente. Leia mais.


Um sagrado intercâmbio entre a Índia e os índios
Duas expressões milenares e um só significado, de boas vindas. "Atiatiman" e "Namasté" são duas palavras das línguas tucano e indiana que foram trocadas, pela primeira vez, por um grupo indígena e a dançarina. Uma Sharma, de Nova Déli, na Índia, que tiveram um encontro inédito, cheio de magia, encanto, tradição, dança e música. Uma, que em seu país é conhecida como a Rainha do Kathak, é referência no mundo por suas expressões corporais, faciais e timbre de voz, sem igual para executar a dança clássica que existe há mais de 2 mil anos.
E para promover um sagrado intercâmbio entre os povos, a dançarina fez questão de conhecer os índios do Alto Rio Negro, visitando o Núcleo Cultural Indígena Dessana-Tucano, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, a quase uma hora de barco de Manaus. Mas o que era um encontro de culturas milenares acabou se transformando numa bela confraternização, entre os povos, com uma grande dança indígena-indiana. Para Uma foi uma experiência incrível e extraordinária, sem precedentes.
Para o pajé dessana Toalaman (Domingos Sávio Velozo Vaz) o encontro foi enriquecedor, apresentando a Índia para os membros das tribos reunidas e comunidade. Enquanto na sociedade indígena os homens têm papel principal no dançar, sendo as mulheres mais acompanhantes, no Kathak são elas que reinam, apresentando-se para a corte, imperadores e reis. Totalmente diferentes, as danças têm um ponto forte em comum, a busca espiritual, pela paz e harmonia do corpo e da alma.
"O Kathak mostra a coragem da mulher e suas várias interpretações", diz a indiana, que em São Paulo apresentou sua arte para um balé de cegos e uma ONG. Após a visita a Manaus, motivo de sua viagem ao Brasil, Uma fará oficinas de dança clássica na capital paulista, de 20 a 26. Na chegada, Uma Sharma foi recepcionada no núcleo por homens e mulheres, vestidos à caráter para as danças e rituais de boas vindas, com os corpos pintados, cocares, colares, flores e adornos.
Para a indiana o grupo fez quatro apresentações, das danças do cariço, japurutu, capiuaia e maracá, instrumentos de sopro e percussão. Enquanto dançavam, homens e mulheres bebiam o caxiri (bebida indígena extraída da mandioca fermentada), tendo ao centro a dançarina, em estágio de contemplação, alternando movimentos de mãos, cabeça e pés entre sutis e vibrantes. Segundo o pajé Toalaman, o grupo do Alto Rio Negro, do Distrito de Pari-Cachoeira, em São Gabriel da Cachoeira, procura manter no centro a cultura e os símbolos das etnias, vivendo da caça, pesca e das plantações.

sexta-feira, junho 16, 2006

Plano Amazônia Sustentável é tema de debate no Ministério da Integração
Os ministros da Integração Nacional, Pedro Brito, e do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram nesta sexta-feira (16/6) para discutir, entre outros assuntos, os resultados das consultas públicas sobre o Plano Amazônia Sustentável que vêm sendo realizadas nas capitais dos estados que compõem a Amazônia Legal (Pará, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Maranhão, Amazonas e Acre). Até agora, o documento já foi apresentado e discutido em Cuiabá, Belém, Porto Velho e Boa Vista. O encontro ocorreu às 11h no Ministério da Integração. Após a reunião com Marina Silva, Pedro Brito recebeu o prefeito de Salvador, João Henrique e, na seqüência, o gerente-executivo do Banco do Nordeste, Marcos Miranda.

quinta-feira, junho 15, 2006

Embaixador da Grécia visita o Amazonas e prepara visita do "Papa" da Igreja Apostólica Ortodoxa
O Embaixador e Plenipotenciário da Grécia, Andonis Nicolaidis esteve em Manaus entre os dias 10 e 13 de junho para preparar a visita do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, o principal bispo da Igreja Ortodoxa, à cidade.
Segundo o embaixador Andonis, a visita de Bartolomeu I, que é a primeira no Brasil, ocorrerá em função da realização do VI Simpósio Internacional Religião, Ciência e Meio-Ambiente, uma espécie de cruzada do meio-ambiente. Leia mais.

