Da aldeia dos índios Cudaiás, primitivos habitantes da região, originou-se a atual cidade de Codajás, fundada em 1892, por José da Rocha Turi, um dos mais famosos pioneiros do povoamento do Solimões. (“História do Amazonas” – A C. Ferreira Reis).Em 30.06.1862, pela Lei Provincial nº 175, é criada a freguesia de Nossa Senhora das Graças de Codajás.
terça-feira, outubro 31, 2006
Da aldeia dos índios Cudaiás, primitivos habitantes da região, originou-se a atual cidade de Codajás, fundada em 1892, por José da Rocha Turi, um dos mais famosos pioneiros do povoamento do Solimões. (“História do Amazonas” – A C. Ferreira Reis).Em 30.06.1862, pela Lei Provincial nº 175, é criada a freguesia de Nossa Senhora das Graças de Codajás.


segunda-feira, outubro 30, 2006


Pai e filhos embriagados, se dezintenderam e quase deu em tragédia de morte
Pantera imbriagado, apoderou-se de um terçado 128, e desafiou os próprios conhecidos
Jovem foi detido por difamação e ameaça
Carpinteiro bebeu demas Catauaba`que ficou embriagado, alagou-se perdeu as ferramentas, e quase morre.

Líder, convocou comunitário e professores, para uma reunião, que terminou em bete-boca. Líder não soube responder as acusações e saio decepcionado.
líder quis ensacolar professores e saio ensacolado
Professora fugio da voz de um estranho e escapou do estrupo
Apozentado embriagado, fez comercial de uma cobra morta
Jogador agredio juiz de futebol, a socos e a ponta-pés
Marido deixou esposa, por acha-la muito feia, magra e dezajeitada
Primos embriagados, se dezintederam e pucharam ate faca
Mãe ficou em coma, por depressão nervosa
jovem limpando sitio cortou com tanta força,que cortou a bota, e também o pe.


domingo, outubro 29, 2006
sábado, outubro 28, 2006

No debate dos presidenciáveis, surgiu a pergunta feita por uma jovem de Belém sobre a devastação da Amazônia.
Durante o governo Lula, a Amazônia viveu seu pior momento e agora vive um pouco melhor. Fomos ao inferno e estamos imergindo ao purgatório, ainda falta muito para chegarmos ao paraíso. Com o PT no governo a floresta amazôica teve seu recorde de devastação.
Os índices alardeados pelo governo do maior rebanho do mundo, a enorme exportação de soja, só fizeram a floresta sangrar, escorreu sangue.
O poior ainda está para vir, quando a lei da "utilização das florestas públicas" acontecer, a chamada "concessão das florestas públicas", onde uma empresa pode utilizar uma determinadada quantidade de hectares por 60 anos. A finalidade é evitar a grilagem da terra. O PT diz que haverá marcação de perto às empresas, fiscalização, o IBAMA será o órgão do governo responsável por essa empleitada.
Sejamos realista, em Coari o IBAMA conta com uma funcionária que tem a sua disposição uma minúscula sala, funcionando nas dependências da UFAM, não tem um carro, um telefone, uma lancha, muito menos combustível, como é que vai fiscalizar um município maior do que alguns estados brasileiros, com 52 mil kilometros.
Tá na hora de colocar o pé no chão!
sexta-feira, outubro 27, 2006

Esta é a melhor notícia do ano

A estimativa foi produzida para que o Brasil possa apresentá-la na Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas. Esta conferência acontece em Nairóbi, Quênia, no início de novembro. Na conferência, o Brasil vai defender sua proposta de criação de um fundo internacional para redução do desmatamento nas florestas tropicais.
O INPE analisou 34 imagens, onde ocorreu 67% do desmatamento na Amazônia no período de 2004-2005. A taxa calculada nestas imagens foi 8.836 km2. Com estes dados, o INPE estima que a taxa de desmatamento da Amazônia para o período Agosto 2005 – Agosto 2006 seja de 13.100 km2, com uma margem de erro de 10%. Esta projeção indica uma queda de 30% em relação ao período 2004-2005. É a segunda menor taxa de desmatamento na Amazônia verificada desde que o INPE iniciou este tipo de levantamento anual em 1988.
quinta-feira, outubro 26, 2006




quarta-feira, outubro 25, 2006
Escolher o caminho do manejo é o caminho para preservar a Amazônia. Seja o manejo da floresta como o da pesca, caso contrário no planeta verde não irá tão longe.
Curso de Manejo Comunitário de Pesca capacita integrantes da Unida no Pará


terça-feira, outubro 24, 2006
segunda-feira, outubro 23, 2006


Excelente comentário do Archipo buscando uma reflexão sobre a UFAM Coari
"Busco uma Reflexão aqui. Até que ponto esses alunos vão trazer benefícios para Coari ?Penso que os mesmos vieram fazer o vestibular por aqui e dessa forma retiraram a chance dos coarienses de fazer uma Faculdade na área de Saúde em Coari. Mesmo porque após eles cumprirem o tempo previsto por lei, os mesmo pedirão transferência para Manaus deixando as salas vazias.Essa história já é velha."
domingo, outubro 22, 2006

sábado, outubro 21, 2006

sexta-feira, outubro 20, 2006
quarta-feira, outubro 18, 2006
terça-feira, outubro 17, 2006
O programa que permite acessar um banco de fotografias feitas por satélites, atualizou suas imagens. As fotos melhoraram bastante, isto é, de alguns lugares. Coari ficou bem na foto, a visão que se tem da cidade é encantadora.



Lula será recebido pelo governador do Amazonas Eduardo Braga e pelo Prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, além de correlegionários do PT e autoridades locais. Em seguida a comitiva sairá em carreata pela cidade. O presidente concederá entrevista coletiva logo mais no Studio 5 Centro de Convenções.
segunda-feira, outubro 16, 2006





domingo, outubro 15, 2006

Ufam em Coari
Denominada de Instituto de Saúde e Biotecologia, a nova Unidade AcadêmicaPermanente de Coari será dirigida pelo professor Paulo Jacob São Thomé, membro do corpo docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Além dos três cursos em andamento, seis novos cursos serão oferecidos pela Ufam em Coari –Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Biotecnologia, Ciências/Matemática/Física, Ciências/Biologia/Química. Leia mais.

A nona edição da Exposição Indígena Mãos da Mata Pú-kaa, na Praça da Saudade em Manaus, foi aberta quinta-feira (12). A exposição envolve, aproximadamente, 90 indígenas de 17 etnias Apurinã, Arapaso, Baniwa, Baré, Desano, Kambeba, Marubo, Munduruku, Mura, Pira-tapuya, Sateré-Mawé, Tariano, Tikuna, Tukano, Wanano, Wai-Wai, Wapixana.
São 32 barracas divididas entre exposição de artesanato indígena, gastronomia com pratos típicos, barraca de arco e flecha, barraca de pintura corporal/grafismo indígena e a barraca para as consultas com o pajé Apurinã. A feira é realizada até domingo (15).

Mais fotos aqui.
sábado, outubro 14, 2006


O verão está chegando ao fim e nesses seus últimos dias o sol está demostrando toda sua força, seu vigor. Dias ensolarado, bom para plantar roçado e ir para a praia.
sexta-feira, outubro 13, 2006

