Coaripolis

sexta-feira, setembro 30, 2005

Seca no rio Amazonas pode ter provocado naufrágio
A pouca profundidade do rio Amazonas, que vive a maior seca dos últimos 30 anos de sua história, pode ter sido a causa do acidente com o barco-recreio Almirante Sergiomar, na noite de quinta-feira, entre as cidades de Itacoatiara e Urucurituba, que deixou oito mortos e 13 pessoas desaparecidas.
Após o encerramento das buscas às 18h, a Capitania dos Portos anunciou que tinham sido resgatados oito corpos, mas admitiu que outros podem estar presos dentro das ruínas dos barcos e principalmente em seus camarotes.
No momento do acidente, por volta das 20h30, muita gente já dormia nos camarotes e nas redes. Apesar dos gritos de tripulantes e passageiros de que o barco estava indo de encontro a uma balsa de transporte de carga, muitos não tiveram tempo de se jogar às águas.
O comandante do barco, Roberto Marques, 54 anos, culpou a seca do rio nessa época do ano, o que obriga as embarcações a navegar ao lado de navios e barcaças em busca do leito mais profundo. Ele perdeu a mulher grávida e fraturou duas costelas.
Roberto tentou uma manobra de ultrapassagem da embarcação e alega que a ponta de um banco de areia ou o fenômeno conhecido como "rebojo" (redemoinho das águas) levou o barco de encontro à grande embarcação. O Almirante Sergiomar foi abalroado e afundado pela balsa.
Imediatamente após o acidente, o comandante da balsa pertencente à empresa Chibatão de Manaus, acionou o rádio e pediu socorro às embarcações mais próximas. O primeiro barco a chegar foi o do barco Lírio do Vale.
O comandante do barco, Manoel Ferreira, resgatou 34 sobreviventes e os levou à cidade mais próxima, Itacoatiara. Nove deles foram hospitalizados na unidade de saúde da cidade. Seis outras pessoas chegaram depois à mesma cidade em pequenas embarcações, ampliando para 40 o número de sobreviventes, conforme boletim oficial do 9º Distrito Naval, com sede em Manaus.
Os números da Capitania dos Portos anunciados no local do acidente foram confirmados no início da noite na unidade de Parintins, cidade que recebeu os oito corpos das vítimas fatais. O capitão e agente da Capitania em Parintins, Felipe Souza, negou que um novo corpo tivesse sido encontrado por volta das 18h.
Na verdade, moradores de uma comunidade de Urucurituba informaram por telefone que um nono corpo teria sido encontrado na superfície do rio. Os helicópteros deixaram para confirmar a informação neste sábado já que as condições de vôo naquele horário já eram adversas.

Franceses conhecem oportunidades de negócios na Amazônia
O Seminário sobre oportunidades de negócios na Amazônia, realizado na última quinta-feira (29), na Escola Superior de Comércio de Toulon, atraiu os olhares dos investidores franceses para os produtos da Zona Franca de Manaus.
O presidente da Câmara de Comércio e da Indústria da Região de du Var, Jacques Bianchi, manifestou interesse em promover um convênio entre Fucapi e a Escola Superior de Comércio de Toulon, para intercâmbio entre os alunos de design. O projeto Design Tropical desenvolvido pela Fucapi utiliza resíduos da floresta para fabricação de móveis, objetos de decoração e jóias.
De acordo com o conselheiro da região de Provence-Alpes-Côte DÁzur (PACA), Laroussi Ouestali, são boas as chances de serem desenvolvidas parcerias com empresas de Manaus, considerando que há um grande potencial para ser explorado. Ouestali adiantou que o Amazonas está no caminho certo mostrando sua preocupação com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável da região.
“É importante saber que o Brasil é mais do que São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As apresentações durante o seminário despertaram a vontade de conhecer a Região Amazônica”, destacou Ouestali.
A superintendente da Suframa, Flávia Skrobot Grosso, mostrou-se satisfeita com o resultado da iniciativa. Ela também aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a visitarem a III Feira Internacional da Amazônia, que ocorrerá em Manaus, de 30 de agosto a 2 de setembro de 2006.
Palestras e Exposições
O Seminário contou com a presença de um público formado por representantes de Câmaras de Comércio e Indústria da região de Provença-Alpes e Cote d’Azur, Nice e Var, consultores na área de comércio exterior, empresários do setor de cosméticos, agências de viagem, empresas privadas do pólo tecnológico de Marseille e Toulon, e estudantes de design.
O evento incluiu palestras da superintendente da Suframa, Flávia Grosso, do diretor do Departamento de Políticas Industriais e Comerciais da Secretaria de Planejamento do Estado do Amazonas, Gilmar de Oliveira Freitas, e da presidente da Amazonastur, Oreni Campelo Braga, além da exposição de três casos de sucesso de empresas instaladas na ZFM, relatados pela empresa francesa Essilor - fabricante de lentes oftálmicas, Agrorisa - exportadora de guaraná em pó e outros produtos regionais, e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica.
A programação foi organizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com o governo do Estado do Amazonas, por conta da realização do ano do Brasil na França.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Vazante dos rios é preocupante
A vazante do rio Negro tem sido motivo de preocupação para armadores e navegantes. Nesta quarta-feira (28), a altura da lâmina d’água em relação ao nível do mar foi de 16,85 metros, uma queda de 12 centímetros. Enquanto que, na mesmo dia de 2004, o nível das águas registrado no Porto de Manaus apontou 21,67 metros. Leia+

Preparando a Assembléia Popular: Mutirão por um Novo Brasil
Representantes das pastorais e movimentos sociais, entidades e organizações populares, que fazem parte dos processos da 4ª Semana Social Brasileira da CNBB e das Assembléias Populares: Campanha Jubileu Sul/Brasil e Campanha contra a ALCA estiveram reunidos em Brasília, nos dias 23 a 25 de setembro para planejar a "Assembléia Popular: Mutirão Por um Novo Brasil". Os debates deram-se em torno dos eixos que nortearão a assembléia, da metodologia, e da preparação de um instrumento que recolha as reflexões já feitas para facilitar o aprofundamento dos debates e propostas. Com a participação de mais de 10 mil pessoas o evento se realizará nos dias 25 a 28 de outubro, em Brasília, DF. Leia+

quarta-feira, setembro 28, 2005


De Novo Coari na minha vida
Hoje, uma semana que cheguei em Coari, isto é, cheguei de muda, de malas e cuia. Está difícil de colocar tudo em ordem, é tanta bagagem. Foram caixas, sacos, bolsas e malas que me acompanharam. Esta primeira semana passou e quase não consegui arrumar nada, as coisas estão andando bem devagar.
Sei que será um novo tempo da minha vida, recomeçar, são praticamente dezoito anos fora daqui, uma vida. Muitas pessoas que conhecia, já não moram mais aqui, outras nasceram nesse tempo que estive fora, outras ainda chegaram, são as novas e os novos coariensese.
Sem sombra de dúvida são várias coisas que precisam ser revistas, devagar, tenho o tempo a meu favor, já cheguei!
Obs.: Esta foto fiz hoje cedo numa Coari chuvosa.

terça-feira, setembro 27, 2005

São Francisco
O novenário de São Francisco segue seu caminho. Desde ontem a temperatura vem oscilando e o calor perdendo sua força; a tv anunciou friagem, e nada de frio. Aí pela quatro da tarde começou a cair uma leve garoa sobre a cidade, depois foi aumentando, deu uma parada e agora a chuva retomou com mais força.
Com certeza muita gente rezando ao Santo Padroeiro do bairro do Tauá-mirim pedindo chuvas, principalmente quem trabalha com "gado", é que os pastos estão secos e sem capim o gado não se cria. Mais quem está agradecida mesmo é a natureza, sufocada pela falta de água e pelo calor, seu padroeiro não poderia decepcionar. São Francisco é padroeiro da Ecologia, amigo das plantas e dos animais; tratava a todos como irmãos.
Talvez os organizadores do arraial não estejam muito satisfeito com São Pedro acreditando que seja ele quem mandou água do céu. Eu não tenho dúvida que foi São Francisco, ele mais do que ninguém sabe o quanto estamos precisando do precioso líquido. E viva o homem!