As telas de um Wanano
Depois de um ano da estréia como artista plástico, o pintor Wanano Dhiani Pa'saro, 31, volta a mostrar seu talento na 1ª Mostra Individual de Artes Plásticas da Cultura Indígena, no Tropical Hotel Manaus. Em 40 quadros de acrílico sobre tela ele revela o imaginário de seu povo, que reside na região do Alto Rio Negro.
Utensílios domésticos, brinquedos, máscaras de rituais, adornos e pinturas usadas em malocas ganham as telas. Num misto de contemporaneidade e primitivo, as obras vão do colorido - pautado no vermelho urucum - à sobriedade do marrom.
As imagens são resultado de uma pesquisa minuciosa, realizada por Dhiani e outros pintores índios, durante os estudos no Instituto de Arte e Cultura Amazônicas Dirson Costa (IDC). Os primeiros traços ele deu a partir das aulas gratuitas que recebeu na escola do IDC. De tudo que viu, foi a origem de seu próprio povo que mais lhe chamou a atenção.
Sucesso
O retrato da etnia Wanano por um pintor wanano é que está fazendo da exposição um sucesso. Em quatro dias de mostra, completadas ontem, seis das 40 telas já tinha sido comercializadas. Cada uma custa R$ 4,2 mil.
O artista
Dhiani Pa'saro, aliás, é um capítulo à parte. De calça jeans, tênis e camiseta, ele foge (ainda bem!) ao estereótipo do índio folclorizado. Tudo isso, um fator a seu favor, já que estar presente na mostra e não se apresentar como "brinde exótico" é um diferencial e tanto.
"Vim para Manaus para estudar Odontologia, mas não passei no vestibular. Aprendi a pintar e agora quero seguir essa carreira. Isso está ajudando a sustentar minha família, porque eu e minha mulher estávamos desempregados, com dois filhos para criar."
Há seis anos em Manaus, Dhiani é o primeiro índio a fazer uma mostra individual. E comprova - com o sucesso de seu trabalho - que a arte, se focada na valorização da cultura de um povo, pode servir como sobrevivência de seus descendentes.

Petrobras aprova gasoduto Urucu-Manaus
A Petrobras aprovou a contratação do trecho B-1 do gasoduto Urucu-Manaus por cerca de R$ 667 milhões. O trecho, que liga os municípios de Coari e Anamã, será construído pelo consórcio Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia. A obra do gasoduto inteiro, com três trechos e 670 quilômetros de extensão total, vai gerar 2,4 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.
Já estão contratados o trecho A, correspondente ao GLPDuto Urucu-Coari, e o trecho B-2. O primeiro será construído pelo consórcio OAS e Etesco por aproximadamente R$ 342,6 milhões, enquanto o trecho B-2, relativo ao gasoduto Anamã-Manaus, será feito pelo consórcio Camargo Correa e Skanska por cerca de R$ 428 milhões.
A Petrobras prevê a conclusão da obra dos três dutos para março de 2008. Segundo a estatal, o gasoduto já recebeu cerca de R$ 500 milhões nos preparativos para o início das obras. (Redação - InvestNews)

quarta-feira, junho 14, 2006

Um índio morto a cada 60 dias na Amazônia
Igreja católica - Acusa o governo federal de negligenciar demarcação de terras e saúde das tribos
Sete índios assassinados, de seis etnias diferentes, três conflitos de terra, três ameaças de morte e quatro casos de estupro a crianças e adolescentes, bem como casos de racismo e de negligência à saúde. Esses são os principais crimes contra os povos indígenas do Pará e Amapá, entre 2003 e 2005, cujos motivos estão vinculados à cobiça das terras por fazendeiros, grileiros e madeireiros. A denúncia está no relatório 'A Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil', produzido pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) - Regional Norte II, que reuniu jornalistas e ativistas do movimento social, ontem pela manhã, na sede da regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para divulgar o documento, cujas cópias foram enviadas ao Ministério da Justiça e à Fundação Nacional do Índio (Funai), com pedido de providências urgentes.
Leia mais.