Afronta ao meio ambiente
Governadores mais denunciados do país por exploração ilegal da floresta fazem campanha de filiação do PPS no Acre
A vinda dos governadores Ivo Cassol, de Rondônia, e Blairo Maggi, do Mato Grosso, ao Acre foi considerada pelas autoridades e ambientalistas uma afronta. Eles estiveram em Rio Branco ontem para o lançamento da campanha de filiação do Partido Popular Socialista (PPS), que reuniu as lideranças da agremiação no auditório da Secretaria da Fazenda.
Leia+

Só arte, quando a esperança nos abandona!
Amazônia Jazz Band se apresenta nesta terça (27), no Theatro da Paz
Nesta terça-feira (27), os admiradores da Amazônia Jazz Band poderão apreciar mais uma apresentação da orquestra no Theatro da Paz. Atualmente regida pelo percussionista Ricardo Aquino, a Amazônia Jazz Band vai apresentar composição do músico Vadim Klokov e o tradicional repertório de músicas de influência jazzista, que é sua característica. Leia+
Noites de Ópera apresenta “Porgy and Bess” no IAP
A ópera “Porgy and Bess”, do norte-americano George Gershwin, é a atração desta terça-feira do Projeto Noites de Ópera, uma realização do Instituto de Artes do Pará (IAP) com apoio cultural da Secretaria Executiva de Cultura (Secult). A apresentação será às 19 horas, no teatrinho do IAP. Logo após haverá uma conversa sobre a ópera com a diretora de teatro Maria Sylvia Nunes e o especialista em ópera Gilberto Chaves, coordenadores do projeto. Leia+

Petrobras começa a pagar indenizações
Quanto maior é a influência do dono da terra, maior é a indenização!
A Petrobras fará amanhã a entrega dos cheques das indenizações aos proprietários de terrenos por onde cruzará o gasoduto Coari-Manaus, no Município de Iranduba. Os valores oscilarão entre R$ 1.000 e R$ 50 mil.
Cerca de 100 pessoas serão beneficiadas, mas uma parcela dos donos de terras está insatisfeita com os valores que lhes está sendo oferecido pela estatal. Isso ficou latente no dia 10 de agosto último, quando uma comissão da Petrobras foi a cidade para explicar como seria feita a indenização.
Na ocasião, cerca de dez pessoas reclamaram que a estatal não estava pagando as benfeitorias naturais como pés de árvores frutíferas, fontes de água e até mesmo de pasto para o gado. Eles queriam que houvesse uma revisão dos valores das indenizações.
A Petrobras "corre contra o relógio", pois se os proprietários de terra não aceitarem os valores que serão oferecidos e optarem por recorrerem a via jurídica, haverá, irremediavelmente, atraso no cronograma da obra. Isso comprometeria o prazo de entrega do gasoduto, que está previsto para o final de 2006.

É proibido cortar. E a castanheira morre em pé
Protegida por lei, mas sem floresta em torno, árvore-símbolo da Amazônia secaA proibição legal de derrubar a castanheira-do-pará, símbolo da Amazônia, cria cemitérios de árvores mortas em pé que cobrem a região de Marabá, no sudeste do Pará. Tudo por conseqüência do desmatamento à sua volta. A maioria da árvores é o que sobrou da exploração madeireira legal e ilegal. Leia+

Por que não mais PT?
PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO
Esse não é um nome atoa, é um nome de alguém que gastou a sua vida para construir o Partidos dos Trabalhos. É um homem que misturou sua história coma história de um Partido. Que acreditou, que acredita num Brasil melhor. De Esperanças, de Alegrias, onde se possa sonhar com dia melhores.
Com certeza o PT que muitos sonharas, que sonhamos já não existe mais, foi sufocado por um capitalismo e oligarquias que devoram até os sonhos de uma nação, mais que os sonhos, A Esperança!

segunda-feira, setembro 26, 2005

Para não dizer que não falei das flores II
Ufam vai ganhar duas unidades
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai implantar a partir de janeiro do próximo ano unidades acadêmicas nas cidades de Coari e Benjamim Constant. Nesses dois municípios, vão ser criadas faculdades, onde serão ofertados cursos em caráter permanente para a população local seguindo o modelo das faculdades existentes no campus principal da instituição, em Manaus. Na próxima terça-feira, o reitor da Ufam, Hidemberg da Frota, reúne-se em Brasília com o ministro da Educação, Paulo Haddad, para discutirem a implantação desses projetos.
Além das duas unidades, o reitor vai discutir com o ministro a criação do Centro de Estudos Antropológicos e de Biodiversidade, ligado à Ufam e onde serão feitas pesquisas e ensino de pós-graduação nessas áreas. Ele explica que na terça-feira serão definidas questões como estrutura, orçamento e pessoal para as unidades. "E a partir daí, vamos discutir junto com as comunidades lá nos municípios. Discutiremos os cursos que as comunidades entendem que se deve dar prioridade", ressalta o reitor.
O concurso público para o preenchimento de vagas para professores e funcionários deverá ser anunciado até o início do ano. Frota diz que cada curso deve ter uma média de 40 alunos, mas o número de vagas totais a serem criadas com a implantação das duas unidades só será informado quando houver definição de quantos cursos serão oferecidos. Pelo planejamento feito pela Ufam, as aulas vão começar já em março de 2006.
As unidades acadêmicas de Benjamin Constant e Coari serão as primeiras a funcionar em caráter permanente fora do campus da Ufam em Manaus. Atualmente, os cursos existentes nos campi avançados da instituição no interior - além dessas duas cidades, existem campi nas cidades de Parintins, Itacoatiara e Humaitá - são periódicos e os professores ficam nas cidades apenas o período em que durar os módulos do curso. Quando os módulos acabam, eles retornam para a capital. Além dos campi, a Ufam possui 26 pólos de ensino, onde oferece cursos em parceria com os municípios. Nesses pólos, a instituição tem estrutura física e as instalações dos cursos providenciadas pelas prefeituras. A expectativa da Ufam é que os professores que passarem no concurso sejam oriundos da própria comunidade. "Os professores vão ser contratados para aquela localidade, vão viver ali e isso vai ser bom para o aluno, que vai ter o professor permanentemente perto dele. Vamos torcer para que pessoas do local. passem no concurso", enfatiza.

Para não dizer que não falei das flores I
Vereadores fundam Associação das Câmaras Municipais
Vereadores de 12 municípios do Estado se reuniram no último sábado (24), no auditório municipal Silvério José Nery, em Coari (a 370 km de Manaus), para discutir a situação do Poder Legislativo nos municípios e fundar a Associação das Câmaras Municipais do Estado do Amazonas (Ascam).
A entidade, de representatividade dos parlamentares, pretende abranger todos os municípios amazonenses, mas ainda falta a adesão dos municípios de Caapiranga, Guajará e Japurá. A idéia dos vereadores é trocar experiências e fortalecer o poder de barganha do Legislativo, principalmente no interior.
A Ascam vem sendo discutida desde o dia 29 de julho e já houve outros quatro encontros setoriais de vereadores nos municípios de Eirunepé, Lábrea, Tabatinga e Tefé, no intuito de levar a idéia aos vereadores das diversas regiões do Estado.
O movimento será divulgado em mais três encontros setoriais nos municípios de Humaitá, Santa Isabel do Rio Negro e Maués até o dia 29 de novembro, quando será eleita, em Manaus, a diretoria que irá conduzir a Ascam, assim como a formação dos conselhos.

Os novos Ajuricabas

Caso Irmão de Dorothy
Chega nesta segunda-feira (26), a Brasília. David Stang, irmão da missionária norte-americana Dorothy Stang, assassinada em fevereiro deste ano em Anapu, no oeste paraense. Vem pedir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a federalização do crime. Uma vez que as coisas da justiça estão andando a passo de jabute e são vazias. Leia+

Brasil dos doleiros
R.Hermann (P/ o Pânico)

Brasil dos doleiros, continua lindo
Brasil dos doleiros, continua sendo
Brasil dos doleiros, de abril a março,
Alo, alo, Barcelona, aquele abraço,
Alô, doleiro do Maluf, aquele abraço. (2x)

O barba continua engordando a pança
Tá no fundo do poço e tomando cachaça
E continua dando de João sem braço,
Alo, alo, Zé Dirceu, o guerrilheiro,
Alo, alo, Seu Valério, o trambiqueiro
Alo, alo, Severino, velho palhaço,
Alo, alo, Genoino, aquele abraço!

Alo, grampo nos correios, aquele abraço,
Alo Duda das campanhas, aquele abraço,
Mensalão e mensalinho, tudo ricaço!
Alo grana na cueca, belo chumaço!
Essa turma de corruptos, só tem palhaço
E o dinheiro aqui do povo, ficou escasso
O governo do PT, é um fracasso
Me dá dores de cabeça, e até no baço,
O Brasil é dos doleiros, aquele abraço!
Alo, pobre brasileiro, aquele abraço !

O mundo maravilhoso da Internet
Na Espanha a Internet já e considerada o segundo meio de comunicação considerado indispensável por jovens de 14 a 19 anos. A televisão ainda é, imprescindível para 60% dos jovens desta faixa etária. Apenas 5% deles acham que os jornais são essenciais. e 7% proiriza o rádio.

Corrupção
Nosso país vive uma crise sem precedentes, a corrupção de fato se instalou praticamente em todas as intituições. Esses dias estamos assistindo uma das instituições que mais mexe com o brasileiro ser assolado por ela; agora, chegou a vez do nosso futebol. Era o que nos faltava, mexer com algo tão amado, tão querido por nós. Onde tudo isso vai parar?

domingo, setembro 25, 2005

São Francisco
Hoje em Coari, deu-se início ao novenário e arraial do nosso querido São Francisco. O santo que mais vê crescer o número de seus devotos coarienses. Essa é a festa de maior grandiosidade no município, a cada dia a presença de pessoas aumenta.
Os coarienses, na sua maioria pobre, se identificam com o santo que fez uma opção radical pela pobreza. Sendo rico, decidiu viver todas as chagas de pobre, sentindo na pele o preconceito de uma sociedade onde quem não tem, não conta.
Os tempos passaram, os pobres aumentaram... mas, a certeza da intercessão de São Francisco junto a Deus Pai pelos empobrecidos, continua.
Por dez dias, o bairro de Tauámirim se transformará no coração do povo coariense, para rezar, pedir a intercessão do santo protetor, se alegrar, encontrar pessoas, paquerar, enfim, quebrar a rotina de noites tão iguais, mornas, onde a única coisa que resta é a tv na rotina da novela América.

Estrelas em final de feira
Ziraldo e João Gilberto Noll são duas das atrações hoje no encerramento da “IX Feira Pan-Amazônica do Livro”, que fez a alegria de milha-res de pessoas e trouxe a Belém alguns dos principais nomes da literatura brasileira atual
A IX Feira Pan-Amazônica do Livro chega a sua reta final com uma programação neste domingo para deixar todo mundo com saudades. De Ziraldo a João Gilberto Noll, de show em homenagem a Waldemar Henrique, patrono da feira, a lançamento de um livro com contos inéditos de Maria Lúcia Medeiros, há eventos para todos os gostos. E ainda sobra tempo para fazer as últimas compras nos estandes. Leia+

Flores e jóias do Pará serão expostas em São Paulo
Flores do Pará retratadas em peças de joalheria serão levadas à Fiaflora, feira de flores que acontecerá de 4 a 7 de outubro, em São Paulo. Espécies como bastão do imperador, wagneriana, rostrata e orquídeas ganham a forma de pingentes e brincos pelas mãos da ourives Adriana. “Essa é a primeira vez que o Pólo de Flores do Pará se aproxima da joalheria”, informou ela.Integrante de uma turma de joalheria básica, Adriana Malato foi convidada pelo Sebrae para participar da Fiaflora. Formada em canto lírico, Adriana tem projetos de peças inspiradas em seus conhecimentos musicais.

É com esse que eu vou?
Deputados estaduais da base de apoio ao Governo Braga vivem momentos de angústia a cinco dias do prazo final para novas filiações ou troca de partido à quem deseja candidatar-se no próximo ano. A principal aflição está na escolha da sigla a que vão ingressar para disputar a reeleição. Eles querem um porto seguro e evitar aventuras que possam representar a perda do mandato.
Há preocupação dos parlamentares em blindar a Casa para manter o mesmo grupo, disse o deputado Nelson Azedo (PFL). Ele aponta dois caminhos para isso: manter o cuidado com troca de partidos evitando o “inchamento” das siglas, e evitar ofensas pessoais durante os discursos. “O grupo que está hoje é muito bom, de alto nível. Podemos blindar a Casa com discursos no campo das idéias”, disse.
Leia+

Seca já prejudica segmentos da economia regional
A forte vazante que atinge os rios da região está causando impactos negativos no transporte fluvial de cargas, no escoamento de parte da produção agrícola do interior e no abastecimento de alguns municípios do Estado.
Pelo menos 20 balsas estão encalhadas no Rio Madeira, um dos mais afetados pela seca. Empresas que trabalham com transporte fluvial estão operando no vermelho, com apenas 40% da capacidade das balsas, e assimilando prejuízo de 30% em cada operação.
As informações são do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Amazonas (Sindarma). O número de balsas nos rios também foi reduzido. A Hermasa, uma das maiores empresas de navegação do Estado, informou que está operando com comboios de apenas seis balsas, quando o normal, nessa época do ano, seria entre nove e 16 embarcações. De acordo com o diretor executivo da Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Rildo Oliveira, esta é a maior seca dos últimos 60 anos.

Seca
Pelas nostícias apresentadas aqui nesse blog e pela impressa regional vemos que a seca está sendo desoladora, arassando tudo, principalmente com os peixes, encurralados pela ausência do líquido tão precioso para eles, sem o qual não vivem. Toda a Amazônia está sofrendo com este fenômeno da natureza, que sofre mais ainda com a ação depredadora das mãos humanas, que a cada dia cresce mais e mais.
Em toda a região cresceu a ação de vigilância, claro que isso serve para frear um pouco a ação do homem sobre a natureza, ainda de modo meio tímido, até pela falta de recursos humanos e materiais.
Vereadores
Na nossa Coari, Província de Machiparo, ontem aconteceu um encontro de vereadores de diversos municípios vizinhos com a intenção de formar uma associação de vereadores do Estado. Infelizmente a ação dessa classe representante do povo tem sido sempre em favor próprio, e enquanto isso acontecer, todos saem perdendo.
Quem sabe no meio de todo esse joio teremos boas sementes de trigo que podem semear esperanças, principalmente para um processo mais democrático, atualmente tão ofuscado pelo modo de governar de tantos governantes municipais.

sábado, setembro 24, 2005

Municípios podem ficar sem ramais para gás
Os municípios por onde passará o gasoduto Coari-Manaus poderão ficar sem ramais para distribuição local de gás natural. A Petrobras informou, por meio de nota à imprensa, que abriu mão da participação acionária na Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), de modo que não será mais responsável pela construção dos ramais no interior. Apenas os ramais de Aparecida e Mauá continuam sob a responsabilidade da estatal, segundo a nota.
A construção dos ramais no interior não estava prevista no projeto inicial da Petrobras. Porém, durante as audiências públicas realizadas no ano passado para discutir o empreendimento, a população dos municípios afetados pela obra mostraram interesse na distribuição local do gás.
Governo do Estado e Petrobras concordaram, então, em incluir os ramais no projeto, mediante acerto econômico que seria discutido entre ambos. Tal acerto não se concretizou. A estatal argumenta que as condições propostas pela Cigás seriam inviáveis do ponto de vista econômico. Para viabilizar a venda de 21% de sua participação societária à Petrobras, a Cigás propôs, como condição prévia, a concessão de um empréstimo de US$ 60 milhões por parte da estatal.
Se não concordasse, a Petrobras deveria, entre outras condições, construir ramais de transporte de gás até três pontos adicionais de distribuição que seriam definidos pela Manaus Energia. As unidades deveriam ser entregues à Cigás após dois anos de operação.
A Petrobras, por sua vez, só aceitaria construir os ramais de derivação em Manaus e transferi-los à Cigás se sua remuneração pelo investimento fosse de 91% da margem de lucro da companhia amazonense pelo período de 20 anos. O Governo não aceitou.A Agência de Comunicação do Governo do Estado (Agecom), informou que, por enquanto, o Governo não vai se posicionar sobre o assunto.

Peixes baratos no presente... Peixes caros no futuro...
A nossa Amazônia vive um tempo incandescente, a temperatura lá nas alturas. Está insuportável, e tome-lhe ar-condicionado, e tome-lhe energia. Uma amiga minha coariense que no momento mora fora do estado, veio passar uns dias em Manaus, tá achando que é ela que não está mais habituada ao nosso clima, calma... é o clima mesmo; a temperatura está mais quente que o habitual.
A seca também está deixando seus prejuízos, principalmente para os peixes, com pouca água, pouco espaço para eles, são presas fáceis. Com certeza depois dessa nosso mundo das águas estará mais vazio dos seus moradores. Enquanto isso, as feiras, mercados e supermercados fazem suas promoções, abaixando o preço do pescado.