Projeto substitui trigo por mandioca na composição do pão francês
Os donos de panificadoras de Manaus estão preocupados com um projeto de lei nacional que determina a utilização da fécula da mandioca na composição do pão francês, o vai encarecer o produto em 10% (hoje o quilo do pão francês varia em Manaus de R$ 5 a R$ 7).
O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Estado do Amazonas (Sindpam), Jonas Martins Neves, considera a proposta inconstitucional por impor a composição com o acréscimo da mandioca ao consumidor. Caso o projeto venha a ser aprovado, o Sindpam pretende entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).
Neves informa que hoje o País consome 8 milhões de toneladas de trigo e que a produção da mandioca não chega a 10% desse total. “Pela lei da oferta e da procura o que vai acontecer será a elevação do preço da mandioca”, avalia. Ele também destaca que não haverá benefício para a produção do Amazonas que é considerada pequena e sem beneficiamento.

terça-feira, junho 13, 2006

Mais cursos para Coari
Seleção pública do Prominp tem inscrições prorrogadas
Estão prorrogadas até 21 de junho as inscrições no primeiro ciclo de seleção pública do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp para treinamento em categorias de níveis básico, médio e técnico de nível médio nas áreas de petróleo e gás.
O primeiro ciclo de seleção pública do Plano de QualificaçãoProfissional oferecerá 11.040 vagas, sendo 6.990 de níveis básico, médio e técnico de nível médio, e as restantes 4.050 de nível superior. Nos quatro ciclos do Plano, serão selecionados cerca de 70 mil profissionais via concurso público.
O Plano de Qualificação será implantado nos próximos dois anos, em quatro ciclos semestrais, sendo que para cada ciclo haverá uma seleção pública para identificar os candidatos que participarão dos cursos no semestre subseqüente. Neste 1º ciclo, serão selecionados 11.040 mil profissionais em dez estados brasileiros.
Os estados e regiões contemplados nos quatro ciclos são: Alagoas (Maceió); Amazonas (Coari e Manaus); Bahia (Salvador); Ceará (Fortaleza); Espírito Santo (Vitória e Linhares); Mato Grosso do Sul (Três Lagoas); Minas Gerais (Belo Horizonte); Paraíba (João Pessoa); Paraná (Curitiba); Pernambuco (Recife); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro);Rio Grande do Norte (Mossoró); Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Rio Grande); Rondônia (Porto Velho), Santa Catarina (Itajaí), São Paulo (Paulínia, Santos, São José dos Campos e região metropolitana de São Paulo), e Sergipe (Aracaju). Leia mais.

Enquanto isso milhões de brasileiros vão assistir a Copa do Mundo!


Expedição desbrava novo parque na Amazônia
Barcos, jipes, helicóptero e avião serão utilizados pela equipe da Expedição Juruena-Apuí para percorrer mais de mil quilômetros do recém-criado Parque Nacional do Juruena e do Mosaico de Apuí. Será a primeira vez que um grupo de técnicos de conservação ambiental, biólogos e jornalistas visitam a área, decretada parque nacional no último dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente –, para colher dados sobre a rica biodiversidade local. Com duração de 20 dias, entre 13 de junho e 2 de julho, a expedição também irá detectar focos de garimpo e o modo de vida de comunidades tradicionais, como os povos Kayabi e Apiacás que vivem na região. A iniciativa é do WWF-Brasil (Programa de Áreas Protegidas e Apoio ao Arpa), Ibama, e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), e conta com parceria do ICV (Instituto Centro da Vida) e do WWF-Alemanha. Leia mais.

A cara do brasileiro...

Grupos folclóricos expressam a cultura paraense na Feira Internacional de Turismo da Amazônia
A Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) será palco da cultura paraense. A programação cultural acontece de 15 à 18 de junho, das 19h às 22h, no Centro de Exposições Júlio César e inclui a apresentação de shows folclóricos, música regional e de grupos de dança que expressam as manifestações culturais da capital paraense e de vários municípios do estado. leia mais.

Integração regional é discutida em encontro
Desenvolvimento Sustentável foi a palavra do dia no quarto encontro da Primeira Rodada de Consultas para a Construção da Visão Estratégica Sul-americana realizada ontem em Manaus pela IIRSA - Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana. Leia mais.

Fórum da Sociedade Civil questiona lisura de licenciamento ambiental
O Forum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais (FBOMS) divulgou nessa sexta-feira carta-manifesto em que demonstra preocupação com as pressões políticas que projetos de grandes obras de infra-estrutura podem causar. Segundo o documento do FBOMS, o "setor elétrico" do governo promove um discurso que aponta crises e busca apressar e simplificar processo de licenciamento, o que pode corromper as análises técnicas do Ibama.
Leia mais.