Tefé
A cidade de Coari sempre teve uma boa relação com a cidade de Tefé, aliás já fomos parte daquele município; depois a relação continuou com a participação dos festejos: o nosso de Sant'Ana e o deles de Santa Tereza. A relação se intensificou mais ainda com a criação do Campus Universitário aí pela década de 80, onde os coarienses iam estudar. Aliás, essa semana um bom número de coarienses se formaram em cursos superiores por lá, desta vez pela UEA-Tefé. Sem falar no esporte, que sempre rivalizamos com eles.
E agora, mais uma oportunidade da turma de Coari ir até lá. É que Tefé realiza hoje 2º Fest Rock Tefé.
O município de Tefé, localizado a 525 quilômetros de Manaus, será palco do 2º Fest Rock Tefé‘, evento que contará com a participação das bandas Fala Sério, João Pestana e JamaoManau e será realizada no Scopions Clube, a partir das 22h. Os pré-shows são das bandas locais Penitência, In Coma. LPS e Arquivo. Leia+
A boa vizinhança continua!

A internet e seu mundo maravilhoso
A notícia abaixo pesquei no Portalorm, ela mostra o crescimentos dos negócios no mundo da internet. O montante de dinheiro movimentado na internet cresce a cada ano. Logo nos primeiros anos parecia que a coisa seria monstruosa, deu uma marcha ré, aguentou em ponto morto e agora está arrancando.
Junto com esse crescimento econômico, a rede tem mostrado o interesse de pessoas de todo o mundo por esse fascinante mundo, que não é só dinheiro, é claro! Acima de tudo internet é cultura, informação, conhecimento ou a simples busca de um prazer, as vezes ilimitado, que a vida real não é capaz de satisfazer.
Tenho dito e repetido, em Coari a internet anda a passos de jabuti, lenta, engatinhando, as vezes parece que se firma, engata, vai parar... e devagar ela continua como é. Temos um longo caminho a fazer pela internet coariense e isso só com tempo!
Pesquisa mostra retorno da publicidade na internet
Com o avanço da tecnologia, o homem está incorporando - cada vez mais - ao seu dia-a-dia, as facilidades que o mundo moderno trouxe, como fazer compras pela internet. No Brasil existem, atualmente, 65 milhões de consumidores, sendo que desse total, 30 milhões usam a internet, a maioria com alto poder aquisitivo.
Um mercado que está em amplo crescimento é o de vendas de carros pela web e, de olho nesse novo 'filão', as montadoras já estão investindo milhões em propaganda para o consumidor da internet. De acordo com dados, 60% das pessoas que chegam nas concessionárias, já viram o modelo através da rede mundial de computadores.
A empresa americana Dynamic Logic desenvolveu uma pesquisa para saber o perfil dos internautas e descobriu que apenas 0,5% clicam em propagandas, mas 96% do capital retirado de investimentos com mídia na internet é de pessoas que não clicam em pop-ups ou banners. A análise revela ainda que a participação da web na propaganda é de 3% a 4%, hoje, e deve subir para 15% nos próximos cinco anos.
Uma das empresas que já estão se encaixando no perfil do 'novo consumidor' é a Fiat. Para o lançamento de seu novo automóvel na marca, o Fiat Idea, a montadora investiu R$ 25 milhões só em publicidade e boa parte da bagatela foi destinada à mídia para a web. Ao total foram mais de 300 peças diferentes, espalhadas nos principais portais do país. Segundo a agência de publicidade responsável pela campanha da Fiat, a internet, além de ser mais barata, ajuda a maximizar o investimento em outras mídias.

terça-feira, setembro 20, 2005

Relatório do WWF mostra que salvar a natureza é salvar pessoas
Enquanto os chefes de Estado se reúnem em Nova Iorque para a cúpula mundial sobre as metas de desenvolvimento para o milênio, com o objetivo de reduzir a pobreza e garantir sustentabilidade ambiental, a Rede WWF lança hoje um novo relatório que mostra a ligação estreita existente entre a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico. O relatório mostra como o uso e conservação dos ecossistemas aquáticos impacta o meio de vida, a saúde e a segurança das populações mais pobres. Leia+

A seca dos rios
No começo do mês estivem em Codajás e Anori, a realidade da baixa dos rios era bem visível por lá, principalmente em Anori, já naqueles dias para viajar de barco até Manaus se fazia necessário sair do lago e pegar o "recreio" no Rio Solimões; ainda fiz esse percurso de barco pequeno, agora nem barco pequeno entra lá. Todo acesso ao município de Anori é de Barco. Ultimamente construiram uma estrada provisório da cidade até as margens do nosso grande rio.
A baixa dos rios este ano prejudicará muitos municípios no Estado do Amazonas, uma vez que quase todas as nossas "estradas são de águas"; poucas são as cidades que tem na estrada seu principal meio de transporte. Infelizmente algumas dessas cidades ficarão inacessíveis.
Entre domingo e ontem o Rio Negro desceu mais 12 centímetros em frente ao Porto de Manaus, atingindo a marca de 18,11 cm (referente ao nível do mar), conforme informações da empresa arrendatária do Porto de Manaus. Segundo o chefe do 1º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flávio Oliveira, a previsão é de que os rios só comecem a encher em novembro, porque as chuvas mais significativas devem começar em outubro.
Em Tefé (525 quilômetros a oeste), a seca dos rios da região provocou a queda de 60% na produção de farinha por falta de local para preparar a mandioca. As mercadorias levadas de Manaus chegam ao município em barcos pequenos, mas por enquanto não há escassez de alimentos, segundo informa o prefeito do município, Sedônio Trindade Gonçalves. Leia+

Raposa/Serra do Sol: PF reforça segurança na terra indígena
O incêndio criminoso do Centro de Formação e Cultura Raposa/Serra do Sol (Missão Surumu) e a ameaça de novos ataques na região comprometeram a participação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, nos festejos organizados pelo CIR (Conselho Indígena de Roraima), em comemoração à homologação da terra indígena Raposa/Serra do Sol, que iniciam hoje.
Ontem à noite, o Departamento da Polícia Federal e os responsáveis pela segurança do ministro ainda avaliavam a vinda do ministro nesse novo contexto de conflitos na região, principalmente depois que os indígenas contrários à homologação contínua ameaçaram queimar pontes de madeira na estrada que dá acesso à região das Placas e afundar a balsa do Passarão.
Leia+

A nossa Capital!
Duas situações ligadas ao dia-a-dia da população está mexendo com a vida dos manauaras. Uma é a greve dos correios; nossa principal estatal que vem sofrendo perdas irreparáveis resultados de ações corruptas, não está pagando o que devia pagar para seus funcionários. A praça do Congresso (Praça do IEA) nesse momento se encontra tomada por carteiros que fugindo do sol se escondem embaixo das poucas árvores da praça. Uns tocam violão, outros jogam conversa fora, outros jogam dominó, numa tentativa de fazer o tempo passar na companhia de companheiros que juntos esperam por dias melhores. Ficar parado não dar, o caminho é a manifestação para a tentativa de um diálolo. O movimento do correio de Manaus está ligado ao movimento de Greve Nacional dos Correios.
Outro assunto que está dando o que falar na capital amazonense é o aumento do preço da passagem do ônibus. A passagem passou de R$ 1,50 para R$ 180. Para começo de conversa praticamente passou para R$ 2,00, quase nenhum cobrador tem R$ 0,20 para o troco. A insatisfação é geral.

Se assim está Manaus, imagine para quem anda de onibus!

segunda-feira, setembro 19, 2005

Comida Manaura
A cidade de Manaus está cada dia mais entrando na rota da gastronomia. É possível encontrar nos mais diversos bairros restaurantes para todos os gostos e bolsos, dos mais sofisticados aos mais simples.
Tanto o manauara como os visitantes cada dia que passa vai assumindo mais o hábito de freqüentar restaurantes, seja pela praticidade, como por puro prazer de sair de casa e ir de encontro a uma boa comida. E quem não gosta?
O centro da cidade se enche de casas de venda de comida a kilo, oferendo uma diversidade de pratos diferentes, indo da feijoada ao peixe. Eu tenho matado a saudade de uma boa comida tipicamente amazônica.
Já os restaurantes mais caros, estão muito mais para um menu internacional que regional; isto mostra o gosto dos endinheirados da cidade.
Uma das boas experiências, é ir comer um peixe assado lá no mercadão, todas as mesas de venda oferecem um amplo cardápio e não se espante pela quantidade de turistas, comendo literalmente uma peixada e a cultura amazônica.

Comunidades discutem experiências de comunicação popular na Amazônia
Vinte e oito moradores de nove municípios do Amazonas estiveram reunidos nos últimos dois dias para discutir experiências de comunicação popular na região. Falaram sobre as rádios comunitárias, além do rádio-poste e do rádio amador utilizados pelos ribeirinhos no dia-a-dia. Também trataram de outros aspectos do direito à comunicação, como acesso ao telefone, inclusão digital e concentração da propriedade dos meios de comunicação.
"Na cidade tem internet, telefone e televisão. Lá no lago e nas comunidades, predomina a escuridão. Às vezes tem radinho, para obter informação", improvisava o poeta José Nascimento de Carvalho, membro da Associação de Produtores Rurais do Guanabara 2, de Benjamin Constant.
"Sem comunicação o trabalho em rede não existe. Ela é fundamental para as populações amazônicas acessarem programas, projetos e políticas públicas", afirmou José Arnaldo de Oliveira, assessor de comunicação da
Rede do Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), que organizou a oficina de comunicação popular e comunitária, em Manaus. A rede surgiu em 1992 e é composta por cerca de 600 organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos sociais da Amazônia Legal.
"Para trabalhar em rede na Amazônia é preciso mapear os comunicadores, ver as condições de trabalho deles e tentar prover infra-estrutura para quem não tem nada, sequer telefone", completou Cristiane Dey Andreotti, rádio-ativista e consultora voluntária da Rede GTA.
O evento encerrou um ciclo de oficinas iniciado em novembro de 2004, em Brasília, e levado também neste ano para Belém (PA) e São Luís (MA), com financiamento da organização alemã Fundação Friedrich Ebert (FES). "O objetivo desses encontros é fortalecer o trabalho dos comunicadores e das comunicadoras, trazer informações às quais eles nem sempre têm acesso sobre funcionamento de rádios, legislação e resistência", explicou Fernanda Papa, representante da fundação.

Últimos 10 visitantes do Coaripolis
1. Telecom Italia Group, Italia
2. Telemar, Brasil
3. Telecom Italia Group, Italia
4. Telefonica del Peru, Uruguay
5. Comite Gestor da Internet, Brasil
6. Deutsche Telekom AG, Alemania
7. Telemar, Brasil
8. TELUS Internet Services, Canadá
9. Cox Communications Inc., Estados Unidos
10. Embratel, Brasil

Incêndio criminoso em terra indígena
Aproximadamente 150 homens armados e encapuzados invadiram a terra indígena Raposa Serra do Sol, no Estado do Roraima, e atearam fogo no Centro de Formação e Cultura (antiga Missão Surumu) local. Além dos prejuízos materiais, várias pessoas foram agredidas, entre elas um homem doente.
Segundo informações do Conselho Indígena de Roraima, os invasores estavam armados com revólveres, espingardas, facões e pedaços de pau. Durante o ataque, ocorrido na madruga do ultimo sábado, 17 de setembro, foram depredados: a igreja, o hospital, dormitórios, refeitório masculino e feminino, banheiros, biblioteca, sala e quartos dos professores.
Pelo menos quatro pessoas teriam sido agredidas verbalmente e fisicamente. Os invasores, segundo relatos, interceptaram um veículo que estava sendo utilizado para remoção de um paciente da unidade de saúde da terra indígena. Dois funcionários tiveram armas apontadas para suas cabeças e sofreram humilhações verbais. O carro foi depredado. E o paciente, um índio, foi agredido fisicamente e teve que ser transferido de avião para um hospital.
Em 2004, a antiga Missão Surumu, foi invadida e depredada durante uma ação comandada por grupos ligados ao prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, maior produtor de arroz da região. Existem suspeitas de que o mesmo grupo seja responsável por essa nova invasão da semana passada.
O ataque ao Centro de Formação e Cultura ocorreu poucos dias antes do início da festa de comemoração pela homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol. A Polícia Federal está investigando o caso.

Imperdível
Celdo Braga e Sidney Chenkel se apresentam no "Segundas no Palco"

A edição desta segunda-feira (19) do projeto "Segundas no Palco" apresenta os cantores Celdo Braga e Sidney Chenkel, a partir das 18h, no palco do Teatro Amazonas, gratuitamente. O projeto apresenta um músico conhecido do público, acompanhado de uma revelação. Canções conhecidas de cantores nacionais e composições próprias são apresentadas nos shows. O telefone do teatro é 3232-1768.

Os novos Cabanos
Revolta e destruição em Goianésia
Tudo começou quando populares quiseram linchar um acusado de estupros. A partir da destruição da Delegacia, o quebra-quebra foi se alastrando de forma incontrolável.
Onze prédios e 25 veículos, a maioria pertencentes ao poder público do Estado e do município, totalmente destruídos por incêndios criminosos. Este foi o saldo de uma noite de pandemônio e vandalismo que praticamente sitiou o município de Goainésia do Pará, a 220 quilômetros de Marabá, sudeste do Estado, com 30 mil habitantes. Uma turba revoltada de cerca de duas mil pessoas, segundo números já levantados pelos serviços de inteligência tanto da Polícia Civil quando da Polícia Militar, transformaram as principais ruas da cidade em verdadeiro campo de batalha. Tudo começou por volta das 23h30 de sábado e entrou pelas primeiras horas da manhã de ontem. O delegado Sandro Rivelino, titular da Delegacia de Polícia de Goianésia, chegou a ser agredido. Leia+

Estudo do Ibama mostra que corte ilegal de madeira na Amazônia abastece siderúrgicas
Estudo do Ibama mostra que carvoarias ilegais fornecem carvão para produção de ferro-gusa, em movimentação irregular que soma R$ 385 milhões em 5 anosSiderúrgicas que produzem ferro-gusa no Pará e no Maranhão têm estimulado o desmatamento ilegal de remanescentes de floresta amazônica e de transição para alimentar seus fornos. De quebra, a informalidade cria condições insalubres de trabalho para os empregados das carvoarias. Leia+

É assim que está o manaura, "P" da vida. Pra quem ganha 300 reais por mês, a vida vai ficar ainda mais difícil!

domingo, setembro 18, 2005

Moradores de Goinésia incendeiam parte da cidade
Na noite deste último sábado (17), por volta das 20h30, moradores da cidade de Goianésia - a 310 quilômetros de Belém, no sudeste do Estado - incendiaram parte da cidade. A revolta se deu por conta dos 15 estupros de crianças que aconteceram desde o início do ano e que não tinham solução por parte da polícia local.
Ainda no sábado, uma criança desapareceu e os pais foram pedir ajuda na delegacia da região. Como não foram atendidos - os policiais disseram que só podiam agir depois de 24 horas, porque se tratava de um sequestro - os moradores tocaram fogo na delegacia, na Prefeitura, residência do Prefeito, Quartel da PM, Secretaria de Obras, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e sede da Secretaria de Assistência Social.
Cerca de 60 homens da Polícia Militar e 24 da Polícia Civil, incluíndo o batalhão de choque de Belém e mais policiais de Marabá, Breu Branco e Tailândia estão na cidade tentando prender o sequestrador e controlar a situação.

Municípios isolados com maior vazante em 60 anos
A maior vazante dos últimos 60 anos dos rios da Amazônia poderá trazer conseqüências drásticas para os municípios do Amazonas que têm nos afluentes a única forma de ligação com as demais cidades da região. Este ano - quando o fenômeno está sendo considerado o mais grave em função da aguda falta de chuva - os efeitos já estão sendo sentidos.
A situação está levando ao isolamento áreas que até hoje nunca haviam sofrido com o problema, a exemplo dos Municípios de Apuí, Borba, Humaitá e Manicoré, na ca-lha do Madeira, Ipixuna, Eirunepé e Carauari, no calha do Juruá, prejudicando um universo de aproximadamente 180 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Os dois rios são os mais atingidos pela seca e o Madeira, considerado o maior corredor de abastecimento da região, está em estado crítico.
Fadadas ao isolamento, determinadas áreas do interior do Amazonas já estão sofrendo com a falta de produtos alimentícios, gás de cozinha, combustível, insumos agrícolas, materiais de construção civil, entre outros itens que estão levando um tempo de viagem muito maior para chegar aos municípios.
O transporte hidroviário de passageiros vem passando por sérias dificuldades também devido à baixa profundidade em alguns trechos dos rios. Sem falar que hoje 98% do abastecimento de Manaus são feitos por meio dos rios.

Água infectada adoece população
Durante os últimos oito meses 56.971 pessoas foram acometidas de diarréias agudas no Amazonas. O principal vetor de contaminação da população tem sido a água. É nela que se desenvolvem, com maior intensidade as bactérias, vírus e protozoários. Com a vazante do rios (o alto Juruá registra a maior seca nos últimos 60 anos) e a falta de tratamento adequado da água consumida pela população, o quadro se agrava ainda mais nesta época do ano.
Enfermidades como Hepatite A, Febre Tifóide e as mais variadas modalidades de gastroenterite se incluem nesta relação. Entre elas, o temível rotavírus, que já matou 11 crianças em Ipixuna e outras 11 pessoas no Acre, em municípios fronteiriços com o Estado.A potabilidade da água é fundamental para a saúde.
Leia+

sábado, setembro 17, 2005

WWF
Participe da ajuda ao WWF.
Veja lá: "A logomarca do WWF é uma das mais conhecidas no mundo todo e o seu panda que representa todas as espécies ameaçadas de extinção tornou-se um símbolo da luta pela conservação da natureza. O WWF-Brasil, reconhecendo o interesse de seus afiliados e do público em geral em identificar-se com seu trabalho abriu sua lojinha virtual, onde é possível adquirir produtos de qualidade com nossa marca e, ao mesmo tempo, colaborar com a continuidade de mais de 60 projetos e programas que vêm fazendo a diferença na conservação da natureza no Brasil".

Mato Grosso lidera trabalho escravo
Das 3.025 pessoas que trabalhavam como escravos, libertadas pelos grupos móveis de fiscalização do Ministério do Trabalho, 1.423 casos eram no MT
O Estado do Mato Grosso é o campeão nacional de casos de trabalho escravo, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), superando inclusive o Estado do Pará, que até o ano passado concentrou a maioria dos casos. De janeiro a agosto de 2005, os grupos móveis de fiscalização do Ministério do Trabalho libertaram 3.025 pessoas que trabalhavam em condição análoga à de escravos, sendo que 1.423 casos apenas no Mato Grosso. Leia+

sexta-feira, setembro 16, 2005

E-Indignação - Caminhada Virtual rumo a Brasília contra a Corrupção

Associação Waykihu realiza ritual da Tucandeira no Bosque da Ciência do Inpa
A Associação Waykihu vai realizar, na próxima sexta-feira, 16, às 18h, o Ritual Sagrado da Dança da Tucandeira, do Povo Sateré Mawe, no Chapéu de Palha do Bosque da Ciência.
De acordo com a cultura dos saterés , essa festa inicia o adolescente na vida adulta e tem como característica própria fazê-lo suportar as picadas de formigas, para que ele se fortaleça, torne-se um guerreiro corajoso para defender o povo indígena. Leia+

Literatura para encantar
Começa hoje a Feira Pan-Amazônica do Livro, que traz a Belém nomes de peso numa programação que reúne atrações variadas. Tudo de graça.
É com um espetáculo dedicado ao maestro Waldemar Henrique, grande homenageado do ano, que será aberta hoje a IX Feira Pan-Amazônica do Livro. Até o dia 25 de setembro, o livro, em todos os seus estilos, formatos e temas, é o destaque em uma estrutura montada especialmente para abrigar os 250 expositores e as mais de 300 mil pessoas esperadas, na avenida Júlio Cézar. Leia+

terça-feira, setembro 13, 2005


Bairro dos tocos
A experiência de morar no bairro de Aparecida é incrível, principalmente na terça-feira e para quem mora quase no cruzamento da Alexandre Amorim com a Coronel Salgado,mais ainda. Num raio de uns duzentos metros, hoje, a vida é borbulhante.
Na Coronel Salgado tem a famosa feira ambulante, vende de tudo um pouco para a vida-do-dia de uma casa, as donas de casa do bairro e de outras áreas da cidade aproveitam para abastecerem, fazerem o rancho semanal.
Subindo a Alexandre Amorim, no sentido bairro - centro, temos a Igreja de N. S. Aparecida, onde na terça-feira, acontecem as famosas novenas de N. S. P. Socorro que é participada por gente de toda Manaus. As novenas começam as seis da manhã e vão até a noite.
Mais para frente, mais para o centro, uma banca de coisas do mundo amazônico, folhas, cipós, sementes, raízes, xereca de botas, olhos de botos e uma placa: faz-se garrafadas por encomenda.
Continuando subindo a rua, não é uma grande ladeira, mas, uma leve inclinação; uma Igreja da Assembléia de Deus.
Junte tudo isso e aí veja o resultado: um fomigueiro humano que vão a Igreja, fazem a feira e ainda levam suas garrafadas. Coisas próprias do manaura, caboclo até a medula!

Rio de Janeiro será Cidade Amiga da Amazônia

Acidentes de trabalho são mais graves no Amazonas
Número de ocorrências registradas no AM cresceu 36,89% entre 2001 e 2003, revela anuário elaborado pelo INSS; Amazonas tem, a cada mil acidentes, 11,67 mortes de envolvidos contra 7,5 registros da média nacional. Leia+
Aqui se inclui o coariense, trabalhador da CEAM, morto por acidente de trabalho... não estava devidamente preparado para executar o serviço que fazia.

Os nossos Cabanos!
Moradores fecham Torquato
Indignados com a falta de conserto do transformador de energia elétrica queimado há cinco dias, fato que fez aumentar o índice de assassinatos e estupros, os moradores do bairro São Pedro da Carbrás, Zona Norte, fecharam a avenida Torquato Tapajós ontem à tarde, com faixas e cartazes pedindo, além de segurança, o conserto do transformador.
A rua foi reaberta somente após a intervenção do major Hellynton Levy Carvalho de Sá, da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), com a promessa de reforçar o policiamento na localidade. Os moradores, que têm luz em casa por conta dos "gatos" (ligações clandestinas), só vêem os crimes aumentar quando falta luz, disse Inês Reis Kempes, 44, presidente do Clube de Mães Irmã Helena, informando que no último domingo um rapaz foi morto a tiros. Segundo ela, é perigoso até mesmo denunciar os criminosos, pois eles ficam poucos dias presos e voltam para ameaçar quem os denunciou.
Na área do igarapé, denominada de "piscinão", a violência é grande nos finais de semana. De acordo com os moradores, raro é o final de semana em que não acontece um assassinato. Os horários mais perigosos para os moradores são aqueles em que precisam sair para ir ao trabalho ou à escola. Como não há policiamento, os criminosos agem com liberdade, lamentam.

segunda-feira, setembro 12, 2005

Mundo coariense
Semana passada através do Messenger tive uma conversa sobre um acidente que ocorreu em Coari e chocou a cidade. Um funcionário da CEAM, morreu quando trabalhava fazendo um conserto na rede de "alta tensão". Detalhe, ele não estava devidamente equipado para efetuar esse tipo de serviço.
Lembro de um acidente de trabalho igual a esse na minha infância. A rádio anunciava: "Zé de Pau", morre com choques quando estava trabalhando nos fios da rede de alta tensão.
O tempo passa, as coisas mudas. As condições de trabalho de alguns profissionais continuam as mesmas!

Nossos prefeitos
Nesses dias o Brasil assistiu uma cena inédita, a prisão do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf. Os crimes que pesam sobre ele, são vários. O pior de tudo é que ele é o único que não acredita que comenteu alguma coisa de errado. E pela primeira vez a polícia deixou de prender somente ladrões de galinhas para prender um "político rico".
Duzentos Milhões de dólares, foi a quantia roubada dos cofres da Prefeitura da Cidade de São Paulo; esse dinheiro poderia ser usado para melhorar a cidade, investir em escolas, hospitais ou simplesmente comprar comida para os milhões de famintos que moram pelas ruas da cidade.
Talvez na atual crise política do Brasil, venham fora alguns bodes. Caso a justiça levasse a sério essas ações iam sobrar poucos prefeitos sérios por esse Brasil, como já diz a música do nosso saudoso e eterno malandro Bizerra da Silva: "Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão", é sério, é grave, mas é verdade.
No Amazonas segundo uma pesquisa da Revista "Isto É", de umas três semanas atrás, o único que saiu imune foi o Prefeito de Manaus. E vejam só, os mandatos ainda estão no primeiro ano. Próximo Ano, ano eleitoral. Será pior!

Onde estamos!
O índice de reprovação no ensino médio das escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Amazonas cresceu significativamente nos últimos cinco anos. Saltou de 4,1% em 2000 para 11,2% em 2004. A estimativa para este ano é que a média chegue à casa dos 12,1%.
Dados divulgados pela assessoria da Seduc mostram que, desde 1998, o índice de reprovação cresce também no ensino fundamental da capital. No ano passado, 14,9% dos alunos não alcançaram o rendimento mínimo para avançar nas séries. A estimativa do estado para 2005 é de um aumento de 2,4%, atingindo a marca dos 16,3%.
Os números da reprovação indicam ainda uma diferença de desempenho entre capital e interior. Enquanto no interior, esse índice não ultrapassa 11,9%, em Manaus supera os 14%.
A Secretaria informou que os principais fatores que influenciam o aumento dos índices de reprovação escolar na capital são a grande concentração populacional em Manaus e a vinda de alunos do interior no meio do ano letivo.

Amazonidades - Pesquisador aponta falhas administrativas de Lula, Eduardo Braga e Virgílio Viana
Em primeiro lugar devo dizer que a expressão “a gente”, inserida neste artigo tem o sentido de representar todos os brasileiros, vítimas indefesas das irregularidades cometidas pelas autoridades políticas.
Nesse sentido afirmo que a gente não merece Severino Cavalcante, amigo, parceiro, aliado de Lulla, indicador de ministros de Estado, laureado pelo presidente da República com láurea não merecida e envolvido até o pescoço com o esquema do mensalinho e do mensalão.
A gente não merece ouvir as metáforas primárias do presidente, cujo cérebro padece do mal da falta de leitura contumaz, que o leva a formular relações bisonhas e bizarras entre fatos da maior gravidade e bobagens do dia-a-dia. Leia+

Veja lá o nosso homem!

sábado, setembro 10, 2005

Novo Gasoduto


Agência Brasil Especial: Sem fiscalização, projeto irá facilitar desmatamento, afirma especialista
"A fiscalização na Amazônia é uma ficção", lamenta o jornalista ambiental Washington Novaes. Ex-secretário de Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Novaes é um dos principais especialistas do país da questão ambiental.

Leia+

Ontem foi anunciado o aumento do preço da gasolina, nem bem acordamos hoje e já sentimos o efeito "tabela", a água e a energia estão mais caros. O pior de tudo é que no Amazonas esses serviços são péssimos; água de má qualidade e pouca, não são poucos os dias do ano que o líquido não chega em nossas casas. A energia não fica atrás, além das quedas, variações que causam diversos prejuízos em nossos aparelhos eletrônicos, são várias as vezes que temos falta de energia.
Tudo sobe de preço com a gasolina, o governo anuncindo que a inflação é baixa, os salários que não aumentam. O pior de tudo, pagamos caro por serviços de péssima qualidade... é o Brasil!

sexta-feira, setembro 09, 2005

Milton Hatoum - Prata da casa
Agora há pouco estive no lançamento e noite de autográfo do livro "Cinzas do Norte" de Milton Hatoum. Gostaria de colocar aqui uma foto dele, infelizmente o computador que estou usando não está com o botão direito do mouse funcionando. Depois que ler o livro farei alguns comentários sobre ele.
Havia muitas pessoas, gente ligada ao mundo da cultura letrada da cidade, professores de literatura e até políticos, como Vanessa e seu esposo Eron. O evento mostra a força da literatura amazônica e ao mesmo tempo quem está lendo essa literatura ou melhor quem tem poder aquisitivo para comprar, se aproximar desse mundo. Por outro lado percebe-se que muita gente que tem dinheiro não está afim de encarar o mundo cultural como parte da construção do seu mundo. Para o mundo dos que tem, basta o que tem. A ignorância, continua!

Pelo mundo...
Cada dia fico mais em dívida com o blog e com quem tem a paciência de aqui vir. Minha vida tem sido um pouco aversa a esse mundo da net, não que eu queira, acontece que nem tudo é como a gente quer e assim tenho sido conduzido pelo vento da história, da minha história por caminhos que me afastam da internet.
Até a quarta-feira (31 de agosto) estive em Coari e de lá viajei para Codajás, e já na quinta-feira (01 de setembro) peguei o Expresso para Anori, onde fiquei até a segunda. E nesse mundo de Codajás e Anori, internet é coisa de outro planeta. Agora estou em Manaus. Tenhos tantas coisas para dizer e nem sei como!
Em Manaus estou numa casa que nem telefone tem, e por isso, internet, nem pensar. Uma casa pré-invenção do telefone, já pensou nisso? Coisas da época das cavernas, pré-histórica essa casa. Claro que tem lá suas vantagens, pois é, sabe aquela gente chata... eles jamais tem como entrar em contato com você. Ninguém lhe acha e aí é você que tem que achar os outros. O melhor de tudo é que tens a opção de achar quem escolhes.
Devagar vou tentar colocar tudo na net, no blog.

Veja só onde chegamos, mesmo morando na maior reserva de água doce do planeta, nos lares manauras essa águ não chega... é uma vergonha!
Bombeiros socorrem população sem água
Não é só nas operações de combate a incêndios, resgate nas selvas e acidentes ambientais que atua o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. A corporação vem tentando contornar também o problema da falta d'água em algumas localidades onde o abastecimento está sendo feito de maneira irregular, encaminhando algumas das suas poucas viaturas de combate a incêndio para distribuição de água.
"Trata-se de uma das várias ações sociais desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros, sem qualquer ônus para a população, nem para a empresa concessionária", afirma o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Franz Alcântara. Segundo ele, a ação é feita de modo a atender apenas situações emergenciais.
Alcântara explica que a água fornecida pelas viaturas do Corpo de Bombeiros não é potável. "O problema é que não temos carros-pipa, com tanques de alumínio e desinfetados, como devem ser os veículos que fazem esse tipo de transporte", explica. O coronel lembra que já tentou estabelecer uma parceria com a concessionária responsável pelo serviço, a Águas do Amazonas, no sentido de prestar esse serviço de forma sistemática à população. "Já solicitei através de ofício a doação de dois carros-pipas para o presidente da Água do Amazonas a fim de atender a demanda quando ocorressem faltas d'água na cidade. O pedido foi indeferido e não voltei a pedir". Até hoje, a corporação não obteve resposta.
O comandante explica que o Corpo de Bombeiros recebe vários chamados de moradores por conta do desabastecimento. De acordo com a Águas do Amazonas, a empresa possui dois carros-pipas que são utilizados apenas nos casos extremos, de grandes paradas de fornecimento, como a que ocorreu no último dia 31 de agosto. A assessoria de imprensa informa que a empresa mantém apenas um acordo com o Corpo de Bombeiros que permite à corporação utilizar uma de suas áreas operacionais - no distrito do Zumbi (Zona Leste)- funcionando como posto avançado.


Estamos chegando lá!
Produtos amazônicos poderão ser consumidos em âmbito nacional
O grupo Pão de Açúcar, uma das mais importantes redes de supermercados nacionais, poderá realizar um convênio de cooperação técnico-científico com a Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Amazonas (Afloram).Pelo acordo, que deverá ser oficializado até o final deste mês, novos produtos com a marca ‘Amazônia’ estarão sendo comercializados em supermercados selecionados em São Paulo e no Rio de Janeiro.A princípio, doces de frutas cristalizadas fabricadas pela Cooperar de Boca do Acre; cestarias produzidas pelos povos baniwa, de São Gabriel da Cachoeira, e velas repelentes de andiroba, feitas pela Associação Vida Verde (Avive), de Silves, estarão sendo comercializadas pelo Pão de Açúcar em todo o país como parte do programa Caras do Brasil.O programa Caras do Brasil foi implantado pelo grupo de supermercado com a intenção de introduzir nas prateleiras dos supermercados produtos elaborados por grupos e organizações que defendem o meio ambiente e lutam contra os problemas sociais. A perspectiva da Afloram é introduzir o mel de abelhas sem ferrão produzido em comunidades do Amazonas também na lista de produtos que serão comercializados pelo grupo Pão de Açúcar.

quinta-feira, setembro 08, 2005

Prata da Casa
'É um romance da desilusão'
Com lançamento agendado para amanhã, às 18h30, nas livrarias Nobel e da Bemol (Milennium Shopping), o terceiro romance do escritor amazonense Milton Hatoum, "Cinzas do Norte", chega a Manaus e traz consigo memórias de uma cidade na época do regime militar e de toda a realidade moral daquela geração. Põe à tona, também, o lado mais crítico desse escritor que fala de amor por meio da dor, no que define como história dele e dos amigos de sua geração. Leia+

Sairé funde sagrado e profano
Alter do Chão, vila turística que fica a 32 quilômetros de Santarém, é o cenário da festividade que une tradição religiosa e cultura indígena há mais de 300 anos
Quando os primeiros raios de Sol banharem hoje as belas praias da vila turística de Alter do Chão, localizada a 32 quilômetros da cidade de Santarém, no Baixo Amazonas, os moradores iniciam uma procissão religiosa, carregando nas costas dois mastros de madeira. Depois, eles enfeitam os mastros com frutas e flores e os homens e as mulheres disputam para ver quem consegue erguer primeiro o seu mastro na praça principal da vila. É o início da festa do Sairé, que há mais de três séculos resiste ao tempo e mantém viva a cultura criada pelos índios borari, antigos moradores da vila. Até a próxima segunda-feira (12), milhares de pessoas vão sentir o cheiro e o gosto do Sairé, ver as cores e se deixar seduzir pela lenda do boto amazônico. Leia+

Gasoduto Urucu-Porto Velho é autorizado a começar obras
A TNG Participações Ltda recebeu, na última terça-feira (06), a licença de instalação (LI) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para o início das obras dos trechos I e II do Gasoduto Urucu – Porto Velho.
O gasoduto vai transportar gás natural para a geração de energia termoelétrica de Urucu (AM) a Porto Velho (RO), percorrendo os municípios de Coari, Tapauá e Canutama, no Amazonas e Porto Velho, em Rondônia. Leia+

quarta-feira, setembro 07, 2005

Petrobras libera R$ 8 milhões para compensar comunidades
Petrobras informou que 80% dos dutos já se encontram nas clareiras que começaram a ser abertas no início deste ano para implantação do gasoduto
A Petrobras vai liberar até o dia 20 de setembro R$ 8 milhões para o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus. A informação é do diretor de Gás e Energia da Petrobras no Amazonas, Ronaldo Mannarino.
O valor é referente à segunda parcela dos R$ 42 milhões previstos no convênio firmado entre a estatal e o Governo do Estado e será aplicado no programa de compensação dos impactos ambientais nas comunidades por onde o gasoduto Coari-Manaus vai passar.
A primeira parcela foi liberada em maio do ano passado, no valor de R$ 14 milhões. A assessoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), responsável pelo gerenciamento dos recursos, informou que no mês de agosto foi encerrada a fase de visitação às 131 comunidades impactadas. Esta segunda parcela custeará obras de infra-estrutura previamente definidas em reuniões com os moradores de cada comunidade.
As obras serão executadas a partir da segunda quinzena de setembro. Segundo a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus, Nádia Ferreira, o total de R$ 42 milhões foi dividido em três parcelas de R$ 14 milhões. Porém, neste segundo repasse, a estatal disponibilizará R$ 8 milhões. A liberação dos R$ 6 milhões restantes depende de negociações para aplicação do dinheiro em pesquisas sobre a viabilidade do uso do gás no Amazonas.

Mundo gasta 10 vezes mais em armas que em ajuda humanitária
Para cada dólar investido no mundo todo em ajuda humanitária, os países destinam dez para seus orçamentos militares, segundo os dados reunidos no Relatório 2005 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).Além disso, todos os países do Grupo dos Sete (G7) destinam pelo menos quatro vezes mais dinheiro para despesas militares do que para ajuda humanitária. Leia+

Brasil é oitavo país em desigualdade social, diz pesquisa
O Brasil é o oitavo país em desigualdade social, na frente apenas da latina-americana Guatemala, e dos africanos Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia, segundo o coeficiente de Gini, parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda.
O coeficiente de Gini varia de zero a 1,00. Zero significaria, hipoteticamente, que todos os indivíduos teriam a mesma renda e 1,00, mostraria que apenas um indivíduo teria toda a renda de uma sociedade. Leia+

Brasil é oitavo país em desigualdade social, diz pesquisa
O Brasil é o oitavo país em desigualdade social, na frente apenas da latina-americana Guatemala, e dos africanos Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia, segundo o coeficiente de Gini, parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda.
O coeficiente de Gini varia de zero a 1,00. Zero significaria, hipoteticamente, que todos os indivíduos teriam a mesma renda e 1,00, mostraria que apenas um indivíduo teria toda a renda de uma sociedade. Leia+

Qual é o seu grito?
Basta de corrupção, violência e desemprego. É preciso paz no Brasil! Esta é a síntese da oração dos brasileiros, feita em vários ritmos, com alguma fé e certa dose de determinação. São cidadãs e cidadãos que, diariamente, se misturam nas ruas, de Manaus ou de outro pedaço do Brasil, correm, apressados, para dar conta das tarefas e, olham, com tristeza, o País sufocado por uma gigantesca rede de corrupção.
São ítimas da violência urbana e rural, numa agonia traduzida nas grades tecidas para proteger suas casas, sem sucesso, porque a violência já é parte da convivência. São parte da romaria em busca de um lugar no mercado de trabalho e, na fila, constatam não ter qualificação para as vagas abertas. Na oração da liberdade, os brasileiros gritam pela paz diante da guerra banalizada e das tragédias transformadas em motivo de novas disputas políticas.
O Brasil independente está distante. Na sua recente história de democracia descobriu as teias que amarram o País a uma tradição mais antiga e insiste marcá-lo como se não houvesse saída. O grito popular, não combinado, tem uma espetacular vontade de denunciar o que faz mal e construir uma outra nação. Mostra que a independência reivindica superar a cultura do jeitinho, da apropriação do público para fins privados; reivindica fazer valer as instituições, a pluralidade étnica e o respeito às diferenças. Eis o grito em Manaus, através
O grito de Francisco da Silva de Souza, 27, ambulante, é contra os políticos. "Por causa desses roubos que nós temos visto que eles fazem em todo o País. Eles ficam roubando a gente toda hora. É contra a corrupção dos políticos que gritaria." - diz ele.

Além do ‘jeitinho’
Proprietária, há dez anos, de uma barraca na Feira do Produtor - "desde quando funcionava no estacionamento do Estádio Vivaldo Lima" -, Maria do Socorro Alves Gama, 55, pode até não saber explicar o significado da data histórica comemorada hoje, mas fala com propriedade sobre o tema mais freqüente no cenário político nacional: a corrupção. "Eu não estudei, mas meus pais me ensinaram uma coisa que não vou esquecer: nunca roubar o que é dos outros e isso é o que a gente mais tem visto na política, não é?", indaga Maria do Socorro. Para ela, o grande problema da corrupção é que a maioria dos homens públicos do País não tem o que ela chama da "educação que vem de casa".
Depois de passar pelo processo de impeachment de um presidente, em 1992, denúncia de compras para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1997, o Brasil novamente se vê envolto em escândalos com origem no Palácio do Planalto. Há pouco mais de dois meses, os brasileiros acompanham os desdobramentos da crise do mensalão - suposta propina paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. Crise esta que, nos últimos tempos, tem posto à prova tanto o Governo Federal quanto o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Há sete meses montando sua banca de venda de livros usados na Praça Heliodoro Balbi (conhecida como Praça da Polícia), Centro, o livreiro Carlos Alberto, 53, conta que sabe sobre as notícias do Planalto pelo pequeno rádio que leva para o trabalho todos os dias. "O que sei é que o Brasil na mão de Lula, ou de outro, precisa crescer", pondera Carlos Alberto, enquanto arruma os livros sobre a banca.

Nas cores do Fecani
"Canção das Cores", de autoria de Paulo Soares Marinho e arranjo de Renato Bagre, foi a música vencedora do 21º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani). A intérprete coreana Sun Helig Tay surpreendeu a todos com uma interpretação lírica e empolgante, que arrebatou além do corpo de jurados um público de mais de 40 mil expectadores na última noite da competição, no Centro de Convenções.
Marinho e Bagre são bicampeões. No ano passado eles venceram com a música "Correnteza". Mas a grande estrela da festa foi a exótica e elegante Sun Helig Tay, que cantando em um português carregado de sotaque conseguiu se fazer entender pela emoção e pela capacidade de atingir agudos com uma técnica vocal pouco vista ao longo do evento, que reuniu a nata dos artistas da região Norte e do restante do País.
Em segundo lugar, ficou a música "Farol" de autoria de Carlos Gomes. A terceira melhor colocada foi "Além do Tempo" de Luiz Pereira de Moraes Filho e Clodoaldo Hermes Ferreira. A quarta colocação coube a" Viola Encantada" de Nicolas Júnior. E a quinta posição ficou com "Relicário" de Felipe Augusto Sena Cordeiro.

Festival de Verão em Maués atrai 25 mil turistas
Foram 20 horas de festa por dia sem parar e um movimento financeiro de R$ 2 milhões nos diversos segmentos da economia. Durante quatro dias de shows musicais e atividades esportivas, o Festival de Verão, que encerrou na madrugada de hoje, conseguiu atrair 35 mil turistas para as praias de Maués (a 267 quilômetros da capital), no feriado prolongado da Semana da Pátria.
O investimento foi da ordem de R$ 460 mil, resultado de parcerias entre a iniciativa privada, Governo do Estado e Prefeitura de Maués. A banda baiana de axé-music Terra Samba foi a principal atração do evento, comandando a folia, ontem. A dupla olímpica de ouro da seleção nacional de vôlei, Carlão e Paulão, também esteve presente.
A animação contou ainda com bandas locais, como Carlinhos do Boi, grupo Meninos da Bahia, Johnny Jack Mesclado e Fofão e Companhia. "Nunca tivemos tantos turistas visitando a cidade. Isso é uma previa do que vai ser o Festival do Guaraná, que acontece em novembro", comenta o secretario de Turismo, Denis Dorzane.